sexta-feira, 7 de novembro de 2008

BNDES chamará Celg para negociar

Duas reuniões previstas para a próxima semana devem agilizar a negociação entre o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Companhia Energética de Goiás (Celg), depois de interferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na segunda-feira, haverá reunião entre representantes da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e do BNDES. Na quarta-feira, o banco deve convocar a Celg para novo encontro.
O acerto foi a principal reivindicação levada pelo governador Alcides Rodrigues (PP) e o secretário da Fazenda, Jorcelino Braga, em audiência com o presidente na quarta-feira. O presidente pediu que o Secretário-adjunto de Assuntos Federativos da Presidência da República, o goiano Olavo Noleto - presente à reunião, acompanhasse o processo. As negociações começaram no início do novo mandato de Alcides, no ano passado (veja quadro).
Olavo garantiu ontem em entrevista ao POPULAR que a resistência do governador em falar de 2010 não atrapalha a negociação BNDES-Celg. “O presidente disse que está disposto a ajudar independentemente da posição do governador na sucessão. Estamos construindo uma relação e ela pode ficar forte o suficiente para uma aliança em 2010.”
O assessor da Presidência, que marcou as reuniões para a próxima semana, disse que o andamento da operação está “normal” levando em conta a complexidade da negociação. “O governador pediu ajuda para agilizar e é o que vamos fazer, levando em conta o comando do presidente”, afirmou.
O secretário da Fazenda disse na quinta-feira que restava apenas “vontade política” por parte do BNDES para que a operação avançasse. “E isso foi alcançado na reunião com o presidente”, garantiu Jorcelino Braga.
Em setembro, o governo do Estado assumiu dívida de R$ 1,2 bilhão da Celg, permitindo que a estatal tivesse ativo para buscar recursos do BNDES. Somente a partir disso, a companhia poderá aplicar reajuste de 11,4% na tarifa de energia.
Petistas e governistas estão otimistas com a possibilidade de que o acerto saia ainda este ano. O presidente da Celg, Enio Branco, disse ontem que aguarda a convocação do BNDES e espera que a operação tenha impacto ainda neste exercício. “Está tudo muito bem encaminhado e houve esta decisão de dar velocidade ao processo”, disse.
Enio estará em Brasília no início da semana para acompanhar as conversas. “Tenho mantido contatos semanalmente com o banco e creio que sairá o mais rápido possível para que possamos recuperar o tempo perdido.”

Prioridade
O deputado federal Rubens Otoni (PT) disse que conversou com o presidente Lula antes da audiência do governador e também colocou a negociação como prioridade. Segundo ele, a falta de aceno de Alcides sobre o caminho para 2010 não impede a operação. “De forma alguma. A sinalização política já existia antes, é um compromisso do presidente e do BNDES obtido há seis meses. Isso já está definido.”
Otoni disse não saber se todos os documentos solicitados ao governo estadual já haviam sido apresentados. “Se fizeram a parte deles, certamente isso sairá rapidamente e pode ser sim para este ano.”
O POPULAR entrou em contato com o BNDES em busca de informações sobre o processo, mas a assessoria de imprensa afirmou que precisaria de mais tempo para obter detalhes da negociação.

Respeito
Na conversa sobre política, o presidente Lula disse ao governador que respeita o timing de Alcides, mas adiantou que trabalhará intensamente em 2009 pelo fortalecimento de aliança para “derrotar o projeto tucano” no País e nos Estados.
O presidente disse que respeita a relação do governador com o senador Marconi Perillo e com o PSDB e disse que vai aguardar que Alcides sinta-se à vontade para conversar sobre 2010.Petistas afirmam que o presidente acredita que a “gratidão” de Alcides em relação à ajuda na área administrativa pode garantir a aliança política. “O governador reconhece que o tratamento do governo federal em relação ao Estado de Goiás é fora de série. Quando ele der sinais de aproximação política, vamos avançar”, diz Olavo (Transcrito, em 08/11/08, do jornal O Popular [Goiânia-GO] - Fabiana Pulcineli, sem adaptações).


Nenhum comentário: