segunda-feira, 29 de março de 2010

Acordo para fábrica de tratores

O governador Alcides Rodrigues assinou ontem com o presidente da Bielo-Rússia, Alexander Lukashenko no Rio de Janeiro, protocolo de intenções para instalar, em Goiás, uma unidade da maior montadora de tratores do mundo, a MTZ. Também deve ser instalada em território goiano uma fábrica de caminhões pesados, utilizados em mineração.

O presidente Lukashenko ressaltou a importância estratégica do Estado de Goiás na produção agrícola e confirmou interesse nos grãos aqui produzidos.

Os bielo-russos são os maiores fabricantes de tratores do mundo, com produção de 70 mil unidades por ano. Cerca de 90% da produção é destinada para exportação, que atende 50 países. “Vamos dar todo apoio necessário para a implantação dessa unidade em nosso Estado”, afirmou o governador.

“Estamos satisfeitos com os resultados e também com a rapidez no encaminhamento dessa negociação. Os resultados foram muito bons”, avaliou Alcides Rodrigues. Somente no primeiro momento a parceria de negócios vai movimentar US$ 250 milhões.

Goiás também tem interesse na aquisição de potássio do País. A Bielo-Rússia produz 30% do potássio consumido no mundo. O produto é uma das bases de produção de fertilizantes. Das 6 milhões de toneladas de potássio que o Brasil importa, 2 milhões vêm da Bielo-Rússia. E é interesse do País ampliar os negócios na América Latina e Goiás seria uma porta de entrada para esse projeto. Em contrapartida, os europeus têm interesse na soja produzida em Goiás. Além do grão in natura, eles querem óleo e farelo de soja para alimentação de animais.

As terras férteis, a localização estratégica, a produtividade agrícola e os incentivos fiscais oferecidos pelo governo do Estado também despertam o interesse dos bielo-russos. A negociação representa uma importante via comercial de mão dupla, já que o País seria também uma importante porta de entrada para os produtos goianos no Leste da Europa.

A assinatura do protocolo de intenções representa mais um importante passo na efetivação da parceria. Também ficou definido que será criado um grupo bilateral.

 

Uruaçu 28/03/10 - (Transcrito, sem adaptações, do jornal O Popular [Goiânia-GO] - Lídia Borges, de 23/03/10)

Nenhum comentário: