quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Saúde rural – Faeg apresenta Casa de Apoio a Sindicatos Rurais do estado



Antigo sonho da instituição, local atende população do campo em Goiânia.
 
Colaboradores dos Sindicatos do Estado conheceram as instalações da Casa de Apoio – Foto: Larissa Melo
Em busca de disponibilizar a produtores, trabalhadores rurais e seus familiares um espaço onde possam se instalar temporariamente quando veem a Goiânia, para realizar consultas, exames ou tratamento médico, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), construiu uma Casa de Apoio destinada a Saúde Rural. O lançamento aconteceu em junho quando foi apresentado aos dirigentes sindicais e aberto para os produtores goianos.
De acordo com o presidente da Faeg José Mário Schreiner, entusiasta e idealizador do projeto, em visita ao local, apresentou aos colaboradores de Sindicatos Rurais (SR) de vários municípios e reforçou a importância dessa iniciativa. “A Casa de Apoio é um projeto piloto e a nossa expectativa é que essa ideia se multiplique e outros estados, que também possam dar apoio aos produtores rurais”. Com alegria ainda comentou que é um local que foi pensado para acolher os trabalhadores rurais e seus familiares que, por meio dos Sindicatos de seus municípios, façam o agendamento de consultas e exames médicos marcados na Capital.
Antônio Filho, diretor da Casa de Apoio, falou da satisfação de poder atender com mais agilidade e qualidade os produtores rurais. “Sabemos da dificuldade que a população do interior, em especial do campo, tem quando precisam de tratamento de saúde em Goiânia, quando muitos não sabem se locomover e não conhecem a Capital. Por isso, disponibilizar essa estrutura nos alegra muito”, finalizou.
A população rural que precisa fazer consultas ou tratamentos médicos em Goiânia pode utilizar os serviços da Casa de Apoio à Saúde Rural, mantida pelo Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e pela Faeg. Para utilizar o serviço, é necessário agendar previamente na secretaria da Casa ou em cada um dos Sindicatos Rurais que compõe a rede de entidades ligadas à Faeg.
A Casa de Apoio é uma prestadora de serviços na área da saúde e oferece suporte e logística na grande Goiânia e conta com equipe treinada e qualificada, para atendimento, assistência social, motorista, limpeza e área administrativa. Ao ser recebido, o paciente é cadastrado, com os dados pessoais, foto, a especialidade do tratamento, bem como as necessidades de deslocamento para consultas, exames e cirurgia.

(Informações: Comunicação Sistema FAEG/SENAR – Denise Oliveira)

Nenhum comentário: