quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Filarmônica presta homenagem à Guerra-Peixe

O concerto acontece nesta quinta 23, às 20h30, no Centro Cultural Oscar Niemeyer – Imagem: Divulgação. / Fotos: Rafaella Pessoa e Divulgação




Nesta quinta-feira 23, a Filarmônica de Goiás presta homenagem ao compositor brasileiro César Guerra-Peixe. Sob a regência do maestro titular da instituição, Neil Thomson, serão apresentadas as obras Sinfonia nº1, Noneto e Sinfonia nº2 “Brasília”. Para interpretar Brasília, foram convidados o Coro Sinfônico Jovem de Goiás e o Coro Sinfônico de Goiânia. O espetáculo acontece na sede do Centro Cultural Oscar Niemeyer, às 20h30, entrada gratuita.
As composições apresentadas no concerto farão parte do 3° CD da Orquestra, que será gravado de 25 a 28 de novembro, no mesmo Centro Cultural, sob a coordenação do premiado produtor de gravação Ulrich Schneider, responsável pela produção musical de consagrados álbuns da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).
As obras para gravação foram escolhidas pela direção artística da Filarmônica. Neil Thomson destaca que as obras de Guerra-Peixe representam a riqueza da música orquestral brasileira. “A música de Guerra-Peixe tem uma sonoridade particular. É repleta de cor, vitalidade rítmica e invenção melódica. Eu acredito que é uma grande obra do repertório sinfônico brasileiro que havia sido negligenciada.”

As obras
A Sinfonia nº1 continua sendo uma composição altamente expressiva, com abundância de timbres e algo bastante diferente do que estamos acostumados a ouvir desse compositor, que tornou-se conhecido como parte integrante da música nacionalista brasileira.
Noneto é uma peça para grupo de câmara escrita por Guerra-Peixe enquanto ainda integrava o Música Viva. O pensamento estético por trás da obra pode ser resumido como tal: um acorde, um ritmo ou um motivo, não podem ou devem ser usadas duas vezes. O que remete à ideia da singularidade das criações artísticas.
Brasília é considerada uma sinfonia excepcional, com um interessante uso da percussão, que cria uma música genuinamente brasileira e que capta as aventuras da criação da monumental capital do País, construída no centro do Brasil.

(Comunicação/Centro Cultural Oscar Niemeyer)

Nenhum comentário: