sexta-feira, 29 de julho de 2011

NOTAS: 28/07/11

“Primeiro aprenda a ser um artesão. Isso não impedirá você de ser um gênio.”

Eugène Delacroix, pintor francês do Romantismo (1798-1863)

MINAÇU - De 28 e 30 de julho, XI Exposição Agropecuária de Minaçu. Entre os atrativos, exposição de animais; Rodeio; premiações; parque de diversão; e, shows - dia 28, Sérgio Reis; 29, Léo Magalhães; e, dia 30, três apresentações: Luiz & Leandro; Carlos Daniel & Rafael; e, Maxsuel & Raliston. A realização é da Prefeitura de Minaçu, via Secretaria Municipal do Turismo. O evento é apoiado por parceiros das iniciativas pública e privada. O prefeito Cícero Romão (PDSB) (foto) registra convite geral para que todos participem.

PM
Prefeito de Uruaçu, Lourencinho (PP) ganha homenagem da Polícia Militar do Estado de Goiás, com a Medalha da Ordem do Mérito Tiradentes, nesta quinta 28, 19h, no Pátio da Academia da Polícia Militar, situada na rua 252, numero 21, setor Leste Universitário, em Goiânia. O evento integra as comemorações do 153º aniversário da PM-GO.

CAPITAL
A cidade de Goiás se transformou em capital simbólica do Estado dias 26 e 27, com a instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Na oportunidade, foi lançada a Campanha do Desarmamento pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Na parte das homenagens, entrega de comendas da Ordem do Mérito Anhanguera a personalidades que se destacam na vida pública, inclusive o ministro. Entre os agraciados: Itaney Francisco Campos, desembargador e filho de Uruaçu; Júlio da Retífica, secretário de Estado Extraordinário para Assuntos do Norte Goiano; Gláucia Melo (esposa de Júlio); e, Cícero Romão (PSDB), prefeito de Minaçu.

PORANGATU
O prefeito José Osvaldo (PSDB) admitiu em público que tende apoiar Júlio da Retífica ou Gláucia Melo em 2012. Meio que sem enxergar longe e pensando miudinho, José Osvaldo deixa a desejar e o desgaste é enorme. Certos assessores do primeiro escalão dele na verdade são verdadeiros inimigos. Estúpidos, não sabem dialogar com as pessoas, desprezadas pelos mesmos.

ENQUETES
Enquetes realizadas no site do JC sempre chamaram atenção, demonstrando porcentagens de preferências populares. A atual, quinzena 16 a 31 de julho, foca a política porangatuense.

MARISA
Marisa dos Santos (PMDB), prefeita de Uruaçu nos mandatos 2001-2004 e 2005-2008, atua na saúde pública de Goiânia no período da noite. Durante o dia, cuida do pai, que há anos está com problemas de saúde e carece de atenção especial. As informações passadas pela mesma são de que não procede o comentário de que ela estaria indo para o PSDB. Da mesma forma, Marisa não pretende trabalhar no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo).

PMDB
Zé Rosa e Joeli do Salão são vereadores em Uruaçu pelo PMDB. Não morrem de amores pelo diretório municipal, mas também não têm nada contra. Pré-candidatos à reeleição, certamente permanecerão na sigla. Os dois se dizem indispostos a mudar de partido. Os edis e o diretório se vigiam.

FORTE
Tem gente que diz: em Goiás o PMDB não ganha eleição e está superado. Pelo menos em Uruaçu, não está superado!

LEITBOM
Chamando atenção para o fechamento da unidade uruaçuense da Leitbom S.A., o Joeli do Salão pediu durante sessão de 20 de junho, que fosse formada uma comissão composta por vereadores para visitação a sede da indústria, localizada às margens da BR-153. Justificando que algumas dúvidas ficaram em aberto, ele lembrou que mais de duzentas pessoas perderam empregos, o que é ruim para as famílias dos envolvidos e, para Uruaçu num todo.

FOLHA
O governador Marconi Perillo (PDSD) anunciou na manhã deste 28 de julho: o Governo de Goiás e a Caixa Econômica Federal estão próximos de um acordo para que a instituição financeira seja a responsável pelo gerenciamento da folha de pagamento dos servidores públicos estaduais. Ontem foi realizada licitação para contratação de instituição para prestação de serviços bancários, incluindo a folha dos servidores ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo. O lance mínimo definido no edital era de R$505 milhões. Quatro interessados estavam presentes, no horário previsto, mas não se credenciaram para participar do pregão. De acordo com Marconi Perillo, logo depois, a Caixa demonstrou interesse em negociar com a administração a folha e, segundo o governador, “uma das premissas, é que haja recursos para saneamento básico, para consignados e  construção de casas.”

PHS
O PHS está de olho em tudo e traça planos e metodologias de trabalho do partido para as Eleições de 2012 e 2014. Em Goiás é presidido por Eduardo Machado e, em Uruaçu pelo jornalista Osvando Teixeira, editor-chefe do jornal Correio do Povo.

DETRAN
Alô políticos de Uruaçu!: Edivaldo Cardoso, presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran), fala em implantar o Vapt Vupt do órgão em cerca de 70 cidades. Peçam, com qualidade, um para a cidade nortense.

SUDECO
O autor dessas linhas viu exageros mil sobre a não ida de Iris Rezende (PMDB) para a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste. Escolheram Marcelo Dourado. Iris acabou não indo devido o esvaziamento da Sudeco, recriada para existir com certa estrutura, que depois foi desfalcada. Mas na verdade, a deputada Iris de Araújo é quem pediu o emprego para o marido Iris Rezende, junto ao deputado federal Henrique Alves (RN), líder da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados. Ela disse isso em recente entrevista a este colunista nas ondas da rádio Lago Dourado, AM uruaçuense.

CASA
Lourencinho busca colocar a casa em ordem 100 por cento, para poder investir muito, muito em obras, adentrando 2012 com sucesso maior e popularidade em alta.

2012
Valmir Pedro, diretor-administrativo financeiro da Companhia de Distritos Industriais de Goiás (Goiasindustrial), quer, mas porque quer ser eleito deputado estadual em 2014, o que quase conseguiu em 2010. Lourencinho quer, mas porque quer ser reeleito prefeito em 2012. Meio que integrantes de alas políticas primas, se dividirem devem perder para o grupo tradicional de Marisa dos Santos. Jota Marcelo está editando reportagem que destaca a classe alta desse grupo de Marisa e que apresentará informações reveladoras acima da média. Entre os já ouvidos pelo JC, Solange Bertulino, presidente municipal da sigla, e, doutor Francisco Barroso, vice-prefeito afastado politicamente da Lourencinho e presidente do PR uruaçuense.

REPETECO
Em dezembro de 2008, esta coluna veiculou a seguinte nota, sobre o então Hospital São Vicente, no momento adaptado para se transformar em Hospital Municipal:
APARTAMENTO
Dia 5 de maio de 2001, o empresário Sandro Mabel, no então PFL (atual DEM) e sem mandato (por vontade própria), visitou Uruaçu, onde desencadeou visitas. Ao conhecer as instalações do Hospital São Vicente, pertencente ao médico doutor Francisco (organizador da estada do amigo no Município e hoje eleito vice-prefeito, pelo PR), Mabel tomou conhecimento de que um dos pacientes da unidade internados naquela data era Lourencinho, que passara por cirurgia. Mabel adentrou o apartamento do agora eleito prefeito, desejou boa recuperação, afirmou que desejava bastante saúde para o enfermo e claro, falou de política: “Vamos lá rapaz! Você e o doutor Francisco, esse homem bom que nem você, precisam unir forças, fazer parcerias e colocar essa cidade para alcançar desenvolvimento rápido. O povo precisa dessa união!” Jota Marcelo, repórter-colunista do não mais existente Jornal Tribuna (Uruaçu) estava presente, anotou as falas e relembra o caso agora, com a observação de que dias atrás as anotações dessa visita foram folheadas por acaso nos arquivos da vida. Detalhe: o mesmo Hospital São Vicente que pode se transformar, em 2009, no Hospital Municipal de Uruaçu. A canetada final seria de Lourencinho, em parceria com doutor Francisco. Tomara, com emendas orçamentárias do hoje deputado federal Mabel (PR).

PRP
Jorcelino Braga assumiu em Goiás o PRP, presidido em Uruaçu por Emerson Vaz. Recado para Vaz: na política é preciso ser desembaraçado e é preciso fazer parcerias. Só ficar pedindo, pedindo, pedindo não dá.

MUQUÉM
Está chegando a Romaria/2011 de Muquém. Muitos políticos pintarão no reduto religioso dia 15 de agosto pela manhã.

PAGAMENTOS
Conforme o JC adiantou meses atrás (em todo o Estado, foi um dos primeiros veículos de comunicação a informar o assunto), a folha salarial de todo o funcionalismo estadual volta a ser paga de uma só vez, a partir de hoje, 28, com a liberação de 100 por cento do valor líquido dos vencimentos de julho. Os servidores recebem os salários nas agências bancárias amanhã. Até o mês passado o pagamento vinha sendo feito em duas parcelas, com a primeira no valor líquido de 80 por cento e, depois 20 por cento.

BABILÔNIA
Aplausos para o desportista João Batista, que teve a ousadia de colocar para disputar o Campeonato do Norte/2011, o time uruaçuense do Babilônia, que se classificou na Fase inicial. Isso, sem ajudas, ajudas de políticos e da administração municipal.

--------------------------------------------------

ANDANÇAS
...Em antigo, mas precioso ditado o lembrete: Deus é tudo e o céu é o limite.

...A Cidade Editora Jornalística Ltda, que edita o Jornal Cidade e que pretende editar uma revista mensal, chega aos dez anos de existência contábil dia 11 de setembro de 2011.

...Nada a ver com o atentado terrorista acontecido nos Estados Unidos em 2001, mas a data havia sido escolhida no primeiro semestre daquele ano, em homenagem a Marcello Dantas, hoje repórter-fotográfico e acadêmico de Comunicação Social (Jornalismo), nascido em 11 de setembro de 1990.

...Assunto exposto em diferentes ocasiões ao longo de uma década de existência do Jornal Cidade e aqui reafirmado: o periódico jamais abandonará a vocação do jornalismo analítico, do jornalismo opinativo, do jornalismo interpretativo, do jornalismo coletivo, do jornalismo social. Vontade nenhuma alheia e dinheiro nenhum mudam essa determinação e prática da Editoria-chefe deste veículo de comunicação. Por isso, é que o JC é diferente. Quem não gosta de ler ou tem preguiça de ler, que não acesse o site, que não folheie as edições impressas. E, mais que ler, é aconselhável ler e compreender o que foi lido, para não dar vexame depois.

...Era fevereiro de 2002 quando, no início do mês, circulou a edição pioneira do Jornal Cidade.

...A Saneamento de Goiás S.A (Saneago) informa determinação de março: em Uruaçu, quem tem rede de esgoto sanitário na porta, mas não usa, será visitado e terá 30 dias para efetuar a ligação. Quem não tem a rede de esgoto sanitário na porta, terá 90 dias para realizar a ligação.

...Coordenador administrativo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Uruaçu, Mauri Fonseca de Souza tem apresentado atuação que rende elogios.

...Futebol uruaçuense: o Campeonato Municipal/2011 está chegando ao final, em suas diferentes Divisões: Braspedras e Babilônia disputam na Primeirona. E, Amabile/Torneadora Ripon e Associação Semeando Vida (A.S.V.) na Segundona. Analisando todo o andamento da dupla competição, o secretário municipal interino de Desporto e Lazer, Beto Ribeiro, analisa como positiva a promoção, comentando que a equipe de servidores da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (SMDL) tem exercido papel importante. Premiação, além dos troféus (primeiro ao terceiro lugares) e das medalhas: R$2 mil para o time campeão da Primeirona; R$800 para o vice; e, R$300 para o terceiro lugar. Na Segundona, R$1 mil para o clube campeão; R$400 para o vice; e, R$150 para o terceiro.

...Campinorte, cidade do Norte goiano: na noite desta quinta 28, abertura da II Feira do Agronegócio, Indústria, Comércio e Turismo. Com atrativos variados, a II Faictur vai até dia 31.

...Está praticamente certo que a cidade de Abadia de Goiás não vai mesmo receber os rejeitos radioativos das Usinas Nucleares de Angra 1 e 2. O Rio de Janeiro que fique com o lixo dele! Valeram as manifestações e toda a mobilização empreendidas, entre elas as promovidas (foto) pela organização não-governamental (ONG) ONG+ação, sediada em Goiânia. Comunicado da representação: ‘Na oportunidade, parabenizamos e agradecemos a todo povo goiano pela luta fortalecida e convicta, focada em defender e proteger nosso Estado. Cumprimentamos com imensa alegria e honra o governador Marconi Perillo [PSDB] por ter publicamente abraçado a causa e vem se empenhando em desenvolver assuntos relacionados ao meio ambiente. Goiás confia e aposta em você, governador.’. ONG tal, que comunica: estará em pleno funcionamento a partir do dia 4 de agosto 2011, na avenida Anhanguera, 5.766, Centro, Goiânia (em frente ao Jóquei Clube e a Caixa Econômica Federal), com os telefones (62) 3095-1272.

Uruaçu 28/07/11 - (Jota Marcelo. Colaborou: Marcello Dantas - JC On-line. Conteúdo postado originalmente na coluna AGENDA POLÍTICA, do site www.jotacidade.com e, posteriormente no Blog do JORNAL CIDADE/Personalidades)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Nova gestão da Celg alcança resultado positivo no primeiro semestre

Ao se reunir com diretores da Celg e o governador Marconi Perillo,
o presidente José Eliton (foto) expôs resultados pioneiros positivos
do esforço que a estatal vem fazendo para sanear a empresa

Celg aumenta faturamento, quita dívidas, começa a investir e
paga em dia. Marconi Perillo (em pé) comemora números positivos


De José Eliton sobre risco de apagão no sistema elétrico
em Goiás nos próximos anos: “Queremos levar essa discussão
com todos os órgãos do governo federal, de maneira técnica
e com dados sólidos. Não queremos politizar essa matéria”

Neste primeiro semestre de 2011, a Celg teve saldo positivo de quase R$117 milhões resultantes da redução de despesas e recuperação da receita. O balanço da empresa comparado ao mesmo período do ano passado revelou ainda 3,58 por cento de aumento na receita arrecadada, redução de R$117,9 milhões nos empréstimos adquiridos, captação com custo 17,4 por cento menor e aumento de cinco por cento  dos investimentos. O resultado positivo foi apresentado pelo vice-governador e presidente da Celg, José Eliton (DEM), juntamente com a diretoria colegiada da empresa, ao governador Marconi Perillo (PSDB) e à sociedade. A reunião aconteceu na manhã de 13 de julho, na sede da Celg, em Goiânia.
O governador avaliou positivamente o balanço da empresa. “Comparativamente ao primeiro semestre de 2010 nós tivemos avanços significativos aqui na Celg, graças ao esforço da diretoria e dos servidores em relação à diminuição de dívidas com o setor bancário”, afirmou Marconi Perillo. E completou expondo que internamente a Celg está fazendo o seu dever de casa, uma gestão eficiente, racional, responsável e tecnicamente competente.
O presidente da Celg ressaltou que todos os avanços conquistados pela empresa, principalmente na área de arrecadação, ocorreram mesmo sem reajuste na tarifa, já que a empresa não faz reajustes há mais de quatro anos. Ele explicou que o aumento de 3,58 por cento da receita arrecadada, de R$1,672 bilhão em 2010 para R$1,732 bilhão em 2011, é devido ao aumento da capacidade da Celg de atender a demanda já existente. “Temos diversos pontos que nos animam e nos credenciam a discutir com autoridade com o Ministério das Minas e Energia, com o Ministério da Fazenda, com o governo federal, com a Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica], todos os dados relativos à empresa buscando dar solução definitiva para todas as demandas”, comentou José Eliton.
O presidente da Celg esclareceu que no início deste ano foram feitos investimentos para eliminar riscos de interrupção no fornecimento de energia no Estado. Segundo José Eliton, os pontos críticos de Goiás foram reforçados e não há risco de apagão no Estado nos próximos anos. Houve investimentos em Itaberaí, Catalão, Luziânia e Cristalina. Ele explicou ainda que a Celg está buscando no âmbito interno se equalizar e um dos grandes desafios é encontrar o fluxo de caixa de modo a ser compatível com as despesas da empresa.

Empréstimos
Os empréstimos bancários adquiridos pela Celg diminuíram de 2010 para 2011. Nos primeiros meses do ano passado, a empresa pegou emprestados R$137,9 milhões, enquanto que neste ano adquiriu somente um empréstimo de R$20 milhões. A redução é de R$117,9 milhões. “São números relevantes que mostram que no plano interno a Celg passa por momento de transformação, por um momento onde ela consegue realizar investimentos e retoma importantes programas sem endividar a empresa. Tudo isso através de medidas de gestão e governança”, destacou o presidente da empresa.
O custo de captação desses empréstimos bancários foi 17,4 por cento menor do que em 2010 e houve a redução do saldo devedor na ordem de 20. Enquanto em 2010 a captação teve taxa de 209 por cento, em 2011 a taxa foi de 175 por cento. O saldo devedor dos empréstimos caiu de R$770 milhões para R$540 milhões. José Eliton avalia que se a Celg continuar neste ritmo de diminuição de endividamento do setor financeiro, em três anos a empresa vai ter zerado o passivo financeiro da empresa com o setor bancário brasileiro. “Isso demonstra economia muito forte e que os resultados estão sendo obtidos sem comprometer a realidade financeira da empresa”, pontua.

Dívidas
Em 2011 a Celg pagou R$201 milhões a fornecedores. Ao tomar posse em janeiro, a nova gestão da empresa pegou o caixa com dívidas a fornecedores de até 300 dias. “Agora a Celg superou esse período de dívidas anteriores e as liquidou pagando rigorosamente em dia. Sendo que o pagamento está sendo realizado em ordem cronológica, de modo a não beneficiar qualquer credor. Hoje o tempo de inadimplência é de até 24 dias. “O fornecedor sabe quando vai receber”, afirma o presidente.
Houve também aumento do repasse do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao Estado. Da dívida de R$467 milhões, a Celg quitou R$310 milhões. Isso representa um repasse de 66 por cento da dívida, contra 34 por cento repassados no mesmo período do ano passado. O vice-governador afirmou que o objetivo é alcançar a média de repasse de 70 a 80 por cento nos próximos dois meses.
Leia mais sobre a Celg, abaixo.


Investimentos estruturais e aumentou de fornecimento de energia: gratas conquistas
Na reunião ocorrida dia 13 de julho na sede da Celg, em Goiânia, quando apresentou balanço da estatal comparado ao mesmo período de 2010, ao lado da diretoria colegiada da empresa, o vice-governador de Goiás e presidente da Celg, José Eliton (DEM), mostrou ao governador Marconi Perillo (PSDB) e para o povo goiano, que no semestre inicial de 2011, a empresa do Governo de Goiás aumentou em 17 por cento o fornecimento de energia. O presidente atribui esse crescimento ao aumento da demanda e ao aumento do custo da energia que a Celg adquire das geradoras. No mesmo período do ano passado foram R$459 milhões e, neste ano, R$536 milhões, diferença de R$77 milhões.
A empresa aumentou em cinco por cento os investimentos. No comparativo entre o total de investimentos houve acréscimo de 16,7 por cento em 2011, contra 11,7 por cento em 2010. Os investimentos no sistema aumentaram de 15,9 por cento para 23 por cento. Os investimentos corporativos cresceram de 4,3 por cento para 23,7 por cento. O programa Luz para Todos teve 4,6 por cento, enquanto em 2010 foram investidos R$ 5,6 por cento. José Eliton explica que este último foi menor porque a empresa não tinha como iniciar o programa nos primeiros meses do ano, mas quando forem computadas as obras que estão em andamento, o total será superado.
Dos R$198 milhões em investimentos estruturais, R$120 mil foram em linhas de distribuição, R$77,61 milhões em linhas de transmissão, R$21,57 milhões em subestações, R$94 milhões no Programa Luz Para Todos e R$5,02 milhões em extensão e melhorias.

Saldo positivo
A Celg reduziu em R$33.276.573 as despesas em seis meses. Esse valor refere-se à redução de R$939.507 com publicidade e fundo fixo e R$32.337.066 com a revisão, cancelamento ou não prorrogação de contratos. A empresa também recuperou R$83.695.303 de receita. Desse valor, R$75.767.483 são referentes ao pagamento das dívidas dos órgãos públicos e empresas com débitos junto à Celg e R$7.927.820 de saldo positivo.
“É importante destacar o papel do governador do Estado na recuperação da receita, uma vez que no passado diversos órgãos deixaram de cumprir suas obrigações com a Celg. E desde janeiro último, por determinação do governador, todos os órgãos regularizaram suas contas e passaram a pagar rigorosamente em dia”, acrescentou o vice-governador e presidente da Celg.

Reestruturação
José Eliton argumentou que as negociações com o governo federal continuam. “Nós estamos em tratativa com o governo federal e esperamos ser tratados de forma republicana", disse. Quanto às tratativas de solução de longo prazo, o presidente da Celg e vice-governador vai apresentar ao governo federal uma proposta de pagamento das dívidas que a Celg tem junto ao setor elétrico. “Com isso nós imaginamos ter condições de buscar a adimplência junto ao sistema Eletrobrás e darmos uma solução definitiva para a empresa. Nós vamos buscar também parceiros estratégicos no setor público e no setor privado”, adiantou o governador.
Marconi Perillo afirmou que ele e os membros da Celg têm sido muito bem recebidos pelo ministro de Minas e Energia. Foram realizadas inúmeras reuniões com a Eletrobras Furnas. “Estamos confiantes de que o que nós estamos fazendo aqui tecnicamente é absolutamente convincente, e que o governo federal buscará de forma republicana uma solução que garanta definitivamente o fim das preocupações que os goianos tiveram em relação ao desequilíbrio financeiro da empresa”, esclareceu o governador.
Ele pontuou ainda que todas as questões estão sendo tratadas pelo Governo de Goiás de forma republicana e sem nenhum tipo de viés político, e o Estado tem percebido a mesma conduta por parte da maioria dos ministros com quem tem conversado. “Todos os ministros com que já falamos até aqui demonstraram interesse em ajudar o Estado de Goiás e demonstraram total interesse em trabalhar conosco”, concluiu.
Outras informações: (62) 3201-5487 e 9611-7883.

Uruaçu 13/07/11 (Transcrito do site do JC [Assessoria de Imprensa, sob adaptações])

sábado, 9 de julho de 2011

Conhece o ‘Papo Calcinha’?

No cabal Multishow (das Organizações Globo), apresentadoras do programa Papo Calcinha mediam apimentados debates em dias alternados. Na atual temporada, que teve início em maio, toda terça e quinta-feira, 23h30, o atrativo traz novidades, com Pietra e Luhanna permanecendo na apresentação, mas separadas. A cada episódio as duas se revezam com um grupo de meninas diferentes.
Além disso, elas saem da casa e em vez do sofá vão para gravações externas, em lugares como praia, bares, parques, entre outras locações.
Acesse aqui e saiba mais sobre o programa.
Durante entrevista ao Programa do Jô (Rede Globo) tempos atrás, as duas atraíram atenção pra lá de grande. O vídeo da entrevista é super bem assistido e pode ser conferido neste blog, clicando aqui.

Uruaçu 09/07/11 - (Jota Marcelo - Blog do JORNAL CIDADE)

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Marconi Perillo envia carta para Lourencinho parabenizando Uruaçu

Carta de Marconi Perillo (clique na imagem acima para visualizar):
um dos trechos traz “transmito ao ilustre prefeito a certeza
de minha disposição de enfrentarmos juntos as
dificuldades naturais impostas ao gestor público”


 
Governador Marconi Perillo e prefeito
Lourencinho, em foto de arquivo

O governador de Goiás, Marconi Perillo, parabenizou Lourencinho e, a comunidade, em carta enviada ao prefeito de Uruaçu.
A cidade completou 80 anos de emancipação político-administrativa dia 4, com a Prefeitura desenvolvendo série de eventos e inauguração de obras, que tiveram início dia 17 de junho, se estendendo até dia 10 próximo, considerando a realização da Exposição Agropecuária, evento apoiado pela Administração 2009-2012.
Na correspondência, o governador afirma de ter “profundos respeitos e admiração pelo trabalho que o digno prefeito vem desenvolvendo em benefício de seus munícipes.”
Segundo Marconi Perillo, “como comandante do processo de desenvolvimento” de Uruaçu, Lourencinho, citado como “prezado amigo”, “é merecedor dos mais elevados cumprimentos, bem como do reconhecimento de todos os goianos e brasileiros.”
Agradecido, o prefeito reforça a informação pública de que o governador nutre grande respeito por Uruaçu. “Em nome de toda a nossa equipe do Poder Executivo e, da população uruaçuense, eu agradeço o Marconi pela carta e atenção. Ele, que é um grande governador e grande amigo de Uruaçu, vai fazer muito por Uruaçu, pois está ajustando o Estado.”
Acima, fac-símile do ofício datado de 4 de julho.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) - Jota Marcelo e Marcos Antonio
Prefeitura de Uruaçu
Atualização: 09/07/11

Justiça define calendário eleitoral 2012


Prédio da Justiça Eleitoral em Uruaçu, que engloba também
Campinorte, Alto Horzionte e Nova Iguaçu de Goiás


O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na noite de 28 de junho, o calendário eleitoral referente às Eleições municipais de 2012. O pleito será realizado nos dias 7 de outubro (1º turno) e, 28 de outubro nos Municípios onde houver a necessidade de 2º turno.
O calendário traz as principais datas a serem observadas por eleitores, partidos políticos, candidatos e pela própria Justiça Eleitoral. Em 2012, os eleitores vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.564 cidades brasileiras.
Uruaçu é sede da 50ª Zona Eleitoral, englobando também as cidades de Campinorte, Alto Horzionte e Nova Iguaçu de Goiás. Geovana Mendes Baia Moisés (Geovana) é a juíza eleitoral. Renato Lucas Lopes, o chefe de Cartório.
Contatos: 3357-1514 ou 3906.

Confira as datas principais:
-Um ano antes do pleito, no dia 7 de outubro de 2011, todos os partidos que quiserem participar das Eleições devem ter obtido registro no TSE. O prazo é o mesmo para os candidatos que pretendem concorrer estarem com sua filiação partidária regularizada, e terem como domicílio eleitoral a circunscrição na qual pretendem disputar mandato eletivo.

-A partir do primeiro dia do ano da Eleição, os institutos de pesquisa ficam obrigados a registrar seus levantamentos. Também a partir desse dia, a administração pública fica proibida de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente, a não ser em situações excepcionais.

-Em 9 de maio termina o prazo para que o eleitor possa requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Neste mesmo dia termina o prazo para que o eleitor com deficiência ou com mobilidade reduzida peça transferência para uma seção eleitoral especial.

-As convenções para escolha dos candidatos acontecem entre os dias 10 e 30 de junho. Nesse período, emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção.

-Os registros dos candidatos podem ser feitos, pelos partidos ou coligações, até o dia 5 de julho. No dia seguinte, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas.

-Os registros dos candidatos podem ser impugnados até o dia 18 de julho, seja por adversários, partidos políticos, coligações ou pelo Ministério Público (MP).

-No dia 6 de agosto os candidatos devem apresentar à Justiça Eleitoral, para divulgação pela internet, relatório dos recursos recebidos para financiamento da campanha eleitoral: a primeira prestação de contas parcial.

A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV começa no dia 21 de agosto.

-A segunda prestação de contas parcial deve ser apresentada por candidatos e partidos políticos até o dia 6 de setembro.

-A lacração dos programas-fonte, executáveis, arquivos fixos, de assinatura digital e chaves públicas, utilizados nas urnas eletrônicas, acontece até o dia 19 de setembro.

-A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV se encerra no dia 4 de outubro, três dias antes da realização do pleito. Na mesma data se encerra o prazo para propaganda mediante reuniões públicas ou comícios, e também para realização de debates nas rádios e nas TVs.
-No dia 5, se encerra o prazo para divulgação de propaganda paga em jornal impresso. E no dia 6, acaba o prazo para propaganda mediante alto-falantes ou amplificadores de som, bem como para distribuição de material gráfico e promoção de carreatas.

-O primeiro turno acontece no primeiro domingo de outubro, dia 7.

-Nos Municípios onde houver necessidade de segundo turno, a propaganda eleitoral fica permitida já a partir do dia 8. A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV, para o segundo turno, pode começar até o dia 13 de outubro e se estende até o dia 26. O segundo turno acontece no último domingo de outubro, dia 28.

-No dia 6 de novembro acaba o prazo para partidos e candidatos - exceto os que forem para segundo turno -, encaminharem à Justiça Eleitoral as prestações de contas do primeiro. Os candidatos que concorrerem no segundo turno têm até 27 de novembro para prestar contas.

-O eleitor que não votar no primeiro turno tem até o dia 6 de dezembro para justificar sua ausência ao juiz eleitoral. Quem não votar no segundo turno tem até 27 de dezembro para se justificar.

-A diplomação dos eleitos deve acontecer até o dia 19 de dezembro.

Uruaçu 06/07/11 - (Jota Marcelo - JC on-line, com Justiça Eleitoral)

Doutor Albert retorna ao Legislativo de Uruaçu

Doutor Albert: novamente vereador titular

Nova alteração na bancada de parlamentares da Câmara Municipal de Uruaçu: desde 30 de junho, Albert Sabin Alves de Oliveira (doutor Albert, do PSDC) voltou à titularidade do cargo para o qual foi eleito. Havia se licenciado, inicialmente por um perídco de 120 dias, em 4 de abril, quando o suplente Francisco do Ônibus (PDT) assumiu a vaga, na data seguinte.Durante quase três meses doutor Albert atuou na Secretaria da Saúde do Estado de Goiás (SES-GO) como gerente de Convênios e Processos.

Uruaçu 06/07/11 - (Jota Marcelo - Blog do JORNAL CIDADE)

‘Site’ da Câmara passa por reformulação


Presidente da Câmara, Rones Maia
valoriza o ato de comunicar

O site da Câmara Municipal de Uruaçu passa por reformulação e, tão logo esteja disponível para receber conteúdos, o espaço on-line ganhará postagens focando diversas atividades parlamentares dos 9 vereadores da cidade do Norte goiano, além de outras veiculações.Nos dias de sábado, das 12h às 13h, a Casa de Leis oferece uma hora de jornalismo através do programa Momento Legislativo, pela rádio Lago Dourado, AM de Uruaçu.Julho é sinônimo de recesso, em termos de sessões ordinárias. As atividades serão retomadas dia 22 de agosto, quando transcorrerá a primeira de série de cinco sessões.Em 2011, o presidente do Poder Legislativo uruaçuense é o vereador Rones Maia (PR), que valoriza a ação de comunicar. As informações são da Assessoria de Imprensa e Comunicação da Câmara (ASCOM).

Uruaçu 06/07/11 - (Jota Marcelo - Blog do JORNAL CIDADE)



terça-feira, 5 de julho de 2011

Página eletrônica do ‘JC’ é ‘hackeada’


Cadeados: um dos símbolos da invasão dos hackers


O site do Jornal Cidade, foi tirado do ar algumas vezes nos últimos dias (e está, no momento desta postagem, início da noite de 5 de julho) para a solução de problemas técnicos. Em diferentes dias, a página eletrônica do quinzenário sofreu invasão de hackers.
Na imagem acima, veja como ficara a página principal do espaço quando do ataque inicial, bem como a identifiação da autoria. Em situações seguintes, a visão foi repetida e, também fora diferenciada.
Os transtornos são grandes e, a situação só não foi pior devido o profissionalismo e a competência de Marcos Antonio (apelidado de Marcos do Jornal ou Marquim do Site), responsável do periódico nessa área e que trabalha com dedicação, solucionando a questão, por etapas.

E-mails ‘falsos’
Dentro de maio e junho outro problema havia sido detectado (e enfrentado) pela Cidade Editora, que edita o quinzenário, o site e o Blog do Jornal Cidade: terceiros enviando e-mails falsos como se fossem remetidos pelo Jornal Cidade.
Como conteúdos das mensagens eletrônicas, textos que não condizem com os princípios da direção do periódico, envolvendo as áreas jornalística, comercial e financeira.

Estrago grande
Os ataques pipocaram em junho, início de julho, envolvendo redes do governo federal brasileiro.
Em números preocupaantes, em 15 dias, 20 sites do governo federal sofreram ataques de hackers. No período, contabilizadas as ações contra governos estaduais e Prefeituras, o volume de ofensivas virtuais passou de 200.
Os hackers que invadiram sites do governo federal anunciam fim dos ataques, mas não existe certeza algum sobre tal afirmação.

Site da Microsoft Brasil
Informação do site iG São Paulo, também noticiada em vários outros veículos de comunicação: Hackers invadem site da Microsoft Brasil.
Hackers invadiram o domínio da Microsoft no Brasil. O endereço saiu do ar as 22h da noite de 3 de julho e só retornou por volta da 1h da madrugada de do dia 4. Quando acessado, o site exibia uma tela branca com a mensagem Ms Brazil 0wn3d by TG. Nenhum grupo assumiu o ataque.
Em abril de 2009, hackers invadiram o site do Pentágono (Departamento de Defesa dos Estados Unidos) e roubaram projeto de avião de US$300 bi.

Hackers anunciam morte de Obama
Em iformações, de Nova York, das Agências Associated Press e Estado, supostos hackers invadiram conta da rede Fox News no miniblog Twitter na manhã de ontem e noticiaram que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, havia sido assassinado.
Uma série de seis tweets da conta FoxNewsPolitics informou que Obama havia sido morto a tiros em Iowa e que o atirador era desconhecido.
‘URGENTE: Presidente @BarackObama foi assassinado com dois tiros, um na região pélvica e outro no pescoço há cerca de 45 minutos. É um triste 4 de julho para os EUA’, dizia uma das notas.
Obama teria sido assassinado enquanto jantava em um restaurante de Iowa em uma viagem de sua campanha eleitoral, divulgou o falso tweet.
Durante alguns minutos, o logo da Fox News que ilustra a conta do Twitter foi substituído pelo do grupo de hackers The Script Kiddies.
Em comunicado, a Fox News reconheceu que sua conta tinha sido invadida e considerou as mensagens “maldosas” e “falsas”.
Obama passou o feriado da Independência dos EUA, celebrado ontem, num churrasco na Casa Branca com familiares e funcionários do governo.
O porta-voz do Serviço Secreto, George Ogilvie, disse que a agência vai investigar a suposta invasão da conta da Fox News no Twitter.


Uruaçu 05/07/11 - (Jota Marcelo - Blog do Jornal Cidade e JC On-line, com Agências)