sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Itaney Campos – Um uruaçuense legítimo na Academia Goiana de Letras

Escritores Luiz Rufatto (esq.), Edival Lourenço e Itaney Campos – Foto: Facebook/Itaney Campos
Uruaçuense Itaney Campos: novo membro da Academia Goiana de Letras – Foto: TJGO/CCS
Com votação expressiva (26 a oito), o desembargador Itaney Francisco Campos (doutor Itaney), de 63 anos, integrante da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, foi eleito na quinta-feira 11 de agosto, novo membro da Academia Goiana de Letras (AGL), que é vinculada a Academia Brasileira de Letras (ABL).
Abordado pelo Jornal Cidade, se de agora em diante é pensar na ascensão dele a Academia Brasileira de Letras, salientou: “A ABL está fora de cogitação. Seria um passo largo demais para as minhas pernas curtas! Desejo que uma vaga da ABL seja ocupada pelo poeta goiano Gabriel Nascente, cinquenta anos de íntimo convívio com a poesia!”.
Escritor, poeta e contista com renomadas obras de cunho literário publicadas, Itaney Campos competiu com Antônio Almeida, proprietário da Editora Kelps (sediada na capital Goiânia) e passa a ocupar a cadeira de número 37, anteriormente conquistada pelo escritor Mário Ribeiro Martins, cujo patrono é Crispiniano Tavares.
“Estou muito honrado em compor a entidade mais tradicional da literatura. Essa oportunidade, a meu ver, é um objetivo natural, uma vez que faço parte da União Brasileira de Escritores Goianos e sempre conciliei a judicatura com o meu lado literário mais pulsante. A produção da escrita acaba tornando as duas áreas afins”, expressou, orgulhoso. Itaney Campos também aproveitou a ocasião para elogiar a atuação dinâmica e transparente da presidente da Academia, Lêda Selma de Alencar. “Todo o trabalho foi conduzido com muita celeridade, lisura e transparência pela presidente da AGL. Uma atuação realmente digna de elogios”, enalteceu.
Itaney Campos passar a fazer parte do rol de magistrados do TJGO que integram ou fizeram parte da academia, como o desembargador Ney Teles de Paula e, anteriormente, Maximiano da Mata Teixeira, Dário Cardoso e Augusto Rios. Dia 10, o magistrado e outros membros da Comissão Cultural do TJGO receberam a visita do superintendente Executivo de Cultura da Secretaria de Estado de Educação e Cultura e Esporte (Seduce) e membro da AGL, Nasr Fayad Chaul, que já havia manifestado apoio à candidatura de Itaney Campos.

Imortal é uruaçuense
Natural de Uruaçu, Norte de Goiás, Itaney Campos já integrava a União Brasileira de Escritores Goianos e a Academia Goiana de Direito (ACAD). Por dois mandatos foi diretor do jornal O MAGISTRADO, da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), da qual foi ainda diretor cultural.
O novo imortal é autor de várias obras que abordam temas de caráter literário, histórico e jurídico, como Orações no Templo da Justiça (2015), Antônio Theodoro da Silva Neiva, Um Escorço Biográfico (2011), Inventário do Abstrato (2009) e Notícias Históricas do Bairro de Campinas (Campininha das Flores) (1986).
O magistrado participou de várias antologias, como Héctor no Cubo e outros Contos (2014). Também participou das coletâneas de poesia: Iluminuras do Signo (2013), Verbo Interior (2000) e Thêmis Translúcida.
E, tem livros inéditos, a exemplo de Sob o Signo da Ditadura: A Intervenção Militar em Goiás e as Medidas Punitivas Contra o Poder Judiciário Estadual.
O magistrado integra o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e recebeu grau máximo da Banca Examinadora do Curso em Especialização em História Cultural, da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG), em apresentação de monografia.
Além da carreira jurídica, Itaney Campos possui grande currículo acadêmico e, é graduado em Direito pela UFG. Também cursou Letras por dois anos na mesma instituição. O intelectual uruaçuense é especialista em Direito Processual Civil e mestre em Direito Agrário pela UFG, onde exerceu, nos anos de 2000 e 2001, as funções de professor substituto, de Direito Civil e Processual Civil.
Qual é a sua mensagem aos uruaçuenses nesse momento?, quis saber o JC, para a resposta: “Minha mensagem é de amor à minha terra e seu povo e de esperança de que se amplie o amor é o hábito da leitura da literatura brasileira! Temos ótimos escritores, de forma que é bizarro que autores estrangeiros medíocres sejam mais lidos que os nossos bons autores! A literatura alimenta o espírito!”.
O periódico perguntou também com quem divide a conquista e ele respondeu: “Divido minha conquista com o meu pai, Cristovam [Francisco de Ávila {doutor Cristovam}], minha mulher Leila Regina, meus três filhos e minha irmandade, sem esquecer daqueles que me apoiaram e dos uruaçuenses que amam a arte!”.
Leia mais, no JC, sobre o escritor:



Em outros veículos/canais de comunicação:


(Informações: Notícias da Corregedoria - Centro de Comunicação Social do TJGO – Texto: Myrelle Motta. Sob adaptações e, acréscimo de dados [Redação do JC]. Com atualizações)

Nenhum comentário: