quinta-feira, 10 de julho de 2008

Centro de Apoio ao Romeiro divulga balanço


Um total de 257,4 mil pessoas passou pelo Centro de Apoio ao Romeiro da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) neste ano, instalado no quilômetro 9,5 da GO-060 (Rodovia dos Romeiros), trecho entre Goiânia e Trindade. O número superou a previsão inicial, de 250 mil pessoas. Durante os dez dias de funcionamento, de 27 de junho a 6 deste mês, a unidade, que tem o objetivo de dar apoio aos fiéis que se dirigem à Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, distribuiu alimentos e ofereceu assistência médica aos romeiros.

Foram consumidos 268,5 mil pães, 1,5 mil litros de café, 6,1 mil litros de leite, 1,8 mil litros de chá de canela, 1,02 mil litros de chá de erva-doce, 76,1 mil litros de suco, 1,9 mil quilos de mortadela, 400 quilos de salgadinhos, 187 quilos de bolachas, 87 quilos de margarina, 398 quilos de manteiga, 18,5 quilos de pó achocolatado, além de 690 barras de gelo (dez quilos), 50 botijões de gás de 13 quilos e 31 botijões de gás de 45 quilos.

Foram realizados também 3,9 mil atendimentos médicos, como aferição de pressão arterial, curativos em ferimentos nos pés e assaduras. Pelo nono ano consecutivo, a OVG instalou a unidade para prestar atendimento aos milhares de devotos que vão a pé pagar promessas e participar do tradicional evento religioso, o maior da região Centro-Oeste. Cerca de 300 voluntários de vários órgãos do Estado e da iniciativa privada trabalharam no sistema de revezamento para atender os fiéis, atuando em três turnos.

Numa área com 3,5 mil metros quadrados às margens da rodovia, o Centro contou com uma equipe de enfermeiras, fisioterapeuta e médico, para atender aos casos de emergência. Um posto de comando da Polícia Militar (PM), uma ambulância e uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros estiveram de prontidão 24 horas. A estrutura montada pela OVG incluiu banheiros químicos, estacionamento, cozinha, padaria e almoxarifado.

Foram parceiros da OVG, presidida pela primeira-dama do Estado, Raquel Rodrigues (na foto, com o governador Alcides Rodrigues - ambos do PP), nessa iniciativa a Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás (SEFAZ), Secretaria Estadual de Cidadania (SEC), Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-GO), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria Estadual de Indústria e Comércio (SIC), METROBUS - Transporte Coletivo S/A, Agência Goiana de Comunicação (Agecom), Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Celg D (Distribuição)/Celg G&T (Geração e Transmissão), Saneamento de Goiás S/A (Saneago), Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (DETRAN), Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego), Centrais de Abastecimento de Goiás S/A (Ceasa), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado de Goiás (Sindipão), Corpo de Bombeiros, PM, Prefeituras, bem como empresas do setor privado (Da Redação [com Agecom/GDI], sob adaptações - 09/07/08).

Nenhum comentário: