quinta-feira, 10 de junho de 2010

‘Eleições/2010’: Ênio Tatico oficializa nome para disputa e crê que vai para 2º turno



Pré-candidato Ênio Tatico é conduzido por correligionários,
durante o evento - No final desta reportagem, informações sobre a
entrevista concedida por Ênio Tatico ao programa Papo Político,
da rádio CBN Goiânia, dia 9 de junho



Ênio Tatico discursa. Com ele, os familiares,
as autoridades, as personalidades e o povo


Expondo ações e, idealizações futuras, Ênio disse: “Com a bênção
de Deus, com o apoio do povo goiano, eu não vejo falta de nenhum
elemento para chegar ao Governo”



Pai de Ênio Tatico, deputado federal José Tatico
leva sua mensagem no evento


Tiãozinho Costa, deputado estadual, também fez uso da palavra


Doutor Ricardo Tatico, na cerimônia: aliado de
Ênio Tatico e pré-candidato a deputado estadual

Reservando parte da tarde-noite de 20 de maio para atividades dentro da capital do Estado, Ênio Tatico (PRP) lançou oficialmente a sua pré-candidatura ao Governo de Goiás, dentro das Eleições/2010. Além da representatividade do ato, que se realizou na casa de eventos Mansão Cristal (localizada no Jardim Goiás, em Goiânia), em outro aspecto também importante, autoridades e personalidades político-administrativas, correligionários, familiares, amigos, colegas, simpatizantes, deixaram suas cidades e se dirigiram até Goiânia para manifestação de apoio público e espontâneo ao líder político. Uma retribuição ao que Ênio Tatico faz: visitação aos Municípios, quando mantém diálogos permanentes com as comunidades.
Cerca de três mil pessoas compareceram e ouviram, viram o quanto o pré-candidato do partido de número 44 está determinado.
Entre os presentes estavam também: o pai/deputado federal José Tatico (PTB-GO); a mãe; a esposa; os filhos; os irmãos; e, outros familiares. “Essa proximidade e participação dão uma energia muito maior, dentro de nossos propósitos”, revela Ênio Tatico, que também esteve acompanhado dos prefeitos Nivaldo Antônio Melo (PP -, de Pirenópolis); Agmon Leite Barbosa (PSB - Avelinópolis) e Miria de Souza Vidal (PRB - Mimoso de Goiás). Da mesma forma o deputado estadual Tiãozinho Costa (PT do B). E também, representantes legais de 25 Prefeituras, mais outros servidores de diferentes esferas públicas.

Entrevistado pelo JC
Entrevistado por telefone pelo JC, logo após o evento do dia 20, e perguntado o que lhe motiva crer que chegará ao segundo turno do pleito eleitoral de 3 de outubro, o comerciante que exerceu o cargo de deputado federal por Goiás no mandato 2003-2006, salientou existir verdadeiro sentimento, desejo de mudança de fato, em todas as regiões do Estado. Informando que percorre Goiás sem parar, afirmou: “Estamos percebendo isso por todos os lugares. Seremos o complemento dela [mudança].” Visivelmente emocionado, orgulho, satisfeito e agradecido nas partes externa e interna do recinto Mansão Cristal, Ênio Tatico ficou entusiasmado devido o carinho recebido dos populares. Um carinho também visto nas cidades por onde passa.
Opinando representar o novo e ser excelente alternativa para a mudança desejada pelo eleitorado, Ênio Tatico externou (no discurso e na entrevista) toda a confiança que detém: “Com a bênção de Deus, com o apoio do povo goiano, eu não vejo falta de nenhum elemento para chegar ao Governo.”
Atencioso para com as pessoas que lhe procuram, inclusive os jornalistas, ele não integra o time dos que enxergam que em Goiás toda disputa eleitoral, com vista ao Palácio das Esmeraldas, possa se apresentar polarizada. Isso seria uma cultura errônea, somando-se ao fato de que grupos políticos se sentem tímidos em lançar candidatos a governador.
Com a certeza de que vai crescer mais nas pesquisas de opinião pública, terá o seu nome mais popularizado pelos goianos, se tornando mais conhecido, reafirmou. “O povo cansou de mesmices e clama por novidades. É a razão pela qual eu cresço nas pesquisas. Nós estaremos realmente no segundo turno”, avalia.

Visita aos 246 Municípios
Ao contrário do que alguns imaginam, o mesmo não fica 100 por cento do tempo lidando com os negócios (empresariais), não. Conta com equipe competente. Mais: engana-se quem pensa que o governadoriável fica circulando apenas pelas cidades do Entorno de Brasília, região onde tem grandes colégios, bases eleitorais a seu favor. O trabalho que já era intenso, só aumenta com o acontecimento e, agora oficializada a pré-candidatura a governador, as andanças pelas 246 cidades goianas ganham ritmos acelerados, sem, no entanto perder a qualidade. Numa nova etapa, já iniciada, outros grupos de cidades estão sendo visitados. Quando o dia 3 de outubro chegar, as 246 cidades terão sido percorridas - algumas delas, três, quatro, cinco vezes.
Sobre o fato de acreditar estar no segundo turno, adianta: “Vou andar em todos os Municípios antes de outubro. Depois percorrerei tudo novamente.”

‘Não lido com ofensas’
Ênio Tatico deixou e deixa claro que também clama por mudanças. Uma mudança que chegaria através de árduo, sério e honesto trabalho realizado na fase de pré-campanha e dentro da campanha, via mensagens sérias levadas aos eleitores, de forma respeitosa.
“Olha, por qualquer lugar que passo, eu sempre sou bem recebido, graças a Deus.” Explicando não querer constituir enfretamento mesquinho, sob prática de picuinhas políticas, informa não querer saber de atritos. “Não lido com ofensas. Não se envolver com isso, representa também ser o novo. O povo quer um candidato novo, que simbolize a mudança. Eu sou este candidato, represento o novo, a terceira via. É por isso que estou crescendo nas pesquisas. Um crescimento que é real”, relembra.
Goiás totaliza outros quatro pré-candidatos: Marconi Perillo (PSDB), Iris Rezende (PMDB), Vanderlan Cardoso (PR) e Washington Fraga (PSOL). “Respeito todos, da mesma maneira! Que possamos ter uma disputa sem baixarias”, incentiva Ênio Tatico, que como ser humano, possui amigos em Uruaçu, cidade sede deste periódico. Que como comerciante, ajuda famílias de Uruaçu.
Exercendo o cargo de deputado federal, dentro dos quatro anos o hoje militante do PRP 44 destinou verbas orçamentárias para o Município de Uruaçu, com destaque para a área do turismo. O pai José Tatico tem também essas mesmas referências com Uruaçu.



Segundo Ênio Tatico, ele representa o novo, a terceira via.
“É por isso que estou crescendo nas pesquisas.
Um crescimento que é real”

Uruaçu 10/06/10 [após atualizações] - (Jota Marcelo e Marcello Dantas - JC On-line. Esta mesma reportagem foi veiculada na edição impressa número 100 deste periódico, que neste site pode ser acessada, no link CAPA ATUAL; e, posteriormente em EDIÇÕES ANTERIORES. Abaixo, transcrição, sem adaptações, de reportagem [focando Ênio Tatico] publicada pelo jornal O Popular [Goiânia-GO] - Fabiana Pulcineli, da presente data) 

Ênio diz que educação e saúde terão prioridade
Afirmando estar disposto inclusive a reduzir o salário de governador, o pré-candidato ao governo estadual Ênio Tatico (PRP), disse ontem que priorizará educação e saúde, caso seja eleito. Na terceira entrevista com os candidatos feita pelo Papo Político, da rádio CBN Goiânia, Tatico disse que não sabe onde é possível cortar gastos, mas defendeu aumento de salários para professores e médicos.
“Preciso de estudo mais aprofundado para dizer onde cortaria. Mas eu priorizaria essas áreas e onde tivesse de cortar, seria cortado. É prioridade que não sou eu que crio. A prioridade por si só existe. Precisa ser priorizada por todos. De onde vai sair, infelizmente neste momento é difícil precisar. Mas tenho certeza que tenho a coragem pra tomar a decisão de priorizar”, disse.
Questionado sobre as áreas em que poderia haver cortes e sobre o limite de gastos com pessoal determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Ênio respondeu: “Prioridade não sou eu que invento. O que tiver de ser cortado vai ser. Talvez o salário do governador, não sei”.
O pré-candidato prometeu ainda internet gratuita para todos os goianos, políticas de geração de emprego no interior do Estado e a construção de um novo hospital regional para o Entorno do Distrito Federal, além de concluir unidades de saúde em Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas. Segundo ele, com orçamento de R$ 1 bilhão, o Estado tem condições de garantir esses benefícios.
Ênio descartou a possibilidade de desistir da candidatura, como apontaram especulações nas últimas semanas. Ele afirmou ainda que, embora seja um partido pequeno, o PRP não visa a barganhas políticas e negociações, como a maioria dos nanicos. Segundo ele, o sobrenome Tatico agregado ao partido torna a sigla forte e competitiva. “Tanto que a gente pontua no Estado inteiro. Temos um nome conhecido, um trabalho prestado ao Estado, e apesar de o partido ser pequeno e de termos chegado agora, os dois juntos podemos sim lançar uma candidatura ao governo.”
Ele também diz não ver dificuldades na falta de estrutura da legenda. “Meu partido é Goiás. O PRP vai me conduzir ao Palácio das Esmeraldas se essa for a vontade do povo. Não vejo dificuldade de estrutura. Acho que os elementos essenciais para se vencer a eleição são a vontade de Deus e a vontade do povo. Se esses dois elementos estiverem juntos, com certeza nós chegaremos lá”, afirmou.
Ênio é filho do deputado federal José Tatico (PTB), eleito por Goiás, mas que mudou o domicílio eleitoral para Minas Gerais para disputar novo mandato. Em 2006, Ênio, que era deputado federal por Goiás, tentou novo mandato em Minas, mas não pode disputar por impedimentos na Justiça Eleitoral. “Nós tínhamos este compromisso com Minas, Estado em que nasci. Tanto que meu pai foi agora para cumpri-lo. Mas não fomos omissos com Goiás. Exercemos o mandato até o final e com muita tranquilidade e transparência.”


Com a certeza de que crescerá mais nas pesquisas, terá
seu nome mais propagado, conhecido e, confiante de que estará
no 2º turno, Ênio Tatico oficializou pré-candidatura a governador de Goiás


Ênio (com o pai José Tatico), dia 20 de maio: “Por qualquer lugar que
passo, eu sempre sou bem recebido, graças a Deus"

Um comentário:

Gilséa Oliveira disse...

Seu primeiro comentário...
Que bom poder te ver assim, exaustivamente lutando em prol de um município. Que DEUS, lhe conceda ainda muito mais. Sempre apostei na sua capacidade e inteligência.
Mesmo distante, jamais poderia ignorar a relevância de sua pessoa...
Fique com Deus.