sexta-feira, 25 de março de 2011

Câmara aprova ‘Moção de Aplausos e Congratulações’ para delegado


Por iniciativa da Câmara, vereadores aprovaram Moção de
Aplausos e Congratulações para o delegado regional de
polícia Natalício Cardoso da Silva (foto)


Doutor Natalício (dir.), compondo mesa durante sessão da Câmara

A Câmara Municipal de Uruaçu aprovou Moção de Aplausos e Congratulações para o delegado regional de polícia Natalício Cardoso da Silva (doutor Natalício).
De forma unânime, a iniciativa ocorreu na segunda quinzena de fevereiro e destacou recente nomeação do policial ao cargo de delegado titular da Décima Delegacia Regional de Polícia (10ª DRP).
O documento do Poder Legislativo, datado de 23 de fevereiro e assinado pelos nove vereadores, traz no segundo parágrafo: ‘Esta Moção expressa o reconhecimento e a admiração desta Casa de Leis pois este profissional, competente e dedicado, que aqui adquiriu o respeito e a confiança de toda uma comunidade, através do seu trabalho, primado pelo zelo, honestidade e correção de propósitos, sempre engajado no bom relacionamento firmado com a sociedade, procurando, a nosso ver, trabalhar sempre em sintonia com esta Casa de Leis, com a Polícia Militar, Ministério Público, Poder Judiciário e Poder Executivo, nos problemas que afetam a segurança do nosso município e região.’
Prossegue o texto da Moção: ‘Dessa forma é de inteira justiça que essa Casa de Leis delibere manifestar o seu reconhecimento público a este competente Delegado, e lhe atribuir homenagens através de aplausos e congratulações pela sua nomeação como Delegado Titular da 10ª Regional da Polícia Civil do Estado de Goiás e, ainda, por sua dedicação contínua e profundo sentimento de profissionalismo no desempenho de suas funções.’
Ao informar a iniciativa ao delegado regional, em ofício, a Câmara Municipal externou: ‘Gostaríamos de cumprimentá-lo por essa nomeação e externar nossa satisfação em poder contar com um profissional competente e dedicado como Vossa Senhoria.’
Também por meio de ofício, a Câmara Municipal comunicou a homenagem ao diretor-geral de Polícia Civil do Estado de Goiás, delegado Edemundo Dias Oliveira (doutor Edemundo).

Agradecimentos
Em 28 de fevereiro, o delegado regional fez parte da mesa oficial de trabalhos da Casa de Leis, participou de sessão ordinária e discursou. Ao registrar agradecimentos, fez um balanço da atuação dele na Polícia Civil, onde ingressou via concurso público dia 10 de março de 2000. Além de Uruaçu, o profissional já atuou nas cidades goianas de Crixás, Niquelândia e Goianésia.
Comentando não fugir aos desafios profissionais que chegam até ele, na tribuna da Câmara doutor Natalício informou ter recebido convite para assumir a 10ª DRP dia 24 de janeiro.
Doutor Natalício salientou que em Uruaçu sempre manteve bom relacionamento com os Poderes constituídos, as entidades e a população, da mesma forma em outras cidades. “Agradeço o apoio de todos os senhores”, disse aos vereadores.
Na mesma sessão, ao discursarem os vereadores enalteceram a atuação e a promoção do delegado regional. Segundo o edil Robson Correia Pimentel (Robson Pimentel, PT do B), doutor Natalício “é um homem de postura, de família de bem e profissional honrado.” Alacir Freitas Carvalho (Sil, PTB) pontuou que o delegado regional é merecedor da promoção e, da homenagem proferida pelo Legislativo uruaçuense.
Afirmando conhecer bem a pessoa e o profissionalismo do delegado regional, o vereador Albert Sabin Alves de Oliveira (doutor Albert, PSDC) frisou que o homenageado “é um homem sério, firme e competente.”
Por iniciativa de doutor Albert, o profissional da Polícia Civil se tornou filho da terra, através da concessão de Título de Cidadão Uruaçuense, entregue em 2010.
Presidente da Câmara Municipal, Rones da Silva Maia (Rones Maia, PR) disse: “O doutor Natalício é um dos homens mais respeitados da nossa cidade e da região. O mesmo é merecedor desse novo cargo e queremos parabenizar ele por esta grande conquista. Êxito total para o senhor, doutor Natalício.”


Ao externar mensagem na sessão, o delegado
regional registrou agradecimentos

Fac-símile da Moção de Aplausos e Congratulações
outorgada ao delegado regional

Uruaçu 24/03/11 - (ASCOM - Câmara Municipal de Uruaçu - Jota Marcelo, sem adaptações)

WWF - 'A Hora do Planeta'


Postado em 25/03/11

WWF - 'A Hora do Planeta'



Postado em 25/03/11

terça-feira, 22 de março de 2011

Leréia relata projeto que multa proprietário de animais soltos em vias públicas


Leréia: “Providências para inibir o número de acidentes fatais”

O deputado federal Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) foi o relator do projeto de lei que tipifica como infração de trânsito grave o ato de abandono de animais em vias públicas.  Para o parlamentar, a falta de responsabilidade sobre a posse de animais  como cavalos e vacas, muitas vezes é a causa de grandes tragédias nas estradas brasileiras.
“Devemos tomar providências para inibir o número de acidentes fatais que acontecem com animais soltos, principalmente em rodovias. Não é apenas o impedimento de um veículo passar, é uma questão que coloca em risco a vida das pessoas. Esse é o lado mais preocupante dessa questão", defende Leréia.


Perigo: um exemplo da irregularidade, em Uruaçu

Uruaçu 22/03/11 - (Jota Marcelo - Blog do Jornal Cidade)

Justiça do Trabalho de Goiânia realiza Leilão presencial e eletrônico

A Justiça do Trabalho de Goiânia promove leilão no dia 25 de março, às 13h, no Cristal Plaza Hotel. O pregão promete ser movimentado, visto que tantos investidores que não puderem participar no local, poderão arrematar os lotes pela internet.
O preço dos bens é mais um fator relevante, pois os lotes disponíveis estão com lance inicial a partir da metade do valor da avaliação. Assim, um Imóvel industrial em Goiânia, avaliado em R$12 milhões, será disputado a partir de R$6 milhões.
O bem industrial é composto por quatro galpões de 5 mil metros quadrados, com área de terreno de 55.189 metros quadrados, na rodovia sentido Goiânia à Anápolis. Além desse, irão a leilão outros imóveis localizados em Goiânia, como prédio comercial, terreno e casa, mais veículos, lotes com equipamentos de informática, aparelhos para ginástica, aparelhos de ar condicionado, mobiliário e diversos outros bens. A lista completa está disponível no site www.leiloesjudiciais.com.br.
A Leilões Judiciais Serrano, empresa com sede em Maringá-PR, enfatiza a importância dos interessados visitarem os imóveis, garantindo maior segurança no fechamento do negócio. Em caso de dúvidas, a Leilões Serrano presta atendimento pelo telefone 0800-707-9272, de segunda a sexta-feira; das 8h30 às 19h; sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h.
Outra vantagem do pregão é que os interessados poderão oferecer lances de forma presencial ou eletrônica. Para participar no local, o interessado deve comparecer na avenida 85, 30, setor Sul, Goiânia, no dia e horário marcados. Pessoa física deve estar munida dos documentos pessoais e, pessoa jurídica, contrato social com procuração. Já para a modalidade eletrônica, o interessado deve realizar cadastro no site da empresa até 24 horas antes do leilão. O pagamento do bem arrematado será feito com sinal de 20 por cento do valor arrematado mais a comissão de cinco por cento do leiloeiro. O restante poderá ser pago em até 24 horas.

Uruaçu 21/03/11 - (ASCOM - Tacia Rocha, sob adaptações)

sexta-feira, 18 de março de 2011

‘Campanha de Combate a Dengue’
Prefeitura de Uruaçu - Goiás
Secretaria Municipal da Saúde de Uruaçu



Postado em 18/03/11

Taxistas uruaçuenses na expectativa de aprovação de projeto


Taxistas
(frente), durante uma das recentes sessões do
Poder Legislativo: categoria está ansiosa. Presidente da
entidade que agrupa os profissionais é Roberto
Tavares (o Amigo10 ou Cabo Tavares)
(dir.)
.
O vice, Valdeci Ferreira Souza
(centro)

Após audiência no final de 2010, proposta pelo vereador Chiquinho (PDT), e, trâmite em comissão permanente da Casa, a Câmara Municipal de Uruaçu está prestes a aprovar projeto de lei que regulamenta exercício da atividade de taxista na cidade.
Isso está agendado para a sessão da noite de segunda-feira 21, às 20h, em votação única, conforme definição na segunda sessão deste mês de março, ocorrida dia 15.
Profissionais e representantes da categoria vem marcando constante presença nas sessões do Poder Legislativo, valorizando atuação da Casa de Leis e cobrando dos vereadores.
As permissões de táxi são delegações de serviço público, regidas pela Constituição Federal (CF), pela Lei de Concessões, pela Lei Orgânica do Município e Regulamento específico.

Uruaçu 18/03/11 - (Márcia Cristina - Blog do Jornal Cidade)

Texto retira atribuições de conselho

Motivo de polêmica entre os deputados na reunião da Comissão Mista da Assembleia Legislativa realizada anteontem, o projeto do governo que revoga dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação retira atribuições do Conselho Estadual de Educação. A proposta deve retornar à pauta da Comissão Mista na tarde de hoje.
Se for aprovada como foi proposta, a lei não permitirá a participação do conselho na elaboração de “normas que regulamentam a gestão democrática na educação básica.” O projeto também retira a prerrogativa de definir “a forma de participação dos segmentos da comunidade escolar definida pelo Conselho Estadual de Educação.”
A proposta prevê, sem a necessidade de aprovação por parte do conselho, o envio de outro projeto com o objetivo de regulamentar as eleições de gestores das escolas públicas.
Líder do Governo na Assembleia, Helder Valin (PSDB) disse que a modificação garante aprimoramento do processo democrático na escolha dos gestores das escolas. “Só poderão concorrer ao cargo aqueles que fizerem um curso de 60 horas sobre gestão escolar.”
A oposição, por sua vez, argumenta que a proposta é um retrocesso. Mauro Rubem (PT) apresentou voto em separado com argumentos de sindicalistas. Outro voto em separado foi protocolado por Luis Cesar Bueno (PT). O parlamentar quer revogar a lei que ilimitou a quantidade de alunos por sala no ensino médio privado. Valin apresentou pedido de vista às duas emendas.

Uruaçu 17/03/11 - (Transcrito, sem adaptações, do jornal O Popular [Goiânia-GO] - Carlos Eduardo Reche, desta data)

domingo, 13 de março de 2011

OPINIÃO - ‘Editorial’

De tão importante que é todo o conteúdo aqui constante, a Editoria-chefe deste periódico optou por inseri-lo no Editorial da edição impressa 114, nesta postagem e no Blog do Jornal Cidade.
Leia abaixo:

Poder - Graça, desgraça, perversão

Relembra-se aqui o jargão: ‘A embriaguez do político é igual ao pileque do sucesso. O poder muda a cabeça das pessoas, o modo de ser, a maneira de agir. Os verdadeiros amigos ou aliados, logo esquecidos, serão substituídos pelos oportunistas e os bajuladores. O poder faz o político esquecer que o poder é fugaz. Que o ostracismo, oculto na próxima Eleição, estará à espera dele atrás da esquina. Maior e mais duradoura do que a embriaguez do poder, porém, é a ressaca após da queda do poder.’
Atrativo do caderno Magazine, do jornal O Popular, de Goiânia, a coluna Crônicas & Outras Histórias apresentou em 12 de março, o texto A loucura do poder, de Brasigóis Felício.
[...].

A loucura do poder

“O poder é a perversão da potência”. (Erich From). Fundada no medo e no desespero, a pulsão para o poder potencializa a impotência em terríveis pesadelos, conflitos, constrangimentos. Erich From explica, em sua obra O Medo à Liberdade, que “a impotência, aplicando-se o termo a todas as esferas das potencialidades humanas, produz o impulso sádico da dominação. Na medida em que o indivíduo é potente, isto é, apto a realizar as suas potencialidades com base na liberdade e integridade do seu eu, ele não precisa dominar nem tem sede de poder”.
Alguém tão pervertido que veja-se possuído pela síndrome de poder, julga e condena a tudo e a todos, e a sua força é a sua pena. Ser sempre a palavra sensata, o voto de Minerva, a sentença inapelável, a espada que mata. Os que buscam manter poder sobre os outros são homens sem rosto, e sua perversão totalitária os leva as multiplicar os padrões de sofrimento. Pessoas obcecadas pela conquista ou manutenção do poder (em todos os níveis, desde a esfera do poder político, até o ambiente de familiar) são mais merecedoras de compaixão ou piedade do que os mendigos que nas ruas vertiginosas das cidades imploram por caridade.
O ser nossa ilusão vê como bafejados de carisma tornaram-se carismáticos por não terem aprendido a dar e oferecer carícias. O poder neles vemos (o de ser sempre o foco do olhar das massas) resulta no vampirismo que exercem, no sentido de evaporar e tomar para si a aura das multidões. Atribuímos carisma ou fascínio a quem detém o poder de ser rico, ou ser belo ou jovem, na ilusão de que poderão nos devolver, em troca de nosso afeto anônimo, ao menos pálidos lampejos de sua riqueza, de sua beleza ou de sua juventude. Idealizamos as pessoas por nos ser impossível viver sem ídolos em carne e osso, depois que os deuses foram despejados do Olimpo. Identificamo-nos com nossos deuses e heróis como se eles fossem os deuses em quem, em nossos tempos racionalistas e pragmáticos, já não podemos acreditar.

P.S. Talvez a arte de ser feliz seja simples (e tão somente) não se importar. Se não nos importarmos, tudo passa, como nada ficará do que haverá de passar. Piorar talvez cegar ao fim do desespero, e o começo da cura. A pior loucura seria não piorar nunca. A total loucura talvez seja reinventar a arquitetura do caos, para enfim encontrar o cosmo em nós.