quinta-feira, 27 de maio de 2010

TI é destaque no ‘IV COMAN’, com Edwagney Luz


Orquestra do projeto Sinfonia do Cerrado, de Niquelândia:
apresentação cultural na abertura dos trabalhos - Fotos:
Márcia e Jota (Jornal Cidade); e, Marcos Antonio (FaSem)


Para Edwagney, todos na organização e na TI
têm a responsabilidade de fazê-la funcionar


Acadêmicos e não acadêmicos: experiências
sobre TI com a palestra...


...E também aprendizagens com a
realização da Mesa de Debates


Esse é o Marcos Antonio (Marquinho do Site ou M@rcos do Jornal), acadêmico da FaSem (Gestão de TI) que está trabalhando muito no evento. Apaixonado pelo mundo da tecnologia da informação (como se vê na foto de ontem), também atua na Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) da Prefeitura de Uruaçu e, na Câmara Municipal de Uruaçu. Nos dois órgãos é o responsável técnico dos sites dos mesmos


Professor Fernando, coordenador Douglas Rolins
e palestrante convidado Edwagney Luz


Grande número de alunado trabalha no IV COMAN.
Na foto, Nayara (esq.), Leila, Érica e Renata

Prosseguiu na noite desta quarta-feira 26, a programação do IV Congresso de Meio Ambiente e Negócios do Norte Goiano (IV COMAN). Orquestra do projeto Sinfonia do Cerrado, de Niquelândia, se apresentou na parte cultural.
Como nas noites anteriores, o evento contou com interessado público (uruaçuenses/não uruaçuenses), formado por estudantes, educadores, outros funcionários da instituição de ensino superior, representantes de segmentos distintos, autoridades e personalidades.
Oferecendo assuntos ambientais, de negócios, entre 24 a 27 de maio a Faculdade Serra da Mesa (FaSem), de Uruaçu, promove o evento, a partir da 19h30 no salão do Cabiúna Eventos, em parceria com a Empresa Júnior FaSem (Empad Jr.), que tem como presidente o aluno Luiz Carlos Lisboa. O COMAN se constituiu na maior idealização em defesa do meio ambiente da região Norte goiana. Já se consolidou (contando com parcerias) e se tornou tradicional. Desde o dia 24, indo até amanhã (28), são também proferidas Oficinas.
Participantes em geral do evento, previamente inscritos ou não, recebem Certificados de participação. Informações mais detalhadas: (62) 3357-7979 ou http://www.fasem.edu.br/.

TI, algo essencial
Durante palestra na terceira noite do IV COMAN, de início Edwagney Luz expôs variáveis financeiras de grandes grupos empresariais dos Estados Unidos, em ocorrências que têm ligações com o ápice dos ensinamentos tecnológicos.
Ele mostrou teorias e usos de tecnologias da informação e comunicação (TICs), em linhas gerais problematizando, apresentando soluções, sob enfoque na governança corporativa, governança de TI, em fatores críticos de sucesso. Destacou abordagens em cima de temas que mostram a importância de tecnologias da informação (TI).
Envolvendo governança de TI no Brasil e no mundo, o palestrante convidado observou que o líder de tecnologia da informação precisa se preparar para transitar entre as áreas de negócios.
Todos os segmentos, representações de pequenos, médios e grandes portes carecem da tecnologia da informação (TI); igualmente, da tecnologia comunicação (TC), frisou. Em informação uniforme, a convergência entre as tecnologias, os produtos e os serviços de telecomunicação e informática sempre oferece novas maneiras de coletar, armazenar, processar, distribuir informações diversificadas.
Ministrando a palestra, Edwagney Luz disse que a posição da TI passa a ser altamente questionada. Afirmando que ninguém deve estigmatizar a TI puramente como realidade tecnológica, ponderou que ela é mais do que provedora de tecnologia. “É responsável pela forma de como as pessoas trabalham e, pela sustentação do negócio de uma empresa, por exemplo.”
Ao mesmo tempo em que afirmou ser necessário profissionalizar a TI, Edwagney Luz pronunciou: “Ainda somos muito amadores. Amadores fora do comum. Temos um longo caminho a percorrer, praticando aprimoramentos.”

Debates
Depois da palestra, formou-se uma Mesa de Debates, integrada por Edwagney Luz; por Fernando Bonifácio Ferreira (Professor Fernando - coordenador e professor do curso de Gestão de TI, da FaSem); e, por Douglas Rolins, da Unidade local do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), onde atua como coordenador de apoio ao Ensino e onde é o responsável pela TI da instituição educativa.
Foram desenvolvidos debates entre eles, que também responderam questionamentos formulados por integrantes da platéia.
Edwagney Luz é graduado em Ciência da Computação, pela Pontifícia Universidade de Goiás (PUC Goiás); especialista em Engenharia de Software, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); especialista em Gerenciamento de Sistemas de Informação, pela PUC Campinas; e, MBA em Gestão de Tecnologia da Informação, pela Fundação Instituto de Administração de São Paulo (FIA).

Palestra final
Segundo o calendário oficial do IV COMAN, nesta quinta 27, o palestrante será Diogo Raíza. Será uma Palestra Show.
Diariamente, o JC cobre o acontecimento e, outras novidades (da postagem noticiando os acontecimentos de hoje [27]): amanhã, no Blog do Jornal Cidade - blogdojornalcidade.blogspot.com; e, na próxima edição impressa deste periódico.
No primeiro dia, o astronauta Marcos Pontes foi o palestrante. Veja detalhes da noite inaugural no site do JC, link MUNICIPAIS.
Já na segunda noite, o palestrante foi o professor goianiense Paulo Souza Neto, mestre em Desenvolvimento Sustentável. Confira no Blog.


Luiz Carlos Lisboa, no decorrer da palestra


Na palestra sobre TI, os professores
Ricardo Pacanaro (esq.) e Renato Pacanaro


Bastidores da noite três do COMAN 2009: Professor
Fernando (esq.),
odontólogo Hélvio Cardoso, palestrante

Edwagney Luz e professora mestre Christiane Marques
Moisés Cardoso (doutora Christiane)


Alunos de todos os cursos e todas as turmas se fazem
presentes no evento. Os três aqui são do curso
de Administração/8º período noturno

Uruaçu 27/05/10 - (Jota Marcelo e Márcia Cristina - Blog do Jornal Cidade)

Nenhum comentário: