sábado, 12 de julho de 2008

NOTAS POLÍTICAS - 12/07/08 (também postadas na coluna 'on-line' 'Agenda Política', do 'JC' - 'www.jotacidade.com')

URUAÇU - Lourenço Filho (Lourencinho, do PP) (esq.), Solange Bertulino (Solange da Aciau, PMDB) (dir.) e Iracy Carvalho (doutora Iracy, PT) (centro). Entre aquela montanha de pré-candidatos se salvaram esses três. Atendendo pedido do JC, os concorrentes concordaram em posar conjuntamente para uma série de fotos, feita com exclusividade no interior do Tribunal do Júri da Comarca de Uruaçu, na manhã de 7 de julho


BONITOS
Fator positivo dentro do processo sucessório de Uruaçu: os três prefeitáveis são simpáticos e não são agressivos. No jeito de conversar, eles são muito bons. Aliás, Lourencinho parou com aquela gritaria que lhe prejudicava, Solange é elegante ao falar e doutora Iracy é uma graça de pessoa, com educação elogiável.


VEREADORES
O episódio da cassação da prefeita Marisa dos Santos (PMDB), de Uruaçu, rendeu e renderá muita conversa. No placar, seis parlamentares quiseram a cassação. Outros três não quiseram. Veja informações no site www.jotacidade.com e no Blog do JORNAL CIDADE/Personalidades
- blogdojornalcidade.blogspot.com.

ELIO

Pessoa discreta, o vice-prefeito Elio Cunha (PMDB) cumpriu certo o seu papel. Ao ser convocado pela Câmara, assumiu a Prefeitura. Entrou para a história do Município, ao se tornar prefeito ao longo de quase dois dias.

MARISA

Como se portou a peemedebista, entre o instante em que começou (20h de 7 de julho) a sessão extraordinária que resultou na cassação até o momento em que recebeu a notícia de que a Justiça Comum havia expedido liminar, devolvendo-lhe o cargo (17h30h de 10 de julho)? Pessoas próximas de Marisa relataram ao JC que em nenhum momento ela ficou desesperada. Tensa, em alguns instantes, sim. Desesperada, não.

TRAÍRA

Engraçado e algo histórico na política mundial, vira-e-mexe a palavra traíra ganha espaço nos corredores políticos. Em Uruaçu não é diferente.


CANDIDATA

Procurada pelo JC na manhã seguinte a cassação, Solange, candidata a prefeita pelo PMDB e apoiada por Marisa, salientou que com a decisão, mais do que nunca a intensidade do trabalho do PMDB deveria aumentar. Demonstrando otimismo, disse: “Se a intensidade era mil por cento, agora vai para dois mil por cento.” A prefeitável comentou ainda que problemas existem e que eles existem para serem enfrentados. “Não podemos deixar que nosso sonho e nosso ânimo sejam tomados por problemas. Estamos na luta, dentro da campanha, trabalhando para ganhar as ‘Eleições’.”


MADRUGADA

Dizendo que deparou com perseguição política, Marisa comentou que não teve como se defender no processo de cassação e que de propósito os edis resolveram votar a cassação madrugada adentro. Mais: ela salientou que Lourencinho, seu maior adversário político em todos os tempos, é quem tramou tudo.


LOURENCINHO

O prefeitável discorda de Marisa, com a lembrança de que a área da Saúde Pública “está péssima”. Ao JC ele frisou que não se envolveu com o assunto cassação. “Estou dentro de uma campanha eleitoral, trabalhando conforme determina a Justiça Eleitoral, e, não tenho tempo para atuar por aí em busca da cassação de alguém. Estou em ‘outro mundo’, nem vereador sou mais”. Relembrando: o jovem político renunciou ao cargo de vereador em maio, com Wilson Vasconcelos (DEM) assumindo a vaga.


DETALHES

Horas e horas após Marisa reassumir o cargo de prefeita, em conversa com o JC, o presidente da Câmara, Aleomar Sebastião (Danurinha, PPS), comentou que ainda não tinha recebido qualquer documento da parte da Justiça, sobre a decisão.


JURÍDICO

Grave os nomes desses advogados: Beno Dias Batista atuou no caso defendendo Marisa. Sandro Bernardes Rocha Araújo defendeu a Câmara.


GOVERNADORIA

O jornalista Marcus Vinícius, editor do jornal Onze de Maio, foi convocado para compor a equipe de auxiliares do Governo de Goiás, se tornando assessor especial de imprensa do governador Alcides Rodrigues (PP). Para que fique ainda mais conhecido, ficam transcritos dados sobre o profissional, que possui o Blog do Marcus Vinícius -www.marcusvinicius.blog.br. Foi de lá que extraímos as informações abaixo, sem adaptações: Marcus Vinícius é goiano, nascido no Bairro de Campinas, em Goiânia. Jornalista, é graduado em Economia (UCG), com formação em História (UFG). Foi repórter (1992 e 1995) e depois Editor de Política do Jornal Diário da Manhã (1996-2001). Colaborou nos jornais semanários Ponto de Vista (1994) e Jornal da Imprensa (1995/1998), e foi articulista do jornal semanário Top News (1996-1998). Trabalhou como editor da revista Extra (1994-1995), de publicação mensal. Um dos criadores do site Massa e Poder (massaepoder.com.br), fundou em 2002 em Aparecida de Goiânia (região metropolitana da capital) o jornal semanário Tribuna Popular, que em 2004 passou a se denominar Jornal Onze de Maio, do qual é Editor-Geral. Entre 2003 e 2004 foi Secretário de Comunicação da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás. Em 2005 foi Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Goiânia. No ano de 2002 foi Assessor de Imprensa na campanha do então governador de Goiás e candidato à reeleição Marconi Perillo (PSDB). Em 2006 foi Assessor de Imprensa na campanha do governador e candidato à reeleição Alcides Rodrigues (PP). Bom trabalho e muita sorte, Marcus Vinícius, nessa nova fase!


EMBATE

Em Nova Iguaçu, a disputa eleitoral apresenta briga de titãs: o prefeito Adelino Alves (PSDB) tenta reeleição, disputando com Osvair Ribeiro (PSB). Osvair que tem como vice, o peemedebista Adilson José de Souza. O PT trilha com Osvair, que não faz muito tempo (mandato 2001/2004) tinha Adelino como vice e aliado. O tempo faz tudo mudar.


SERENO

E o governador Alcides, hein? Enquanto muitos se agitam e conversam sem parar, no maior quieto ele trabalha e faz as coisas acontecerem. As apostas são várias, mas na realidade ninguém tem certeza sobre que destino tomará o chefe de Estado lá em 2010.


ESPECULAÇÕES

Sobram suposições sobre Alcides. Uma: ele poderia disputar vaga no Senado. Daí Ademir Menezes (PR) governaria nove meses e disputaria reeleição, sob algumas particularidades. Exemplos? A senadora Lúcia Vânia (PSDB) ganharia cadeira no Tribunal de Contas do Estado (TCE) (em vaga reservada para Alcides), com o deputado federal Sandro Mabel (PR) também disputando mandato de senador.


VISITAÇÃO

A senadora Lúcia Vânia está visitando Municípios e mais Municípios. A tucana tem facilidade para atrair atenção popular.


AGETUR

Ainda é evidente a lembrança do quanto Barbosa Neto (PSB) comentou sobre Alcides, alimentando esperança própria de que o governador poderia manifestar apoio integral para ele na corrida pela Prefeitura da capital Goiânia. A postulação do aguerrido Barbosa não vingou e ele continua no comando da então Agetur, Pasta estadual que lida com questões turísticas, agora atendendo pelo nome de Goiás Turismo, apresentando 26 cargos de direção.


VEREADORIÁVEIS

Uma pancada de políticos e outras personalidades está brava, em Uruaçu, com o que seria baita tráfico de influência particular de Francisco Carlos de Carvalho (Chiquinho do Ouro) junto ao prefeitável Lourencinho. E olha que o grau de ciúme de homens perante outros homens no Município é alto.


CANDIDATO

Irmão do comerciante e construtor Manelzinho do Ouro, de Uruaçu e residente na capital, Chiquinho do Ouro é candidato a vereador pelo PDT. Só não pode é esquecer de pedir votos. Ele alega que não procede esse ponto de vista sobre a pessoa dele e diz que apenas atua em prol da candidatura de Lourencinho, dentro da normalidade.


PRESSÃO

Até mesmo por liderar pesquisas, Lourencinho sofre pressão ferrenha... Ainda mais quando o assunto envolve formação de equipe de governo. Ele, Lourencinho, não quer saber dessa onda. “Pelo amor de Deus, primeiro preciso ser eleito, pois tem gente que não pede um voto sequer e está falando em arrumar emprego na Prefeitura. Esse tipo de gente não tem vez em nosso grupo de trabalho”, comenta o Filho da Dona Ivone e do Senhor Lourenço. Vai mais longe: “Seria bom se pudesse, mas em Prefeitura nenhuma tem cargo pra todo mundo”.


ATRITOS

Não convidem para tomar um suco juntos nos points da capital Goiânia, Cláudio Drewes (procurador regional eleitoral de Goiás, no Ministério Público Eleitoral goiano) e Beatriz Franco (desembargadora presidente do Tribunal Regional Eleitoral [TRE]). Ele quer o afastamento dela, devido suspeita de tráfico de influência.


BRIGÕES

Tomara que no pleito eleitoral uruaçuense 2008 não ocorra nenhum derramamento de sangue. Especialmente, devido confusões entre Valdir Justino (radialista e presidente local do PTB) e Ademir Sandoval (secretário Municipal de Saúde e presidente local do PMDB).


NIQUELÂNDIA

Uma pergunta está no ar: qual a real causa da morte do político Joaquim Tomaz, há poucos meses?


PÉSSIMO

A política de Uruaçu não apresenta em 2008, o pra lá de simples Demercino Gomes da Silva (PDT) como candidato a vereador. Homem que já morou literalmente embaixo de um pé de manga, nas Eleições/2004 ele ganhou 16 (dezesseis) votos.


ÓTIMO - A política de Uruaçu apresenta em 2008, o catedrático Anísio de Souza (PMDB) como candidato a vereador. De discurso impecável, foi deputado federal, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), fora outros cargos

Nenhum comentário: