domingo, 30 de dezembro de 2012

ENTREVISTA - Luciano Tucano: ‘Vereador está na Câmara para mostrar a honestidade’

Na manhã de 22 de dezembro, o vereador eleito por Uruaçu Luciano Tucano (PR) esteve visitando a Redação do Jornal Cidade, se constituindo no 11º entrevistado dos 13 vitoriosos em outubro, dentro da rodada de entrevistas que o periódico pratica, visando torná-los mais conhecidos.
Foi quando comentou distintos assuntos: “Vereador está na Câmara para mostrar a honestidade e nunca se vender” falou sobre a honestidade, que para ele deve estar “em primeiro lugar na vida do ser humano.”
Lamentando o abandono da avenida Galdino Moreira de Souza (um dos anéis rodoviários uruaçuenses), antecipa pretensão de ajudar restaurá-la: “O que estiver ao meu alcance e o que for preciso fazer estarei indo atrás, em busca dessa conquista.” A respeito do descaso para com a mesma via pública, da agressão sofrida pela natureza que ladeia parte dela e pelo meio ambiente num todo, se mostra preocupado: “Quem sabe os filhos, netos não vão ter esse lazer, não vão ter o conhecimento do que  temos hoje.” O vereador sugere também a canalização geral do trecho urbano do córrego Machombombo. Leia.

PERFIL
Luciano Araújo Rocha (Luciano Tucano) se candidatou pela quinta vez (2008, 731 votos; 2004, 657 votos - ocasiões em que não se elegeu devido aos coeficientes eleitorais). Antes, legislaturas 1997-2000 e 2001-2004, foi eleito e atuou oito anos. Comerciante, desenvolve amplo trabalho assistencial, mas não tem o hábito de divulgar as ajudas que proporciona para a classe carente. Natural da cidade goiana de Mossâmedes, completou 56 anos em 6 de novembro. Mora em Uruaçu desde 1979. Solteiro, é pai de cinco filhos.


De Luciano Tucano (durante entrevista na Redação) sobre a honestidade: “Acho que é o principal na vida do cidadão”

O que representa essa vitória em 2012?
Essa vitoria para mim representa a participação com a comunidade, favores legais coletivos prestados e Deus. Tudo isso me ajudou ganhar.

De onde vieram seus 495 votos? Qual é o seu eleitorado, que lhe concedeu a graça de ser o quinto mais votado?
Isso é uma coisa pela qual fico muito agradecido, porque eu tenho uns eleitores fiéis. Graças a Deus eu tenho esse dom. Na campanha passada [2008] tive 731 votos e, agora esses 495. Mas em se tratando de proporção e do que aconteceu na passada, fico muito agradecido a Deus e ao povo. Conseguir votos não é fácil. Aproveito para oferecer essa nossa vitória primeiramente a Deus e depois aos meus eleitores.

Apesar de votações expressivas, não ganhou vagas em 2004 e 2008 devido coeficientes eleitorais insuficientes. Chegou a pensar em não se candidatar mais?
Não pensei. Eu perdi, mas de cabeça erguida, pois fui bem votado. O ruim fosse se tivesse caído a votação. Fui bem votado em 2012. Na campanha passada fui o terceiro mais votado, não deu para ir, mas perdi de cabeça erguida.

Luciano Tucano foi vereador nas legislaturas 1997-2000 e 2001-2004. Diria que tudo agora é muito diferente? - Sociedade cobrando mais, Ministério Público (MP) vigilante, Lei da Ficha Limpa em vigor.
A própria campanha eleitoral já teve uma diferença, porque o pessoal está mais esclarecido. Em geral, no caso de Uruaçu, podem ver que a votação foi diferente da passada. Quanto ao mandato em si, com certeza hoje é mais diferente. Os eleitores são mais conscientes, tem a questão da Ficha Limpa, apesar de que eu nunca tive o dom de fazer coisas erradas. Mas que hoje é bem diferente, é, e eu avalio isso como fator positivo.

Sua opinião em relação ao ato de ser honesto.
Eu acho que a honestidade está em primeiro lugar na vida do ser humano, a pessoa nunca pode deixar de ser honesta e humilde. Acho que é o principal na vida do cidadão. Valendo para toda a minha vida, e, eu atuei assim na Câmara em outras ocasiões: nunca fui do naipe de fazer coisa errada! Acho que o vereador está na Câmara para mostrar a honestidade e nunca se vender. Uma coisa que não dou conta é disso.

Estão sobrando picuinhas em Uruaçu no setor da política?
Com certeza e é uma coisa que atrapalha muito a cidade. Essas picuinhas não rendem nada. Basta ter união, porque aqui já há muito tempo era para termos um deputado estadual. O insucesso visto nessa causa faz parte de tudo o que acontece aqui. Não temos deputado estadual por isso, mas Uruaçu era para ter seu deputado. O certo era fazer uma pesquisa e a pessoa indicada seria o candidato, com todo mundo apoiando esse escolhido através de pesquisa de opinião pública.

Futuramente deseja se lançar candidato a presidente da Câmara?
Não estou pensando em presidência da Câmara ainda não, mas quem sabe eu mudo de ideia! Colegas eleitos estão agindo, articulando com respeito, tudo tranquilo e fui procurado por vários deles.

Acredita em um bom relacionamento entre o Executivo o Legislativo nos próximos quatro anos?
Poderes existem para trabalhar em favor da população. Acredito que a prefeita Solange Bertulino [PMDB] possa fazer um bom trabalho para a cidade de Uruaçu, sempre pautada na honestidade, atuando dentro da normalidade com os vereadores e os representantes de todas as áreas. Para a Câmara Municipal foi eleito um grupo muito bom, todos capacitados. As pessoas souberam escolher, os vereadores são pessoas de boas origens. Uma boa Prefeitura, uma boa Câmara e o trabalho tem tudo para dar certo.

Seu slogan foi Trabalho, honestidade e humildade. Além disso, o que a população pode esperar da sua atuação. Que bandeiras defenderá na Casa de Leis?
Eu bato muito na tecla saúde. Saúde pública em primeiro lugar, depois o social, que é muito importante, a geração de empregos também faz parte de meus projetos na Câmara Municipal. Também o esporte e o meio ambiente. Essas são as minhas metas. Acredito na força do trabalho e a porta do meu gabinete estará aberta na Câmara para atender a todos.

Investimentos estruturais: quais são as maiores necessidades do setor Casego, onde o senhor reside?
O setor Casego está precisando urgentemente de um asfalto, a rede de esgoto já está pronta e ali perto do Instituto Federal de Goiás [IFG] as ruas estão muito feias, maltratadas. O Posto de Saúde não atende as necessidades das pessoas [trata-se do Posto de Saúde 06 {PSF 06}, estabelecido na rua Mara Rosa, esquina com a rua Estrela Dalva, snº, setor Casego]. Meio ambiente: sobre o córrego Machombombo, que corta quase a cidade toda, acharia muito importante que fizessem uma canalização geral, um tratamento dele. Passa dentro da cidade e as pessoas jogam lixo. O anel ali vizinho [avenida Galdino Moreira de Souza, que passa pela região onde o edil mora] está abandonado e precisa ser restaurado. O que estiver ao meu alcance e o que for preciso fazer estarei indo atrás, em busca dessa conquista.

É um lugar que virou até mesmo ponto de descartes de lixo e carniças.
Pois é! Realmente faz vergonha. As pessoas gostam de fazer caminhadas por lá. Mas para mudar isso, depende muito da consciência de todos. As pessoas deveriam pensar antes de jogar, porque só vão acabando com a natureza. Jogam até produtos que demoram se decompor. As pessoas deveriam pensar antes de jogar e pensar no futuro. Hoje é uma coisa, amanhã será outra. Quem sabe os filhos, netos não vão ter esse lazer, não vão ter o conhecimento do que  temos hoje.

Com parcerias junto ao Governo de Goiás e ao governo federal, Uruaçu teria muitas conquistas?
Eu acredito que as pessoas indicadas, os vereadores, a prefeita, todos nós temos a obrigação de correr atrás das verbas, dos fundos, dos interesses públicos. De forma geral, não importando se é do partido A ou B, temos que correr em direção de todos os lados na busca de melhorais para a cidade. É de grão em grão que a galinha enche o papo.

No segmento político-administrativo, quais são os seus maiores, melhores amigos?
Em geral, todos são iguais para mim. Me dou bem com todo mundo. Não tenho diferença com ninguém.

‘Natal’, passagem de ano. Na sua avaliação, o que representa esse período?
Natal é um período de aproximação das famílias, dos amigos estarem juntos e comemorar. Natal, fim de ano é época de comemorações e agradecimentos pelas coisas boas que aconteceram durante o ano que se finda.

Momento para o senhor fazer suas considerações finais e agradecer quem quiser.
Fico muito grato a todos vocês pela entrevista e, agradeço novamente a Deus e ao povo que me confiaram essa legislatura. Um Feliz Natal e um ano-novo cheio de muita saúde, paz a todos nós.


Luciano Tucano (em santinho): Para a Câmara Municipal foi eleito um grupo muito bom, todos capacitados. As pessoas souberam escolher, os vereadores são pessoas de boas origens



Uruaçu 24/12/12 (com ajustes técnicos) - (Jota Marcelo e Márcia Cristina - Jornal Cidade [postagem original]). Nota: esta entrevista está postada no site do Jornal Cidade - www.jotacidade.com/Regionais -, e no Blog do JORNAL CIDADE/Personalidades - http://blogdojornalcidade.blogspot.com.br/. Outras informações: coluna Agenda Política, do referido site. Postagem: Marcello Dantas

Nenhum comentário: