segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Tavares sugere: vereadores devem correr atrás do povo em busca sugestões

Eleito vereador por Uruaçu em 7 de outubro com 574 votos pela coligação Transparência e respeito ao cidadão (PRB/PPS/PSDC/PHS/PMN/PSD), Roberto José Tavares (Tavares, Amigo10, 3º Sargento Tavares) concedeu entrevista ao Jornal Cidade dia 19 na Redação, quando disse estar surgindo determinada realidade na política local. “É o trabalho do Amigo10 de Uruaçu, esse projeto que criamos e trabalhamos em Uruaçu para que existisse uma corrente muito forte de pessoas compromissadas e que querem o melhor para a cidade”, comenta. Político que idealiza ser prefeito da localidade no futuro, alerta: é preciso que todos se unam pelo bem de uma cidade cada vez mais qualificada. Do PSD, ele prega que o eleitorado pode, e muito, ajudar legislar. Leia.

PERFIL
Roberto José Tavares (Tavares, Amigo10, 3º Sargento Tavares) se candidatou pela segunda vez; em 2008, foram 324 votos. É policial militar, pastor auxiliar da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) e coordena o projeto Amigo10 de Uruaçu, que prega ética profissional, busca parcerias para atender a todos de forma igualitária. É licenciado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Unidade Universitária de Uruaçu e pós-graduando em Gestão Pública Municipal. Nasceu em Estrela do Norte-GO. 44 anos, é casado com Rosângela Tavares - filhas Jeiynifer e Jhéssyka. Mudou para Uruaçu em 1985.


Tavares Amigo10 (durante entrevista na Redação): “Eu quero na Câmara de Vereadores aprofundar nas questões do Regimento Interno da Casa, da Lei Orgânica do Município, para conhecê-los num todo. Eu quero saber muito mais como que o Município está caminhando, daqui para frente”

Em 2008, foram 324 votos. Agora, 574. Realizado, vereador eleito?
Foi uma fase e eu digo que para crescer é preciso nascer primeiro. Digo que está havendo um nascimento na política de Uruaçu. É o trabalho do Amigo10 de Uruaçu, esse projeto que criamos e trabalhamos em Uruaçu para que existisse uma corrente muito forte de pessoas compromissadas e que querem o melhor para a cidade. A gente entende que tudo isso começa a nascer para ser grande um dia e eu sei que pode dar certo no futuro. É isso o que eu estou vendo agora.

Serviço parlamentar tem e, muito. Como pretende atuar na Casa de Leis?
A Constituição Federal fala que os três Poderes são independentes, mas, no entanto precisam estar unidos para prestar serviços de qualidade a sociedade. O serviço parlamentar é tão importante quanto o do Executivo. Ele tem a sua importância sim, é de suma importância para que o Executivo faça dar certo aquilo que é planejado, aquilo que está na Lei Orgânica do Município. Ambos não vivem sozinhos, até mesmo porque não somos auto-suficientes para isso. Precisamos um do outro para sobreviver, seja o Poder Executivo, o Legislativo, o Judiciário. A democracia diz que eles precisam estar unidos. A gente, e a sociedade já viu isso, entende que a Câmara de Vereadores precisa ser ocupada por pessoas que tenham certo conhecimento de legislar. No meu caso não é diferente e, eu procurei me preparar, capacitar teoricamente para esse momento. Tenho a minha vida, meus ideais, meus estudos, inclusive tive a honra de estudar com o editor-chefe deste jornal [Jota Marcelo, no curso de História, na Universidade Estadual de Goiás, a UEG, Unidade Universitária de Uruaçu], estou terminando minha pós-graduação [Gestão Pública Municipal], sempre me interessei para com as causas do Município, quis saber o que acontece com a nossa cidade e região, estou ligado com os vários acontecimentos de diferentes cenários e busco sempre o caminho do conhecimento. Quero me aprofundar mais na tentativa de fazer algo novo dar certo, pois é sabido que esse paradigma arcaico que existe na política já provou que não deu certo e provavelmente daqui para frente pode não dar certo. Então, a gente precisa criar condições para que, vivendo nesse mundo pós-moderno, alguma coisa nova possa dar certo. Eu quero na Câmara de Vereadores aprofundar nas questões do Regimento Interno da Casa, da Lei Orgânica do Município, para conhecê-los num todo. Eu quero saber muito mais como que o Município está caminhando, daqui para frente.

Conhecer e atuar de forma permanente...
...Como parlamentar eu preciso de conhecimento e, conhecimento significa saber do Regimento Interno, da Lei Orgânica, do plano diretor da cidade, que é a intenção de organizar a sociedade dentro desse espaço geográfico e, poder conduzir a direção dessa cidade no caminho mais acertado. É preciso que o vereador consiga fazer isso e é necessário que ele tenha o mínimo de conhecimento, contribuindo também com o Executivo e o Judiciário. Como a Câmara de Vereadores é também um elo entre o Executivo e a comunidade, é importante que tenha suas portas abertas para que possamos discutir sobre prioridades, necessidades com a sociedade e os representantes dos grupos sociais, levando reivindicações até o Executivo. Assim o povo pode ser atendido, no Centro e nos bairros mais distantes e, na zona rural. A porta de meu gabinete estará aberta para tudo isso e muito mais. Vou além: certamente não vou estar fechado o tempo todo dentro do gabinete, pois eu preciso também estar no campo, in loco, vendo as dificuldades, conhecendo as dificuldades das pessoas lá nos bairros, na zona rural, e assim poder representá-los de maneira mais acertada. Mas certamente no meu gabinete vai ter alguém com capacidade suficiente, com conhecimento técnico, com a parte humana bem mais avançada, para atender as pessoas que procurarem a gente no gabinete. Alguém que vai entender as pessoas, para que na ausência minha, possa elaborar documentos, citações, buscar soluções, tentar solucionar de imediato o problema. Ao chegar, se necessária for a minha participação, eu participo. Se estiver resolvido, vou agradecer minha assessoria parlamentar, os parceiros e parabenizar o beneficiário. Quero fazer, não só eu diretamente, mas fazer em conjunto também.

Por falar em arcaico, o senhor defende uma reforma eleitoral e política?
A evolução dos tempos vai acontecendo e não podemos ficar parados numa ideia que foi discutida e aprovada lá atrás. Hoje nós vivemos em um mundo pós-moderno, a realidade de hoje é totalmente diferente, precisamos acompanhar essa evolução e na política não podemos ficar com certas questões paradas. Sou a favor dessas reformas. As propostas das reformas estão paradas no Congresso. Certamente alguém vai ter que ceder um pouco para a aprovação disso. Sabemos que esse paradigma arcaico da política foi herdado lá do Império, do Coronelismo e, hoje vemos resquícios muito fortes existindo na política. Baseado em Platão, no Estado idealizado por Platão no denominado Século de Ouro, quinto século antes de Cristo, a democracia era algo mais participativo, o povo gostava mais de participar da Administração pública. Temos hoje essa democracia, mas é representativa, com nós depositando confiança em nossos representantes eleitos legalmente. Sou a favor dessa democracia representativa, mas precisamos fazê-la mais forte e buscar a participação da sociedade na Administração pública. Isso é o que o projeto Amigo10 de Uruaçu também vem trazer, buscando efetivamente a participação dos grupos sociais na Administração pública de nossa cidade.

Convidaria número máximo de pessoas para se dirigir até a Casa de Leis?
Claro e essa participação é importante para questionar a nossa atuação, que deve ser cutucada. A população pode levar a discussão de novos projetos que possam atender de fato os anseios populares. Eu quero isso e é razão a mais para todo vereador estar munido de conhecimentos. Antes de tudo seria interessante o vereador estar de posse de algo que pudesse oferecer para a sociedade, em todos os seus níveis. Devemos incentivar a participação popular e, não, correr do cidadão ao ser eleito, com medo de não ter nada o que oferecer. O que eu quero agora é reverter essa situação, com o vereador correndo atrás do cidadão para que esse possa ajudar, sugerir com o que o parlamentar já tem elaborado ou apresentar algo novo para o vereador, sempre discutindo o que vai ser melhor para os grupos sociais. Uma participação voluntária, mas efetiva da sociedade junto aos vereadores. Quero ver isso funcionar a partir de agora. Administração pública, trabalho legislativo é isso também.

Resuma o que é o projeto Amigo10 de Uruaçu, com a lembrança de que ao longo dos anos o Jornal Cidade é o veículo de comunicação que mais publicou informações sobre a iniciativa.
Ele nasce de um projeto dentro da própria igreja [Igreja do Evangelho Quadrangular, a IEQ, em Uruaçu, onde o entrevistado é pastor auxiliar; Tavares está na IEQ desde 2001]. Eu achei interessante e adaptei a nossa realidade. Foi quando nasceu o projeto Amigo10 de Uruaçu, que está fundamentado na ética profissional, que busca parceria com o cidadão, com todos os segmentos da sociedade, trabalhadores, enfim, busca parceria com o povo de Uruaçu para mostrar um trabalho com atitude mais flexível no sentido de atender a todos em todos os segmentos da sociedade de maneira mais igualitária. Ele visa ver as pessoas como principal alvo para serem atendidas pelos governos do Município, do Estado e da União. Ele está nascendo hoje em Uruaçu e as portas estão abertas, as fronteiras do projeto estão abertas para qualquer um que queira ser mais um Amigo10 de Uruaçu. Por isso, nomeei dez requisitos para ser um Amigo10 de Uruaçu. Ele está aberto para todas as pessoas.
Nota da Redação: no passado, um dos incentivadores do hoje vereador eleito foi o líder religioso João Antônio de Araújo (Reverendo João Antônio), também escritor, palestrante, fundador da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) na cidade de Goiânia-GO e, que atualmente é pastor titular da IEQ no Parque Oeste Industrial (Goiânia). Texto disponibilizado por e-mail pelo entrevistado, lista os princípios da iniciativa:
10 MOTIVOS PARA SER “+ 1 Amigo10” DE URUAÇU:
01. COMPROMISSO COM DEUS E COM A FAMÍLIA;
02. COMPROMISSO COM O MUNICÍPIO;
03. AMOR À CIDADE DE URUAÇU;
04. HONESTIDADE E FIDELIDADE;
05. CORAGEM PARA ENFRENTAR DESAFIOS;
06. TRABALHO COM ÉTICA E FLEXIBILIDADE;
07. TRABALHO EM GRUPO;
08. LUTAR PELA SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA;
09. LUTAR POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA; e,
10. VER SEU POVO SATISFEITO, FELIZ E COM QUALIDADE DE VIDA!!!

O senhor afirmou publicamente: “Educação, saúde, esporte e lazer com qualidade de vida e com mais igualdade para todos em seus diversos segmentos sociais.”. Além dessas, pretende abraçar outras causas?
Um governo municipal deve abraçar a cidade. As concorrentes são eleitas para a Prefeitura e a Vice-Prefeitura no sentido de atuar em favor e todos os munícipes. Na realidade, como podemos fazer a Administração 2013-2016 e, também a legislatura desse mesmo período, chegarem até todos os rincões de Uruaçu? Se o Executivo trabalhar em parceria forte com a Segurança Pública, por exemplo, no sentido de dar proteção, de trazer segurança, tendo parceria com a área educacional, os professores, os formadores de opinião, certamente uma boa Saúde Pública será uma consequência desse trabalho. Um povo seguro, um povo com educação eficiente tem consequência na área da Saúde Pública, podendo contribuir com a Administração. Tendo tudo isso, o trabalho voltado para a assistência social e a reestruturação das famílias, voltado para a qualidade de vida, para o esporte e lazer vai ser muito mais fácil a gente chegar lá. Eu quero dizer: são as parcerias que vão fazer com que a Administração pública tenha condições de prestar serviços com qualidade para a sociedade. Parcerias não só entre a Administração pública, mas também com a iniciativa privada e as organizações não-governamentais (ONGs).

Percebe-se toda uma preocupação sua para com outros setores.
É com o primeiro, segundo e terceiro setores, pois a gente precisa entender que o Estado, o público, precisa ser maior nas decisões, no sentido de construir um Estado de bem-estar social maior para o povo. No meu ponto de vista, buscando conhecimentos teóricos, a gente vê que o Estado está perdendo o seu papel e deixando o mercado capital crescer mais. Como bem disse Eric Hobsbawm, historiador britânico que morreu há poucos dias [em 1º de outubro, aos 95 anos; foi considerado um dos maiores historiadores do século 20 e, muito lido, focado, debatido no curso de História da UEG], o mundo capitalista está sendo formado, trabalhado no sentido de alimentar a indústria e, não as pessoas mais. E as pessoas estão sendo conduzidas a atender mais um mundo maquinizado, ficando assim, segundo ele, mais máquinas, perdendo a sua parte humana. Aí eu falo que o Estado está perdendo o seu papel de público, de humano, deixando de prestar serviço qualificado para o povo, deixando espaço para o capitalismo, que então reúne capital, lucros. Para um ficar rico o outro precisa ficar pobre. Para um viver o outro tem que morrer. Para um sorrir o outro tem que ficar chorando. Está existindo uma inversão de valores muito grande. Quando eu digo que na Administração pública aqui de Uruaçu trabalhando nessas parcerias, é possível reverter ou pelo menos iniciar um processo de mudança muito grande, não estou errado. Aí que entra o nosso trabalho, as nossas ideias na Câmara, contribuindo para que a nossa sociedade seja o alvo principal e, não o capital.

Pai de família, militar, pastor auxiliar, de olhar coletivo e defensor da partilha do bem coletivo com iniciativas públicas: como o senhor avalia os problemas envolvendo drogas? O que poderia ser feito na Câmara?
É uma questão muito complexa e difícil de ser solucionada em curto prazo. Como um legislador na Câmara eu penso que precisamos fazer um trabalho muito forte de base. Quando falo de base, falo de Educação Fundamental - junto com essa Educação, para que novas gerações cresçam e se tornem cidadãs de bem no futuro -, eu também falo não de assistencialismo, mas de uma Secretaria [Municipal] de Promoção Social eficiente no sentido de apoiar e reestruturar as famílias, inclusive aquelas moradoras de bairros construídos de maneira muito desordenada e desorganizada. Muitas dessas famílias têm sentimentos de abandono, de desprezo, com os pais perdendo seus papéis de formação de família, os filhos vão ficando livres para crescer na sociedade, se tornando pequenos infratores, com pequenos furtos e crescendo nessa ideia errada. A partir do momento em que o Município começa a voltar um trabalho de atendimentos às famílias, eu relembro que a parceria da Administração com as entidades e ONGs é importante, pois onde o Estado não pode chegar com os seus representantes diretos, esses parceiros podem estar fazendo um trabalho de reestruturação apoiados pelo Estado e porque não, financiados pelo mercado através de investimentos que as multinacionais que rodeiam o Município de Uruaçu têm legalmente para investir nas áreas educacional, da Saúde Pública, da Promoção Social. Falta buscar recursos certos e investir nos lugares certos, pois fazendo isso as famílias terão condições de estar mais unidas, de jantar, almoçar na mesa com os filhos, dando o sentido de pilar de sustentação na sociedade. É isso que eu vejo e lá na Câmara de Vereadores eu penso que podemos proporcionar um trabalho juntamente com o Ministério Público [MP] e a Justiça Comum, um trabalho mais próximo do cidadão lá no bairro. Se não tiver condição de trazê-lo próximo a Administração, levá-lo na Câmara, que é do povo, é fazer a Prefeitura e a Câmara poderem chegar ao cidadão, onde ele está, incentivando essas pessoas participarem um pouco mais da Administração e de nossa legislatura. Tudo isso pode acontecer e levando esse sentimento público, de Estado, de valor na Administração pública. O cidadão vai poder participar mais lá na sua casa, na limpeza da sua rua, protegendo os bens públicos existentes lá no seu bairro e, isso o fará ter mais alegria de participar das coisas públicas, que também são dele. É isso o que eu quero fazer, fazer com ele tenha um sentimento de participação um pouco maior e fazer com que esse mesmo cidadão se sinta mais responsável pelas coisas públicas existentes lá no bairro dele.

Segurança Pública: o que tem em mente para ajudar a área?
É outra questão que deve ter uma atenção especial e nós sabemos que a Segurança Pública, como um todo no Brasil, vive uma situação muito triste, e a Polícia Militar do Estado de Goiás, dentro do Programa de Qualidade da Polícia Militar tem o Programa Operacional Padrão, que exige um comportamento e uma atitude mais humana voltada para atender a sociedade, mas tem um modelo também, uma ideia que está sendo tentando ser implantada, que é aproximar a sociedade da Segurança Pública, a polícia do cidadão. Eu imagino que nós aqui em Uruaçu, a Administração pública precisam fazer um trabalho de parceria com a Polícia Militar muito forte, apesar de as Polícias [órgãos de segurança] serem do Estado, prestam serviço de segurança pública diretamente para o Município. Eu penso que o Município precisa dar uma atenção especial, no sentido de estruturar, dar condição para a Polícia Militar ser proporcional ao serviço de qualidade para a sociedade, apoiar com trabalho de educação, campanhas, ajudar a Polícia Militar ser mais presente, não ser só ostensivamente, mas ser mais presente nas escolas, por exemplo. E, quando voltamos olhares para a zona rural, existe uma preocupação muito grande dos camponeses, todos os produtores, plantadores, criadores de gado, para levar essa segurança pública até lá também. Então, o Município precisa fazer uma parceria com o Estado para dar condições de termos um serviço de patrulha rural eficiente, termos uma patrulha escolar eficiente. Para termos uma patrulha com trabalhos efetivo e ostensivo na cidade. Isso tudo é um trabalho de prevenção, precisa existir um trabalho reativo, mas um trabalho preventivo, pois isso é muito importante e tudo isso surtiria efeito muito grande no segmento em Uruaçu. Eu quero, como representante da Polícia Militar do Estado de Goiás em Uruaçu, fazer um trabalho com o Poder Executivo buscando parcerias na Prefeitura para que a Polícia tenha condições de prestar esse serviço de qualidade na sociedade.

Urbanismo organizado: o projeto Amigo10 de Uruaçu defende muito essa causa também.
A primeira impressão é a que fica. A cidade de Uruaçu é privilegiada por sua posição geográfica, é uma cidade muito importante no sentido da prestação de serviços nessa região e é necessário que tenha chegadas e saídas eficientes, bonitas, onde as pessoas possam levar boa imagem daqui, para onde forem. Muita coisa pode ser feita nesse sentido e também sei e, nós sabemos, que Uruaçu foi uma cidade construída historicamente e não foi planejada. Para isso, hoje ela vive importante momento político e econômico. É preciso fazer algumas adequações, adaptações, ajustes cirúrgicos para podermos dar uma mobilidade urbana maior e é isso mesmo que eu quero. É conhecendo as realidades que vamos descobrindo onde podemos fazer as intervenções. Vemos o crescimento do Município e a criação de novos bairros e, nós precisamos nos fundamentar no plano diretor e seguir uma determinação, uma legislação no sentido de reorganizar e daqui para frente colocá-la no caminho certo. A cidade precisa crescer, é necessário que se cresça, não existe a ideia de impedir, existe a ideia até de incentivar, só que de maneira organizada, de maneira mais inteligente nesse ponto, justamente para atender o próprio cidadão que vai morar e ter a sua indústria, sua prestação de serviço, é justamente aí.

Crescimento inteligente, diria?
O projeto Amigo10 de Uruaçu tenta contribuir com a construção de uma cidade em que as pessoas sejam as principais beneficiadas com tudo isso. O alvo nosso é esse. Imagino e acabo perguntando: que cidade nós estamos construindo para o futuro da nossa geração que está vindo e para nós mesmos, que estamos envelhecendo? Que condições nós vamos ter para ir e vir com segurança? Cadê a nossa mobilidade urbana? As cidades, eu estou vendo, na sua maioria, sendo construída no sentido de expulsar as pessoas delas e nós precisamos reverter essa ideia e construir uma cidade para as pessoas, para o convívio das famílias, para reestruturar as famílias e termos uma cidade mais voltada para o povo. Sem sombra de dúvidas, Uruaçu precisa de indústria, geração de empregos, precisa ter Administração pública, precisa crescer, atender as exigências. As pessoas que estão vindo investir na nossa cidade precisam de tudo isso aí, só que de maneira eficiente, inteligente, de maneira a atender as exigências das legislações municipal, estadual e federal. Eu vejo que precisa ser dessa forma.

O segmento táxi, como outros, terá voz ativa na Casa de Leis?
Eu penso que a sociedade precisa ser organizada, então todos os segmentos precisam se organizar e terem representação legal, através de pessoas jurídicas. Eu fui um dos que contribuíram para que existisse a Associação dos Motoristas Autônomos de Táxi de Uruaçu e Região (Amatur). Nós, ali já trabalhando, falamos que eles teriam um representante forte na Câmara de Vereadores, que pudesse dar condições de levantar a nossa bandeira, a bandeira da categoria e segurar as cores dela lá em cima. Com o apoio de todos, chegamos lá. Dessa forma, eu quero dizer: não só os taxistas, mas os mototaxistas de Uruaçu, se organizando, se legalizando de maneira geral, certamente terão um representante e um braço forte na Câmara para a gente buscar com mais força, além de organizar de fato, buscar corretas alternativas para capacitá-los, para prestarem um serviço de qualidade para a sociedade de Uruaçu.

Até meados de 2011, era primeiro-secretário do Diretório local do PMDB, foi eleito agora por ala opositora à chapa majoritária vitoriosa, composta por membros de diferentes partidos, inclusive o PMDB, que administrarão a cidade. Como será sua relação junto ao Executivo?
Eu tive a oportunidade de viver bons momentos no PMDB. Passei por lá, não deixei as portas fechadas, tenho um convívio, uma relação muito boa com todos os integrantes do PMDB. Só que quando você tem ideias que podem contribuir um pouco mais e diretamente você precisa nascer para crescer, como eu disse no início desta entrevista, é preciso existir uma oportunidade mais ampla. Eu tinha essa necessidade dentro de mim - nascer para crescer -, e eu tive a oportunidade de nascer, através de um partido novo, o PSD. Apesar de ele ter histórias bem antigas, do passado, Getúlio Vargas [ex-presidente do Brasil] e outros, renasceu não faz tanto tempo e, eu tive a oportunidade de abraçar a presidência uruaçuense dessa sigla dentro de um espaço de tempo bem pequeno. Partido esse, de grande expressão e lá para o PSD eu tive a oportunidade de levar nomes bons, pessoas que tiveram condição de se eleger [Reginaldo da Saúde] ou ficar em boa suplência [Divino Galvão], com quantidade de votos muito boa, inclusive com mais votos que alguns candidatos a vereador que foram eleitos. Enfim, eu quero deixar bem claro que não sou oposição às coisas boas para a cidade de Uruaçu. Eu quero é contribuir para que Uruaçu venha ganhar muito com as nossas ideias de trabalho. É dessa forma que eu quero dizer: que eu posso ser sim um grande parceiro da prefeita [eleita] do PMDB [Solange Bertulino], no sentido de ajudar a cidade, quero contribuir para que ela possa executar projetos importantes para Uruaçu. É claro, independente de cor partidária, o meu partido é a sociedade de Uruaçu e o Município, como um todo.
Nota da Redação: Tavares assumiu o PSD em 2011, o comerciante Adriano Oliveira ficou com a responsabilidade pouco tempo depois e a tendência (na data da entrevista) indicava que o vereador eleito assumiria novamente a sigla. De forma errônea, o JC informou em diferentes ocasiões que a sigla estava sob o comando de Tavares, quando na verdade já tinha o comerciante na direção. A reportagem apurou: trata-se de alterações sem atritos

A Câmara Municipal de Uruaçu ganhará um dos maiores leitores de sua história - o vereador Tavares Amigo10 -, e, o senhor adentrou a Redação do Jornal Cidade com três livros. Comente.
Precisamos estar fundamentados em grandes escritores, pessoas que registraram os seus trabalhos, as suas obras. E nesse momento de mudança que nós estamos vendo acontecer, tenho em mão essa grande obra de António Rebordão Montaldo, O Processo de Mudança e o Novo Modelo da Gestão Pública Municipal [Editora Almedina {Coimbra - Portugal}, de 2003]. É muito importante para a gente tentar construir algo novo que pode dar certo na nossa Administração, sobretudo na cidade de Uruaçu, onde nós vivemos. Você pode fazer tudo isso servindo a Deus e, tenho essa outra grande obra, de João Mendes de Jesus [organizador], Servindo a Deus na vida pública: uma análise bíblica de Serviço Público dos servos de Deus [Editora Gráfica Universal {Rio de Janeiro-RJ}, de 2001]. Um livro que informa muito bem como servir a Deus na vida pública. Então, quer dizer: onde você estiver, você pode fazer algo importante para a sociedade em que agrada a Deus, ao mesmo tempo são obras que você precisa conhecer, um pouco das ideias desses homens, para se tornar um cidadão de bem e, com uma grande importância na sociedade. Para isso, é lógico que você precisa saber como se comportar, como chamar atenção, no bom sentido. Como as pessoas podem ver. Dessa forma, eu digo que você não basta ser bom, mas precisa parecer ser bom, você não basta ser honesto, mas precisa parecer para a sociedade, honesto. Assim, tenho também aqui o livro Marketing Político Eleitoral, de Joel Adriano Maciel [Editora Metrópole {Porto Alegre-RS}, de 2004]. Fala muito bem como se comportar nesse meio político.

Por que Uruaçu é a melhor cidade do Norte de Goiás?
Se a gente for olhar com uma visão panorâmica desta região, uma visão por cima Uruaçu, tem todos os motivos para se alegrar por ser a melhor cidade do Norte do Estado de Goiás. O Brasil é o País da vez, País que o mundo inteiro está com olhos voltados para ele. Não é só na [questão da] plantação de soja não! O Brasil é o País da vez em todos os sentidos: riquezas minerais, naturais, com oxigênio, carbono, com água, turismo... Enfim, é o País da vez. País tropical e, quando eu digo isso e, as fronteiras do Brasil foram abertas nesse sistema de política neoliberal, os investimentos são muito grandes no País. Eu digo: não é na região Nordeste, Sudeste, que já estão todas investidas. Não é na região Norte, que é voltada para outra situação. Não é na região Sul, porque é uma região de características diferentes, mas é na região Centro-Oeste, não é no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul não. É no Estado de Goiás e eu vou mais longe ainda: no Estado de Goiás não é na região Sul, Sudeste, Norte do Estado não, mas sim na região Norte, onde está situado Uruaçu. E por que Uruaçu? Porque se olharmos em volta de Uruaçu, temos mineradoras explorando minérios no subterrâneo, como a Maracá, a Anglo American, a Votorantim, a Sama, a Serra Grande, na cidade de Pilar, em Campinorte. Enfim, por estar Uruaçu nessa região privilegiada. Não como exploradora de riquezas naturais, mas, como diz o grande teólogo Leonardo Boff, isso vai ser muito perigoso, porque está se tornando um lucro por baixo, de tanto explorar nossas riquezas minerais. Isso é perigoso. Então, Leonardo Boff se diz preocupado com isso. Mas Uruaçu é uma cidade de prestação de serviços, de recepção, é uma cidade em que tudo gira em torno dela. Uruaçu, digo, é uma cidade privilegiada por tudo isso e, precisamos fazer a cidade ser de fato e de direito essa cidade importante. Eu tenho um sonho, um objetivo, tenho um trabalho a realizar, estamos trabalhando para construir uma cidade para ter e oferecer um futuro melhor ainda.

O senhor carrega o sonho de ser prefeito de Uruaçu. Comente.
Quem sabe! Estou fazendo um trabalho no presente para que as pessoas possam entender isso. Juntos podemos construir um futuro melhor e, para construir futuro melhor precisamos ter uma cidade melhor, um local melhor, gostarmos de onde vivemos e eu quero contribuir na construção de nossa cidade para o futuro. Uma cidade boa no futuro. Quem sabe, a sociedade vendo esses fatos, eu possa estar contribuindo diretamente para que isso aconteça.

Suas considerações finais.
Eu fico muito feliz por esse momento que estou vivendo agora, mas para viver esse presente certamente eu tive um passado e para conhecer o presente que nós vivemos, nós precisamos conhecer também o nosso passado e trabalhar para construir um futuro melhor. O meu passado aqui em Uruaçu foi um pouco turbulento, mas muito proveitoso, porque são das dificuldades, das lutas, das crises, que a gente aprende criar alguma coisa que presta para o futuro. E depois de passar por dificuldades encontrei o Reverendo e Pastor Vilson Guedes da Silva lá na Igreja do Evangelho Quadrangular, que foi um suporte muito grande para nós. Em 2001 para 2002 nós começamos a congregar ali e de lá para cá eu sei que Deus mudou a minha vida de forma muito grande. Acabo dizendo que eu tenho duas histórias: uma antes e outra depois de conhecer o Pastor Vilson e, de lá para cá e tenho trabalhado de maneira a estar na direção de Deus, debaixo da proteção das mãos do Senhor e construindo o melhor para o futuro. Eu falo que o futuro só pertence a Deus, mas está em nossas mãos a construção dele. Então a gente precisa estar na direção de Deus para construir um futuro muito bom e cheguei aqui hoje depois de um trabalho muito grande, mostrando para a sociedade que nós podemos ser importantes em tudo que nós fazemos e, eu também quero ser alguém que as pessoas possam depositar confiança para que eu possa atender um pouco das expectativas das pessoas...

...Bonito, Tavares!...
...Diante de tudo isso, agradeço a Deus em primeiro lugar, agradecer minha família, a Polícia Militar, que me construiu hoje. Sou alguém hoje porque um dia eu entrei na Polícia Militar e, sou o cidadão que sou hoje. Agradecer a Igreja do Evangelho Quadrangular, na pessoa do Pastor Vilson, minha esposa [Rosângela Tavares], nossas filhas [Jeiynifer e Jhéssyka], mãe [in memoriam], sogra, que muito fizeram para que eu pudesse estar aqui hoje. Agradecer as pessoas desta sociedade que direta ou indiretamente contribuíram muito para o nosso sucesso, a nossa vitória, o início dos nossos trabalhos, pois sem cada um certamente eu não estaria aqui. Esses agradecimentos eu quero estender a cada cidadão uruaçuense, não só morando na zona urbana, mas em toda a extensão do Município. Agradeço ao Jornal Cidade, que muito fez e faz por minha pessoa, pelo nosso projeto, que muito vem mostrando meu trabalho, um veículo de comunicação que acredita em nossas ideias, no nosso trabalho por inteiro, inclusive muitas vezes mostrou, publicou aquilo que a gente escreveu, que queríamos expressar, aquilo que temos escrito, que queremos transmitir. Depois de estudar na UEG, de fazer uma pós-graduação em Gestão Pública Municipal, ainda sei que não sei nada, como disse o grande filósofo Sócrates... Eu só sei que nada sei. Podemos aprender muita coisa ainda e é com as pessoas que a gente aprende, porque quando ensinamos sempre aprendemos e, eu quero aprender muito ainda, inclusive em ser alguém útil nesta sociedade de Uruaçu, quem sabe no Estado de Goiás.


Tavares Amigo10 (em santinho): “Se a gente for olhar com uma visão panorâmica desta região, uma visão por cima Uruaçu, tem todos os motivos para se alegrar por ser a melhor cidade do Norte do Estado de Goiás”

Uruaçu 05/11/12 (com ajustes técnicos) - (Jota Marcelo e Márcia Cristina - Jornal Cidade [postagem original]). Nota da Redação: esta entrevista está postada no site do Jornal Cidade - www.jotacidade.com/Regionais -, e no Blog do JORNAL CIDADE/Personalidades - http://blogdojornalcidade.blogspot.com.br/. Outras informações: coluna Agenda Política, do referido site. Postagem: Marcello Dantas

Nenhum comentário: