sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Solange Bertulino: ‘É sempre bom lembrar de onde você vem para nunca se esquecer para onde você vai’

A prefeita eleita de Uruaçu, Solange Bertulino (PMDB), visitou a Redação do Jornal Cidade na manhã de 30 de outubro, quando foi entrevistada pelos editores Jota Marcelo e Márcia Cristina. Acompanhada de Ademir Sandoval e Evisio Silva, presidente e vice-presidente do PMDB local; e, de Marciel Lázaro Araújo Silva (militante e aliado atuante), a nova chefe do Poder Executivo municipal respondeu a mais que 50 questões. As respostas, publicadas em diferentes edições (quinzenas 1º a 15 de novembro e 16 a 30 de novembro), abrangem série de assuntos, onde o interesse coletivo se evidencia. Antes, o atrativo ganha postagem (em dois tópicos, blocos [todo o conteúdo da presente postagem é o primeiro tópico]) no site www.jotacidade.com, link Municipais e, no Blog do Jornal Cidade. Neste primeiro tópico (o segundo será postado também em Municipais/publicado em poucos dias também no impresso), ela tece comentários a respeito da campanha eleitoral (reportagem principal); da transição e formação do governo municipal (primeira submatéria); e, sobre a área turística (segunda submatéria), inclusive sobre o Carnaval/2013. Leia e indique.


Entre 8h55 e 12h13 de 30 de outubro, Solange Bertulino (centro), prefeita eleita de Uruaçu, esteve na Redação do JC, quando foi entrevistada pelo casal de editores Márcia Cristina/Jota Marcelo (esq.). Se fazia acompanhada de Marciel Silva (militante peemedebista); Evisio Silva (vice-presidente do PMDB) e Ademir Sandoval (dir.)


Solange Bertulino: respostas envolvendo temas diversos e sobre o Carnaval/2013 antecipou: serão cinco noites de evento, através de três atrações musicais nacionais e duas atrações musicais estaduais


Solange Bertulino (ladeada por Ademir [esq.] e Evisio): “Minha vida foi pautada sempre com muita humildade, mas sempre centralizada pelo respeito, pela humildade e construção de projetos através do trabalho”

Agosto de 2007, mensagem do convite da cerimônia de posse da senhora para presidir a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uruaçu (Aciau) em segundo mandato: ‘O caminho do sucesso está sempre em construção.’. Seria um caminho e uma construção permanentes?
Com certeza. Na verdade, o sucesso é construído de maneira partilhada, pois para que você tenha sucesso no seu planejamento precisa haver construção e essa construção se faz passo a passo, dia a dia, ou seja, não tem outra forma. O sucesso simplesmente não chega, ele é construído e ele é buscado.

Relate alguns fatores primordiais que contribuíram para com a vitória da chapa Solange Bertulino/Professor Francisco (PSB).
Pois bem, alguns fatores: desejo de mudança, a vontade de ver uma cidade mais desenvolvida, uma cidade que fosse respeitada lá fora e uma cidade onde seu povo, principalmente, tivesse acesso a coisas primordiais para que a cidadania aconteça, da mesma forma a Saúde Pública, Educação, a qualidade de vida. O desejo maior, o ensejo maior que eu vejo nesse processo é realmente querer uma Uruaçu melhor através das mudanças e, foi isso o que realmente aconteceu. Tem também o apoio dos companheiros, a garra, a coragem, a vontade de mudar os rumos da história. Teve aceitação do povo, com esse mesmo desejo e dentre diferentes desejos, existiu um conjunto, porque como o sucesso é construído pausadamente, através de projetos, fragmentos um após o outro, foi um conjunto. Conjunto de desejo, querer, fé, coragem, busca e, tudo isso levou a vitória no dia 7 de outubro.

Na última edição, o JC atribuiu à senhora, entre outros títulos, o de roceira. Teve gente que detestou isso, mas por ter levado o caso para outro lado. Fale sobre a sua infância e adolescência.
Pois bem, eu não sei se a maioria de vocês me conhece [se referindo aos presentes na Redação, citados na abertura da reportagem]. Eu penso que sim, pois estamos em um grupo restrito, companheiros de longa data, amigos de uma vida que a gente conviveu e convive nessa nossa querida Uruaçu, desde tempos primórdios em outras funções, estando locados em outras funções. Eu sou de uma origem humilde, meus pais também. O meu pai, para quem não sabe, é motorista de caminhão aposentado pela Prefeitura [de Uruaçu]. Minha mãe era servidora da Câmara Municipal [de Uruaçu], era auxiliar de serviços gerais. Antes, ela trabalhou também na [Secretaria Municipal de] Promoção Social [de Uruaçu] como costureira. Anterior a isso, minha mãe era servidora contratada pelo Estado nos colégios e, trabalhou no Colégio Estadual [Escola Estadual Dr. Francisco Antônio de Azevedo] e no Alfredo Nasser [Colégio Estadual Alfredo Nasser]. Então, assim, minha vida foi pautada sempre com muita humildade, mas sempre centralizada pelo respeito, pela humildade e construção de projetos através do trabalho...

...Tem orgulho da origem...
...Eu não vejo nenhum problema dizer sobre minha origem roceira, visto que roceiro engloba diversos adjetivos, porque ser roceiro é você ser humilde, estar aberto a aprender, é você utilizar as experiências, seja de qual nível intelectual que for para que você possa fazer o seu projeto crescer em nível de uma série de coisas. Minha origem é humilde, eu fui nascida naquele [lugar, reduto] Córrego do Macaco [zona rural de Uruaçu]. Na verdade, quando meus pais casaram, como tinham primos que moravam naquela região - minha família é centralizada naquela região -, tinha um ranchinho na beira do Macaco... Tem a ponte, que vai para o Matão e tinha um ranchinho ali... Meus pais casaram ali, e ali eu nasci. Eu nasci ali na beira do Córrego do Macaco, em Geriaçu, Município de Uruaçu, famoso [Povoado do] Matão. Tenho a maior honra de ser do Matão, do Geriaçu-Matão, das beiras do Macaco e tenho o maior orgulho de ter os meus pais, trabalhadores, servidores. Minha mãe, que hoje não está aqui, mas que foi uma grande mulher, uma grande guerreira, que ensinou, junto com meu pai, os valores para a gente do que é ser simples, humilde, trabalhador e, conquistar sempre as coisas materiais com a força do trabalho.

Chegou à cidade com quantos anos?
De lá para cá, eu vim com mais ou menos dois, três anos de idade. Estudei todo o ensino fundamental em escola pública. Estudei no Dom Prada [Escola Estadual Dom Prada], Bernardo Sayão [Escola Estadual Bernardo Sayão], Alfredo Nasser até [a então] 5ª Série. Depois cursei através de bolsa, conseguida pela minha mãe, no Colégio Nossa Senhora Aparecida e, no qual eu me formei, naquela época, normalista. De lá para cá adquiri família, casei, depois tive meus filhos, adentrei na Universidade Estadual de Goiás [a UEG, Unidade Universitária de Uruaçu], vindo de um vestibular. Depois que terminei, fiz alguns cursos, pós-graduação na área de Gestão de Pessoas, em área administrativa e, fui professora durante um tempo da minha vida. Fui funcionária pública estadual mais ou menos seis anos, lecionando no Colégio Alfredo Nasser, onde eu ocupei o cargo de professora e coordenadora. Funcionária de empresa privada na educação, lecionando na Escola  Pirâmides do Saber. Trabalhei no comércio e por último, agora, temos a nossa empresa, que é a Ellos Calçados. Então, pode observar que foi uma vida inteira pautada sempre no trabalho pela busca, companheirismo pelo partilhar de ideias e conhecimentos. Me sinto honrada, sinto honrada e na verdade, é sempre bom lembrar de onde você vem para nunca se esquecer para onde você vai [todas as representações públicas e privadas citadas permanecem com suas atividades funcionando normalmente e são referências na cidade].

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), envolvendo os dois turnos: em um universo de 15.054 concorrentes, dos quais 2.014 feministas, a senhora foi uma das 670 mulheres prefeitáveis eleitas. Mais integrantes da ala feminina devia se candidatar no Brasil? Mais mulheres poderiam ser eleitas?
Eu sou uma defensora ferrenha e quero aqui sempre empunhar a bandeira na busca pelo espaço para a mulher, a ala feminina. [Após citar e comentar números nacionais, envolvendo candidaturas e vitórias políticas femininas] Isso mostra a inserção das mulheres em cargos políticos e é, bom porque a atuação das mulheres é importante em todos os setores, inclusive no setor da economia, a começar pela estruturação dentro da casa, do lar, a começar por cargos importantes em todos os setores. A mulher precisa estar buscando esse seu espaço e se consolidando através da comprovação da sua competência, pois nós mulheres temos muito ainda com o que contribuir. Não só para a política a nível nacional, mas em todos os setores da nossa economia. Eu sempre defendo a atuação das mulheres, penso que as mulheres têm todas as condições necessárias, junto com os homens, para fazer esse equilíbrio importante. Não só na política, mas em todos os níveis econômicos do Município, Estado e do País para que a gente possa equilibrar. É tão verdade que hoje nós temos uma presidente, Dilma Rousseff [PT]. Isso é  provado que nós, mulheres, a gente pode, sim, dentro do nosso espaço, com muito trabalho, competência, humildade, conquistar um espaço maior sim, fazendo esse equilíbrio necessário, tão necessário hoje em todos os níveis.

Relembre um acontecimento pitoresco, engraçado ocorrido dentro da campanha envolvendo a sua pessoa.
Não poderia deixar de acontecer. Na campanha a gente transfere todo aquele ensejo de vitória, aquela garra, aquele trabalho de puxar, motivar, de levantar o companheiro. Estávamos ali no Vale do Sol [bairro uruaçuense da região Leste] e lá no anel rodoviário [avenida Juscelino Kubitschek] tinha um grupo de pessoas que possui grau de parentesco com uma então candidata a vereadora. Passando pelo lado de cá [da pista] a candidata a vereadora falou assim: Solange, vamos lá cumprimentar o pessoal e, eu disse vamos lá, vamos pedir voto. E lá estava o Marciel, os candidatos a vereador da nossa coligação, companheiros, aliados. Aí o Marciel ficou do outro lado e eu atravessei junto com a candidata e três pessoas e, naquela baixadinha que tem lá [pequeno aterramento], a gente descendo, eu fui parar lá embaixo [nível inferior] de uma vez só, levei o maior tombaço da história, que quase fui parar nos pés dos meus eleitores... Mas de uma maneira muito elegante levantei, bati a poeira, pedi voto, todo mundo rindo, eu falei não tem problema, podem rir, se vocês aceitarem nossos projetos está valendo. E, quando eu olhei do outro lado, o Marciel estava tão sério, tão sério, que eu não tive a ousadia de rir para ele. Ele estava sério demais, já para vedar os outros que tinham visto, mas depois que passou tudo, relembrando, caímos na gargalhada. São momentos que acontecem, levantar e cair faz parte do ser humano. Levantar e cair e cair e levantar com mais garra do que caiu eu acho que é a melhor de todas as propriedades.

E um fato desagradável...
Têm alguns fatos que a gente chama de faz parte do processo naquele momento. Por exemplo: apesar de que durante toda a nossa campanha não teve aquele, digamos, fechamento através do eleitor [não manifestação ou manifestação adversa quando de abordagens para pedir votos], em alguns lugares, pouquíssimos até,  certas pessoas não nos receberam de maneira pronta. De uma forma ou outra, nos receberam de maneira ríspida. Mas isso eu entendo que faz parte do processo eleitoral, defender o seu candidato e suas ideias faz parte de todo processo. Creio que desagradável eu não colocaria nesse patamar, mas sim poucos fatos corriqueiros, digamos assim, em época de campanha. E olha que nós andamos. E andamos a cidade inteira.

Focando Professora Eunice, então pré-candidata do PMDB a prefeita de Uruaçu, na presença do editor-chefe deste periódico e, de duas outras pessoas que visitavam a sede, a Redação para renovar assinatura do jornal, uma mulher disse em 9 de junho (28 dias antes de iniciar a campanha): “Ela pode comprar uma roupa bem bonita para a posse, pois será eleita e mudará Uruaçu”. Fica a pergunta: caso sua colega de PMDB tivesse prosseguido com a candidatura - que se estendeu até 17 de agosto -, também teria derrotado a concorrência? 
Eu não tenho dúvida, eu não tenho dúvida nesse sentido, porque veja só: esse anseio de mudança em que o povo desejou tanto e, mostrou isso nas urnas, era unânime. E a Eunice naquele momento, enquanto candidata, tinha e tem todos os pré-requisitos para que pudesse ser sim a nossa prefeita. E eu acredito que dentro - hoje -, da estrutura partidária a gente possa ter, além dela, como falamos naquele dia aqui mesmo na Redação do Jornal Cidade [25 de julho, quando o quinzenário entrevistou Professora Eunice, então prefeitável e, que se fazia acompanhada de Evisio Silva e Solange Bertulino], outros nomes que possamos trabalhar de igual competência, responsabilidade e valor. Não tenho dúvida que ela estando candidata, com certeza, com esse anseio de mudança, teríamos sim, com muita verdade, otimismo, chegado à vitória com a Eunice [candidata da ala política até 17 de agosto e, que não conseguiu reverter em tempo hábil enquadramento na Lei da Ficha Limpa, apontado pelo Tribunal de Contas dos Municípios {TCM}, acatado pelo Tribunal Regional Eleitoral {TRE}]. Nós tínhamos nossos posicionamentos, enquanto apoiadores e, tínhamos certeza absoluta que não ia dar esse tipo de problema, pois a gente não imaginava trocar candidatura. Mas, atendendo o meu povo e, o meu enquanto cidadã, moradora dessa cidade, defensora, eu não poderia deixar de assumir a candidatura. E como não deixei, estou aqui [como prefeita eleita].
Leia, abaixo, outras informações, na sequência da entrevista com a prefeita eleita uruaçuense


Solange Bertulino: ‘O secretariado tem que ter a cara da prefeita’

Na continuação da entrevista feita com Solange Bertulino na Redação do JC em 30 de outubro, a prefeita eleita de Uruaçu pelo PMDB comenta sobre a transição e, formação do governo dela, que salienta: “Todo processo de mudança causa desconforto”, se referindo à redução do número de Pastas que está por vir. “O mais importante, que é importante a população saber, os companheiros entenderem: queremos reduzir é para melhorar e realmente dar resultado.” Deixando claro que o secretariado “tem que ter a ‘cara da prefeita’”, ela ressalta como deve funcionar a futura Administração. Curiosidade provocada oriunda de afirmação da nova chefe do Poder Executivo: “De início talvez a gente não convoque todos os secretários das nove Secretarias, talvez convocaremos apenas os das Secretarias mais essenciais para a máquina funcionar de primeiro momento. Com o passar do tempo, vamos colocando os secretários nos devidos lugares, lotados.” As respostas, publicadas em diferentes edições (quinzenas de 1º a 15 e, de 16 a 30 de novembro), abordam série de assuntos, onde o interesse coletivo ganha destaque. O atrativo também ganha postagem no site www.jotacidade.com, link Municipais e, no Blog do Jornal Cidade. Leia, indique.


De Solange Bertulino, sobre a transição: “A gente espera que o momento da transição siga democraticamente, como há de ser, de maneira respeitosa”


Solange Bertulino: “Espero realmente contar com toda a colaboração de todos, para que possamos formar um governo onde haja controvérsia. Unanimidade não vai ter, haja vista que a controvérsia faz com que você tenha mais criatividade para poder fazer as coisas se ajustarem”

Transição: como está a situação na data de sua estada na Redação - 30 de outubro?
Nós já protocolamos ofício [no início da última dezena de dias de outubro] que pede o acesso à transição. Já indicamos os nomes de nossa parte, mas até agora nós não recebemos resposta do ofício enviado. Estamos no aguardo, a gente espera que o momento da transição siga democraticamente, como há de ser, de maneira respeitosa, responsável, que siga todo processo de transição.
Nota da Redação: os nomes do grupo da prefeita eleita são Ademir Sandoval e Evisio Silva, presidente e vice-presidente do PMDB de Uruaçu; e, Elias Bernardo Campos, contador. Colocação de Evisio no decorrer da entrevista (ele acompanhou Solange Bertulino na Redação, juntamente com Ademir; e, o aliado, militante Marciel Lázaro Araújo Silva): “Informalmente já tive contato com o próprio Lourenço [Lourencinho, prefeito de Uruaçu pelo PP], na porta da Prefeitura, ele foi solícito, acho que não vai ter problemas com isso não. Já falei com alguns auxiliares dele - Roberto Jordão [procurador-geral do Município], Rita [de Aquino, secretária municipal de Administração e, secretária municipal da Educação] -, e, eles só estão aguardando as formalidades para que possam fazer a transição. Acho que não vai ter nenhum tipo de problema não!”

A harmonia nunca é 100 por cento na montagem de qualquer equipe de um governo, pois surgem as disputas por espaços. Ainda mais que a senhora pretende reduzir as Secretarias. Comente.
Toda mudança, todo processo de mudança causa desconforto, causa certo stress na questão de espaço, mas o mais importante é que precisamos focar, que é importante a população saber, entender, os companheiros entenderem: queremos reduzir é para melhorar e realmente dar resultado, porque veja bem: serão nove Secretarias, não vai ter espaço para todo mundo nas Secretarias, mas é importante o companheiro entender, eu volto a dizer, que quem me ajudou a trabalhar vai ajudar a governar. Agora, onde e porque, é aí que vamos delimitar de uma maneira muito coerente, responsável, olhando o perfil, olhando suas aptidões e assim fazendo aquilo que tem que ser feito. Nós precisamos é melhorar o nosso Município e nós vamos melhorar - na medida em que cada um, desprovido de vaidade, porque tem que desprover da vaidade, desprovido de toda vaidade -, com o compromisso que nos foi dado nas urnas, devolver a este povo que precisa e anseia de um governo que traga benefícios para todos e que isso possa ser entendido de maneira muito responsável, principalmente pelos nossos companheiros, amigos que estão junto com a gente. Nós precisamos sabe reduzir, focar, produzir para que realmente as coisas aconteçam. Então, isso vai gerar desconforto mesmo, isso é um processo natural porque nós somos humanos. Eu espero realmente contar com toda a colaboração de todos, para que possamos formar um governo onde haja controvérsia, porque unanimidade não vai ter, haja vista que a controvérsia faz com que você tenha mais criatividade para poder fazer as coisas se ajustarem. Então, diferente sempre vai haver, o contrário vai acontecer, mas isso faz parte de todo processo.

Parte das Secretarias será transformada em Superintendências?
Sim, de acordo com o nosso plano de governo. Temos aqui hoje uma estrutura que funciona com 15 Secretarias, uma Superintendência e o Gabinete do prefeito, digamos assim. Nós transformamos em nove, mais a criação de sete Superintendências. Transformamos assim, de uma maneira que entendemos que vai dar mais autonomia, viabilidade e redução de custos, para que se reduza essa questão de custos e promova realmente um trabalho mais pautado em trabalho que tenha uma resposta mais rápida.
Nota da Redação: de fato, na data da entrevista, o primeiro escalão da gestão 2009-2012 apresentava 18 Pastas do primeiro escalão (15 Secretarias Municipais; a Chefia de Gabinete; a Procuradora-Geral; e, a Superintendência Municipal de Trânsito [SMT])...
...As nove Secretarias projetadas para sustentar a Administração 2013-2016 (três delas contendo Superintendências) são:
-Gabinete da Prefeita
-Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Superintendência Municipal de Cultura
Superintendência Municipal de Esporte e Lazer
-Secretaria Municipal de Urbanismo, Transporte e Obras Públicas
-Secretaria Municipal de Saúde
-Secretaria Municipal de Promoção Social
-Secretaria Municipal de Administração        
Superintendência Municipal de Trânsito
-Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Finanças
-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
Superintendência Municipal de Indústria e Comércio
Superintendência Municipal de Agricultura e Pecuária
Superintendência Municipal de Turismo
Superintendência Municipal de Aquicultura
-Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Pode citar nomes já definidos para o secretariado?
Não. Não posso citar nomes neste momento visto que nós estamos em processo de construção dessa plataforma de governo, dessa estrutura governamental. Os nossos parceiros, companheiros também vão, serão, estão inteiramente comprometidos somente com o nosso povo - uma das coisas que sempre falamos enquanto na campanha, o único compromisso que nós temos é com o povo de Uruaçu. Claro que jamais vamos esquecer de algum dos nossos companheiros. Nenhum! Mas é preciso ter coerência, humildade, desprover de vaidade, pois neste momento, às vezes a vaidade toma conta da cabeça, dos olhos e do coração de muitos companheiros. Mas é precisa voltar lá no início e ser desprovido de vaidade, para que as coisas possam acontecer e todo o nosso secretariado, entendemos, para funcionar, de início talvez a gente não convoque todos os secretários das nove Secretarias, talvez convocaremos apenas os das Secretarias mais essenciais para a máquina funcionar de primeiro momento. Com o passar do tempo, vamos colocando os secretários nos devidos lugares, lotados. Todos esses nomes serão conhecidos dia 1º de janeiro.

E nomes do segundo escalão, das Superintendências?
Também serão divulgados junto com os nomes do primeiro escalão.
Nota da Redação: a reportagem apurou, checou e confirmou alguns nomes do primeiro e segundo escalões. Pessoas que receberam e aceitaram convites confirmaram em off ao JC que atuarão no governo Solange Bertulino. Nada de o periódico querer tumultuar a formação da equipe, apenas exerce sua função jornalística. Tanto não visa tumultuar, que deixa de veicular tais nomes

Que cara terá o secretariado da Administração 2013-2016?
O secretariado tem que ter a cara da prefeita, tem que ter os moldes da prefeita, porque embora muita gente fale a cara no sentido figurado estamos tentando dizer o seguinte: tem que ter os mesmos ideais, objetivos, a postura de acordo com o que a prefeita está. Então, ele vai ser, os auxiliares estarão e serão, trabalharão, tenho certeza absoluta, com os mesmos patamares no qual a prefeita trabalha, ou seja, o filho tem que parecer com o pai. Se não parecer de maneira integral, tem que ter pontos, fazendo com que haja uma harmonia entre eles. Todos os nossos secretários terão esses adjetivos. Irão, com certeza, trabalhar muito por Uruaçu.

Recentemente o vereador Sil (PP) apresentou indicação, que fora rejeitada. Em seguida, o Poder Executivo enviou projeto semelhante (sob pedido determinado do mesmo edil) e foi aprovado: comissionados do primeiro escalão (e de outros escalões) da Prefeitura, só quem tiver Ficha Limpa. Todos os partidos do Brasil e todas as alas político-administrativas do Brasil têm pessoas com impedimentos, inclusive a de Solange Bertulino. Como avalia o caso? Existe a possibilidade de essa iniciativa ser revogada no início de 2013 na Câmara, via pedido de sua Administração?
Eu penso que é uma questão de curso natural. O que a população vem tendo, através dos tempos, em cada ‘Eleição’, é um anseio grandioso: que as representações públicas tenham cada agente com histórico limpo, um histórico de trabalho. Que resolva [cada agente] suas pendências em um momento ou outro de sua vida e que realmente faça jus a posição [na Administração pública]. Eu penso que essa Lei da Ficha Limpa tem que perpetuar e de uma forma ou de outra ela vai prosperar e vai alargar ainda mais. Eu, particularmente, penso que é um processo natural, não tenho problema nenhum quanto a esse quesito, visto que é importante ressaltar: todo ser humano erra num momento ou outro da sua vida, passa por um foro em sua vida, um problema, um perrengue, usando um português mais claro. Isso não impede e nem suja a sua índole, seu histórico de competência, porque pode se resolver. Essa questão de Ficha Limpa eu apoio sim e a questão de ser revogada não passou em nenhum momento pela minha cabeça. São momentos em que, de repente, você passa na vida ou surgem, que às vezes têm sido rotulados de maneira injusta. O fato de você estar lá, com o nome em algum lugar, ou existir alguma restrição com o seu nome, não quer dizer que você é aquilo. É por isso que existe o direito de defesa e da contestação daquilo.
Nota da Redação: Sil propôs aprovação da Lei da Ficha Limpa Municipal, com a sugestão dele se estendendo aos servidores públicos contratados em cargos de comissão pela Prefeitura e pela Câmara uruaçuenses
Leia (abaixo) novas informações, na sequência da entrevista com Solange Bertulino


Solange Bertulino: ‘Vamos fazer um Carnaval bonito, bacana e mais estruturado’

Na terceira parte deste tópico da entrevista realizada com Solange Bertulino (PMDB) na Redação do JC dia 30 de outubro, a prefeita eleita de Uruaçu - que se fez presente acompanhada por Ademir Sandoval e Evisio Silva, presidente e vice-presidente do PMDB local; e, Marciel Lázaro Araújo Silva (militante e aliado atuante) -, responde perguntas versando sobre o segmento do turismo. “Vamos ter um calendário turístico, de janeiro a dezembro, porque o Município hoje é conhecido simplesmente pelo ‘Carnaval’, pela ‘Semana Santa’ e só!!! Que outra data festiva que se tem? Vamos aproveitar isso para criar calendário dentro da estrutura do Município.” Sobre a festa carnavalesca de 2013, se manifestou: “Nós vamos sim fazer um Carnaval bonito, bacana e creio - nós estamos trabalhando para isso -, mais estruturado, com mais liberdade, entre aspas, tanto para os que estão aqui, os nossos moradores e, para os que virão.” Sobre suportes culturais de Uruaçu, disse a entrevistada: “Acho uma judiação ir para o lago Serra da Mesa e não passar no Memorial. Nós vamos trabalhar isso, a questão dos museus. Em nível de Norte goiano, qual cidade que tem um museu de sua magnitude como nós temos em Uruaçu? Dentre eles, o do Memorial Serra da Mesa.” Falando sobre serviços essenciais (e que envolvem o turismo), a entrevistada opinou sobre o problema da distribuição de água em Uruaçu: “Os Poderes ficaram jogando responsabilidade um para cima do outro. Como sempre ‘quem paga a conta’ é o povo.” As respostas, publicadas em diferentes edições (quinzenas 1º a 15 de novembro e 16 a 30 de novembro), aglomeram um conjunto de temáticas, imperando o interesse coletivo. O atrativo também ganha postagem no site www.jotacidade.com, link Municipais e, no Blog do Jornal Cidade. O segundo e último tópico da entrevista será veiculado neste mesmo link em poucos dias. Leia tudo, indique tudo.


De Solange Bertulino aos comerciantes, sobre o Carnaval/2013: “Podem ficar tranquilos, que nós já estamos preparando, planejando para que realmente as coisas aconteçam de modo a termos uma economia sincronizada e, que não percamos aquele pique inicial de vendas, de movimentação na cidade”


Prefeita eleita: “A atual gestão valorizou sim o turismo,
mas só o turismo, esqueceu das outras áreas”


Sobre a deficiência no fornecimento de água em Uruaçu, sublinhou Solange Bertulino: “Catastrófica! A causa inicial de tudo foi a falta de investimento, os Poderes ficaram jogando responsabilidade um para cima do outro.” Em foto de 12 de novembro feita na recepção da sede do Jornal Cidade, copo com água mineral e, outro com água distribuída pela Saneago no bairro São Vicente

Deixe nova mensagem aos comerciantes e prestadores de serviços fixados em Uruaçu vinculados ao turismo. Desde o simples vendedor de cerveja e refrigerante da caixa de isopor, passando pelo dono de panificadora, pelo dono de restaurante e afins, indo aos grandes empreendedores de diferentes segmentos ligados ao setor. Isso envolvendo Réveillon, Carnaval, Semana Santa, Festa Agropecuária, outros eventos, feriadões, datas festivas, finais semana comuns.
O recado que eu mando para todos esses companheiros é o de que eles podem ficar tranquilos, que essa confiança depositada nas urnas nós vamos fazer jus a cada segmento. Eu entendo a preocupação deles, visto que vai depender das ações da Prefeitura, a questão da mobilidade e do planejamento para eles. Eu peço a eles: podem ficar tranquilos, que nós já estamos preparando, planejando para que realmente as coisas aconteçam de modo a termos uma economia sincronizada e, que não percamos aquele pique inicial de vendas, de movimentação na cidade. Quero dizer: fiquem tranquilos, pois o que é da nossa parte, que é a parte de busca e planejamento, nós vamos fazer.

A reportagem apurou: a prefeita eleita e os aliados estão trabalhando de forma permanente para que possam ser oferecidos bons Réveillon e Carnaval... Dezembro e fevereiro estão aí. O que pode ser informado por agora?
Nós vamos sim fazer um Carnaval bonito, bacana e creio - nós estamos trabalhando para isso -, mais estruturado, com mais liberdade, entre aspas, tanto para os que estão aqui, os nossos moradores e, para os que virão. A qualidade da festa tão aclamada - isso é um compromisso de cidadã de campanha, como falamos que íamos apoiar as festas -, nós vamos fazer. A economia ligada aqui dentro do Município acaba sendo uma dependente da outra. Podem ficar tranquilos e, no que depender da ação da Prefeitura nesse sentido, claro que eu quero aqui afirmar - sempre de maneira ponderada, respeitando os limites, não comprometendo o orçamento -, nós vamos viabilizar e vamos realmente o Carnaval. Estamos estudando, através dos nossos parceiros, uma festa bonita de Réveillon. Temos que contatar a  gestão atual, ver se eles vão fazer ou não. Por quê? Porque nós respeitamos os Poderes que estão ali, no momento. Nós vamos contatar o prefeito e perguntar para o mesmo se realmente ele vai fazer a festa de Réveillon. Se for fazer, respeitosamente nós vamos abandonar a ideia. Se ele não for fazer, nós vamos manter a ideia e vamos brigar para isso, fazendo uma coisa bonita, bacana, igual o nosso povo precisa e merece e, que movimenta a cidade, que traz dividendos e que gera renda e emprego.
Nota da Redação: ao Jornal Cidade, o prefeito de Uruaçu, Lourencinho (PP), havia informado antes de 30 de outubro, que não fará o evento na noite de 31 de dezembro, visando conter gastos na reta final da gestão dele

A ascensão de uma espécie de nova classe média brasileira, bem como um maior dinamismo do setor de serviços, mais pessoas incorporam o lazer, o turismo na sua cesta de consumo. O governo Solange Bertulino atuará em favor de uma cidade de Uruaçu consolidada na área turística, apesar de as deficiências ainda serem muitas?
Eu quero deixar claro e eu não preciso detalhar para vocês do Jornal Cidade, que já me conhecem há anos e, sabem o quanto eu sei fazer conta e o eu quanto gosto de fazer conta. Por uns sou taxada de miserável, de que pechincha muito, mas vejam bem: eu tenho um zelo muito grande pelo dinheiro em si. Primeiro o ser humano... Sabe por que eu preciso ter zelo? Queira ou não, tudo passa pela questão financeira. Para fechar isso aqui [atrações musicais do Carnaval/2013], vocês não têm noção... Isso aqui é fichinha, eu vou zelar! Primeiro peço a Deus muita saúde, eu vou zelar do dinheiro de vocês com o mesmo zelo que eu zelo do meu, vou brigar por cada centavo, porque se eu economizo R$10 mil aqui dá para comprar remédio, se eu economizo R$5 mil aqui dá para fazer a cirurgia daquele Seu Joaquim que não dá para colocar na Saúde [Pública] porque é de alto custo e, temos que dar um jeito de fazer e por aí. Se eu economizo R$20 mil já dá para revitalizar parte daquela praça. É assim que temos que pensar. E durante esses quatro anos, eu tenho certeza, pedindo a Deus saúde para todos nós, vamos fazer não só o Carnaval, o Réveillon não! Nós vamos revitalizar festas antigas, como o Arraiá da Solidariedade, Festival Gastronômico... Podemos colocar Uruaçu aberto para o mundo. Hoje os médicos, de uma forma geral, o conselho de endócrinos, os especialistas em nutrição falam sempre no apreço e o grande nível de vida saudável da carne de peixe, mas porque a carne vermelha é mais consumida que a de peixe? Porque existe mais mídia na carne vermelha. Uruaçu vai ter de novo [o evento de gastronomia], além de promover esse encaixe de vida saudável, as pessoas vindo [participar do Festival Gastronômico do Peixe], porque nós vamos promover - e o meu superintendente de Turismo vai ser um técnico em Turismo, vai ser uma pessoa especializada, capacitada -, nós vamos ter um calendário turístico durante todo ano para pegar esses turistas aqui do lado e lá de longe. Todos nós, de uma forma ou de outra, com essa ascensão da classe social muito bem lembrada e citada por vocês, temos um dinheirinho guardado para gastar com lazer.
Nota da Redação: ponderações de Evisio:
-Carnaval: “O turismo tem dois focos. Nós temos focado muito no externo, nosso Carnaval é focado em Brasília, Goiânia, não focamos nas cidades próximas. O que acontece é que o povo gosta do diferente e quando temos eventos grandes aqui, preocupamos com Goiânia, Brasília. Não divulgamos nas cidades vizinhas - Niquelândia, Mara Rosa, Campinorte. Enche os outdoors de Goiânia e esquece do interior. O custo dessas pessoas, que têm dinheiro para gastar, virem é bem menor e elas não vêm e, encontramos aqui pessoas de Goiânia, Brasília, não estamos trazendo turistas próximos. A nossa preocupação de manter a cidade como pólo turístico, alavancar outras situações, está no plano de governo. Sobre a criação do Festival Anual Serra da Mesa, sonho antigo, já discutimos isso [se referindo ao editor-chefe Jota Marcelo], nesse primeiro ano vamos ver se conseguimos fazer em julho e, trazer o Zé Ramalho [renomado cantor brasileiro], que é para dar um choque. Vão ser sete dias de Festival, com teatro e, o encerramento com grande show cultural... Fugir desses shows universitários, vai ser cultural mesmo, trazer um Zé Ramalho, Almir Sater, coisa neste estilo, mas um cara de renome nacional para trazer o povo para cá.”
-Investimentos em cachês: “O Carnaval, com certeza, nós podemos afirmar, que já está definido. Estavam faltando uns documentos e acabei de entregar para a Solange [dentro a Redação]. Vão ser duas bandas comuns, mas boas e, em três noites show com bandas de renome nacional. O Carnaval é para ser melhor que o do Lourenço. Nós viemos para passar por cima igual um trator. Eles falam que a Solange não gosta de festa, de Carnaval... Na Pecuária, segundo informações extraoficiais, foram gastos R$700 mil [evento de 2012]. Nós fizemos um estudo - com os mesmo artistas -, e, conseguimos fazer a festa com metade desse valor ou talvez até menor. Faz a Festa com Jorge e Mateus, Humberto e Ronaldo, Bruno & Marrone... Nós fazemos essa Festa com esse dinheiro, metade, e, talvez até com menos. Tanto é, que o Carnaval tem toda aquela estrutura - palco, som, banheiro químico, tenda, segurança, tudo e, vamos fazer e, vamos gastar pouco mais de R$300 mil. Uma Festa de cinco dias com show tipo Banda Calypso, podemos fazer as mesmas festas, gastando menos. Uruaçu chegou a um ponto igual o Hospital Regional: você tem que fazer, a Festa é do seu Município, o Carnaval nosso já passou a ser regional.”
Nota da Redação: mais ponderações:
-De Ademir: “A questão da ‘Pecuária’ e, vocês [Jornal Cidade] participaram lá conosco [durante o período em que ele presidiu o Sindicato Rural de Uruaçu, este periódico foi parceiro do SRU, o que não ocorreu posteriormente devido desinteresse da parte dos presidentes sucessores, após o periódico lhes procurar]... Hoje não é Pecuária mais! Hoje é uma semana de shows. Você não tem uma ‘Exposição Ranqueada’ mais. Você não tem um ‘Torneio Leiteiro’, não tem mais nada disso!”

-De Solange Bertulino, sobre a Exposição Agropecuária uruaçuense: “É importante voltar às raízes. Por exemplo: uma festa de Pecuária, claro que tem que ter os shows, o povo gosta de participar, mas tem que ter o outro lado também, demonstrando o crescimento agropecuário do Município, a sua função, porque hoje o nosso Município tem muito a questão do agronegócio e é precisa estimular isso, tem a questão do pequeno produtor, investimento na agricultura familiar, a criação de forma doméstica. Tudo isso nós vamos olhar. Igual eu comentei com alguns integrantes do Sindicato: vocês têm a obrigação de transformar essa entidade, que é grande, apartidária, importante do Município, em uma grande entidade e a Prefeitura quer ser parceira, estar apoiando, ajudando, mas o que se entende por parceira? Para ajudar e não fazer a sua parte, amigo! Você tem que fazer sua parte e, eu vou fazer a minha. É essa a relação que nós vamos ter durante os quatro anos de governo, como eu sempre tive na minha vida inteira.”

Material publicitário institucional mais qualificado, mídia institucional melhor distribuída, direcionada também ajudam alavancar o turismo. E isso, pelo exposto, é possível se tornar realidade em sua Administração...
...Vamos ter um calendário turístico, de janeiro a dezembro, porque o Município hoje é conhecido simplesmente pelo Carnaval, pela Semana Santa e só!!! Que outra data festiva que se tem? Vamos aproveitar isso para criar calendário dentro da estrutura do Município. Pesca esportiva, torneio de jet ski, Festival Anual da Serra da Mesa, Festival Gastronômico, todas essas questões que trazem o turista até Uruaçu. Nós vamos criar, vamos chamar as entidades representativas, chamar o povo, as pessoas envolvidas na área. Sabe qual é o erro primordial do ser humano? O primeiro deles é sempre querer achar a solução lá, mas a solução não está lá. Está aqui. Quando você volta seus olhos aos arredores você vai achando a solução e caminhando. Nós precisamos chamar esse povo e sentar com todos, falar da projeção. Eu, enquanto presidente de Associação Comercial [, Agropecuária e Industrial de Uruaçu - Aciau] quantas vezes fiz isso no [decorrer dos] governo [s] da Marisa [Araújo - gestões municipais uruaçuenses 2001 a 2004 e 2005 a 2008]. Vocês podem observar nos acervos fotográficos eu ruiva, morena, cabelo curto, cumprindo, eu estava lá, como presidente, empresária, ajudante, voluntária e, na verdade estava lá porque precisa, às vezes, você precisa falar: Olha, você precisa aumentar mais [a quantidade de produtos para venda], vai aumentar o número de pessoas, vão consumir mais. Aumenta aí!....

Grande parcela de turista adora as cachoeiras. Em Uruaçu, não está passando da hora de a municipalidade estreitar mais a relação com os proprietários de áreas onde estão localizadas essas maravilhas?
Lembra daquela sensação que você tem de não ser atendido de maneira pronta? O que esse proprietário quer às vezes? Ser ouvido. O que ele precisa às vezes? É de uma estrada, o acesso, ele precisa colocar ou, quem sabe, desviar alguma coisa para melhorar o acesso. No nosso governo nós vamos estar ouvindo, porque as cachoeiras são belíssimas e nós porque sabemos que Uruaçu precisa. Eu gosto muito de dar mérito a quem tem mérito, dar a César o que é de César [passagem bíblica, livro de Mateus, capítulo 22, versículo 21]. A atual gestão valorizou sim o turismo, mas só o turismo, esqueceu das outras áreas. Nós vamos aproveitar isso, vamos reestruturar, vamos ouvir, vamos dialogar e dentro das limitações nós vamos atender, fazendo e apoiando para que mais e mais turistas venham e possam aqui consumir e, nós gerar renda e emprego.

Memorial Serra da Mesa: quais são seus planos quanto a esse patrimônio cultural e que carece de apoio maior da parte da Prefeitura?
O Memorial Serra da Mesa vamos utilizar de todas as formas possíveis como acervo de cultura, preservação, tudo. Nós vamos usar todo o Memorial, movimentar, apoiar, colocando o espaço no calendário turístico, porque acho uma judiação ir para o lago Serra da Mesa e não passar no Memorial. Nós vamos achar uma fórmula logística de colocá-lo junto. [Após sugestão de Ademir, versando sobre intercâmbio entre representações de ensino - o alunado -, e o Memorial] Precisamos primeiro dar uma estrutura para que levem os estudantes até lá, pois os professores, que são idealizadores iguais a nós, o que fazem? Colocam no próprio carro, chama amigos e levam. Enquanto prefeita, vou estar falando com o meu secretário [municipal] de Educação para colocar dentro da grade curricular para que possam levar essas crianças. Como vamos querer um mundo melhor, respeitar o ambiente, a preservação da cultura, se nós não estamos ensinando as nossas crianças?

Trabalho com ações distintas, uma dedicação caprichada, compromissos contínuos poderiam ser praticados por parte da Prefeitura no sentido de o turista visitar mais os museus, as igrejas, as praças, os parques, outros pontos atrativos de Uruaçu. Comente.
O que eu não entendo - e nós vamos trabalhar isso -, é a questão dos museus que nós temos aqui. Em nível de Norte goiano, qual cidade que tem um museu de sua magnitude como nós temos em Uruaçu? Dentre eles, o do Memorial Serra da Mesa. Temos o Museu da Igreja [Museu Sacro Diocesano, pertencente à Diocese de Uruaçu]. Temos o Museu [Municipal] Dom Prada [Carrera]. Precisamos criar mecanismos para as pessoas irem. Elas gostam, tiram fotos, participam, agora às vezes você sai de Uruaçu e encontra cidadãos de Uruaçu visitando museu em Goiânia que é bem menor do que os daqui, não tem a mesma magnitude do Memorial Serra da Mesa. Eu perguntei para um grupo de amigos: vocês conhecem o Memorial Serra da Mesa? Vocês conhecem lá?... Respostas: Não!. O que vocês estão fazendo aqui? Vocês têm que conhecer os da nossa terra, depois os outros, eu já disse. Temos que criar mecanismos para conscientizar as crianças, os professores, coordenadores, quem tiver que ser conscientizado, para usufruir das nossas riquezas que temos, o acervo cultural que temos, para que o nosso povo fique, sinta, busque mais a questão de ser um pouco mais politizado no quesito cultura. Essas questões que fazem o crescimento e o conhecimento nosso para nos tornar pessoas melhores.

Sugestão do Jornal Cidade: urgente, convide para visitar Uruaçu, pescar no lago - passar um final de semana -, o ministro do Turismo, desde setembro/2011, Gastão Dias Vieira (do Maranhão, advogado, defensor da Educação, deputado federal licenciado, seu colega de PMDB)...
...Do nosso partido, amigo pessoal do deputado federal Pedro Chaves [do PMDB e, aliado da prefeita eleita]. Nós vamos convidar sim!

Já que o assunto reúne turismo e o bem mais precioso da humanidade, como a senhora avalia a deficiência no fornecimento de água em Uruaçu hoje?
Catastrófica! A causa inicial de tudo foi a falta de investimento, os Poderes ficaram jogando responsabilidade um para cima do outro. O municipal jogando para o estadual e o estadual para o municipal e, ninguém assumiu a sua responsabilidade. Como sempre quem paga a conta é o povo.

Mais alguma observação, prefeita eleita?
Quero agradecer ao Jornal Cidade pela oportunidade de colocar, publicar os nossos planos que irão se concretizar, com certeza! Agradecer meus companheiros de longas datas [direção do periódico] e agradecer ao povo de maneira carinhosa e dizer a todos que, como eles acreditaram e hoje eu estou prefeita eleita, nós vamos estar de maneira muito digna respondendo a todo esse anseio com trabalho. Vamos honrar cada voto, cada homem e mulher dessa cidade, devolvendo a Uruaçu a dignidade que fora perdida. Quero agradecer a Deus porque sem Deus na vida da gente nós não somos nada, pedir a ele que nos dê saúde, perseverança, fé e coragem para que possamos dar andamento aos nossos projetos, todos eles pensados para cada homem e mulher, para cada família da nossa querida Uruaçu. Um abraço a todos, que Deus nos abençoe a cada um de nós.
Uruaçu 15/11/12 - (Da Redação do JC Online). Com ajustes técnicos e atualizações. Postagem: Marcello Dantas

Nenhum comentário: