sábado, 11 de fevereiro de 2017

Em Uruaçu, vice-governador dialoga com autoridades regionais e visita obra

Pré-candidato a governador em 2018, José Eliton (PSDB) manteve audiências com dirigentes municipais, vereadores e lideranças, quando comentou sobre perpesctivas envolvendo investimentos nos municípios. Ele também vistoriou o canteiro da obra do Hospital Regional de Uruaçu.


José Eliton, prefeito anfitrião Valmir Pedro e outras autoridades reunidas no gabinete da Prefeitura – Foto: Divulgação/Vice-Governadoria/Wildes Barbosa

José Eliton e outros visitantes com parte dos vereadores uruaçuenses – Foto: Divulgação/Prefeitura de Uruaçu

Vice-governador, Valmir Pedro e comitiva visitando obra do Hospital Regional de Uruaçu – Foto: Divulgação/Prefeitura de Uruaçu

Operários: profissionais valorosos na construção da unidade de saúde – Foto: Divulgação/Vice-Governadoria/Wildes Barbosa. Mais fotos: https://www.facebook.com/prefeituraUruacuOficial/?pnref=story e https://www.facebook.com/valmirpedro.tereza?fref=ts

O vice-governador de Goiás, José Eliton, esteve em Uruaçu dia 10 de fevereiro, onde fez uma visita de cortesia a convite do prefeito Valmir Pedro (PSDB). Passando por corredores, fez questão de saudar os funcionários públicos municipais avistados. No gabinete pertencente ao Poder Executivo municipal, durante reunião com deputados estaduais, prefeitos, vereadores e outras lideranças da região, disse que as perspectivas do ponto de vista de investimentos e crescimento econômico para 2017 são boas e, que o Governo de Goiás seguirá com as parcerias.
Além de Valmir Pedro e do vice-prefeito doutor Juarez Lourindo (PSB), José Eliton estava acompanhado dos deputados estaduais Eliane Pinheiro (PMN), Júlio da Retífica (PSDB) e Virmondes Cruvinel (PPS). Também compareceram os prefeitos Cabo Borges (PSD), de Alto Horizonte; Vandeilson Gonçalves (PSDB), Amaralina; e, Luciano Lucena (PSDB), Barro Alto; Valdeto Ferreira (PSB), Niquelândia. Também Junin do Bomsucesso (PTB), vice-prefeito de Porangatu.
Acompanharam, ainda, representantes classistas e religiosos, a exemplo do bispo da Diocese de Uruaçu, dom Messias, que agradeceu o empenho de Marconi [Perillo {PSDB}] e Eliton devido diferentes investimentos que beneficiam romeiros da Romaria Nossa Senhora d’Abadia de Muquém, evento anual religioso realizado em agosto. Na edição 2016, durante missa solene do dia 15, José Eliton havia anunciado a ampliação da infraestrutura de apoio aos fiéis e visitantes em geral, dentre as quais a construção da Rodovia dos Romeiros, com faixa exclusiva para pedestres, somando cerca de 40 quilômetros. Trata-se da distância entre a cidade de Niquelândia e o Distrito de Muquém. O valor estimado anunciado na época foi R$20 milhões.
Igualmente, Pastor José Claudio, nome maior da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Uruaçu - Ministério de Madureira. Outros líderes religiosos igualmente participaram.
“É um compromisso do governador Marconi e meu a manutenção de serviços e obras importantes para a população de todos os municípios goianos”, afirmou o vice.

Na Câmara
Em seguida, José Eliton se reuniu na sede da Câmara Municipal com vereadores. O Jornal Cidade não teve acesso ao número de parlamentares participantes e, imagina-se que os edis apresentaram ofícios contendo distintas solicitações para a municipalidade. Na página eletrônica da Casa de Leis nada constava até o fechamento da reportagem (1h58), que tentou (por volta das 20h30) contato com o presidente, Sil (PSDB), três vezes, mas, em todas as ocasiões as ligações foram diretamente para a caixa de mensagens.
O vice-governador esteve ainda no velório do militar Antônio Conceição Pereira do Couto (Cabo Couto). Vítima de acidente automobilístico transcorrido dia 16 de janeiro, na rodovia BR-414, entre Planalmira de Goiás e Corumbá, ele, que integrava o Grupo de Patrulhamento Tático de Niquelândia e o Comando de Operação de Divisas, (GPT/COD), faleceu dia 9, após permanecer 24 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgências de Anápolis.

Hospital
O ápice da visitação foi a estada no canteiro da obra do Hospital Regional de Uruaçu, que, segundo o Governo de Goiás, está 72% concluída. Dados da gestão estadual: ‘A construção conta com investimento de R$41,5 milhões do Tesouro Estadual e terá 23,37 mil metros quadrados de construção, com capacidade para 180 leitos’.
Acompanhado de Valmir Pedro, ele percorreu a extensão da obra. “Esta é a mais emblemática obra do Governo de Goiás no Norte do estado, que atenderá não somente a população de Uruaçu, mas de todos os municípios da região”, disse o prefeito anfitrião, ladeado por assessores.
Mesmo sendo uma agenda institucional regional, destaca-se: em apenas 41 dias de Administração, Valmir Pedro já recebe a segunda mais importante autoridade do Poder Executivo estadual e, porta o ideal de organizar uma agenda para Marconi Perillo. O governador e o vice são municipalistas e têm Valmir Pedro como disposto contínuo, dedicado, expressivo aliado e 100% fiel comprometido com os seus princípios. O presidente do PSDB uruaçuense é o empreendedor urbano e rural Mauri Lemes. O prefeito lembrou: pela segunda vez, em menos de um ano, o vice-governador visitava Uruaçu. Em junho último, ele abriu oficialmente os trabalhos do programa Governo Junto de Você e, inaugurou as novas instalações da 5ª Companhia Independente do Bombeiro Militar (5ª CIBM), construída em parceria pela gestão estadual e a Prefeitura, com apoio da iniciativa privada.
De forma correta, Valmir Pedro busca aproximação entre os Poderes municipal e estadual, visando conquistas de apoios para a população de Uruaçu, reduto que já passou por recentes péssimas experiências nessa relação, com prefeitos birrentos dando as costas para o Governo de Goiás, o que é erro absurdo e prejudicial para o município.

‘Semana do Desenvolvimento Municipal de Piranhas’
Durante visitas ao interior, José Eliton tem evidenciado ações municipalistas do Governo de Goiás (algo que habitualmente confere in loco, dialogando com os prefeitos, vereadores, secretários e assessores municipais, lideranças em geral) e, sobre o processo de desenvolvimento regional. “É quando discutimos cada realidade e debatemos a necessidade dos investimentos na cidade ou na região”, disse o vice-governador ao Jornal Cidade, em setembro. Dia 9, em Ipameri, Sudeste goiano, ao se reunir com prefeitos da região, José Eliton expressou: “Este é o início para definir as estratégias de aplicação dos recursos para investimentos que o Governo de Goiás irá realizar em 2017 e 2018. Este encontro é importante para ouvir e deliberar demandas urgentes para os municípios da região”.
Deixando Uruaçu, o vice-governador visitou Piranhas, quando assinou o Plano de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental do município, construído coletivamente pelas iniciativas pública, privada e do terceiro setor, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás).
Durante a solenidade, ele enalteceu o caráter municipalista do governo Marconi Perillo e os esforços feitos nos últimos anos para equilibrar as contas do estado, criando a oportunidade de, neste momento, definir importantes investimentos nos municípios. Para José Eliton, iniciativas como a da Prefeitura de Piranhas, em parceria com o Sebrae, serão sempre apoiadas pelo Governo de Goiás. “Vamos apoiar esses movimentos, não só aqui, porque essa experiência haverá de expandir para todas as regiões do estado, uma vez que é o trabalho que dá a independência, é o esforço que garante o exercício pleno da cidadania”, acentuou.
Para o visitante, que deve se tornar governador entre abril e dezembro de 2018 (com a provável desincompatibilização do titular Marconi Perillo, que tende buscar eleição para outro cargo eletivo), a Semana do Desenvolvimento Municipal de Piranhas é um evento que prepara a economia local, os que querem empreender, arriscar, qualificando-os. “E também ajuda os prefeitos na organização do pensamento sistemático, do processamento de informações para uma gestão profissional, uma gestão dos tempos atuais”, disse.

(Márcia Cristina e Jota Marcelo – JC Online. Com Comunicação José Eliton)

Nenhum comentário: