quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ENTREVISTA - Zorão: ‘Pretendo ser um vereador que vai cumprir realmente a função do vereador’

Entrevistado na Redação pelo Jornal Cidade na manhã de 28 de outubro, Walmi Mateus da Fonseca (é Walmi sem a letra r), popular Zorão (PT), foi eleito vereador por Uruaçu através da coligação Resgatando a cidadania do povo de Uruaçu 2, que também reúne o PMDB. Sobre bom convívio com a Prefeitura, disse: “O relacionamento do PT com o PMDB hoje é muito bom e eu acho que vamos fazer uma ótima parceria.” Focando as atividades parlamentares: “Eu pretendo ser um vereador que vai cumprir realmente a função do vereador.” A repeito de recursos federais, crê ser possível alcançar grandes conquistas: “Tenho uma referência: meu irmão, que é prefeito de Araguanã, no Norte do Tocantins. O Dino [Noraldino Mateus Fonseca], numa cidade pequena, é o prefeito que mais conseguiu verbas para construir casas populares no Estado.” Pré-candidato a presidente do Poder Legislativo, assinala: “Acostumava dizer que a eleição mais difícil era a de vereador e, hoje eu achei uma mais difícil, que é a para presidência da Câmara.” Leia.

PERFIL
Walmi Mateus da Fonseca (é Walmi mesmo, sem a consoante r), Zorão havia se candidatado em 1992 (160 votos); 2000 (206 [e não 2.006, conforme foi veiculado na edição impressa 148]); e, 2004 (270). Habitante de Uruaçu desde 1967, nasceu em Mara Rosa, fez 49 anos dia 9 de outubro e é técnico em agronomia e agrimensura (via curso técnico pela então Escola Técnica Federal [Goiânia-GO], hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Uruaçu [IFG]). Casado com Edna Maria Florinda Ribeiro Fonseca, é pai de Iago Ribeiro Fonseca e Iasmine Florinda Ribeiro Fonseca. Está na política porque gosta e, “a gente vê que tem como melhorar”, diz.


Zorão (durante entrevista na Redação): “Vou lutar muito junto com a prefeita Solange para resolver os problemas do povo do campo, principalmente a situação das estradas”

Na quarta tentativa, o senhor alcançou a meta de se tornar vereador. O que representa esta vitória?
Representa uma luta de vários anos. A primeira vez que candidatei foi em [19] 92, onde eu obtive 160 votos. Depois, 2000, tive 206. No ano de 2004, 270 e agora eu ganhei, com 415. A gente vem tentando há muitos anos e agora conseguimos realizar esse grande sonho. E tenho o sonho de trabalhar para o povo, por essa importante população de Uruaçu, realizar um trabalho bom junto a Câmara Municipal.

Ao Jornal Cidade, o vereador já disse que um dos motivos seus para adentrar a política é porque avalia que pode melhorá-la em Uruaçu. Isso também é cidadania...
...É preciso melhorar muita coisa na política de nossa cidade, pensando no povo. Devemos governar para o povo de Uruaçu. Eu diria que a cidade e a população devem ser vistas, tratadas de melhor maneira, pois muita coisa não está funcionando. Temos que valorizar o lado humano.

Eleito por ala política aliada à futura Administração, como se será sua atuação na Câmara?
A nossa atuação é de muitos anos no PT e, o PT fez uma aliança a nível nacional com o PMDB, passou para o nível estadual e hoje chegou até Uruaçu. O relacionamento do PT com o PMDB hoje é muito bom e eu acho que vamos fazer uma ótima parceria, haja vista que a nossa cidade não tem um deputado estadual. A gente vai atuar juntamente com os nossos deputados, com os nossos representantes dos níveis estadual e federal. O Carlos Kabral [deputado estadual, do PT], por exemplo, ligou para nós dias atrás se mostrando interessado em colocar emenda já para 2013, colocar agora para o ano que vem. Vamos fazer um trabalho em conjunto, os três vereadores eleitos do PT, para conseguir angariar recursos também apara ajudar a nossa prefeita Solange [Bertulino, do PMDB] cumprir tudo aquilo que nós prometemos durante a campanha, durante todo esse processo de coligação que nós fizemos com o PMDB.

Em muitos casos, edis novatos ficam perdidos ao se envolver exageradamente com o assistencialismo popular, esquecendo quase que totalmente as atividades parlamentares. O senhor pretende de fato praticar a função de vereador?
Sim e, nós vimos ao longo dos anos vereadores de assistencialismo. Às vezes, o papel dele não é aquele. Eu pretendo ser um vereador que vai cumprir realmente a função do vereador. Para se ter uma ideia, aqui existe vereador assistencialista que usa seu carro como se fosse uma ambulância para levar pessoas doentes para Goiânia. Acho que ser vereador não é isso, o vereador tem que trabalhar fazendo o papel de vereador: legislar, e também fiscalizar o Executivo e, isso nós vamos fazer com muita eficiência, com muito trabalho, juntamente com os outros vereadores.

O que não significa afirmar que seu gabinete não atenderá ninguém que esteja em busca de apoio assistencial...
...Com certeza! Quando eu digo que vou fazer um trabalho diferenciado na Câmara, esse tipo de coisa nós estaremos fazendo, mas direcionando as pessoas até os órgãos que cuidam dessa parte. Vamos fazer isso, mas de maneira viável e o gabinete do Zorão não vai ficar fechado não. Não vamos cair no erro do assistencialismo. Assistencialismo por assistencialismo.

O discurso de renovação foi forte na campanha. Considera que os 13 vereadores que atuarão a partir de janeiro espelham novas ideias, disposição coletiva maior?
Creio que cada vereador eleito tem que olhar para trás e ver o povo de Uruaçu, que estava lutando para essa mudança, essa renovação da Câmara. Acho que não vai ser diferente e cada um tem sua responsabilidade de fazer tudo aquilo que o povo está querendo. O povo cobrou isso de nós na campanha, comprova o resultado, em que só dois foram reeleitos [Joeli do Salão, do PMDB e, Robson Pimentel, do PP]. Vejo que cada um tem que fazer o seu trabalho consciente e, a população, quem votou em nós está de olho. Andando na cidade as pessoas falam, parabenizam pela nova Câmara, é uma responsabilidade muito grande de cada eleito. Cada um tem que fazer a sua parte.

O vereador possui laços com o setor Oeste, que é grande e carece de benefícios. Vai lutar por aquela região?
Fui criado na vila Xique-Xique, que fica mais acima, mas tenho uma ligação muito forte com o setor Oeste, onde tenho vários amigos, sei das dificuldades de lá e como se encontra. Existe no projeto da prefeita, no programa de governo a criação de um parque naquela região para que as pessoas façam suas caminhadas, suas atividades físicas, tenham seus momentos de lazer. Lógico que vamos cuidar muito daquela área da cidade, vamos ajudar a prefeita cumprir tudo aquilo que prometeu durante a campanha. Quando a nossa coligação majoritária foi elaborar o plano de governo nós participamos e sugerimos que fosse gramado o campo Salvador de Andrade, mais conhecido como Caldeirão do Diabo. Está no plano de governo da prefeita eleita. Vamos lutar também para que se construa um ginásio de esportes no setor Oeste, para atender a população daquela região.

Ainda focando a região, fale sobre outros segmentos.
Quando falamos do setor Oeste abrange tudo ali. Tem um Posto de Saúde perto da vila Xique-Xique, somando com a vila Mandacaru e, que atende mais o povo da zona rural. E lá mais embaixo tem um Posto de Saúde, na Vila Primavera. Não sei ainda se a prefeita vai instalar mais um Posto de Saúde ou não, mas vamos lutar por mais um, porque a região é muito grande, cresceu bastante e avalio que necessita. Certamente teremos mais um, torço! E com certeza, deveria mesmo ser ali pela região do setor Oeste em si, que já fica distante da vila Primavera.

Dia que o urbanismo uruaçuense está defasado?
Vamos estar lutando bastante por aquela região e como eu disse, vivi muitos anos de minha vida ali, conheço todo mundo, tenho laços muito fortes no setor Oeste. Sabemos, também, da dificuldade quanto ao asfalto de tudo ali. Inclusive, o prefeito [Lourencinho, PP], de última hora mandou fazer um asfalto e não terminou. A chuva veio e já está levando tudo. Vamos também estar lutando para que as ruas sejam asfaltadas e para que o asfalto existente seja melhorado. No setor Oeste e em outros bairros de Uruaçu, pois a nossa cidade realmente precisa de melhoras.

Devido a sua profissão, técnico em agronomia e agrimensura, tem ligação com a zona rural. O que pretende fazer em favor dessa parte uruaçuense?
Além da minha profissão, pela qual atuo também na zona rural, o que me permite conhecer todo o Município, eu também sou um sitiante, tenho um sítio lá no Riachão [reduto rural uruaçuense]. Eu tive bastante apoio desse pessoal lá da zona rural, pois me conhecem há muitos anos e sabe do nosso trabalho. Conhecemos as dificuldades deles, principalmente as estradas, que estão em situação muito difícil. O nosso Município foi deixado de lado na questão das estradas e hoje a pessoa tem dificuldade para fazer as coisas, vir na cidade. Está muito complicada essa questão e, vamos lutar muito nessa área porque é algo que sabemos: o homem do campo precisa de um apoio da Prefeitura, a questão das estradas é o que eles mais reclamam, dizendo: ‘Nossas estradas estão acabadas, o prefeito nosso não fez nada que melhorasse essa parte.’. E eu, como vereador, vou lutar muito junto com a prefeita Solange para resolver os problemas do povo do campo, principalmente a situação das estradas.

Recursos federais, delimitando os três últimos mandatos em Uruaçu: a prefeita Marisa Araújo (PMDB) (2001-2004 e 2005-2008) soube constituir e usufruir de parcerias, em especial com o congressista Pedro Chaves (PMDB). Já o prefeito Lourencinho (2009-2012) não praticou parceria significante. O PT, seu partido, comanda o Palácio do Planalto desde janeiro de 2003. O senhor vê com bons olhos a possibilidade de a cidade voltar a receber recursos volumosos, como recebeu durante as gestões Marisa?
Eu tenho uma referência: meu irmão, que é prefeito de Araguanã, no Norte do Tocantins. O Dino [Noraldino Mateus Fonseca], numa cidade pequena, e ele está no segundo mandato, é o prefeito que mais conseguiu verbas para construir casas populares no Estado. Construiu quase oitocentas casas e conversando com ele, que vai mudar para Uruaçu, está voltando para cá, ganhamos experiência. Ele está analisando várias questões para saber com o que vai mexer [profissionalmente, em Uruaçu]. Estava comentando, me explicando que tem verbas demais [no governo federal], principalmente para a área da Habitação. Passando aqui recentemente viu a sede da Associação dos Quilombolas [Associação Quilombola João Borges Vieira], ficou surpreso e se encontrou com a Domingas [Gouveia de Carvalho, atual presidente da entidade]. Estava de passagem para Brasília, tinha agendado para conversar com o senador João Ribeiro, do Tocantins, em Brasília, disse para ela que queria levá-la para dialogar com o senador, pois assim a Domingas poderia ver em Brasília o tanto de verba que tem.

Apoio importante.
O Dino disse para ela: ‘Vou levar você para ver o tanto de verba que tem, principalmente para a Habitação, para a moradia de famílias Quilombolas, indígenas. Ele conseguiu muitas casas populares para Araguanã através da Associação de lá. O senador explicou e a Domingas voltou entusiasmada. Eu fui conhecer a Domingas, pessoa trabalhadora e que vem fazendo um trabalho bom, mas que não tem apoio necessário. Comprometi com ela também e já falei até com a Solange, para arrumar uma área para a Associação construir a sua sede, que hoje funciona em um ponto emprestado pela Prefeitura. Estamos trabalhando nesse sentido e a Solange disse: ‘Deixe para o ano que vem!’. Então, vamos conseguir uma área. Através desse elo que meu irmão tem em Brasília e, nós temos como contar com a experiência dele, podemos colocar a Solange para conversar com o meu irmão, que poderia passar experiências próprias com detalhes. Assim, corrermos atrás desses benefícios. O Dino conhece muito sobre o assunto, o que ele arrumou para o Município de Araguanã vamos usar como experiência para ver se conseguimos trazer para Uruaçu, em especial nesse setor da Habitação. Vemos que a deficiência é muito grande aqui, o pessoal está precisando de casa e Uruaçu não é diferente dos outros lugares.

Mesa diretora 2013: tem dialogado com os demais 12 companheiros?
Sim. Temos dialogado, estamos procurando apoio dos vereadores eleitos, estamos conversando, mas eu acostumava dizer que a eleição mais difícil era a de vereador e, hoje eu achei uma mais difícil, que é a para presidência da Câmara. Quase todos que eu conversei são pré-candidatos, estão querendo ser presidente da Câmara. Estamos lutando, conversando, existe um compromisso com o PMDB, que é um compromisso feito na época em que fomos fazer aliança com a coligação. Era com o PMDB, PSB e o PC do B. A coligação não tinha a Solange ainda como candidata, era a Eunice [Professora Eunice, do PMDB, que em 17 de agosto foi substituída] nossa candidata a prefeita...

...Existiu então, de fato, acordo verbal para que um nome do PT fosse apoiado para a presidência da Câmara por agora?
Naquela disputa, para ver quem seria o vice da Eunice, se seria do PT ou seria do PSB, houve um compromisso do PMDB: se o PSB indicasse a vice nós teríamos condições de pleitear a presidência da Câmara se acaso elegesse um vereador. Hoje nós estamos com três vereadores, fizemos a maior bancada, ela é a do PT e, o PMDB pronunciou que vai apoiar o candidato do PT. Que seja um de nós três, eu, o Jairo Balbino ou o Paulinho da Ambulância. Mas o PSB fala que escutou a conversa, mas não prometeu isso para nós. Mas o PMDB está firme para cumprir o que foi combinado e acreditamos que na hora certa o PMDB, a Solange vai colocar a mão e vai nos ajudar a chegar à presidência da Câmara. Um de nós três.

De preferência, sem atrito algum, diria assim?
Temos muito cuidado com isso. É a vida nossa, que foi sempre tranquila e vamos lutar até o último minuto para ser o presidente da Câmara, mas sem rancor, mágoa. Se não der, não deu, vamos continuar lutando. Tem mais três anos pela frente, são quatro anos e se não for agora, quem sabe não fazemos uma parceria que consiga agregar mais algumas pessoas dentro da Câmara. Daí, vemos se da próxima vez, quem sabe, no outro ano, posso conseguir.

Presidente ou não, seu trabalho será pautado pela seriedade e responsabilidade, dedicação ao patrimônio público. É isso?
Com muita dedicação e tranquilidade. Ao longo da nossa vida sempre fomos assim. Por que mudar, querer fazer coisas que não fazíamos antes? Pode a população ter certeza que vamos fazer uma Administração transparente, que teremos um trabalho responsável, como presidente ou não.

Fale sobre o crescimento do PT, nacionalmente, no Estado e em Uruaçu.
O PT cresceu muito a nível nacional, estadual e municipal. Foi um dos partidos que mais cresceu. Estive em uma reunião em Goiânia atendendo convite do Rubens Otoni [deputado federal petista por Goiás]. Fomos nós três, vereadores eleitos e, e todos os eleitos do Estado. Lá [durante Plenária, realizada dia 20 de outubro] ele deixou uma planilha para nós podermos analisar ainda mais o crescimento do nosso partido. O PT foi o que mais cresceu, a nível nacional. Na campanha de 2008, ele teve 4.164 vereadores eleitos e hoje o PT elegeu 5.164, com um crescimento de mil vereadores. Número de prefeitos: nós crescemos a nível nacional, pois tínhamos 558 Prefeituras e chegamos a 626 em 2012. E, estamos disputando mais seis capitais no segundo turno. Em Goiás não foi diferente e, reelegemos Antonio Gomide em Anápolis, com a maior votação proporcional do Brasil. Ele teve quase 90 por cento dos votos válidos. Para completar, a única capital que elegeu prefeito do PT no primeiro turno foi Goiânia, com o Paulo Garcia. Vemos agora na nossa cidade: nós nunca tínhamos eleito um vereador e dessa vez fizemos a maior bancada, historicamente fizemos três vereadores e, acho que isso foi devido as boas gestões do Lula [presidente da República nos mandatos 2003-2006 e 2007-2010]. Os oito anos dele e os dois agora da Dilma [Rousseff, também petista]. O PT cresceu a nível nacional, estadual e, aqui em Uruaçu não foi diferente. Acompanhamos o crescimento.
Nota da Redação: no segundo turno, o PT foi vitorioso em mais oito cidades, das quais três capitais: São Paulo-SP, João Pessoa-PB e Rio Branco-AC

Em 2014, o PT sairá ainda maior das urnas?
Com certeza. Olhando o gráfico vemos o PT crescendo todos os anos, em todas as campanhas e vai se consolidando como um partido de maior crescimento. Em Goiás nós temos bons administradores e algum deles pode ser candidato a governador do nosso Estado - Antonio Gomide, Paulo Garcia, com grandes possibilidades. Temos o Rubens Otoni, que se não tentar reeleição, sairia para governador ou para o Senado. Nomes não faltam para nós. O PT está com uma meta: os deputados estaduais que temos hoje podem sair todos candidatos a deputado federal, para a fila andar e, com certeza vir outros nomes [se lançando candidatos a deputado estadual] para o PT crescer ainda mais. Vemos com bons olhos a próxima campanha - deputados, governador, senador, presidente e com certeza vamos ficar mais fortes. Mas não podemos deixar também desmanchar o que está sendo feito pela base aliada e, temos que respeitar o PMDB, que está de olho nas vagas de governador, para o Senado [em Goiás, no caso]. O próprio Júnior do Friboi, do PSB [vice-presidente regional em Goiás], é pré-candidato a governador. Vejo com bons olhos que o PT tem grandes chances de conseguir, juntamente com a base aliada, resolver os problemas do nosso Estado, elegendo um governador da base aliada.

Como analisa a presença forte de aliados de seu grupo político durante a campanha uruaçuense?
Foi uma força boa que nós tivemos na campanha. O PMDB trouxe os deputados estaduais Bruno Peixoto e Samuel Belchior e, o federal Pedro Chaves. O PT trouxe os estaduais Mauro Rubem e Luis Cesar Bueno; os deputados federais Rubens Otoni e Marina Sant’Ana; o Macário [Antônio Macário Carlos, um dos três vice-presidentes petistas em Goiás]; o Pedro Wilson [secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, o MMA]. O PSB trouxe o Júnior do Friboi e outros nomes [como Robledo Resende, coordenador Político e Jurídico da sigla no Norte e no Vale do São Patrício goianos]. Foi de grande importância para nós e, eles prometeram que vão nos ajudar. Ajudar a Solange trazer os benefícios que precisamos. Nós vamos estar juntos cobrando deles também, principalmente do nosso partido. Isso tudo foi importante para nós do PT, do PSB, do PC do B e também para o PMDB chegar à vitória.

No que depender do gabinete do vereador Zorão, Dilma Roussef visitará Uruaçu?
Com certeza! A Dilma já esteve em Goiás, inclusive na região e, certamente vai voltar. Por que não em Uruaçu? Vamos torcer para que ela conclua rápido essas grandes obras que vão melhorar muito a nossa região e cidade: a Ferrovia Norte-Sul [FNS], a BR-080, dar início a Ferrovia Leste-Oeste. Torcemos muito para essas obras se concretizarem o mais rápido possível. No que depender do vereador Zorão, de nós e do PT vamos trazê-la sim, a nossa presidente Dilma viria sim. O Lula esteve aqui [dia 19 de abril de 1994], quando estava percorrendo o Brasil com a Caravana da Cidadania. Rodou o País todo de ônibus e passou por aqui, quando nós improvisamos palanque com caminhão cedido pelo Paulo Cerea, com um pouco de gente ficando no palanque e um pouco lá embaixo, para aplaudir. Era pouca gente. Mas fizemos uma espécie de comício e graças a Deus deu tudo certo. Tinha concorrido uma vez, não ganhou, tentou mais duas vezes, não ganhou, até que venceu duas vezes e, foi o melhor presidente da história do Brasil, na minha opinião. E, agora a Dilma está dando continuidade e fazendo um ótimo trabalho.

Mais alguma observação?
Agradeço ao Jornal Cidade pela oportunidade. O veículo faz um ótimo trabalho, levando as notícias para o internauta e o leitor. Agradecer também ao povo de Uruaçu, aos que votaram no vereador Zorão, que confiaram. Com certeza, vou fazer de tudo para não decepcionar ninguém.


Zorão (em santinho): “Em Goiás nós temos bons administradores e algum deles pode ser candidato a governador do nosso Estado - Antonio Gomide, Paulo Garcia, com grandes possibilidades. Temos o Rubens Otoni, que se não tentar reeleição, sairia para governador ou para o Senado”

Uruaçu 08/11/12 (com ajustes técnicos) - (Jota Marcelo e Márcia Cristina - Jornal Cidade [postagem original]). Nota: esta entrevista está postada no site do Jornal Cidade - www.jotacidade.com/Regionais -, e no Blog do JORNAL CIDADE/Personalidades - http://blogdojornalcidade.blogspot.com.br/. Outras informações: coluna Agenda Política, do referido site. Postagem: Marcello Dantas

Nenhum comentário: