segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ARTIGO - Opinião

Os 65 destinos indutores do Turismo reunidos em Goiânia - Laércio Júlio da Silva

 

Laércio Júlio da Silva

 

Goiânia faz parte dos municípios com maior referencial no setor compondo os 65 destinos indutores priorizados pelo Ministério do Turismo. Isso significa na prática que a capital, juntamente com Caldas Novas, Alto Paraíso e Pirenópolis no estado de Goiás, foi escolhida entre as localidades com maior potencial turístico de nosso país visando constantemente ser alvo de políticas públicas no sentido de capacitar os gestores da área, ampliar os conhecimentos sobre planejamento estratégico para a divulgação das metas traçadas pelo Plano Nacional de Turismo, fortalecer a governança e a inter-relação dos destinos com as regiões em que estão inseridos, tudo em consonância as ações do Ministério do Turismo.

A delegação da Secretaria Municipal de Turismo de Goiânia foi contemplada recentemente no 5º Salão do Turismo realizado em São Paulo de 26 a 30 de maio desse ano com um importante prêmio se notabilizando como destaque entre as cinco macrorregiões que melhor utilizaram à ferramenta SG65 (Grupo Gestor) do Ministério do Turismo.

Para termos uma idéia da importância dessa participação para o estado de Goiás, recentemente Pirenópolis foi palco do 2º Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, que aconteceu entre os dias 8 e 10 de julho deste ano.

Coroando os esforços, a Secretaria Municipal de Turismo de Goiânia, representando a Prefeitura de Goiânia, foi a anfitriã da 6ª reunião ordinária da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores, a Anseditur, realizada entre os dias 22 e 23 de julho, no Castro’s Park Hotel. A reunião possibilitou integrar e fortalecer as políticas públicas e ações nacionais, estaduais e municipais, promovendo o turismo com sustentabilidade. Estiveram presentes Secretários de Turismo de todo o País que discutiram a Lei Geral do Turismo (Lei nº - 11.771, de 17 de Setembro de 2008) e a importância em fortalecer o Cadastur, cadastro geral de turismo do Ministério, em palestra e debate conduzidos pelo dr. Ricardo Moesch, diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo. Moesch ressaltou a importância do incentivo ao cadastramento: “as empresas e profissionais cadastrados formam o mapa do turismo brasileiro, estimulando o ordenamento, a formalidade e a legalização do setor”, disse ele no importante colóquio. Eduardo Sanovicz, representante da Reed - Alcantara Machado, apresentou a Feira das Américas 2010, que ocorre em parceria com a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) entre 20 e 22 de outubro, no Rio de Janeiro que contará com a participação de todo o “trade” turístico nacional.

Na reunião também foi apresentado o Plano de Marketing dos Destinos Indutores, pelo representante da Fundação Getulio Vargas (FGV), Airton Pereira. O projeto é resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Anseditur, e deverá chegar a todos os 65 Destinos Indutores até o primeiro semestre de 2011. Na primeira fase do Plano de Marketing, os destinos receberão uma lista com os principais emissores de cada região, baseado no perfil dos turistas que a cidade recebe e nos hábitos de consumo de cada região indutora. Entre os destinos contemplados na Região Centro-Oeste está Goiânia, juntamente com Brasília, Bonito e Cuiabá. Logo após o término da reunião, no dia 24, o grupo de Secretários seguiu em visita técnica aos principais atrativos turísticos hidro termais de Caldas Novas e o Rio Quente Resort, onde foram recebidos por autoridades e lideranças do “trade” turístico local.

Para o Presidente da Anseditur, Marco Antônio Castello Branco, “a reunião de Goiânia foi um marco na história da entidade, sedimentando o objetivo de ajudar os Destinos Indutores em sua árdua tarefa, principalmente enfrentando desafios até a Copa do Mundo de 2014 e em seguida as Olimpíadas de 2016”.

O anfitrião, dr. Euler Morais, secretário municipal de Turismo, na ocasião representando o Prefeito de Goiânia Paulo Garcia, e também vice-presidente da Anseditur, destacou o “amadurecimento do Plano Municipal de Turismo, destacando o sucesso da reunião, que projeta ainda mais Goiânia no cenário do desenvolvimento turístico nacional”.

 

Laércio Júlio da Silva é formado em Administração Hoteleira (Senac Ceatel/Ecole de Glion) e funcionário da Secretaria Municipal de Turismo de Goiânia. Contatos: aercio.semtur@gmail.com. Transcrito, sem adaptações, do jornal Diário da Manhã [Goiânia-GO], desta data. Postado em 09/08/10

Nenhum comentário: