quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Taroba: ‘Eu quero fazer diferente para o bem’

Batizado Antônio de Sousa Reis, Taroba (PSB) foi o vereadoriável mais votado nas Eleições/2012 de Uruaçu, recebendo 644 votos, conquistados por meio do empenho de muita gente que o ajudou, onde falaram alto a seriedade, determinação, humildade, o diálogo, franco contato com a população e os compromissos públicos legais e qualificados expostos. Focado imediatamente no bom andamento da Câmara Municipal, na fiscalização e no trabalho de análises, debates e aprovação ou não de projetos, leis, indicações, na regência da futura legislatura, no trabalho da Administração 2013-2016, ele vai além das atividades parlamentares que pretende praticar e, considera ser vital atuar também em prol de causas que visam melhorar de forma coletiva as vidas das pessoas. Defensor de saúde pública eficiente e de urgente faxina em Uruaçu, diz que a humildade reina na frente dele, sem mudança de comportamento. “Eu estou vereador eleito, sou apenas um instrumento da sociedade, quero fazer um trabalho diferente, eu quero fazer diferente para o bem”, relata. Taroba, que vai empossar dia 1º de janeiro próximo os vereadores, a prefeita e o vice-prefeito, abre a série de entrevistas que o Jornal Cidade idealizou realizar com os 13 parlamentares vitoriosos.

PERFIL
Antônio de Sousa Reis (Taroba) (PSB), vitorioso com 644 votos em 2012, havia saído candidato duas vezes anteriormente: 2004 (247 votos) e 2008 (309 votos). Agente de Polícia (investigador), trabalha há 21 anos na Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO). Cursou História na Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Unidade Uruaçu e é pós-graduado em História e Cultura Afro-Brasileira. Em 1º de janeiro de 2013, dia da posse, completará 42 anos. Nascido em Itabuna-BA, mudou para Uruaçu com dois anos. É casado há 20 anos com Luciana Alves da Silva Reis, com quem tem as filhas Paula Pollini Silva Reis e Vanessa Silva Reis.


Taroba (durante entrevista na Redação e, em santinho): “Esporte: estamos vendo a maioria das crianças, dos adolescentes envolvida com drogas e sabemos muito bem que a questão do esporte tira essas crianças disso daí”



O que representa vencer, ainda mais em primeiro lugar?
Primeiramente, vencer é o objetivo de todos. A expressão de votos, ser campeão de votos é uma alegria muito grande, ficar sabendo nas urnas que as pessoas decretaram seus desejos, suas vontades, fruto de um grande trabalho também que a gente vem buscando há três Eleições.

De onde vieram os seus votos?
Estive comentando com alguns colegas que o Taroba não é candidato de uma única área, de um único setor. Graças a Deus, com o meu trabalho, com o meu jeito de ser, o Taroba é pulverizado em toda a cidade de Uruaçu, mas logicamente tem seu berço, o bairro São Vicente, o Jardim Bela Vista, onde eu moro hoje, tem o setor Aeroporto. Então, são setores onde eu fui criado, mais próximos. Mas isso não quer dizer que eu não tenha tido voto no setor Oeste, na Vila Dourada, Xique-xique e eu tenho certeza, igual nas outras campanhas, eu tive voto praticamente em todas as Seções. Eu tenho certeza que dessa vez foi da mesma forma.

Que análise faz do crescimento de seu partido, o PSB, em Uruaçu, Goiás e no Brasil, através do processo sucessório 2012?
O PSB é uma sigla bastante importante no cenário estadual e está despontando agora no cenário nacional. E o PSB de Uruaçu - eu nem gosto de falar que é o PSB de Uruaçu, é a família PSB de Uruaçu -, tem um grupo muito unido. Nós tivemos a sabedoria no momento da escolha do vice [-prefeito]. De início nós colocamos ele como pré-candidato a prefeito [comentando sobre o vice-prefeitável eleito professor Francisco]. Sabíamos do potencial do PSB e do Professor Francisco e, assim decidimos com muita sabedoria essa questão do vice. Depois foi jogada a bola para vice. É o PSB, com muita inteligência, sabedoria mesmo, vendo a necessidade de eleger pessoas boas para a cidade de Uruaçu. Colocamos o nome do Professor Francisco juntamente com a cúpula do PMDB, juntamente com o PSB, PT e PC do B.

Qual é a importância da relação respeitosa entre os Poderes?
Tenho colocado o seguinte: eu estou vereador eleito, eu sou apenas um instrumento da sociedade, eu quero fazer um trabalho diferente, quero sim compartilhar as decisões com alguns que a gente não consegue compartilhar, com todos sabendo que sou apenas um representante de toda sociedade. Quero, assim, nas decisões mais picantes sempre estar conversando com um, com outro, para estar dividindo essas responsabilidades. Podem ficar tranquilos, o Poder Executivo, os companheiros do Legislativo, Judiciário, quanto a resposta para a sociedade. O Taroba não veio para impor nada, atrapalhar a administração e, sim o Taroba colocou o seu nome à disposição porque ele via a necessidade de um trabalho diferente e não é porque eu estou aqui agora que vou fazer diferente. Eu quero fazer diferente para o bem.

Quais são as áreas que mais defende?
Eu não poderia deixar de defender de jeito nenhum a bandeira da saúde pública, de forma alguma. É onde passa toda sociedade de Uruaçu e, você quer saber os problemas da cidade vai até um Posto de Saúde, ao Cais [Unidade Municipal de Pronto Atendimento, a UMPA, também chamada de Ambulatório 24 Horas - Centro de Assistência Integral à Saúde]. Você vai ver. Questão do esporte: estamos vendo a maioria das crianças, dos adolescentes, envolvida com drogas e sabemos muito bem que a questão do esporte tira essas crianças disso daí, haja vista que isso aconteceu com a gente. Nós [geração - infância, adolescência -, do entrevistado] não tivemos esse contato com drogas, pois vivíamos para o esporte. Dessa mesma forma, eu vejo que essas bandeiras têm que ser analisadas. Analisadas e repensadas pelo poder público. E a questão da segurança, se todos esses focos forem combatidos antes, a segurança vai ter bem menos trabalho. É uma questão que está inerente a minha pessoa, eu sou policial civil. Então, eu não poderia deixar de jeito nenhum de defender também a bandeira da segurança...

...Inclusive a segurança no campo, com melhor estrutura, envolvendo patrulhas agrícolas?
Tranquilamente. É uma forma de estar dando respaldo maior aos fazendeiros da nossa cidade. Nessa questão agrícola, muitos e muitos estão sofrendo. Eu estou trabalhando atualmente em Campinorte [cidade vizinha de Uruaçu] e, muitos fazendeiros de lá têm sofrido. Aqui já teve um foco maior, só que agora parece que diminuiu um pouco, mas nós não podemos sossegar, deixando, pensando que não vai acontecer mais. Essa patrulha tem que estar sempre funcionando sim.

Apesar da onda do turismo e do fato de ser o portal de entrada do Norte goiano - partindo das capitais Goiânia e Brasília -, há tempos Uruaçu é uma cidade feia, encardida, de cenários sofríveis e degradantes (inclusive no Centro), começando pelas lixeiras, passando pelas praças, indo aos parques. Existe a sensação de que Uruaçu jamais terá ordem urbanística, ainda mais com o surgimento de loteamentos irregulares. A cidade carece de verdadeira faxina. Concorda vereador?
O Jornal Cidade usou um termo que eu usei na campanha toda. As pessoas me perguntavam sobre a questão de projetos e eu falava: o primeiro projeto do Taroba é a faxina, porque não adianta eu chegar lá e falar para as pessoas no meio da campanha que vou fazer isso, aquilo e chegar lá e deparar com uma situação totalmente diferente, mas a questão do urbanismo, pode ficar tranquila população, pois junto ao Poder Executivo vou abraçar a causa. Abraçar, junto com os demais vereadores, com toda a Prefeitura...

...É preciso uma ação de fato. Isso?...
...No que depender do Taroba para revitalizar as praças, melhorar a coleta do lixo, efetuar pinturas para dar visibilidade maior e deixar mais bonita a nossa cidade, eu realmente quero ajudar acontecer. Eu sei a importância de Uruaçu no cenário estadual e no cenário nacional e, só através de uma política clara, bonita, é que daremos visibilidade ao todo. Daqui a pouco os candidatos [de 2014] estarão aqui tentando pegar votos. Nada mais, nada menos do que a gente dar condição bonita na nossa cidade, dar resposta para eles. Vão vir aqui buscar os votos e, a gente tem que ter uma parceria: ajudarmos que nos ajudar. Eu havia conversado várias vezes com a [então] candidata Solange [Bertulino, do PMDB - hoje prefeita eleita], colocando a questão de toda a estrutura estar ligada a pessoas realmente capacitadas.

Peças certas em lugares certos.
Eu acredito que o que está acontecendo com a nossa cidade, o abandono, seja porque não colocaram nas mãos de pessoas que deveriam estar corretamente. Pessoas que realmente vestem a camisa de Uruaçu, porque é simples o Taroba chegar lá e falar assim: o Taroba é secretário de Desporto. O Taroba entende de esportes? Fulano vai trabalhar na limpeza pública... Mas o que ele entende de limpeza pública? É porque ele já varria ali e ele vai entender? Não e, eu acho que tudo é projeto, buscar proveito na sociedade sim, mas com pessoas capacitadas para isso. Existem pessoas que nascem com esses dons, mas certas pessoas nascem também com o objetivo de buscar melhoras. Então, podem contar sim com o Taroba para estarmos desenvolvendo projetos na área do urbanismo. A questão dos loteamentos que estão surgindo: eu mesmo preocupo muito com esses loteamentos porque estou vendo simplesmente chegarem aí e, lançar os loteamentos. Estão passando uma borra asfáltica, não estou vendo rede de esgoto. Futuramente vai ter que cortar tudo, vai ter que abalar as estruturas das residências, é uma coisa preocupante, apesar que desenvolve a cidade, traz mais receita para a cidade, é importante isso,  mais um cantinho para aquela família que não tinha o seu lar, porém tem que ser repensada a forma, já que foi dada a autorização para uma empresa xis criar esse ou aquele loteamento. Nada mais nada menos do que colocarmos também a questão do saneamento e muito mais. Tudo isso tem que ser repensado.

Fale sobre a importância de o Município firmar parcerias - tudo dentro das normas -, como por exemplo, com o Governo de Goiás, com o governo federal e com a bancada goiana no Congresso.
Essa questão é muito importante. Interessante ter sido colocada, porque eu sempre digo o seguinte: nas Eleições sempre colocam que Uruaçu está sempre contra o governo [administração pública estadual].  Eu não acredito nisso, eu não posso acreditar numa coisa dessa, porque nesse momento temos que largar os interesses dos partidos e olhar para a sociedade em um todo. Esse momento de sigla é só na campanha, com um aqui, outro ali, um fala disso, outro daquilo. Nós temos que acabar com isso, precisamos acabar com isso, porque a partir de janeiro vão sentar os treze vereadores junto com a prefeita. Vamos lá em Goiânia tentar marcar uma audiência com o governador para trazer recursos para nossa cidade. Ele [Marconi Perillo, do PSDB] é governador do Estado de Goiás, ele não pode excluir Uruaçu do cenário do Estado, ele tem sim que nos atender, as receitas vão para o Estado também. Nós sabemos que do governo estadual vem para nós parte do que é repassado para ele. Ele tem que fazer os repasses para os Municípios. Não podemos distanciar do governo...

...E no plano federal?...
...Questão dos deputados federais e senadores, irmos na capital federal Brasília: precisamos sim repensar essa questão e eu quero estar sempre junto com a prefeita, junto com os demais vereadores. Eu até estava elogiando a Câmara, os que foram eleitos agora, pois penso que não são melhores que os outros que estão saindo, mas são pessoas com gás, com vontade de trabalhar agora e que podem estar revendo essa questão. Tem o pessoal do PT que está aí, tem o Rubens Otoni [deputado federal pelo PT], temos o [vice-presidente estadual do PSB] Junior do Friboi, empresário forte no cenário mundial que pode nos ajudar articular isso, temos o [presidente estadual do PSB] Barbosa Neto, ex-deputado [federal], o Pedro Chaves [deputado federal pelo PMDB], que chegou aqui e nos deu o maior apoio no palanque. Vieram o Samuel Belchior, deputado [PMDB, estadual], Bruno Peixoto [PMDB, deputado estadual], o Mauro Rubem, deputado [PT, estadual]. São pessoas que podem e devem ajudar, são pessoas que vieram aqui e com certeza vão voltar aqui para pedir os votos e, se retribuírem todos os nossos pedidos, com certeza, nós iremos ajudar.

No encerramento da entrevista, faça os seus agradecimentos.
Eu não poderia deixar, de forma alguma, de agradecer primeiramente a Deus por ter me dado essa oportunidade, por ter deixado o Taroba disputar as Eleições. Taroba é nascido de um berço bem humilde, para não dizer pobre, bem humilde, humilde. Pobre é de espírito! Não poderia deixar de agradecer a minha mãe [Domingas], sobre quem eu falo: é uma guerreira, pessoa que ficou com cinco filhos e criou sozinha, desde eu com idade de dois anos, o mais velho de três para quatro anos, ela criou só. Meus pais separaram, ele foi para o Pará... Na verdade, nós somos baianos! Então eu não poderia deixar de agradecer a minha guerreira, a minha mãe, que está comemorando até hoje [vitórias nas urnas em Uruaçu]. Ela é uma pessoa que não tem condição [financeira]. E, todos aqueles colaboradores, aquelas pessoas que me ajudaram na campanha, mesmo todas aquelas pessoas que torceram por mim de uma forma ou de outra, as que não puderam votar no Taroba porque tinha um parente, um amigo mais próximo para votar, mas que torceram pelo Taroba e que vêm torcendo. Eu deixo bem claro para as pessoas que eu irei dar o meu máximo, o máximo mesmo para fazer um trabalho diferente, um trabalho bem bonito lá na Câmara, honrar os 644 votos que nós obtivemos. A vitória não é do Taroba, a vitória é de toda a cidade de Uruaçu. Eu quero agradecer todo mundo mesmo de coração! Não quero cometer o erro aqui de estar agradecendo pessoas. São inúmeras as pessoas que me ajudaram, desde a criancinha que me ajudou muito cantando a musiquinha, que fizeram com que os pais enjoassem do nome e do número e, que na hora se esqueceram, mas cantaram a musiquinha e lembraram de votar no Taroba. Todas as crianças, todo mundo, colaboradores que me ajudaram.

O Taroba é candidato a presidente da Câmara para 2013?
Sim! Estou político, sou político nesse momento, campeão de votos. Quero sim conversar com meus colegas, quero ver a possibilidade de o Taroba ser realmente o presidente da Câmara. Não só presidente na primeira sessão e sim presidente no primeiro ano.

Uruaçu 1º/11/12 (com ajustes técnicos) - (Jota Marcelo e Márcia Cristina - Jornal Cidade [postagem original]). Nota da Redação: esta entrevista está postada no site do Jornal Cidade, www.jotacidade.com/Regionais. Outras informações: coluna Agenda Política, do referido site

Nenhum comentário: