quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ENTREVISTA - Jairo Balbino: ‘Tem que mirar o sol para chegar pelo menos nas estrelas’

Rodada de entrevistas que o JC desenvolve na Redação com os 13 vereadores eleitos por Uruaçu em outubro: na noite de 27 de novembro, Jairo Balbino (PT) respondeu perguntas do periódico, quando disse se sentir satisfeito com o resultado obtido pelo Partido dos Trabalhadores, que elegeu três edis para a Câmara Municipal e que ajudou eleger Solange Bertulino prefeita da cidade do Norte de Goiás. Revelando estar “muito honrado”, expôs: “Por ser um dos três eleitos e também porque sou o presidente do partido, na nossa presidência conseguimos eleger três vereadores.”
Visionário, deixa claro que o PT local aposta no futuro: “Nós estamos pensando alto, devemos pensar alto senão não chegamos a lugar nenhum. Como se diz: tem que mirar o sol para chegar pelo menos nas estrelas. O PT de Uruaçu está com esse pensamento.”
Jairo Balbino, que três dias após a entrevista foi indicado pelo PT para concorrer ao cargo de presidente da Câmara, conforme informou nota da coluna Agenda Política, de 1º de dezembro no site www.jotacidade.com, aqui transcrita. Leia a entrevista.

PERFIL
Jairo Balbino Rosa havia concorrido ao cargo em 1996 (210 votos), 2000 (231 votos) e 2004 (323 votos). Servidor público municipal concursado pela Prefeitura de Uruaçu, trabalha há 12 na Polícia Civil local como escrivão. Cursou o Magistério e, Contabilidade (Colégio Polivalente). Tem 46 anos, nasceu em Santa Helena de Goiás e reside em Uruaçu desde os cinco. Católico atuante, colabora via serviços paroquiais, é casado com Maria Conceição Silva Rosa e tem as filhas Joyce Silva Rosa e Stéfanne Balbino Silva Rosa.


Jairo Balbino (durante entrevista na Redação): “Ficou o compromisso de que se o PT elegesse um vereador o PMDB e o PSB apoiariam esse nome para a presidência da Câmara”

1996, 2000, 2004 e eis que finalmente Jairo Balbino venceu em 2012. Por que venceu e qual é a origem dos seus votos?
Vejo que é um amadurecimento no processo das várias candidaturas e nesse processo a gente vai conseguindo mais apoio, tornando nossa pessoa mais conhecida e, também pela vontade do pessoal de mudança, que nós tivemos agora. Eu acredito que é esse ponto aí. Acredito que os meus votos vieram de uma somatória. O pessoal da Igreja [Católica] deu para nós um apoio grande. A minha família também, que abraçou a candidatura conosco, o grupo de pessoas que estava trabalhando com a gente no dia a dia, na luta. Temos também o apoio grande dos companheiros da Polícia Civil, da família Polícia Civil. Na área esportiva também temos apoio, de uma maneira geral temos apoio em todos os segmentos e em todas as partes de Uruaçu. E, também o momento político de Uruaçu - muito importante -, pois as pessoas estavam querendo mudanças. Na nossa caminhada, aonde íamos as pessoas falavam que queriam mudanças, tanto na Prefeitura, quanto na Câmara. Acredito que foi essa somatória aí que fez a gente chegar.
Nota da Redação: servidor público municipal concursado pela Prefeitura de Uruaçu, ele trabalha há 12 na Polícia Civil do Estado de Goiás (PC) - local -, como escrivão

Cidade que jamais teve um vereador do PT, Uruaçu elegeu três de uma só vez por agora. Comente.
Fico muito honrado, pois pela primeira vez o PT elege alguém para o Legislativo e, consegue fazer três vereadores. Honrado por quê? Por ser um dos três eleitos e também porque sou o presidente do partido, na nossa presidência conseguimos eleger três vereadores. É também momento político muito importante, uma vez que as pessoas viram a necessidade de dar oportunidade para o PT da cidade de Uruaçu. O eleitor queria uma Administração nova, uma maneira nova de fazer política e nós estamos tendo essa oportunidade agora. Fazer o novo em nossa cidade, com toda humildade, simplicidade, mas trabalhar em prol de Uruaçu, de forma bastante consistente, bastante coesa.
Nota da Redação: o PT compõe a base aliada da prefeita eleita Solange Bertulino, eleita pelo PMDB e que também teve na coligação Resgatando a cidadania do povo de Uruaçu o PSB (do vice-prefeito eleito Professor Francisco) e o PC do B

Qual seria o futuro do PT uruaçuense?
O nosso projeto político de Uruaçu não foi somente ganhar a Eleição/2012, elegendo vereadores, ajudando eleger a prefeita. Nós pensamos mais adiante, cada dia mais estruturando o partido, crescer mais o partido, quem sabe, lançar um candidato a deputado estadual em 2014, eleger esse nome do PT. Também, lançar nosso futuro prefeito de Uruaçu e elegê-lo. Mas, nós temos paciência para isso, sabemos que somos da base aliada da Solange, do PMDB, que fazendo uma boa Administração terá direito de ir à reeleição. Mais adiante queremos eleger um prefeito de nosso partido. Nessa caminhada vamos tentar ganhar espaço político em Uruaçu. Nós temos esse objetivo, até porque estamos em um momento muito bom politicamente: o PT foi o partido mais bem votado no Brasil e o mais bem votado em Goiás e, consequentemente bem votado para vereador na cidade de Uruaçu.

Pretensões essas, que serão desenvolvidas com respeito. Isso?
A gente sabe que política é um processo de soma de agremiações, somatórias. Sabemos que devemos trabalhar com toda humildade, simplicidade, mas também temos que focar o nosso objetivo, onde que queremos chegar. Nós estamos pensando alto, devemos pensar alto senão não chegamos a lugar nenhum. Como se diz: tem que mirar o sol para chegar pelo menos nas estrelas. O PT de Uruaçu está com esse pensamento.

Na data da entrevista, 27 de novembro, o senhor visualiza com precisão grande quem presidirá a Câmara em 2013? De fato, está na disputa?
Nós temos um compromisso firmado lá nas convenções, no início do processo eleitoral deste ano, quando o PT abriu mão de lançar candidato para a cabeça de chapa - prefeito -, para o PMDB. Depois abrimos mão de lançar candidato para vice-prefeito, abrindo mão para o PSB. Ficou o compromisso de que se o PT elegesse um vereador o PMDB e o PSB apoiariam esse nome para a presidência da Câmara. O PT merece! Merece pelos votos que obtivemos, por elegermos três vereadores, a maior bancada da Câmara e pelo compromisso que foi feito com nós por parte dos demais partidos aliados. Compromisso feito eu vejo que não é para ser quebrado, mas para ser cumprido. O PMDB tem sinalizado esse compromisso conosco e, eu acho que o presidente da Câmara em 2013 será um de nós do PT: eu, o Zorão ou o Paulinho da Ambulância. Então, o meu nome está à disposição, mas sem nenhuma imposição, intransigência e, eu espero que seja para o crescimento do nosso partido, mas principalmente da política da cidade de Uruaçu e do bem-estar do povo de Uruaçu.

Na ocasião, não compareceram representantes do PC do B, até mesmo porque a sigla ainda não havia se juntado oficialmente ao grupo...
...Isso. Basicamente as executivas dos três partidos, pois o PC do B ainda não havia consolidado a sua composição com o grupo.

As três partes ali, participando, fazendo acordos verbais, daí por diante?... Ninguém se ausentou para beber água, para ir ao banheiro?...
...Bom... Cada um, quando vai para a sua finalidade, quer se defender. Vejo comentários de que na hora do acordo alguém [alguma ala] ficou calado... Dizem que quando se cala, consente... Então, de forma que, quem estava presente ouviu e foi bem claro esse acordo. Na verdade, foram em duas ocasiões. Uma vez reunimos as executivas, os presidentes dos partidos e, em outra oportunidade reunimos os membros dos diretórios lá na [sede da] Escola Lápis de Cor, quando também foi firmado esse acordo. Aí, tinham mais pessoas ainda. Desde quando assumi a presidência do PT, a direção da Escola Lápis de Cor sempre cedeu o espaço para nos reunirmos [sem em nada atrapalhar o pleno funcionamento da instituição de ensino]. A direção nunca disse não e, aproveito para agradecer por esse apoio ao PT. É praticamente uma sede do PT pela benevolência da direção.
Nota da Redação: veiculação da coluna Agenda Política, dia de 1º de dezembro: Legenda com maior bancada na Câmara Municipal a partir de 1º de janeiro, o PT indicou o nome do vereador eleito Jairo Balbino para presidir a Casa de Leis dentro de 2013. O mandato é de um ano, com direito à reeleição. A batida de martelo se deu em reunião realizada na tarde de 30 de novembro em escritório de um militante petista e que contou com a presença dos companheiros eleitos do PT, Zorão e Paulinho da Ambulância, além de outros membros da sigla, que em Uruaçu é presidida por Jairo. Na manhã de 1º de dezembro, o Partido dos Trabalhadores comunicou oficialmente a decisão aos demais partidos aliados, durante reunião transcorrida na residência de Ademir Sandoval, do PMDB, sigla da qual faz parte Solange Bertulino, prefeita eleita em outubro. Além dos vereadores citados e da prefeita, entre outros participantes do encontro na casa de Ademir estavam os vereadores Joeli do Salão (PMDB), Taroba (PSB) e Maria das Neves (PSB). A quarta organização aliada é o PC do B. Como a Câmara agrupará 13 edis, o grupo de legendas que apoiou Solange na campanha trabalha para contar com a parceria e o voto de pelo menos mais um parlamentar, totalizando sete, o que garantiria e eleição de Jairo Balbino. Os demais sete vereadores são Tavares (PSD), que também apresenta candidatura consistente ao cargo de presidente para 2013; Reginaldo da Saúde (PSD); Francisco do Ônibus (PR); Luciano Tucano (PR); Wanildão (PP); Idelmar Pedreiro (PSDB); e, Robson Pimentel (PP). Não resta a menor dúvida: as conjecturas são e serão muitas até a data inicial do novo ano, quando no voto o comandante 2013 será alçado à cadeira central do edifício Vereador José Fernandes

No que depender de seu gabinete, os munícipes frequentarão a sede da Câmara, a Casa estará próxima dos segmentos?
Com certeza. Precisamos unir os segmentos da sociedade, composta de pessoas e onde todos dependem um do outro. Os segmentos também dependem do vereador, que com seu mandato pode ser a pessoa adequada para fazer isso ou aquilo, porque ele representa o Poder Legislativo, está próximo do Executivo, do Judiciário, próximo de outros segmentos organizados. Vejo que quanto mais respeitando, é claro, a autonomia de cada entidade, quanto mais tivermos unidos, mais fácil será para conseguir o bem-estar do povo de Uruaçu. Precisamos nos unir nesse sentido, respeitando cada entidade.

Que o senhor possa lutar para que a sociedade se direcione a sede Câmara, participando das sessões, questionando, procurando por projetos em andamentos, se interessando pelos trabalhos das Comissões Permanentes ou não, fazendo visitas...
...Eu vejo que é um desafio. Sinceramente não sei como levar o pessoal para a Câmara. O que acontece? Câmara itinerante? Na verdade, o povo não vai também, é difícil. Seria bom se em todas as sessões tivesse plenário cheio. Precisamos arrumar um jeito de fazer o povo ir.

Visando não errar drasticamente, com o que a sua aliada Solange Bertulino deve ter mais cuidado?
Vejo que primeiro ela deve administrar honestamente. Se a pessoa está com o intuito de administrar honestamente ela pode até errar, mas o erro não vai ser grave tão quanto a gente está vendo por aí. É claro que deve também ser formado um secretariado com pessoas adequadas, profissional em cada área e ter, inclusive da parte da prefeita, uma fiscalização da gerência desse secretariado. Ela, que é a cabeça, deve acompanhar, saber, estar próxima de tudo o que está acontecendo na cidade. Ficar unida ao secretariado é importante para que tenha uma Administração bem sucedida.

Servidor municipal com atuação na Polícia Civil e religioso, o senhor testemunha situações ruins, envolvendo desajustes familiares. O que tem a dizer sobre investimentos em cursos de qualificação profissional e em geração de empregos e renda?
Primeiro eu vejo assim: o desajuste social que estamos vivendo hoje é consequência direta da falta de estrutura familiar. Aí passa pela prática nossa, tanto na atuação na Igreja [Católica], como na Polícia Civil. Vejo aqueles jovens, adolescentes chegando, detidos, conduzidos, naquela fórmula pior de vida que possa existir, às vezes sob o efeito de álcool, da droga. Quando a gente vai analisar a vida da pessoa, vê que a mãe é prostituta, alcoólatra, não teve oportunidade na vida de ter um emprego, uma qualificação profissional para ter uma estrutura familiar. É muito importante a pessoa ter uma qualificação profissional, mas, ao mesmo tempo também deve ter uma sustentação familiar, um apoio familiar, uma referência familiar. Arrisco dizer que o nosso Brasil, o mundo está do jeito que está porque falta investimento familiar. Se resolver o problema familiar, resolve o problema social. Existindo isso, com certeza os filhos dessas famílias vão ser pessoas idôneas, pessoas de bem na sociedade.

