Um ramal da Ferrovia Norte-Sul será ligado diretamente ao Porto Seco de Anápolis, passando pelas imediações da Plataforma Logística, no Distrito Agroindustrial da cidade (Daia). Com isso, a movimentação no Porto Seco vai subir de 50 mil toneladas de carga para 130 mil toneladas por mês, segundo o diretor-superintendente Edson Tavares.
Ele explicou que o ramal terá duas bitolas, para permitir manobras das locomotivas da Norte-Sul e também da Ferrovia Centro-Atlântica. A construção do ramal foi decidida ontem, em reunião da direção do Porto Seco com as Secretarias do Planejamento e da Infraestrutura, Valec, Agetop e Prefeitura de Anápolis.
Ferrovia Centro-Oeste
O governo federal vai realizar este mês audiências públicas para apresentar a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) - em Goiás, Rondônia e Mato Grosso. Em Vilhena-RO, o evento será segunda-feira e, na terça, é a vez de Lucas do Rio Verde, e no dia seguinte, Água Boa. Na sexta-feira próxima, a audiência pública será no município goiano de Campinorte. O objetivo é apresentar o projeto da ferrovia a toda a comunidade, em cumprimento à Lei nº 8.666, que regula licitações.
O projeto é elaborado com recursos da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias.
O governo federal investirá R$ 6,4 bilhões e será o responsável pela construção, que deve começar no ano que vem. Os estudos preliminares, o EIA/Rima e o projeto básico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste foram iniciados no ano passado, dentre as ações definidas pelo Ministério dos Transportes.
Entre Uruaçu e Lucas do Rio Verde-MT, a ferrovia terá a extensão de 1.004 quilômetros. Até o ano de sua conclusão (2014), a previsão é de investir R$ 4,1 bilhões. Já para o trecho entre Lucas do Rio Verde-MT e Vilhena-RO (com 598 quilômetros), devem ser investidos R$ 2,3 bilhões.
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