segunda-feira, 30 de agosto de 2010
OPINIÃO - Editorial
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
OPINIÃO - Artigo
Marconi Perillo
sábado, 21 de agosto de 2010
Uruaçu: João da Saúde sofre AVC
João da Saúde: uma gama de ajudas para terceiros
Uruaçu 21/08/10 - (JC On-line - Jota Marcelo)
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
OPINIÃO - Artigos
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
ARTIGO - Opinião
Os 65 destinos indutores do Turismo reunidos em Goiânia - Laércio Júlio da Silva
Laércio Júlio da Silva
Goiânia faz parte dos municípios com maior referencial no setor compondo os 65 destinos indutores priorizados pelo Ministério do Turismo. Isso significa na prática que a capital, juntamente com Caldas Novas, Alto Paraíso e Pirenópolis no estado de Goiás, foi escolhida entre as localidades com maior potencial turístico de nosso país visando constantemente ser alvo de políticas públicas no sentido de capacitar os gestores da área, ampliar os conhecimentos sobre planejamento estratégico para a divulgação das metas traçadas pelo Plano Nacional de Turismo, fortalecer a governança e a inter-relação dos destinos com as regiões em que estão inseridos, tudo em consonância as ações do Ministério do Turismo.
A delegação da Secretaria Municipal de Turismo de Goiânia foi contemplada recentemente no 5º Salão do Turismo realizado em São Paulo de 26 a 30 de maio desse ano com um importante prêmio se notabilizando como destaque entre as cinco macrorregiões que melhor utilizaram à ferramenta SG65 (Grupo Gestor) do Ministério do Turismo.
Para termos uma idéia da importância dessa participação para o estado de Goiás, recentemente Pirenópolis foi palco do 2º Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, que aconteceu entre os dias 8 e 10 de julho deste ano.
Coroando os esforços, a Secretaria Municipal de Turismo de Goiânia, representando a Prefeitura de Goiânia, foi a anfitriã da 6ª reunião ordinária da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores, a Anseditur, realizada entre os dias 22 e 23 de julho, no Castro’s Park Hotel. A reunião possibilitou integrar e fortalecer as políticas públicas e ações nacionais, estaduais e municipais, promovendo o turismo com sustentabilidade. Estiveram presentes Secretários de Turismo de todo o País que discutiram a Lei Geral do Turismo (Lei nº - 11.771, de 17 de Setembro de 2008) e a importância em fortalecer o Cadastur, cadastro geral de turismo do Ministério, em palestra e debate conduzidos pelo dr. Ricardo Moesch, diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo. Moesch ressaltou a importância do incentivo ao cadastramento: “as empresas e profissionais cadastrados formam o mapa do turismo brasileiro, estimulando o ordenamento, a formalidade e a legalização do setor”, disse ele no importante colóquio. Eduardo Sanovicz, representante da Reed - Alcantara Machado, apresentou a Feira das Américas 2010, que ocorre em parceria com a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) entre 20 e 22 de outubro, no Rio de Janeiro que contará com a participação de todo o “trade” turístico nacional.
Na reunião também foi apresentado o Plano de Marketing dos Destinos Indutores, pelo representante da Fundação Getulio Vargas (FGV), Airton Pereira. O projeto é resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Anseditur, e deverá chegar a todos os 65 Destinos Indutores até o primeiro semestre de 2011. Na primeira fase do Plano de Marketing, os destinos receberão uma lista com os principais emissores de cada região, baseado no perfil dos turistas que a cidade recebe e nos hábitos de consumo de cada região indutora. Entre os destinos contemplados na Região Centro-Oeste está Goiânia, juntamente com Brasília, Bonito e Cuiabá. Logo após o término da reunião, no dia 24, o grupo de Secretários seguiu em visita técnica aos principais atrativos turísticos hidro termais de Caldas Novas e o Rio Quente Resort, onde foram recebidos por autoridades e lideranças do “trade” turístico local.
Para o Presidente da Anseditur, Marco Antônio Castello Branco, “a reunião de Goiânia foi um marco na história da entidade, sedimentando o objetivo de ajudar os Destinos Indutores em sua árdua tarefa, principalmente enfrentando desafios até a Copa do Mundo de 2014 e em seguida as Olimpíadas de 2016”.
O anfitrião, dr. Euler Morais, secretário municipal de Turismo, na ocasião representando o Prefeito de Goiânia Paulo Garcia, e também vice-presidente da Anseditur, destacou o “amadurecimento do Plano Municipal de Turismo, destacando o sucesso da reunião, que projeta ainda mais Goiânia no cenário do desenvolvimento turístico nacional”.
Laércio Júlio da Silva é formado em Administração Hoteleira (Senac Ceatel/Ecole de Glion) e funcionário da Secretaria Municipal de Turismo de Goiânia. Contatos: aercio.semtur@gmail.com. Transcrito, sem adaptações, do jornal Diário da Manhã [Goiânia-GO], desta data. Postado em 09/08/10
ARTIGO - Opinião
Polícia Militar, uma escola de vida
Francisco de Assis Alencar
A Polícia Militar de Goiás foi e continua sendo a minha escola de vida. Deixo-me invadir por um sentimento de gratidão pelas experiências vividas, as boas e as ruins, de tudo ficaram lições. Retorno no tempo revivendo as grandes oportunidades que me foram oferecidas. Declarado Aspirante a Oficial no ano de 1973 foi me dado o direito de escolha para prestar serviços no 3º Batalhão com sede em Araguaína, hoje estado do Tocantins. Enfim chegara a hora tão sonhada, colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos no período de formação escolar como cadete na Academia da PM. Assim que me apresentei ao comando local, fui enviado para comandar um pelotão especial recrutado às pressas, para atender a emergência da operação contra os subversivos no extremo norte do estado, batizada de operação VINOR.
Assumi o comando do meu antecessor dentro de uma barraca às margens da Transamazônica na divisa com o estado do Pará, uma rodovia projetada pelos governos militares que até hoje não se consolidou. Mas naquela época o nosso objetivo era apoiar as forças federais no combate aos terroristas e subversivos da ordem local. Tanto que entre o material carga que recebi, relações de armas, munições e apetrechos para o acampamento, constava uma pasta com a foto e a descrição de todos os procurados por estarem envolvidos no levante junto aos proprietários rurais na região de Xambioá, com ordem para efetuar suas prisões.
A rotina do serviço era preparar as escalas de serviços e fiscalizar os turnos, mantendo uma vigilância diuturna ao trânsito. Ninguém passava por ali sem sofrer uma revista completa, nos passageiros dos ônibus, caminhões e automóveis e suas respectivas bagagens. Ali não tinha choro e nem vela, a revista era geral. Diariamente pessoas eram detidas, qualquer material sob suspeita era logo apreendido. Graças a Deus nos postos em que atuei, pude liberar todos os que eram simples trabalhadores rurais, pessoas da mão calejada e pessoas conhecidas da região, contribuindo com a paz e o respeito devido ao cidadão. Todos os suspeitos eram encaminhados para a sede do Terceiro Batalhão em Araguaína.
Não dá pra não acreditar em anjo da guarda, depois de passar por aquela experiência. Nas horas da madrugada quando tudo silenciava e o trânsito dava uma trégua, conseguíamos tirar alguns cochilos. Filho da região, desde pequeno aprendi a dormir em redes. Mas dormir em rede dentro de uma barraca na beira de uma estrada movimentada, comendo poeira, foi a primeira e última vez.
Além de cumprir a missão da melhor forma, existia a possibilidade de sofrermos um ataque, tanto por parte dos pretensos terroristas, como pela natureza da operação que certamente incomodava a muitos. Na condição de chefe e responsável pelo sucesso ou insucesso da operação, tinha que exercer uma vigilância cerrada sobre os meus comandados, visto que nossa responsabilidade crescia, dado a tentação para o consumo de bebidas alcoólicas naquelas condições. Outro ponto importante era a guarda do material apreendido, principalmente armas, munições e objetos de valor até o encaminhamento dos mesmos ao setor competente.
Eu era apenas um Aspirante a Oficial e como o aspirantado é um período probatório, foi a minha prova de fogo decisiva. Fui promovido a 2º Tenente dentro do prazo estipulado, apesar dos entreveros. Porém algo extraordinário aconteceu na minha vida no período em que trabalhava nos postos móveis ao longo da BR-153 e da transamazônica. Assim que passei na cidade de Colinas conheci uma jovem, que me transmitiu uma energia diferente, um fascínio irresistível, uma energia vibrante no olhar, transmitindo-me a certeza de que caminharíamos juntos na trajetória da vida.
Não tenho dúvida, passei pelo que tinha que passar, estava tudo escrito (maktub), era só seguir os passos. Aquele era o meu caminho. Embora a dureza das lições recebidas, as oportunidades benfazejas foram maiores. No final de 1975 realizei o meu sonho: - casei e retornei a Goiânia cheio de esperanças. Desde então uma estrela guia os meus passos. Tudo partilhamos em nossos vidas. Tempos depois ela também ingressou no serviço policial militar como Oficial Assistente Social. Ela ama o que faz. Granjeou amizade e respeito ao longo da sua carreira profissional. O trabalha que ela vem realizando repercute além PM goiana, visto que já serviu de modelo e inspiração para outras co-irmãs. Tudo que eu gostaria de ter feito quando no serviço ativo e não consegui fazer por me faltarem as oportunidades, ela vem realizando. O prestígio dela é de toda a família, pois a nossa história é conjunta. Sempre compareço nas solenidades e eventos profissionais, quando sou lembrado como alguém que apóia e colabora com o Serviço Social e com os Programas de Saúde ali coordenados. “Tudo vale a pena quando a vida não é pequena”, com esta frase do poeta Fernando Pessoa, finalizo agradecendo a Deus por tudo e à minha amada pelo rumo que a minha vida tomou junto dela.
Francisco de Assis Alencar é coronel da Polícia Militar. Contatos: assis.alencar@terra.com.br. Transcrito, sem adaptações, do jornal Diário da Manhã [Goiânia-GO], desta data. Postado em 09/08/10
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Eliton, o vice de Marconi
Cúria terá nova sede
obras em andamento
Uruaçu 04/08/10 - (Jota Marcelo - Blog do Jornal Cidade, com informações do Portal Diocesano)
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Muquém: GTLO desenvolve atividades culturais
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
‘Soybean Forum - Fórum’ continua com inscrições abertas
Continuam abertas as inscrições para o Soybean Forum - Fórum Internacional de Produtores de Soja & Cia., que acontece entre os dias 18 e 21 de agosto, em Salvador-BA. No evento serão analisadas as novas perspectivas da soja, a cultura que, favorecida pela logística favorável, vem atraindo os maiores investimentos na nova região de expansão, acompanhada também de avanços em algodão, milho e outras culturas.
“O cultivo de soja na região do Matopiba já ocupa uma expressiva área de 2,3 milhões de hectares, produzindo cerca de 7 milhões de toneladas, mais de dez por cento da safra brasileira, e que deve continuar crescendo fortemente nos próximos anos, favorecido pelos investimentos em infraestrutura e logística que estão em andamento ou projetados para a região, o que atrai o interesse do mundo todo”, afirma Silmar César Müller, diretor da ProBiz, empresa especializada em eventos corporativos para o agronegócio, idealizadora e promotora do Soybean Forum.
O encontro, que vai reunir produtores de destaque da região, além de atrair outros produtores, empresários e investidores de todo o País e do exterior, conta com o apoio institucional da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e de outras entidades representativas nacionais e regionais do setor, bem como de patrocínios de grandes empresas dos setores de insumos, serviços e equipamentos agrícolas.
O evento, que terá especialistas e autoridades como palestrantes e painelistas de destaque, tem como tema principal as perspectivas, oportunidades e desafios da produção, do mercado, da logística e de investimentos para uma expansão sustentável do agronegócio do Matopiba e também do Norte/Nordeste do Mato Grosso, outra importante região de expansão diretamente interessada na nova logística que se abre a partir do novo polo produtivo e seus investimentos em infraestrutura de transportes e portos.
Por isso mesmo, externa a organização, um dos focos do debate será a logística, especialmente quanto ao novo Corredor Centro-Norte e suas ramificações, de interesse também dos produtores do Norte dos Estados do Mato Grosso, cujas safras ficarão mais próximas não só de novos portos de exportação ao Norte do País como do grande mercado consumidor interno do Nordeste brasileiro. São pelo menos sete Estados com interesses diretos nessa nova logística, um eixo multimodal de transportes e já em andamento que inclui a Ferrovia Norte-Sul, a Hidrovia Araguaia-Tocantins, a projetada Ferrovia de integração Centro-Leste, além de eclusas e rodovias, que podem alavancar o processo de desenvolvimento e crescimento regional dos Estados do Tocantins, Maranhão, Pará, Piauí, de Goiás, Mato Grosso e da Bahia, podendo incluir ainda o Noroeste de Minas. E que desembocará em novos portos do Norte/Nordeste como Itaqui, no Maranhão, e Vila do Conde, no Pará.
Evento
O evento - observa o sócio-diretor da ProBiz, Paulo Beltrão -, é dirigido especialmente a 100 produtores de soja de destaque da região e com operações nos sete Estados diretamente interessados no Corredor Centro-Norte, que são convidados especiais, custeados por patrocinadores.
Os ingressos especiais e gratuitos para produtores patrocinados já estão esgotados, tendo até superado as expectativas. Mas ainda há vagas para interessados, pois o evento é aberto a quaisquer outros produtores, empresários e investidores com interesses na região, do País e do exterior, que podem participar do encontro mediante pagamento de taxa de inscrição.
Beltrão observa que ainda existe disponibilidade também para patrocinadores. “O evento, pelas suas particularidades, é uma excelente oportunidade para empresas de todos os setores e tamanhos interessadas em contatos, relacionamentos e posicionamento, tais como empresas fornecedoras, processadoras de alimentos, distribuidoras ou de serviços, além de investidores, para novas parcerias de negócios ou investimentos com os produtores que estão fazendo a nova fronteira agrícola do Brasil”, observa.
Outras informações: www.probiz.com.br/soybean ou pelo telefone (11) 3755-0799.
Uruaçu 04/08/10 - (Assessoria de Comunicação do evento, sob adaptação)