O vereador tem laços com o setor Oeste, reduto enorme de Uruaçu e de muitas demandas. Que áreas mais carecem de investimentos na região?
Não tem jeito: a primeira é a área da Saúde Pública, que está deixando a desejar. Naquela parte todinha existe grande número de pessoas, conforme já foi comentado aqui no Jornal Cidade e, temos só dois Postos de Saúde, mas um atende mais a comunidade da zona rural [PSF Rural {09/10}, localizado na vila Mandacaru]. Mesmo assim, de vez em quando não têm médicos nos dois para atender a população. E, não existem estruturas neles, apesar de um ter passado por reforma [PSF 05, situado na vila Primavera II]. Nas caminhadas nossas vi muitas reclamações sobre isso. Quando a pessoa vai para um Posto de Saúde tem que pegar uma fila e, quando chega lá não tem como entrar, ficando do lado de fora. Falta de humanidade com o usuário, que já está doente e corre o risco de pegar um resfriado, uma gripe. Então, eu vejo que a Saúde Pública é um ponto central. [...].

Nota da Redação: outras focalizações do entrevistado, envolvendo o complexo de bairros que integra o setor Oeste:
-Asfalto: “É um problema também, tem muito o que asfaltar. No Parque Paraíso, por exemplo, o prefeito [de Uruaçu, Lourencinho, do PP] fez um asfalto eleitoreiro. Na realidade, a obra não existe.”
-Falta de rede pluvial: “A água desce lá como se ‘fosse’ um rio Passa Três [rio local]. Não tem nada que segura. Não existem manilhas para a água passar por elas.”
-Esporte: “Grande parte dos atletas que disputa competições municipais é lá do setor Oeste. Essas pessoas não têm apoio algum. Com muito custo, o doutor Edmundo [Filho - prefeito uruaçuense na gestão 1997-2000] fez o campo Salvador de Andrade. No mandato dele foi comprada aquela área, mas resta uma parte para pagar. Assim, como outros vereadores eleitos têm falado que vão lutar, eu também vou lutar para que o campo seja gramado. É preciso ter pelo menos um gramado no setor Oeste, além de um ginásio de esporte. Isso é um compromisso também que a Solange fez nas conversas que tivemos com os desportistas daquela região. Me sinto praticamente de lá, pois nasci em Santa Helena de Goiás [-GO], mudei para Uruaçu com apenas cinco anos de idade, moramos na zona rural - na Colônia -, e com média de dez, 11 anos eu morava no setor Oeste. Minha família praticamente toda é de lá. Nuca deixei de estar por lá e sou pertencente ao setor Oeste.”
-Trânsito e transporte: “Em toda campanha a gente vê as pessoas falarem que é preciso fazer um viaduto aqui, uma passarela ali. Isso a gente ‘tá careca’ de saber. Precisa realmente construir, mas a grande dificuldade é como fazer. Eu vejo que é um grande desafio nosso: essa duplicação, fazendo viaduto, trevo, passarelas, com acessibilidade, por aí. Vejo que viaduto é mais importante que passarela. Estivemos dias atrás em Brasília [-DF], numa caminhada com a Solange e, nós éramos dez vereadores [dos 13 vitoriosos em 7 de outubro]. No gabinete do deputado [federal] Rubens Otoni [PT] eu fiz um pedido a ele sobre a [rodovia] BR-153, a duplicação dela e, ele disse que luta muito por isso, mas agora não é o momento. O deputado disse que a prioridade por agora é a conclusão da Ferrovia Norte-Sul [FNS]. Mas é isso: pedimos empenho do deputado para que quando forem duplicar, não deixarem de beneficiar Uruaçu com a estrutura que precisamos no perímetro urbano da BR. Tem que ser um projeto bem feito, está chegando até Uruaçu, vai passar pela nossa cidade a BR-080, que se encontrará com a BR-153... Mais um motivo para tudo dar certo, ao tempo certo. Com o projeto da duplicação, não vamos ficar à mercê disso, sem lutar pelas melhorias no nosso período urbano da BR. Será bom tudo ficar grã-fino e eu acredito que dará certo. Estamos diante também da chegada da Ferrovia Leste-Oeste [Ferrovia de Integração Centro-Oeste {FICO}, projetada com 1,630 mil quilômetros, entre a vizinha Campinorte {-GO} - antes, a partida seria de Uruaçu -, e Vilhena]. Temos que estar preparados para tudo isso, a gente tem objetivos, visão. É preciso correr atrás de tudo e persistir nisso.”
-Parque e urbanismo: “Concordo, e defendo, com a ideia de construir o comentado Parque da Biquinha, uma área de lazer, pois o pessoal nosso lá não tem opção de lazer. Na verdade, a região sempre foi esquecida por todas as Administrações. Tive conversando com colegas vereadores eleitos e, estamos dispostos, juntos, ‘correr atrás’, ajudar construir essa estrutura, além de praças, de outros benefícios.”
-Educação: “A construção de um CMEI [Centro Municipal de Educação Infantil] é importante por lá também e, hoje esses Centros são construídos com estrutura muito boa, através do governo federal. Antes, nas creches, as crianças praticamente eram ‘jogadas’ lá e ‘deixadas’. Hoje não. O que vemos agora é um amparo digno dado para as crianças. A região não merece mais um, merece dois CMEIs devido o tamanho do setor Oeste. O Governo de Goiás está construindo uma obra muito boa lá, nova escola, estrutura importante [Escola Padrão Século 21].”
-Carências: “Sabemos de cor e salteado o que tem que ser feito por lá. Precisamos de vários investimentos e pode até parecer que somos salvadores da pátria, mas só queremos ajudar mesmo.”

Determinados prefeitos correm atrás de recursos federias, outros não. Comente.
Eu espero que todos nós possamos conseguir mais e mais recursos federais para Uruaçu. Eu espero isso. De um modo geral, o recurso no governo federal tem. Desde que tenha bons projetos e disponibilidade para correr, para buscar esses recursos, é possível virem. Agora, não vamos vender ilusão que na Administração da Solange nós vamos ser os salvadores da pátria. Sabemos que tem o recurso, eu comparo esse recurso como se fosse um bolo, onde têm várias pessoas juntas dele querendo pegar um pedaço, uma fatia. Aquele que tiver mais determinação, consistência, que for mais guloso acaba levando mais. Por isso, que eu acho que devemos caminhar juntos. Na ida nossa a Brasília, todos os parceiros que procuramos mostraram disposição e o empenho deles para ajudar Uruaçu. Além do Rubens Otoni, visitamos o Pedro Chaves, a Marina Sant’Anna [deputados federais goianos, pelo PMDB e PT], o Pedro Wilson [goiano que atua como secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano no Ministério do Meio Ambiente, o MMA], a Flávia Morais [deputada federal goiana, pelo PDT]. Coisa interessante: a forma com que fomos recebidos. A espontaneidade, acolhendo mesmo e parece dizendo para nós: ‘Agora vai dar certo!’. Por isso, vejo serem muito importantes os recursos do governo federal. E, não podemos cruzar os braços e achar que somos adversários do Governo de Goiás e deixá-lo no bem-bom, como dizem. Ele [governador de Goiás, Marconi Perillo {PSDB}] teve votos em Uruaçu e vai voltar a Uruaçu quando for fazer mais campanha política. Precisamos também buscar junto ao Governo estadual aquilo que é de Uruaçu. Independente de ser PMDB, PT, PSB, PC do B, ele é do Estado e nós somos partes do Estado de Goiás.

Fale sobre a questão da Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h, assunto tratado na capital federal.
Nós pedimos e reiteramos nosso pedido ao nosso deputado Rubens Otoni. Tivemos o comprometimento dele e, não somente dele, mas também do Pedro Chaves. Reiteramos pedidos para todos os deputados - Rubens Otoni, Pedro Chaves, Marina Sant’Anna, Flávia Morais; e, o Pedro Wilson. Esse pedido nós fizemos, assim, de forma encarecida, para poderem ajudar Uruaçu e que trouxessem para nós essa UPA, Unidade de Pronto Atendimento. Eles foram unânimes e disseram que poderíamos contar com os mesmos. Uruaçu é uma cidade muito bem localizada, é grande, comporta muito bem, conforme as diretrizes do governo estadual e, como se não bastasse, tem a BR que passa por aqui. Uruaçu precisa dela. Eu estou muito esperançoso que vamos conseguir trazer essa UPA, que é emergencial.
Nota da Redação: segundo o Ministério da Saúde (MS), ‘as Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.’

Apuramos que foi tratado também o assunto casas populares.
É um ponto que eu vejo ser importante. O Rubens Otoni tinha conseguido para Uruaçu quinhentas casas populares, o dinheiro estava todo direcionado para Uruaçu, mas ocorre que essa Administração atual não conseguiu o local [terreno] e a contrapartida. Esse dinheiro acabou voltando e, do gabinete o Rubens Otoni ligou para a Superintendência da Caixa Econômica Federal, perguntando. E, ele disse que realmente o dinheiro foi devolvido, nós acabamos perdendo essas quinhentas casas. Vejo que quinhentas casas para Uruaçu são 500 moradores, pessoas que queriam ter um teto e, o dinheiro de quinhentas casas circulando em Uruaçu ia ajudar muito a nossa economia. Nós sabemos que é difícil. Quinhentas casas exigem praticamente três alqueires de terra. A Prefeitura, órgão público municipal, tem que desapropriar, comprar e pagar, claro, o terreno, fazer o asfalto, a rede de água, de esgoto, a energia tem que ser providenciada. Mas, eu acredito que quando tem boa vontade, tem determinação, quando tem o de mais importante, o bem-estar de quem não tem o teto para morar, eu acho que é possível fazer. O Rubens Otoni compromissou conosco o empenho dele para reaver essas quinhentas casas para nós. A gente, juntamente com a Solange, vai lutar por isso.
Nota da Redação: apesar das falhas na área habitacional, a Administração 2009-2012 sempre declarou publicamente não ter medido esforços para conseguir edificar casas populares. Das mil unidades prometidas por Lourencinho, apenas 18 (dezoito) foram construídas

Cidadania foi algo muito destacado pelo seu grupo político na campanha. O que esperar?
Quando surgiu esse propósito, o slogan Resgatando a cidadania do povo de Uruaçu, eu vi com bons olhos a ideia, o tema, que é muito feliz, pois quando se fala em cidadania são vários pontos e, também entra o lado da autoestima, do bem-estar do povo, cada um fazendo a sua parte para o bem-estar social, respeitando. Nesse sentido, o meu, nosso gabinete nosso estará à disposição. Queremos dar respaldo para a Solange, para a Administração dela, porque eu acredito que, desde quando ela assumiu a nossa coligação. Se foi indicada candidata, é porque nós acreditamos na pessoa dela, em sua ideologia. Eu continuo acreditando na pessoa dela, na possibilidade, na vontade que ela tem de fazer uma boa Administração, promovendo o bem-estar social. É isso que eu vejo que é mais importante. Tudo que ela precisar da minha ajuda, do meu apoio nesse sentido, o nosso gabinete estar à disposição, aberto para atendê-la, da mesma forma que atenderemos as pessoas da nossa cidade.

Desde muitos anos atrás, o governo federal arrecada muito, fica com grande parcela do bolo e, os Estados e Municípios com fatias bem menores.
É... Mas às vezes é complicado e, eu analiso que essa distribuição passa também pela reforma tributária. Quando se fala na oportunidade de colocar essa reforma tributária para ser votada, aprovada ou não, vem o maior protesto para não ter a reforma. Nós vimos algo agora que lembra o fato, com o [Estado do] Rio de Janeiro [além de outros - ES, BA], com a questão dos royalties. Dentro das possibilidades, eu vejo que é muito concentrador, mas por outro lado, se não fosse assim o governo federal não conseguiria manter os projetos sociais tão importantes que vem mantendo. Outra coisa: se fosse aprovada essa reforma tributária seria bem mais fácil atingir os Estados e Municípios. O que acontece? Você pega os Estados mais ricos, mas eles não querem abrir mão. Independente se é governo federal, se é PT ou PSDB. Ele não abre mão... É até o contrário, pois se o governo federal é PT e coloca essa reforma para ser votada, o estadual é PSDB, os governadores, os senadores, deputados federais não deixam essa reforma fluir. Se o governo federal é PSDB e o estadual é PT, também surgem os votos contrários dos senadores, deputados federais, que não deixam a reforma fluir. E tem outro ponto que eu vejo: desde o primeiro governo do PT, com o presidente Lula [Presidência da República - 2003-2006], vindo o segundo mandato e, agora com a presidente Dilma Rousseff, o governo federal tem desonerado muito o lado fiscal, na construção civil, redução de IPI [Imposto Sobre Produtos Industrializados]. Mas, mesmo assim, o Município é o que mais sofre com essa desoneração. Se tem um arrocho, quem mais vai sofrer é o administrador municipal.

Sobre os royalties, o mar é do Brasil ou é do Rio, do Espírito Santo, da Bahia?
Na minha opinião, o mar é da União, do Brasil mesmo! O que pega é o seguinte: se tira lá no mar e faz o refinamento no Estado, eles acham que é do Estado. É complicado. Vejo assim também: se o Rio, por exemplo, perde agora, logo mais ele recupera. Temos o pré-sal, que vai dar uma sacudida muito grande na economia do Brasil. Vai ser muito bom e todos ganharão, inclusive o Rio de Janeiro.

Qual é a Uruaçu que o vereador gostaria de ver daqui dez, 15, 20 anos para as suas filhas Joyce e Stéfanne e, para toda a população?
Uruaçu com menos desigualdade social. Por mais que a gente ache que a economia do País está bem ainda tem muita desigualdade social. Oportunidade para os adolescentes e jovens com possibilidade de emprego. Uma cidade onde tenha uma segurança boa, onde tenha a tranquilidade de ir e vir, sem preocupação com a violência e onde as pessoas se respeitem umas as outras. Onde cada um possa ter seu espaço. Onde a Administração pública possa ser reconhecida como uma Administração honesta e que possa satisfazer os anseios e as necessidades dos nossos munícipes.

Nascido em Santa Helena de Goiás, que fica numa região rica do Estado, mora em Uruaçu desde muito novo. Ao longo de décadas, em geral os governadores deixaram o Norte goiano meio que de lado?
Concordo plenamente. Até aí, quando surgiu a divisão de Goiás com o Estado do Tocantins, essa parte nossa aqui e a que perdemos [então Médio Norte e, Norte goianos] foram deixadas, abandonadas. A verdade é essa: surgiu o Estado do Tocantins e hoje é mostrado que talvez, pelo abandono, nós tínhamos no Estado uma grande parte que não se desenvolvia. Hoje ela é menor, o Norte, onde moramos e, o Nordeste. Depois, com o Tocantins, aquela parte está desenvolvendo muito. De modo geral, o Norte é um pouco abandonado. Isso passa muito pela vontade política, pois se os nossos governantes incentivassem as empresas virem para o Norte e dessem um apoio total para o Norte, com certeza a região estaria mais desenvolvida. Isso não acontece porque eles centralizaram muito, principalmente na região Sul.

O PT deve ou não lançar nome para o Governo de Goiás em 2014?
Eu acho que deve. Deve, porque o PT foi o partido mais bem votado no Estado de Goiás, também é um momento muito especial para o partido, a nível estadual e nacional também e, nós não podemos perder esse momento agora de pedir oportunidade para o povo de Goiás, para que o PT possa administrar de 2015 em diante. O PSDB já teve sua oportunidade, o PMDB já teve sua oportunidade e, por que não o PT mostrar sua forma nova, transparente de governar? Eu acredito que o PT deve lançar. Esse ano já tivemos alguns Encontros e até já falamos sobre esse assunto. Temos grandes nomes do Estado de Goiás que podem se tornar governadores, entre eles eu posso citar Rubens Otoni, um deputado que teve no ano 2010 votos em todos os Municípios. Ele é uma pessoa que anda Goiás como ninguém, nunca vi daquele jeito. Nós temos Antônio Gomide, prefeito de Anápolis [localizada na região central do Estado], que está fazendo uma Administração belíssima, tanto é que a aprovação dele foi quase de 90 por cento, conforme mostraram as urnas. Nós temos também o Paulo Garcia, prefeito de Goiânia, que tentou a reeleição e venceu. É um grande nome também e eu acredito que nas circunstâncias políticas em que está o nosso Estado hoje o povo está querendo mudança e, o PT, eu acredito, vai tentar fazer essa composição, para que possa lançar candidato ao Governo de Goiás. Embora sabemos: precisamos que a base aliada do governo Dilma Rouseff [presidente do Brasil, pelo PT] dê sustentação para a reeleição dela em 2014 e, também sustentação, saindo juntos, para eleger nosso governador do Estado. Quando isso eu falo, principalmente em Goiás, o PT, o PSB e o PMDB são três irmãos, assim, que não podem separar.

Uruaçu tem condições de eleger um deputado estadual na campanha de 2014?
Vejo que é um problema de interesse pessoal e partidário. Às vezes as pessoas que são leigas na política não entendem muito isso, mas a gente sofre pressão partidária muito grande para que lancemos candidato do partido, porque se o partido lança candidato a governador, consequentemente precisamos de um candidato a deputado estadual em Uruaçu para fazer palanque e, aí eles colocam em primeiro lugar o lado partidário. Mas eu sempre fui muito bairrista, eu sempre quis, votei e apoiei candidatos de Uruaçu e, no que depender do vereador Jairo Balbino, da nossa pequena liderança que já exercemos junto ao partido, aqui em Uruaçu quero fazer de tudo para que possamos lançar somente um candidato a deputado estadual da cidade. Outro dia eu conversava com alguém e essa pessoa falava isso é utopia, isso não existe. Eu mostrei para essa pessoa que - sem falar mal de ninguém, mas analisando o lado político de Uruaçu -, ao analisarmos agora o prefeito Lourenço, até onde sabemos, ele tinha um acordo com o Valmir Pedro [político local, candidato a prefeito em 2008 e a deputado estadual em 2010], o grupo do Valmir apoiaria Lourenço e depois Lourenço apoiaria Valmir para deputado estadual. Acordo político normal, é importante fazer esses acordos...

...Só que não foi cumprido...
...O que ocorreu no início da campanha de 2010? O prefeito certamente, eu acho, chamou o Chiquinho [vereador pelo PDT] e falou que ele seria o candidato a deputado estadual, que ele seria apoiado e, assim o Chiquinho se motivou para ser candidato. Conclusão: saiu Valmir Pedro e saiu o Chiquinho, onde ninguém ganhou. Um acabou atrapalhando o outro. Da mesma forma, a Marisa, quando deixou de apoiar o Professor André [político local, em 2002] e, apoiou um candidato de fora [Zé Gomes, de Itumbiara, cidade do Sul goiano]. A Marisa lançou depois o Elio Cunha [então vice-prefeito, em 2006] e deixou de apoiar outro candidato [Lourencinho]. Doutor Edmundo deixou de apoiar a Marisa [1998], para apoiar doutor Juarez [Lourindo, então vereador uruaçuense]. Foram várias as circunstâncias. Se cada prefeito tivesse pulso forte para peitar os interesses dos partidos deles e tivessem ficado fechados acordos para lançar o candidato de Uruaçu, desde a época do doutor Edmundo nós já teríamos deputado. Isso dá contrariedade ao eleitor. Lançam dois, três, quatro e o eleitor local não vota em ninguém. Vota em A, B, C de fora e, depois aparece um [... {nome omitido pelo periódico}] da vida e leva aquele tanto de votos. Tudo, naquela época, era base aliada do doutor Edmundo e, por que não chamaram as lideranças, dizendo que o projeto seria por Uruaçu, com união? Até espero muito que a Solange tenha essa maturidade. Tenho conversado isso com ela, falado isso porque nesse momento o lado pessoal, partidário - para deputado estadual -, deve ficar em segundo plano. Primeiro é o lado da cidade! Vamos ver esse consenso, conversar, vamos colocar só um deputado estadual nosso.

Faça as considerações finais, registre agradecimentos.
Quero agradecer a Deus por ter me dado essa oportunidade de ser candidato e chegar ao final das Eleições de forma vitoriosa. Acredito que é Deus que rege toda minha vida, agradecer minha família pelo apoio que me deu nessa empreitada árdua, agradecer os amigos da Polícia Civil, que abraçaram conosco essa luta, agradecer as pessoas voluntárias, que de mãos dadas comigo enfrentaram essa empreitada, as pessoas que trabalharam de forma voluntariosa e nos concedeu essa vitória. Agradecer ao Jornal Cidade pelo espaço que concede para a gente conversar com os nossos eleitores. Agradecer cada pessoa que também votou na gente, que teve o empenho, pediu voto, aquele que não votou, mas que falou bem da nossa pessoa. De forma, que quero agradecer a todo o pessoal que contribuiu para a consolidação dessa vitória. Que Deus possa abençoar a cada um. Podem contar com a gente, com a nossa força e o nosso empenho.


Jairo Balbino (em santinho), sobre o futuro que espera de Uruaçu: “Uma cidade onde tenha uma segurança boa, onde tenha a tranquilidade de ir e vir, sem preocupação com a violência e onde as pessoas se respeitem umas as outras. Onde cada um possa ter seu espaço”


Uruaçu 09/12/12 (com ajustes técnicos) - (Jota Marcelo e Márcia Cristina -
Jornal Cidade [postagem original]). Nota: esta entrevista está postada no site do Jornal Cidade - www.jotacidade.com/Regionais -, e no Blog do JORNAL CIDADE/Personalidades - http://blogdojornalcidade.blogspot.com.br/. Outras informações: coluna Agenda Política, do referido site. Postagem: Marcello Dantas

Nenhum comentário: