quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Excesso de chuva coloca produtores de Goiás em alerta

Schreiner destacou que o produtor deve ter atenção para aguentar os altos e baixos da agricultura – Foto: Fredox Carvalho e Larissa Melo

Consultor técnico da Faeg, Cristiano Palavro, relata que o excesso de chuva não é generalizado

Mineiros foi a segunda cidade a receber o Fórum de Comercialização e Mercado Agrícola 2017, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em parceria com os Sindicatos Rurais (SRs). Localizado no Sudoeste Goiano, o município contou, dia 31 de janeiro, com a palestra do consultor de mercado agrícola, Vlamir Brandalizze, que destacou os potenciais de produção da região. Atualmente, Mineiros possui uma área plantada de soja em torno de 95 mil hectares e uma produção de 316 mil toneladas. No caso do milho, praticamente a totalidade é cultivada na segunda safra, com uma área plantada de 68 mil hectares e produção com média de 550 mil toneladas.
Com potencial voltado para as culturas de soja e milho, o município espera finalizar mais uma safra positiva neste ano. Isso graças as boas condições das lavouras e pela alta produtividade da região. Apesar disso, Brandalizze relatou em sua palestra, que um dos gargalos que os produtores goianos estão enfrentando diz respeito às grandes quantidades de chuvas no estado. “Muitas lavouras estão prontas para serem colhidas, porém com a chuva intermitente o produtor não está conseguindo avançar com a colheita”, sinalizou.
O consultor destacou também que o produtor precisa estar informado sobre o mercado e se preparar para eventuais gargalos como, por exemplo, os efeitos do clima na produção. “Em Mineiros, as propriedades são menores quando comparadas com as de Chapadão do Céu. Então, automaticamente, obriga o produtor a acompanhar melhor o mercado. O que é importante para o produtor é que ele busque se informar e se preparar para o que pode vir da porteira para fora”, disse.

Excesso de chuva
Por causa das condições climáticas na região, há relatos de produtores que irão colher um pouco menos do que no ano passado. Em contrapartida, o consultor técnico da Faeg, Cristiano Palavro, explica que esta situação não é generalizada. Segundo ele, é importante que a colheita seja rápida, principalmente para os produtores da região Sudoeste, onde se concentra a maior parte da safrinha em Goiás. “O plantio ideal da safrinha é em fevereiro. Então a gente tem de três a quatro semanas para concluir a colheita aqui na região”.
Produtor de soja e milho na região de Mineiros há dez anos, Fernando Passinatto destaca que antecipou seu plantio, mas teve perdas em torno de 18% na soja, devido às condições climáticas. “Como fiz o plantio nos meses de dezembro e novembro do ano passado, perdi produtividade por conta da seca. Hoje, com as condições de chuva, já colhi 25% da minha área plantada de milho. Com o plantio antecipado, trabalhamos com uma expectativa de colher uma boa safra depois”, relatou.

Produtores bem informados
Presente na abertura do evento, o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, destacou que o produtor deve ter atenção para aguentar os altos e baixos da agricultura, principalmente com as variações climáticas. Com isso, segundo ele, adquire-se conhecimento que, sozinho, não é possível alcançar. “Temos maturidade e paciência, mas a parte de comercialização e conhecimento também são primordiais. Precisamos de mais oportunidades como esta, para ouvir profissionais que possam nos contar sobre o cenário atual”, ressaltou.
Ele também lembrou que as palestras do Fórum são tentativas de levar as informações aqueles que mais precisam dela. “Os produtores estão abandonados pelo governo. Já que ninguém faz nada, nós faremos e não mediremos esforços para isso”, enfatizou. Segundo ele, o produto do agronegócio deve ser zelado e não é algo que pode ser descartado sem consequências. “As decisões de hoje não refletem somente aqui, em Mineiros, mas em todos os municípios e todos os setores”, ponderou. “Cuidar da agropecuária é cuidar do futuro do Brasil”, finalizou.
O presidente do Sindicato Rural (SR) de Mineiros, Ionaldo Morais Vilela, agradeceu a Federação por enxergar o potencial do município. Além disso, reiterou a força de vontade dos produtores da cidade. “A verdadeira Mineiros é aquela que acorda cedo, produz e contribui para a economia de Goiás”, bradou.

(Informações: Comunicação Faeg – Juliana Barros e Nayara Pereira)

Nenhum comentário: