terça-feira, 5 de julho de 2011

Página eletrônica do ‘JC’ é ‘hackeada’


Cadeados: um dos símbolos da invasão dos hackers


O site do Jornal Cidade, foi tirado do ar algumas vezes nos últimos dias (e está, no momento desta postagem, início da noite de 5 de julho) para a solução de problemas técnicos. Em diferentes dias, a página eletrônica do quinzenário sofreu invasão de hackers.
Na imagem acima, veja como ficara a página principal do espaço quando do ataque inicial, bem como a identifiação da autoria. Em situações seguintes, a visão foi repetida e, também fora diferenciada.
Os transtornos são grandes e, a situação só não foi pior devido o profissionalismo e a competência de Marcos Antonio (apelidado de Marcos do Jornal ou Marquim do Site), responsável do periódico nessa área e que trabalha com dedicação, solucionando a questão, por etapas.

E-mails ‘falsos’
Dentro de maio e junho outro problema havia sido detectado (e enfrentado) pela Cidade Editora, que edita o quinzenário, o site e o Blog do Jornal Cidade: terceiros enviando e-mails falsos como se fossem remetidos pelo Jornal Cidade.
Como conteúdos das mensagens eletrônicas, textos que não condizem com os princípios da direção do periódico, envolvendo as áreas jornalística, comercial e financeira.

Estrago grande
Os ataques pipocaram em junho, início de julho, envolvendo redes do governo federal brasileiro.
Em números preocupaantes, em 15 dias, 20 sites do governo federal sofreram ataques de hackers. No período, contabilizadas as ações contra governos estaduais e Prefeituras, o volume de ofensivas virtuais passou de 200.
Os hackers que invadiram sites do governo federal anunciam fim dos ataques, mas não existe certeza algum sobre tal afirmação.

Site da Microsoft Brasil
Informação do site iG São Paulo, também noticiada em vários outros veículos de comunicação: Hackers invadem site da Microsoft Brasil.
Hackers invadiram o domínio da Microsoft no Brasil. O endereço saiu do ar as 22h da noite de 3 de julho e só retornou por volta da 1h da madrugada de do dia 4. Quando acessado, o site exibia uma tela branca com a mensagem Ms Brazil 0wn3d by TG. Nenhum grupo assumiu o ataque.
Em abril de 2009, hackers invadiram o site do Pentágono (Departamento de Defesa dos Estados Unidos) e roubaram projeto de avião de US$300 bi.

Hackers anunciam morte de Obama
Em iformações, de Nova York, das Agências Associated Press e Estado, supostos hackers invadiram conta da rede Fox News no miniblog Twitter na manhã de ontem e noticiaram que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, havia sido assassinado.
Uma série de seis tweets da conta FoxNewsPolitics informou que Obama havia sido morto a tiros em Iowa e que o atirador era desconhecido.
‘URGENTE: Presidente @BarackObama foi assassinado com dois tiros, um na região pélvica e outro no pescoço há cerca de 45 minutos. É um triste 4 de julho para os EUA’, dizia uma das notas.
Obama teria sido assassinado enquanto jantava em um restaurante de Iowa em uma viagem de sua campanha eleitoral, divulgou o falso tweet.
Durante alguns minutos, o logo da Fox News que ilustra a conta do Twitter foi substituído pelo do grupo de hackers The Script Kiddies.
Em comunicado, a Fox News reconheceu que sua conta tinha sido invadida e considerou as mensagens “maldosas” e “falsas”.
Obama passou o feriado da Independência dos EUA, celebrado ontem, num churrasco na Casa Branca com familiares e funcionários do governo.
O porta-voz do Serviço Secreto, George Ogilvie, disse que a agência vai investigar a suposta invasão da conta da Fox News no Twitter.


Uruaçu 05/07/11 - (Jota Marcelo - Blog do Jornal Cidade e JC On-line, com Agências)

Nenhum comentário: