Analista de perfuração da Sidrasul
Hidráulicos, João Luis Bentiz (esq.) ministrou
o treinamento.
Neste registro, está com o sócio-administrador Roberto
Robson, no escritório
da Nature Poços Artesianos – Fotos: Márcia Cristina
Treinamento na sede da Nature Poços
Artesianos (esta foto e as duas próximas)
Irondes Antônio da Costa e Roberto Robson,
proprietários da Nature
Nas atividades
de treinamentos da Nature Poços Artesianos, sediada em Uruaçu, é possível
testemunhar desenvolvimento, capacitação técnica, com aumento da graduação,
especialização dos colaboradores e também dos sócios-proprietários Roberto
Robson e Irondes Antônio da Costa, que falaram ao Jornal Cidade na tarde de 16
de fevereiro. Funcionários também foram ouvidos.
Segundo
Roberto Robson, junto a Sidrasul Hidráulicos
Ltda (leia, mais adiante, sobre a empresa), que enviou o analista de
perfuração João Luis Bentiz, foi solicitado “treinamento no sentido de
aprimorarmos o uso do ferramental e do equipamento e, com isso conseguirmos
executar um trabalho, uma perfuração de poço com maior perfeição do que já
temos feito hoje para nosso cliente final. Nessa relação de confiança,
cumplicidade, que temos nesse período, construímos boa relação. A qualidade de
nosso serviço, nós trabalhando por aperfeiçoamento cada vez maior, as
ferramentas que compramos deles e, a Sidrasul achou justo mandar um técnico
para nós. Agradecemos muito por esse atendimento”.
Comentando que
a intenção cotidiana da Nature é prestar serviço ainda melhor do que é feito
hoje, completa: “O João veio de Santa Catarina para ficar com a gente durante
três dias, fazendo a análise do nosso equipamento, com o ferramental adquirido
deles, para ver quais são as melhores condições para fazermos um trabalho mais
perfeito possível, na perfuração de poços para os clientes. Em busca de mais
conhecimento, a Nature é uma das poucas empresas que buscou essa assessoria e,
aqui estamos com nossa equipe: dois sócios, dois funcionários e, um mecânico
prestador de serviço para a Nature. Inclusive foi estipulado fazermos o
treinamento em campo”.
Igualmente
entrevistado na ocasião, João Luis categorizou: “Devia ser feito com todo
mundo. São poucos que buscam esse conhecimento e, olha que muitos clientes
trabalham com nós. Nesses treinamentos, todos acabam ganhando um pouquinho: o
cliente final tem um serviço bem feito, mão de obra qualificada. A Nature Poços
Artesianos, que fica com o aprendizado e conhecimento superiores. A Sidrasul
ganha, devido a parceria em si com a Nature e, por causa da experiência
repassada, oferecendo conhecimentos para os funcionários das empresas clientes
nossas. Quanto mais especialização, melhor, pois resulta em um trabalho final
melhor. A Nature consegue proporcionar para o cliente final um trabalho mais
especializado”.
Exemplificando
que todo equipamento, material mecânico pode ser usufruído conforme vida útil
adequada, pontua o visitante: “Bom exemplo é o carro: se você não manter a
manutenção preventiva, conforme recomendado, não o terá pelo tempo conforme o
fabricante fez. Vai tê-lo por menos tempo. Questão de vida útil. São
pouquíssimos clientes que se preocupam com treinamentos, para que o pessoal de
campo utilize ao máximo, com todos os cuidados possíveis, todos os parâmetros e
as operações corretas, permitindo que tenham esse material por mais tempo.
Questão de ganho, custo-benefício, duração maior, satisfação maior”.
Elogiando a
iniciativa, João Luis evidencia a humildade, honestidade, dedicação da equipe
Nature. “Vejo que o Robson pensa muito à frente, é interessado pelo de melhor,
visando aperfeiçoar o sistema, evitando adversidades. Ele luta para que todos
cresçam juntos e defende a qualidade. Exemplo: a questão do treinamento, o uso
desse material. Se for pelo preço, claro, o cliente talvez prefira o mais
barato. Mas não é em uma perfuração que o cliente verá a diferença da qualidade
do material e, sim durante o tempo de vida útil do poço”.
Sem acréscimo
Roberto Robson
sublinha que a Nature “não transfere despesas com treinamentos, mas, sim,
aperfeiçoa o serviço para que consigamos otimizar seus métodos de trabalho,
para que consigamos manter o mesmo preço ao cliente, buscamos a qualidade e
redução do nosso custo. Queremos aumentar nossa margem de lucro reduzindo no
nosso custo e, não repassando custo para o cliente. A ideia é exatamente a gente
fazer o contrário: prestar um serviço melhor para o cliente aproveitando melhor
os recursos, mas sem repassar custos para o cliente. Claro que queremos ganhar
eficiência, melhor margem de lucro, mas sem repassar para o cliente. Para esse
treinamento, uma parceria, a Sidrasul mandou o João Luis de avião até Brasília,
onde fomos buscá-lo. A hospedagem, a refeição, os deslocamentos internos
ficaram por nossa conta. Nossos treinamentos não aumentam em nenhum real o
preço do metro perfurado ao cliente.
Funcionário da
Nature há quase dois anos, Francisco da Silva Pereira disse à reportagem que o
investimento em conhecimento “com certeza, é muito bom. Já passamos por dois
treinamentos”. Carlucio Rodrigues Araújo, primeiro funcionário da empresa, tem
a mesma opinião e aproveita para se qualificar cada vez mais. “São treinamentos
importantes”.
Para Irondes
Antônio da Costa, o procedimento “é bom para qualificar a empresa, os
colaboradores e mostrar que estamos no mercado aprimorando sempre, não querendo
ser o melhor, mas correndo atrás dos objetivos para ser o melhor”. “Toda a
equipe está de parabéns! E, o Irondes está certo, pois não podemos falar que
somos os melhores, mas estamos entre eles”, analisa Roberto Robson.
Outras
informações, nas submatérias.
Roberto Robson
aborda especialização e honestidade
Lembrando de
treinamento anterior, envolvendo bombas d’água para poços artesianos, Roberto
Robson, sócio-administrador da Nature Poços Artesianos, ressalta os intercâmbios.
Ele comenta: “Veio o
pessoal da fábrica, desenvolveu as atividades, explicou como é a bomba, seu
funcionamento, quais as especificações técnicas e muito mais. Quando falamos
aos clientes que nosso serviço é especializado, não é propaganda enganosa, mas
uma verdade. Hoje, quando falamos que estamos nos tornando especialistas na
perfuração de poços, está aqui o João Luis [Bentiz – analista de perfuração
da Sidrasul Hidráulicos Ltda], trazendo mais informações sobre a tecnologia
que trabalhamos na perfuração. Já é tecnologia de ponta na perfuração de poços,
pois é tecnologia de rotopneumática. Ele veio nos ensinar a trabalhar de forma
especializada com a tecnologia que já é de ponta. Poderíamos comprar ferramental
de outro fornecedor com custo menor, mas trabalhamos com a marca Drillco. Seu
valor de custo é bem maior, porque é marca de ponta, oferece tecnologia,
material de ponta, que vem do Chile, Canadá e, oferecendo rendimento bom para a
empresa e trabalho final para o cliente de maior qualidade, perfeição. Se
dissermos hoje que nossa perfuração de poço apresenta um grau de perfeição
maior que as demais da região e, talvez do Estado, não seria exagero, não seria
propaganda enganosa. Trabalhamos com 15 fornecedores, cada um atuando em sua
área. Todos de renome internacional”.
'Sempre bom'
Ao memorizar
que o mercado é sempre bom para a empresa que tem qualidade, Robson alerta:
“Sempre bom, mas é preciso trabalhar com honestidade. A empresa que oferece
para o mercado trabalho de qualidade, honesto, com tecnologia de ponta, que
oferece diferenciais em relação as demais, vai ter sempre mercado. A prova
somos nós, que temos muitos serviços prestados na região e em localidades mais
distantes, como Colinas do Sul, Ceres, Crixás, Goiânia [cidades goianas];
em Brasília [-DF]; em Gurupi [-TO]: oferecemos alternativas para
nossos clientes que empresas que estão no mercado há 20 anos não oferecem, como
por exemplo, a documentação do poço do nosso cliente. Nós não só ofertamos a
documentação como garantia, perfil, como também guardamos por dez anos. Não tem
um cliente nosso que faça um poço que não saiba o que está fazendo. Existem
muitos clientes que nos procuram dizendo: 'Eu quero fazer um poço, um minipoço.
Ah não! Pode fazer um minipoço!'. Minipoço nada mais é que uma cisterna fininha
que vai secar daqui uns meses. Você vai perder dinheiro e vai ficar sem água.
Aí orientamos o cliente e ele passa a confiar, porque poderíamos fazer
minipoço, ganhar o dinheiro dele e irmos embora. A Nature não faz isso, não é o
padrão de trabalho nosso. Preferimos adiar o trabalho para o cliente daqui um
ano, mas fazer um trabalho sério, um poço que vai satisfazer o cliente para os
próximos 50, 100 anos, do que fazer um trabalho de última hora, como minipoço,
em que ele vai ficar sem dinheiro e sem água daqui alguns meses e, o nome da
empresa ficando prejudicado”.
Saiba mais,
nas submatérias seguintes.
Nature –
Números e perspectivas de crescimento
Salienta
Roberto Robson, um dos donos da uruaçuense Nature Poços Artesianos: “Com a
tecnologia que nós trabalhamos é possível perfurar até 200 metros em um dia. Já
perfuramos 210 metros em um dia, das 7h às 20h, com intervalo para almoço.
Usando bit desse aqui [mostrando uma espécie de broca de perfuração]
trabalhamos em média mensal com 800 a mil metros de perfuração. Aí, não serve
mais e, põe outro. Esse bit aqui custa em torno de R$3,5 mil. Terminada e,
instalada a bomba, pode utilizar de imediato ou quando quiser. Antigamente, com
tecnologia chamada percussora, um poço de 30, 40 metros você demorava 20, 30,
40 dias para perfurar”. Analista de perfuração João Luis Bentiz, da Sidrasul
Hidráulicos Ltda: “Baseado em dados operacionais do material; a manutenção; e,
a fiação dos bits, no caso, são três etapas que somam bastante".
Roberto
Robson: “Com a assessoria do João hoje, inicialmente desmontamos todos os
martelos que temos e lavamos com óleo diesel. Nos ensinou a lavar e dar
manutenção, para que possam ter vida útil maior. Também, a maneira correta de
montar. Que tipo de graxa usar, para tirarmos proveito melhor dos martelos. Não
é só treinamento teórico, ele nos mostrou todas etapas e todos parâmetros.
Trouxe o parâmetro do fabricante”.
O
sócio-proprietário prossegue: “A Sidrasul, além de nos fornecer, preocupa se a
Nature usa da forma correta, com maior rendimento possível, porque sabe que é
um ferramental caro. Na parceria, é grande a preocupação da Sidrasul em
fornecer a ferramenta e as informações para trabalharmos da melhor forma
possível, dentro de parâmetros determinados pelo fabricante, que está no Chile.
É tudo dentro da especificação que o fabricante requer. Qual é a pressão para
que ele bata, perfure bem, mas que não danifique suas peças? Qual é a rotação
que essa máquina deve ter para melhor aproveitamento lá embaixo? O João Luis
visitou a Nature, com todos esses parâmetros técnicos. Proporciona para a
Nature, evidentemente, trabalho com melhor aproveitamento ferramental e serviço
final para o cliente com perfeição maior”.
João Luis
comenta que o conhecimento adquirido é primordial. “A Nature presta serviço com
qualidade, tem diretores e funcionários experientes, investe em ganhos de conhecimento
e esse aprendizado ninguém pode tirar. É qualificação. Oferecemos o que é
essencial, à Nature. Essa parceria, que estamos tendo já há dois anos e meio, que
dure muito e que todos ganhem, cresçam sempre. A Nature serve como referência
em Goiás”.
Perguntado se
sempre a agenda reserva um poço para perfurar, Roberto Robson respondeu que
comumente sim. “Não podemos falar de forma linear. Por exemplo: época de chuva!
É mais complicado perfurar. Mas é comum na nossa rotina estarmos perfurando e
termos mais poços agendados. Não era assim no começo. A demanda do mercado tem
que ser canalizada. Para nós, dada a postura de mercado que temos, podemos
afirmar: estamos furando um poço e sempre temos poços agendados”.
Mais
maquinário
“A intenção
nossa é de no ano que vem montarmos mais uma máquina e, mais umas”, adianta
Irondes Antônio da Costa, com o sócio Roberto Robson reforçando: “São dois anos
de existência, fizemos mais poços do que empresas que estão no mercado há quase
20 anos e usando dois equipamentos. Fizeram menos poços do que nós. Fizemos 168
poços na região. Sem contar que trabalhamos praticamente na nossa região”.
Acentua
Roberto Robson que essa realidade “mostra o quanto a estratégia de trabalho da
Nature Poços Artesianos tem sido eficiente dentro daquilo que é a nossa visão,
nossos valores e a nossa maneira de trabalhar: com honestidade, qualidade no
serviço com seriedade com os funcionários, fornecedores, com os parceiros. É a
política que vamos implementando que tem nos permitido hoje sobressairmos com
apenas dois anos. Somos a empresa mais nova desse ramo aqui na região”.
Veja outros
dados na submatéria final.
Sidrasul está no mercado desde 1991
Atuando no mercado de
bombeamento e perfuração desde 1991, a
Sidrasul Hidráulicos Ltda é especializada na distribuição de
produtos para mineração, poços tubulares profundos, fundação,
petróleo, saneamento, construção civil, obras subterrâneas, sondagem,
indústrias, dragagem, agricultura e, trabalha com grandes marcas mundiais.
Atendendo todo o território nacional, dispõe de eficiente logística com a
matriz Itajaí-SC, filial em Nova Lima-MG e unidade
operacional/parte comercial no Pará e, no Rio Grande do Sul e na Bahia, mais representantes em outros Estados.
Afirmação de João Luis Bentiz, analista de perfuração da Sidrasul:
“Estou na empresa há sete anos. A Sidrasul era representante e, em 1996/97
passou a comercializar, começou com a parte bombeamento e foi crescendo. É um
segmento de material bem interessante. Temos parceria com a Drillco Tools [empresa
do mercado de perfuração de rochas; fabricação de bits, martelos e acessórios
para equipamentos de perfuração “blast hole”], o material que usamos no
treinamento é de muito tempo. Tudo isso ajuda para atendermos clientes, como a
Nature".
De Roberto Robson: “Desde a primeira ferramenta que nós compramos para
a Nature Poços Artesianos, adquirimos dessa empresa chamada Sidrasul. Nunca
compramos um martelo, um bit ou coisa dessa natureza, de outra empresa. Só da
Sidrasul. É um parceiro exclusivo nosso, não trabalhamos com outra marca ou
empresa, outro fornecedor de forma alguma, até porque o atendimento deles e a qualidade
dos produtos que eles trabalham é excepcional”.
Logística de entrega
Destacando que todos os parceiros, fornecedores da Sidrasul são de fora
do Brasil – “América do Sul, Europa, África, Ásia” –, o empresário de Uruaçu
manifesta: “É internacional a projeção da Sidrasul, parceira fornecedora de
martelos e bits, ferramentas fundamentais na perfuração dos poços. Sem isso não
se fura”.
Em se tratando de garantia, frisa João Luis:
“Comercializamos equipamentos de qualidade. Caso ocorra algum problema, atendemos
com eficiência nossos clientes para que eles atendam bem também os deles.
Pegamos a peça toda ou um pedaço e enviamos para a fábrica, no Chile, para que
seja feita análise, definindo realmente se foi defeito de fabricação, com a
garantia não deixando o cliente na mão”.
(Jota Marcelo – JC Online)
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