terça-feira, 23 de agosto de 2016

Para Marconi Perillo, a juventude ajudará construir tempos melhores para o Brasil

Entre as 79 homenageadas com a Comenda Honestino Guimarães, a ministra Laurita Vaz – Foto: Leo Iran

Marconi Perillo: “A juventude é uma fonte inesgotável de alternativas, de soluções e de inovações” – Fotos: Márcia Cristina/Jornal Cidade
Secretária Raquel Teixeira: juventude está inserida em várias ações do Governo de Goiás

Tayrone Di Martino: “O nosso governador não deixa de acompanhar as ações de interesse da juventude e ele nos dá condições para que possamos desenvolver as atividades” – Foto: Leo Iran

Para Aava Santiago Aguiar, presidente do Conselho, o governador trabalha para a juventude

...Também agraciadas com a Comenda, a deputada estadual Eliane Pinheiro (esq.) e Ana Carla Abrão (secretária da Fazenda)

Nova diretoria do Conselho Estadual da Juventude de Goiás (agora presidido por Aava Santiago Aguiar) foi empossada pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que também entregou, juntamente com Tayrone Di Martino Gomes (secretário de Estado de Governo), a Comenda Honestino Guimarães a 79 mulheres.

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), disse na manhã deste 23 de agosto, que “a juventude é quem vai nos ajudar a construir tempos melhores para o Brasil”. A avaliação foi feita durante posse da nova diretoria do Conselho Estadual da Juventude (CEJ), entrega de Comenda Honestino Guimarães – honraria voltada para pessoas que se destacam no desenvolvimento de políticas públicas para juventude –, e assinatura de convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae Goiás), para capacitação de usuários do programa Passe Livre Estudantil.
O Jornal Cidade ouviu Aava Santiago Aguiar, que externou estar, a partir de agora, habilitada para desenvolver amplo trabalho em favor da juventude, na condição de presidente, enaltecendo que os demais diretores são fundamentais para ajudarem no desenvolvimento das atividades – para ela –, possíveis face a visão do governador, que apoia as iniciativas. Solicitada para enviar uma mensagem à juventude do Norte goiano, ela salientou que os jovens de Uruaçu e de toda região devem se sentir inseridos nos projetos do órgão. “O Conselho é estadual e é de todos, inclusive da querida juventude do Norte, que eu conheço”.
Atendendo o JC, Tayrone Di Martino ressaltou que integralmente os atos da cerimônia foram relevantes e que a iniciativa mostra o quanto o Governo de Goiás tem compromisso com a classe jovem. “O nosso governador não deixa de acompanhar as ações de interesse da juventude e ele nos dá condições para que possamos desenvolver as atividades. Bom exemplo disso é a parceria com o Sebrae. A Comenda é uma honraria entregue com satisfação e todas as mulheres aqui hoje foram merecedoras de recebê-la”.
Já Raquel Teixeira, secretária estadual de Educação, Cultura e Esporte, disse ao JC que a juventude está inserida em várias ações do Governo de Goiás e, que essa valorização se estende para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Segundo Raquel Teixeira, a juventude é uma parcela importante para a transformação do mundo para melhor. Sobre o fato de a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz, destacar no evento o quanto é vital valorizar as crianças, os adolescentes e a juventude, Raquel Teixeira pontuou que as áreas da educação, da cultura e do esporte contribuem com a causa.

‘Fonte inesgotável’
O evento, realizado no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, homenageou 79 mulheres com a honraria, entre elas a ministra Laurita Vaz, que assume a presidência da Corte dia 1º de setembro, 17h30; a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-GO/18ª Região), Elza Cândido da Silveira; e, a juíza da 10ª Vara Criminal, Placidina Pires (veja lista completa abaixo).
Marconi Perillo afirmou que a juventude ativa no mundo faz a humanidade progredir e nenhuma crise será definitiva. “A juventude é uma fonte inesgotável de alternativas, de soluções e de inovações.”
Ele destacou que a posse da nova diretoria do CEJ ocorre no dia em que o ex-governador Henrique Santillo, responsável pela criação da entidade, na década de 1980, completaria 79 anos. “O Conselho foi criado pelo doutor Henrique Santillo. Ainda jovem naquela época, reivindiquei muito por isso. Fui vice-presidente e depois presidente. Fico feliz de hoje estar aqui dando posse a essa nova diretoria”, disse.
O governador lembrou que o Conselho, desde sua refundação, em 2012, tem atuado ativamente no fomento ao ensino, ao trabalho e à cultura entre os jovens e desejou que a nova diretoria continue a colaborar com o desenvolvimento de Goiás, por  meio de políticas públicas voltadas para o aprimoramento desta importante parcela da população.

Comenda
Sobre a Comenda Honestino Guimarães, o governador disse ter especial afeição por essa honraria, porque homenageia um grande goiano e celebra o esforço de pessoas em prol da juventude. “Nessa edição, a comenda será entregue apenas a mulheres, figuras exemplares para a nossa sociedade”, disse. Marconi Perillo destacou a presença da ministra Laurita Vaz, goiana de Trindade, entre os homenageados.
Laurita, por sua vez, elogiou o governador pela homenagem às mulheres que trabalham em prol da juventude. “O Estado promove um ato de justiça social com isso. A promoção da mulher sempre fez parte da minha carreira. Na adolescência fui procurada por um grupo de donas de casa, em Trindade, que queriam aprender a ler e a escrever. Muitas lograram êxito em suas carreiras. Ao longo da minha história, no Ministério Público [MP] goiano, lutei pela efetivação dos direitos da mulher”, disse.
A ministra ainda comentou que compartilha a comenda recebida das mãos de Marconi Perillo com as mulheres que promovem lutas diárias em prol da juventude. “A situação do jovem no País pode melhorar mais. Sabemos que muitos se perdem pela vulnerabilidade social. Mas a atuação dessas mulheres salva a vida de milhares”, afirmou.
A nova presidente do Conselho da Juventude, Aava Santiago Aguiar, primeira mulher a assumir o Conselho, disse que Marconi é o governador dos jovens. “O governador faz de Goiás referência para o Brasil e para o mundo. É um governador que trabalha para a juventude. Não tem protocolos e é bastante acessível às demandas da juventude”, disse.
Bruno Moreira Santos (Bruno Julio), secretário nacional da Juventude, também compôs mesa.

Passe livre
Os usuários do Passe Livre Estudantil terão acesso à capacitação profissional inédita no País. Marconi Perillo assinou convênio entre o Governo de Goiás, Sebrae e Conselho, pelo qual todo beneficiário do Passe Livre matriculado no ensino médio estadual terá disponíveis cursos de capacitação e empreendedorismo juvenil. O programa beneficiará diretamente 10 mil estudantes e é o único do País que vincula o benefício à capacitação profissional.
Igor Montenegro, presidente do Sebrae Goiás, compôs mesa.

79 homenageadas
01 Aline Barbosa de Sousa
02 Ana Carla Abrão Costa
03 Ana Claudia Ferreira Reis Corrêa
04 Ana Cristina de Souza Dias
05 Ana da Silveira Gomes
06 Angela Betania Dias de Souza
07 Arlete Mesquita
08 Avenilma de Lourenzo Freitas
09 Bianca Souza Ferreida da Silva
10 Bruna Priscilla dos Santos
11 Cirene Aires Valadão
12 Clefis Pereira da Rocha Xavier
13 Clelia Maria Vecci
14 Cristina Gonçalves Rezende
15 Dallas Mendes da Silva Cardoso
16 Damiana Antônia Coelho
17 Darlene Liberato de Souza
18 Debbora de Queiroz
19 Deborah Sousa
20 Eliana Maria França Carneiro
21 Eliana Sarto Frota
22 Eliane Aparecida de França Souza
23 Eliane Pinheiro
24 Elizangela Guimaraes Xavier
25 Elza Cândido da Silveira
26 Eva Assis Cavalcante Albuquerque
27 Eva Geni Martins
28 Flavia Cruvinel de Oliveira
29 Adriana de Oliveira David
30 Giovana Ferro Moraes
31 Gricélia Geralda Nascimento Fernandes
32 Helcia Daniel da Silva
33 Idalisa de Sousa Lima Brasil
34 Ivone Silva
35 Jacira Carvalho da Silva Torres
36 Jadir Alves de Andrade
37 Janine Gomes de Gouveia Coelho
38 Lacildes Zenis da Silva Melo
39 Lamis Cosac
40 Larissa Leão Guimarães
41 Laudelina Inácio
42 Laura Schertel Ferreira Mendes
43 Laurita Hilário Vaz
44 Lilliam Sandra Novais Gondim
45 Luana de Almeida Pires Santos
46 Luz Marina de Alcântara
47 Manoela Gonçalves Silva
48 Maria Amelia Coelho de Souza Castro
49 Maria Aparecida Garcez Henrique
50 Maria Beatriz Ribeiro de Lúcia
51 Maria das Dores Dolly Soares
52 Maria das Graças Bueno da Silva
53 Maria dos Remedios da Silva
54 Maria José das Neves Duarte
55 Maria Olinda Barreto
56 Mariângela Muniz Vasconcelos
57 Marli de Souza Lacerda
58 Mathia Rodrigues da Cunha
59 Meire Rosemary Freitas Valle
60 Nanci Moreira Arataque Duarte
61 Neire Divina Mendonça
62 Nuria Micheline Meneses Cabral
63 Oscalina Maria de Jesus Nascimento
64 Placidina Pires
65 Priscilla Kelly de Sousa Machado
66 Regina Maria Costa Abreu
67 Rosana Maria Ferreira Borges
68 Rosany Rodrigues da Cunha
69 Ruze Maria Rosa Reis
70 Sara Cristina Rocha dos Santos
71 Solange da Mata Neves
72 Solange Eliane da Silva Gonçalves
73 Suelma Candido Oliveira da Silva
74 Tereza Daniela Nunes Ferreira Magre
75 Thais Moraes de Sousa
76 Thatiane Deândhela
77 Tizuko Iwamoto Valadares
78 Vilma Marques de Oliveira
79 Wanda Ribeiro da Costa e Silva

(Informações, sob adaptações e acréscimo de dados da Redação do Jornal Cidade: Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás)


Nenhum comentário: