quinta-feira, 27 de maio de 2010

Na segunda noite do ‘IV COMAN’, alertas sobre o meio ambiente


Ao proferir palestra na segunda noite do IV COMAN, Paulo Souza (foto)
chamou atenção e fez diversos alertas, deixando claro que o meio
ambiente deve ser respeitado por todos. Uma das colocações
do mesmo: “A Terra está com febre. O planeta está quente.” -
Fotos: Márcia e Jota (Jornal Cidade); e, Marcos Antonio (FaSem)


Público, na noite de terça: aprendizagens em palestra sobre o meio ambiente...


...Da mesma forma, aprendizagens através da Mesa de Debates


Uma das metas da FaSem, que completa quatro anos dia 29 de maio,
é distribuir conhecimento para os acadêmicos, contribuindo também
para com as comunidades de Uruaçu e outros centros
 

Teve sequencia na noite desta terça-feira 25, a programação do IV Congresso de Meio Ambiente e Negócios do Norte Goiano. Na abertura da programação da noite, a apresentação cultural ficou por conta do bom cantor Rhalder, de Uruaçu.
Uma vez mais, o IV COMAN contou com interessado público (uruaçuenses e não uruaçuenses) - estudantes; educadores e outros funcionários; representantes de vários segmentos; autoridades; e, personalidades.
Abordando assuntos ambientais e de negócios, de 24 a 27 de maio a Faculdade Serra da Mesa (FaSem), sediada em Uruaçu, realiza o evento, a partir da 19h30 no Cabiúna Eventos. Isso, em parceria com a Empresa Júnior FaSem (Empad Jr.), presidida pelo acadêmico Luiz Carlos Lisboa. É o maior evento em defesa do meio ambiente realizado no Norte de Goiás, já se consolidou (contando com parcerias) e se já se tornou tradicional. Diariamente, de 24 a 28 de maio, também são proferidas Oficinas, com temas distintos.


Palestra, com alertas
Palestrando sobre temas ambientais, Paulo Souza Neto discorreu sobre assuntos que envolvem o meio ambiente nas esferas da cidade, região, de Goiás, do Brasil, mundo. Abrangendo um pouco de tudo da causa, com certo destaque para o cerrado e para algumas questões ambientais pontuais, ele fez registros primordiais no que se refere à agressão do segmento.
Ele salientou que o aquecimento global é algo preocupante, está chamando atenção, porém as pessoas não conseguem chegar a um acordo. “A Terra está com febre. O planeta está quente”, disse, e, da mesma forma - deixando registros -, falou: “Em todas as questões sobre o meio ambiente deve existir uma atuação conjunto, envolvendo os poderes públicos e a sociedade em geral.” Versando sobre a água doce, narrou ser grave a situação mundial e que o recurso pode acabar, o que resultaria em desastre mundial. “Os peixes sumiram dos nossos rios, lagos e oceanos.”
Passando pelo problema do lixo, opinou: “Seremos conhecidos como produtores de lixo. O lixo é uma doença.” O palestrante disse que ninguém deve se dar por satisfeito com o fator ‘reciclagem de lixo’. Para Paulo Souza, o controle do lixo deve passar pelas análises ‘Como evitar?’ e ‘Como não produzir?’.
Comentando que o ser humano não pode dar as costas para as riquezas - que podem se tornar pobrezas - ambientais, o educador ressaltou que o cerrado, por exemplo, é uma das maiores riquezas do mundo, só ganhando comparação com as savanas africanas. Mas, se o ser humano não valorizar, o cerrado, tem sim, chance de desaparecer.
Referenciando planejamentos, ele asseverou que as cidades e todo o complexo zona rural devem ser respeitados, melhor vistos. Questões como ‘adensamento populacional’ desorganizado e ‘produção suja’ (trocada pela arte de produzir de forma sustentável) não deviam imperar, mas sim serem evitados ao máximo.


'Mesa de Debates'
Após a palestra, foi formada uma Mesa de Debates, composta por Paulo Souza; pelo professor Wolney Matos; pelo professor Jessé Araújo, também coordenador do curso de Administração e, diretor administrativo-financeiro; e, por Charles Dias, diretor de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Uruaçu.
Composto de questionamentos entre os quatro, que também responderam perguntas dos presentes, o Debate apresentou momentos picantes, tamanho o interesse coletivo e o seu desenrolar, que envolveu desde Uruaçu a assuntos internacionais.
Professor, Paulo Souza é mestre em Desenvolvimento Sustentável reside na capital Goiânia. Ele foi titular de duas Secretarias do Meio Ambiente - de Goiás e, do Município de Goiânia. O mesmo é presidente regional do PV.


Quatro palestras
Conforme o calendário oficial da organização, nesta quarta 26, o palestrante será Edwagney Luz. Ele é graduado e especialista em diferentes áreas da informática.
No encerramento (quinta-feira 27), Palestra Show com o palestrante Diogo Raíza.
Participantes em geral, previamente inscritos ou não, recebem Certificados de participação. Outras informações: (62) 3357-7979 ou www.fasem.edu.br
Diariamente, o JC cobre o IV COMAN. Outras novidades (da postagem noticiando os acontecimentos desta quarta-feira): amanhã, no Blog do Jornal Cidade - blogdojornalcidade.blogspot.com; e, na próxima edição impressa deste periódico.
No primeiro dia, o astronauta Marcos Pontes foi o palestrante. Veja detalhes da noite inaugural no site http://www.jotacidade.com,/ link MUNICIPAIS.


Diretor-geral da FaSem, doutor Rodrigo, com Paulo Souza


Luiz Carlos Lisboa e o palestrante Paulo Souza: intercâmbios


Na recepção, a atenciosidade de acadêmicos da FaSem

Uruaçu 26/05/10 - (Jota Marcelo e Márcia Cristina - Blog do Jornal Cidade)

Nenhum comentário: