quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cadeira na Câmara Federal para o Pastor Jorge Pinheiro


Pastor Jorge Pinheiro: suplente de deputado federal
com chance de assumir vaga no Congresso, no início de 2011

Suplente de deputado federal, Pastor Jorge Pinheiro (PRB-GO) é tido como político bem articulado, próximo dos presidentes petistas Lula e Dilma Rousseff e, do senador fluminense Marcelo Crivella (PRB-RJ), reeleito neste 2010, com 3.332.886 votos, o equivalente a 22,66 por cento dos votos válidos. O primeiro colocado foi Lindberg Farias (PT), com 4.213.749 votos (28,65 por cento dos votos válidos). Marcelo Laivella, que pode se tornar ministro no governo Dilma Rousseff.
Ocupando a segunda suplência da coligação Avançar Mais (PRB/PTB/PPS/DEM/PMN/PSDB e PT do B), Jorge Pinheiro obteve 48.510 votos (1,68 por cento dos válidos) dia 3 de outubro (dos quais 19 em Uruaçu) e tem sido apontado como presença garantida na Câmara Federal, já a partir do início de 2011.
A possibilidade de o mesmo assumir cadeira quase que de imediato é citada na imprensa goiana (e em alguns veículos nacionais), sob fundamento sólido: o governador eleito Marconi Perillo (PSDB) se reuniu com ele durante o segundo turno e após a campanha, quando foram relembradas conversas anteriores, com firmação de novas parcerias.
Aliado de primeira hora de Marconi Perillo dentro das Eleições/2010, Pastor Jorge Pinheiro é lembrado também como opção para ocupar cargo em alguma Secretaria, Agência ou estatal goiana.
O primeiro suplente é Valdivino de Oliveira (PSDB), que conquistou 51.237 votos (1,77 por cento dos válidos).
Na Legislatura 2003-2006, Pastor Jorge Pinheiro foi deputado federal pelo Distrito Federal. No Governo do Distrito Federal (GDF), ocupou o cargo de secretário do Meio Ambiente; e, de assessor do Gabinete da Governadoria.
O último cargo público ocupado por ele foi o de secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, da Prefeitura de Goiânia, no mandato do então prefeito Iris Rezende. Já havia exercia o cargo na parte final do mandato anterior do líder do PMDB (2005-2008), que deixou a Prefeitura para se candidatar a governador em 2010, quando fora derrotado para Marconi Perillo.
Nascido em Juiz de Fora-MG e de nome Jorge dos Reis Pinheiro, o político do PRB tem 44 anos (completados dia 12 de outubro). Religioso praticante, ele é fiel da Igreja Universal do Reino de Deus. Também milita na imprensa da capital do Estado.

Possibilidades
Oito concorrentes foram eleitos ou reeleitos pela coligação Avançar Mais. De forma espontânea, a seguir o JC relaciona as principais possibilidades de remanejamentos que resultariam em aberturas de vagas para Valdivino de Oliveira e Pastor Jorge Pinheiro se tornarem deputados federais:
-Ronaldo Caiado (DEM);
-Jovair Arantes (PTB, que pode se tornar ministro);
-João Campos (PSDB, cotado para secretário estadual de Segurança Pública);
-Armando Vergílio (PMN, cotado para secretário de Estado da Saúde de Goiás. Ou, para secretário de Cidadania e Trabalho);
-Carlos Alberto Leréia (PSDB);
-Leonardo Vilela (PSDB, cotado para secretário de Cidadania e Trabalho. Também cotado para secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; ou secretário de Estado da Saúde de Goiás);
-Vilmar Rocha (DEM, cotado para secretário de Estado da Educação); e,
-Heuler Cruvinel (DEM, cotado para secretário estadual de Segurança Pública).

Observa-se que também está aberta a possibilidade de Valdivino de Oliveira se tornar congressista no início de 2011, se licenciar em seguida e assumir a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), abrindo vaga para o Pastor Jorge Pinheiro. É a hipótese mais provável.
As conjecturas publicadas por este periódico são verdadeiras, as negociações estão em andamento, as informações fluem, mas quaisquer mudanças só se tornariam prontas após, óbvio, suas concretizações. O negócio é aguardar.
Vereador em segundo mandato por Goiânia, Pastor Rusembergue Barbosa (PRB) é aliado político do Pastor Jorge Pinheiro. Joãozinho Guimarães é outro edil goianiense do PRB.

Assembleia
Aliado do suplente de deputado federal, Jefferson Rodrigues Lemos (o Pastor Jefferson Rodrigues [PRB]), também nome da Igreja Universal, foi candidato a deputado estadual e pela coligação Para Goiás crescer (PRB/PRTB/PTC), obteve 24.584 votos (0,83 por cento dos votos). Entre eles, quatro em Uruaçu. Segundo Pastor Jorge Pinheiro, o colega tem oportunidades reais de assumir vaga na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
Uruaçuense, médico com atuação em Goiânia e recente bacharel em Direito, Cláudio Brandão (doutor Cláudio) é aliado do Pastor Jorge Pinheiro. Atendendo a reportagem, doutor Cláudio salienta que o suplente de deputado federal mantém uma gama de contatos em Goiânia e vem aumentando as parcerias no interior de Goiás, através de contatos determinados (e de proveito) com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes partidários, lideranças e personalidades políticas e, com representantes de diversos segmentos. Uma das metas é fortalecer o PRB no Estado, tendo em vista campanhas eleitorais futuras.
O PRB - Partido Republicano Brasileiro -, é uma sigla nova, formada pelo núcleo evangélico do então PL, hoje PR. Tudo, sob comando do senador Marcelo Crivella. Vice-presidente da República em segundo mandato, José Alencar é filiado na sigla, que em Uruaçu é comandada pelo médico pediatra Waldecir Alves de Oliveira (doutor Waldecir). Suplente de vereador por Uruaçu e que ocupou a titularidade do cargo por algum tempo em 2010, Luciano Tucano também pertence ao PRB.
De acordo com informações de doutor Cláudio, esses e outros nomes serão contatados, pelo Pastor Jorge Pinheiro, para futuras reuniões e parcerias.
Em breve, as versões on-line e impressa do JC veicularão entrevista com o Pastor Jorge Pinheiro.

Uruaçu 01/12/10 - (Jota Marcelo - JC On-line)

Nenhum comentário: