domingo, 30 de dezembro de 2012

ENTREVISTA - Robson Pimentel afirma querer parceria com a prefeita Solange

Entrevistado na Redação do Jornal Cidade em 22 de dezembro, o vereador Robson Pimentel (PP), reeleito por Uruaçu nas Eleições/2012, afirmou, mirando a responsabilidade de legislar: “Muitos já tentaram, em 2009, colocar cabresto em minha pessoa, tentaram fazer do jeito delas, uma coisa que eu não aceito. Cada um tem sua opinião própria, tem o seu jeito de governar, administrar e ninguém muda o ato de decisão de cada um. No meu caso, também acho que ninguém tem que interferir na legislação, no meu jeito de legislar. Por isso que eu considero 2012 uma campanha mais difícil que 2008.”
O edil, vitorioso em ala adversária, aproveitou a oportunidade e esclareceu, centrando atenção em parcerias coletivas para a população, prevendo bom relacionamento com o Poder Executivo e falando em trabalho contínuo “junto com a prefeita eleita Solange [Bertulino {PMDB}], o vice-prefeito eleito Francisco [Professor Francisco {PSB}], todos os vereadores, com dedicação e humildade, principalmente para que possamos fazer uma Administração boa, não para a prefeita e o vereador, mas para a sociedade. O vereador Robson Pimentel vai ser um parceiro da Administração da nossa prefeita Solange”, garante, lembrando que falou a ela recentemente: Solange, vamos administrar juntos para que nossa cidade cresça!.
A rodada de entrevistas, realizada com os 13 parlamentares vitoriosos dia 7 de outubro, visa torná-los muito mais conhecidos, em especial por se tratar dos representantes e fiscais de quase 40 mil habitantes.
Leia.

PERFIL
Pela segunda vez, Robson Correia Pimentel se candidata e vence. Na campanha 2008 foram 584 votos e, agora 432. “Apesar de eu ter a menos 152 votos, isso é bom porque serve de lição para as próximas campanhas”, frisa. Dia 14 de outubro fez 35 anos. Instrutor teórico-prático de trânsito, sonha ser eleito prefeito de Uruaçu, para onde mudou com um mês; nasceu em Ceres-GO. De vários relacionamentos, é pai de Matheus, Michelly, Marcos Vinicius, Fábio Vinicius e Maria Heloisa. Namora Carla Oliveira, apoiadora constante.

Robson Pimentel (durante entrevista na Redação): “Não podemos pensar que todas as pessoas que ajudamos têm obrigação de votar no vereador. Sempre nós ajudamos, independentemente, que se vote ou não

Sua primeira vitória, de 2008, foi especial. E esta de 2012, especialíssima?
É!... A de 2008 foi uma vitória mais tranquila, sossegada. Eu vejo num aspecto que o meu nome não era bem conhecido no meio político. Essa de 2012 considero um pouco mais difícil, na questão do meu nome estar vinculado a sociedade uruaçuense e também vejo a questão de muitas vezes minha sinceridade no jeito de ser ter me atrapalhado no requisito político da cidade de Uruaçu. Os princípios que tenho são os da sinceridade e da honestidade e, também na palavra que eu tenho quando me coloco junto à sociedade, as classes políticas. Vejo também a importância do homem na política, ter o compromisso com a sociedade, o bem público e, quando estou a decidir algo às vezes me precipito e decido até antes da hora. Mas, a partir de quando tomo uma decisão na minha vida política, familiar, é uma decisão honesta, justa e que ninguém me faz mudar minha opinião. Muitos já tentaram, no início do mandato, em 2009, colocar cabresto em minha pessoa, tentaram fazer do jeito delas, uma coisa que eu não aceito. Acho que cada um tem sua opinião própria, cada um tem o seu jeito de governar, administrar e ninguém muda o ato de decisão de cada um. No meu caso, também acho que ninguém tem que interferir na legislação, no meu jeito de legislar. Por isso que eu considero 2012 uma campanha mais difícil que 2008. Em certos casos não sei se é por inveja, se graças a Deus eu estava indo muito bem nas pesquisas de vereador e, nos últimos 15 dias fiquei muito a desejar na questão de muitas pessoas. Pessoas querendo denegrir minha imagem, me perseguir e é por isso que eu falo que 2012 foi a vitória mais difícil que já tive durante esses dois mandatos.

432 votos. Qual seria a origem deles?
Bem, os meus 432 votos eu tenho certeza que vieram daquelas pessoas que acreditaram e confiaram na minha pessoa, grandes famílias. Não vou citar nomes porque poderiam ficar muitas pessoas de fora. Foram votos da juventude, da terceira idade, das pessoas que gostam realmente da prática do esporte e eu vi que com o passar dos tempos vamos simplesmente aprendendo como fazer política, uma vez que se realmente eu fosse computar os votos durante esses três anos e dez meses que eu dei de apoio ou, de uma maneira ou outra eu ajudei, a margem de minha votação poderia ser maior. Mas, não podemos pensar que todas as pessoas que ajudamos têm obrigação de votar no vereador. Sempre nós ajudamos, independentemente, que se vote ou não. Tiveram muitos pré-candidatos a vereador que, antes do período eleitoral - eu sabia que esse ou aquele iria ser candidato a vereador -, eu ajudei bastante, independente de saber se era adversário ou não. Eles estavam procurando ajuda não para si próprios, mas sim para a comunidade uruaçuense. Não vou aqui nominá-los, mas muitas pessoas sabem de quem estou falando. Acho interessante a parte de o vereador ajudar o conjunto, a coletividade, independente de posicionamentos políticos. Esses 432 votos foram os votos realmente de amigos que com passar do tempo a gente vai descobrindo quem realmente são. São os nossos amigos e, a política é feita de amigos, de uma amizade muito grande. Com o passar do tempo, vamos admirando as pessoas que realmente ajudam, nesse contexto de grande união que a cidade teve em torno do meu nome. Apesar de eu ter a menos 152 votos que na Eleição passada, isso é bom porque serve de lição para as próximas campanhas, serve para que nós possamos almejar um quantitativo de votos a mais nas próximas campanhas.

7 de outubro reeleito democraticamente. 19 de dezembro diplomado pela Justiça Eleitoral. 1º de janeiro empossado e continuar o trabalho, vereador?
Com certeza, vou sempre seguir minha meta, aprimorando em outras áreas. Todo mundo sabe que o meu foco de trabalho é ajudar as crianças e a juventude, os jovens, a terceira idade, ajudar praticar o esporte em geral, mas no findar deste mandato eu vi também a necessidade muito grande de nós melhorarmos a saúde pública de Uruaçu. Comecei a entrar com mais afinco em questões da saúde das pessoas que mais necessitam de um bom atendimento nos Postos de Saúde, os PSFs e, também passei a me dedicar para com a questão da segurança pública. Uruaçu hoje está passando por um momento muito difícil, devido o problema das drogas existente nos quatros cantos da cidade, mesmo com a Polícia Militar, comandada pelo major Wagner [Borges de Lima - responsável pelo 14º Batalhão de Polícia Militar {14º BPM}, sediado em Uruaçu], prestando belo trabalho e, com grande competência fazendo um trabalho muito especial, prendendo inclusive traficantes que realmente acabam com as vidas das crianças, dos adolescentes, jovens na cidade de Uruaçu. Trabalho esse também realizado em parceria com a Polícia Civil, onde temos os competentes delegados doutor Natalício Cardoso e a doutora Mariza Mendes...

...Tem tudo a ver a importância do esporte, da saúde, da educação ajudando combater...
...Nesse requisito, na defesa do bem de cada jovem que está se envolvido com as drogas, e a saúde pública é primordial em qualquer que seja Administração. Não só na cidade de Uruaçu, no Estado, no Brasil, a saúde pública é precária. Os governos têm que investir bastante na saúde, no esporte, na educação dos nossos jovens, porque a educação faz parte de uma grande vitrine para que futuramente esses jovens não se envolvam com as drogas, os roubos, outros crimes, para que não façam coisas que trazem um mal para a sociedade. Quero aqui também dizer que esse nosso segundo mandato vai ser mais tranquilo, mandato que realmente significará muito mais trabalho para a coletividade da nossa cidade. Aliás, tem um déficit muito grande em nossa cidade, que é a moradia. Eu quero ajudar nisso também e tenho certeza que vamos trabalhar juntamente com a nossa prefeita eleita Solange. Não quer dizer que o Robson Pimentel estava do outro lado partidário até dia 7 de outubro e, daqui para frente ele vai votar contra todos os projetos. Muito pelo contrário...

...Parcerias sim, em prol de Uruaçu?...
...Lembro-me muito bem, no dia da diplomação, quando recebi o meu diploma de vereador, algo que poucos pensaram realmente ocorrer, pois muitos achavam que eu não receberia. Então, naquele abraço fraterno com a prefeita Solange, eu vi nela uma pessoa de bom coração. Nós devemos esquecer aquelas picuinhas do dia 7 de outubro para trás e, trabalharmos para o povo de Uruaçu. E, quero que fique registrado o que eu falei no pé do ouvido dela. Quando abracei, eu falei para ela o seguinte: Solange, vamos administrar juntos para que nossa cidade cresça!. Mas que cresça mesmo na saúde, educação, no esporte, moradia e na segurança e, tenho plena certeza que eu, vereador de segundo mandato, aprendi muito no primeiro, sei onde errei, vou tentar não errar novamente na nova Administração e podem ter certeza que este vereador em momento algum vai ser oposição a prefeita. Vou sim, se tiver alguma coisa errada. Se surgir alguma coisa que tiver que agir junto ao Ministério Público [MP], vamos agir. Muitos falam: Ah, mas o vereador Robson Pimentel não teve o papel de vereador na Administração do prefeito Lourencinho [PP]!... Muito pelo contrário: as portas da Câmara estão abertas, têm os ofícios que encaminhamos para a Prefeitura, pedindo balancetes, explicações para nosso prefeito de vários contratos, licitações que foram feitas por ele. Muitas pessoas criticam o vereador, mas não teriam a capacidade de ir lá e ver como está sendo feito o serviço. O vereador tem que legislar e fiscalizar, mas eu abro o olho de muitas pessoas que estão entrando agora: o vereador também faz parte daqueles cidadãos que necessitam do vereador seja lá qual for, necessitam de uma aproximação do vereador com a Administração, o Poder Executivo. Muitas vezes somos procurados na Câmara de Vereadores - e tenho orgulho de dizer que eu sou o vereador que mais fico naquela Casa de Leis -, para atender o povo de Uruaçu. Há críticas, elogios, mas temos que levantar a cabeça e, trabalhar hoje a Administração 2013-2016 junto com a prefeita eleita Solange, com o vice-prefeito eleito Francisco [Professor Francisco {PSB}], junto com todos os vereadores, com dedicação e humildade, principalmente para que possamos fazer uma Administração boa, não para a prefeita Solange e não para o vereador Robson Pimentel, mas sim para a comunidade, a sociedade uruaçuense, para um bem comum. Podem ter certeza que o vereador Robson Pimentel vai ser um parceiro da Administração da nossa prefeita Solange.

O fato de estar bem próximo do povo faz com que o exercício do cargo de vereador seja tão difícil?
Eu fui criado no meio do povo. Desde a minha infância, quando iniciei meus estudos na Escola [Estadual] Luiz Carlos da Mota - depois passei para o Colégio Estadual [Escola Estadual Dr. Francisco Antônio de Azevedo] -, eu sempre tive contato com o povo, sempre tomei a liderança na sala de aula, a liderança de estar sempre presente em todas as ocasiões que me colocaria no meio do povo. Lembro bem, eu, aluno do Colégio Estadual, fazendo os treinamentos coletivos das modalidades. Eu mesmo organizava as competições Interclasses... E, o meu jeito é esse, de estar no meio do povo. A questão de ser vereador hoje, de estar presente nos quatro cantos da cidade, no meio da população, se torna mais difícil, mas é muito gratificante escutar as pessoas que chegam até a minha pessoa e falam: Robson, você é o único vereador que vem na Estação Nova Era [“A popular Feirinha” - lembra o edil]!... Robson, você é o único vereador que sempre vem aqui no Vale do Sol, no bairro São Vicente, na vila Xique-Xique, na vila Vasconcelos, no setor Casego, no setor Aeroporto!. Graças a Deus, eu tenho um convívio com a população de Uruaçu desde a Estação Nova Era, o Planalto, o Dallas, o Vale do Sol, o meu convívio com a sociedade mais humilde e também com a sociedade de alto escalão. Isso é muito importante e gratificante para o meu aprendizado, pois não escondo de ninguém, a minha vida é um livro aberto e não é de páginas coladas. Tenho o maior orgulho de dizer sobre mim, às vezes peco de falar da minha vida pessoal, é o meu jeito de agir, é o meu jeito de ser. Sou gratificante, me torno importante se eu estou no convívio de toda a população de Uruaçu. Não tenho medo, coloco a cara para bater, o que as pessoas quiserem criticar podem criticar, o que quiserem elogiar podem elogiar, eu sempre falo comigo mesmo: Às vezes, muitas vezes prefiro as críticas que os elogios!. Através das críticas, vamos aprendendo cada vez mais como a gente tem que superar e temos que corrigir essa situação no meio da nossa sociedade.

Colegas seus eleitos têm focado nesta rodada de entrevistas a falta de investimentos estruturantes no setor Oeste, todo aquele complexo do outro lado da BR-153, onde o nobre edil reside. Faça isso também, com a lembrança de que se dependesse de seu gabinete muitos benefícios ali já teriam chegado.
É, mas muitas indicações foram feitas na minha legislatura 2009-2012. O papel do vereador é fazer essas cobranças para o prefeito e quem tem que executar é o Executivo. Um exemplo: a malha asfáltica, e existe uma necessidade muito grande na vila Primavera e adjacências, onde se iniciou a pavimentação no Parque Paraíso... Só que não terminaram a obra [uma das muitas farsas, maracutaias da gestão 2009-2012 dentro deste ano, visando enganar mais uma vez a população, inclusive o vereador Robson Pimentel foi enganado, pois mentiram para ele e os outros parlamentares], também envolvendo a vila Guimarães, Nossa Senhora D’Abadia. São pequenos pontos que precisam de uma infraestrutura asfáltica e, muitas das vezes a preocupação do vereador é mais que válida, desde que o Executivo municipal execute o que nós pedimos através de indicações e requerimentos. Vejo ali um déficit muito grande na questão do esporte, que está necessitando urgentemente de um campo gramado e, um campo aberto, de chão - Pode até ser de início. Carece de uma quadra poliesportiva, é essencial um Posto de Saúde no setor Oeste. E, eu vou lembrar aos nobres vereadores eleitos que em 2009, 2010, procurei o deputado federal Leonardo Vilela [do PSDB - atualmente licenciado, é secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Goiás], quando o mesmo se comprometeu com uma emenda parlamentar no valor de R$400 mil. No início de 2013, se Deus nos abençoar, vou procurar o mesmo para ver como está o andamento dessa emenda. Muitas pessoas imaginam que quando o deputado federal, estadual, o governador fazem uma emenda ela sai de imediato. Esse trâmite é muito grande, pode durar um, dois anos, até quatro, para que essa emenda seja realmente concretizada. Eu tenho certeza que o Leonardo, deputado que apoiamos na campanha passada, vai ser de grande importância, com essa emenda e, que realmente ela seja concluída...

...Seria uma grande conquista para o setor Oeste...
...Eu vou ter o prazer de estar aqui entregando juntamente com ele, se for realmente concretizada, pois não depende só do vereador Robson Pimentel, depende também do deputado Leonardo Vilela. Nós vamos estar aqui entregando essa emenda parlamentar para a nossa prefeita Solange e pedindo a ela que seja designado para a construção de um Posto de Saúde que possa atender usuários do setor Oeste, Parque Paraíso, da Vila Guimarães, Madre Paulina, vila Nossa Senhora D’Abadia, das vilas Primaveras I e II. É para que aquele lado de lá seja agraciado com um novo e funcional Posto de Saúde. Nós vamos ver outros meios legais, se caso o valor for um pouco alto, se sobrar alguma coisa, terminar uma parte asfáltica. Eu, como vereador, fiz isso: procurei o deputado Leonardo Vilela para que essa emenda fosse colocada e foi colocada dentro de seus planejamentos. Agora, eu estarei lhe procurando, e, quem sabe esses R$400 mil dá para construir o PSF ou também, até, quem sabe, um campo de futebol para aquele setor, agraciado em 2012 com cinco vereadores. Nós temos ali: Joeli do Salão [PMDB - reeleito], Maria das Neves [PSB], Francisco do Ônibus [PR], Reginaldo da Saúde [PSD] e eu. E, temos dois vereadores que moraram naquela região, cresceram e hoje moram em outras localidades [Jairo Balbino {PT} e Zorão {PT}]. Outra questão que aquela região está necessitando, também envolvendo o esporte e, a saúde, o meio ambiente, o urbanismo, é um parque, como o Parque das Araras [localizado no Centro], para que todos, das crianças aos idosos, tenham seu espaço de lazer sem necessidade de saírem de lá. Daí a importância de o vereador Robson Pimentel falar para nossa prefeita: Solange, vamos administrar juntos para que nossa cidade cresça!.

Envolvendo as Federações, Agências, Secretarias estaduais, Associações esportivas, o governo federal poderia fazer com que as verbas chegassem mais rapidamente aos Municípios, até aumentando as porcentagens destinadas para cada modalidade?
Dentro do contexto honesto, isso é possível. Nesse segundo mandato, quero atuar promovendo um intercâmbio maior perante a Agel [Agência Goiana de Esporte e Lazer] e o Ministério do Esporte, para que possamos conseguir muito mais benefícios. Em Uruaçu, temos, por exemplo, a entidade esportiva, recreativa, social, assistencial Associação dos Encontreiros em Cristo, que desenvolve brilhante trabalho, sempre ajudando quem necessita. Enviei documentos ao deputado estadual Talles Barreto [PTB], para que fosse formalizada proposta visando torná-la de utilidade pública estadual, com sanção do Governo de Goiás. Assim, poderiam vir verbas a serem revertidas por meio desse belo trabalho. Fiz muito e vou fazer muito mais pelo esporte, inclusive na tentativa de ajudar outras entidades. Como se vê, meu gabinete pede apoios para perante a Prefeitura, o Governo de Goiás e o governo federal.

Na sessão de 21 de dezembro, o vereador fez marcante discurso, focando a lealdade. Comente.
A questão da lealdade, como princípio da educação do ser humano que vem do berço da família, pois eu sempre gosto de visar a minha criação, que foi feita pela senhora Doralice Camargo de Moraes, que é minha querida avó materna, de 78 anos. E, ela sempre fala que o homem tem que ter a palavra, e graças a Deus eu tenho a minha palavra. Sou leal às pessoas do meu convívio, a minha família. A partir de quando coloco a minha palavra em jogo nada me compra. Vou dar um exemplo resumido na política: quando um candidato a deputado estadual, Valmir Pedro [uruaçuense, em 2010], chegou até a minha pessoa pedindo apoio, eu falei que me colocaria à disposição dele, sem vínculo nenhum financeiro com ele. Na época, fui abordado por outros candidatos a deputado estadual e federal, me oferecendo rios e rios de dinheiro e, recusei tudo. Não preciso citar nomes, pois todos devem saber. Novo exemplo, tendo muito a ver com o primeiro: eu tinha compromisso com o nosso prefeito Lourenço [Lourencinho], quanto a sua Administração que finda em 31 de dezembro de 2012. Disse que eu seria fiel a ele e, até mesmo estava convivendo com as consequências dessa Administração, suportando... Então, veio uma noite que eu não esqueço: foi na noite da criação ou não da Comissão para investigar o nosso prefeito [27 de fevereiro de 2012], quando na sessão muitas pessoas não acreditavam em minha fidelidade [Comissão Especial de Investigação {CEI} para esclarecer supostas irregularidades na gestão do prefeito - foi rejeitada a instalação] junto ao nosso prefeito Lourenço. Votei contra a instalação da Comissão por discordar de erros vistos no ato da formulação do pedido de instalação, eu estava fundamentado em realidade jurídica e não poderia ferir o Regimento Interno da Câmara, apesar da revolta popular. Mas que isso fique de exemplo a eles, Valmir Pedro, Lourenço, para todos: aqui é um vereador que realmente tem palavra, que quando decide por algo, decide de um lado e não fica em cima do muro. Em momento algum dessa Administração, graças a Deus, eu cheguei ao ponto de ser subornado, ao ponto de ser corrupto, apesar de que têm poucas pessoas que dizem que o Robson Pimentel sempre foi beneficiado por essa Administração. Seja quem for, eu dou um exemplo: sequer eu fui beneficiado com uma cesta básica na [Secretaria Municipal de] Promoção Social. Sequer eu fui beneficiado com um caminhão de terra, areia ou com um saco de cimento...

...Papel cumprido?...
...Eu simplesmente cumpri o meu papel de vereador e o papel de homem também perante a sociedade uruaçuense. E fica aqui um pouco, não de indignação, mas um pouco de tristeza [...] quanto alguns acontecimentos após eu assumir a liderança do Poder Executivo na Câmara. Sobre essa liderança, não considero que fui tido com um líder por parte dele [prefeito], por parte [do prefeito] de ser respeitado como um líder. Mas, eu como vereador e líder do prefeito fiz o meu papel de líder do prefeito e não senti aquele respeito por parte do Poder Executivo na minha liderança. Muitas vezes e ocasiões, eu deveria representá-lo em eventos e a assessoria do prefeito convidava outro vereador para que ele fosse representar o prefeito. Um pouco de tristeza referente a isso e, muitos, até dias desses, tinham liderança na Prefeitura muito mais que eu. Não sou vereador de ficar indo atrás de prefeito, de ficar pedindo prefeito isso ou aquilo, não sou de forçar a barra eu sou um vereador de ficar na minha e resolver da melhor maneira possível, graças a Deus nós temos, uma dinâmica no modo de chegar às pessoas e resolver os fatos da nossa cidade de Uruaçu. Eu nunca suguei nada da Prefeitura para beneficiar alguém que fosse, nunca usei do meu cargo para engrandecer, nunca cheguei à Prefeitura querendo ser atendido logo, por ser vereador. Inclusive tenho mais um exemplo: eu fui ao Cais [Unidade Municipal de Pronto Atendimento {UMPA}, o Ambulatório 24 Horas - Centro de Assistência Integral à Saúde {Cais}] com minha filha Michelly, para ela ser atendida. Cheguei às 19h e minha filha foi atendida às 23h. A moça da portaria perguntou se eu não queria ser atendido antes e eu disse que iria aguardar, igual todo mundo.
Nota da Redação: sobre as partes do trecho marcadas com [...]: o periódico informou ao entrevistado, na Redação, durante e após a entrevista, que espontaneamente deixaria de publicar determinados trechos das respostas. Alfinetado, Robson Pimentel também alfineta

Robson Pimentel tem desafetos na seara da política, mas muito mais possui pessoas excelentes, compreensíveis, de bom convívio?
Eu não digo desafetos. Rixa política às vezes! Estamos vivendo um grande trabalho na vereança, desenvolvendo um trabalho como vereador, legislador, aparecendo na mídia trabalhando para a população, no meio do povo e o povo sempre elogiando - muitas vezes as pessoas criticam -, de uma forma que eu acho um pouco... [...]. Em certas ocasiões, acho que as pessoas têm que se comportar no seu devido lugar. Eu nunca vou chegar a uma pessoa e, criticar e denunciar por alguma coisa que eu tenho de errado. Lembro bem da noite do evento da CEI, todos os acontecimentos daquela sessão [...]. Não vejo ninguém como desafeto, mas vejo fraqueza do ser humano, fraqueza na política, área que eu acho que todo cidadão tem liberdade de dizer o que bem entender, mas dentro da lógica [...].

Diria que passou da hora de uma montanha de picuinhas políticas ser eliminadas em Uruaçu?
Vejo que as picuinhas entre determinados políticos de Uruaçu são prejudiciais a nossa sociedade. Os políticos deviam se unir para que possamos conseguir eleger, seja quem for, um deputado estadual por Uruaçu. A minha tristeza e da sociedade é quando chega no período eleitoral para deputado estadual, federal e, muitos querem algo para si próprio, sua individualidade e, não para o coletivo de Uruaçu. Não enxergam a questão, ficam sempre procurando satisfazer o seu ego, o seu desejo, o poder de ser deputado. Os partidos da cidade - pequenos, médios e grandes -, deveriam se unir para uma só candidatura...

...Mas nas Eleições/2014 Uruaçu elegerá um deputado estadual?
Que seja eleito um deputado para a cidade de Uruaçu. E, novamente vejo muito os cidadãos uruaçuenses dizerem - pelo que se toca nos quatro cantos da cidade -, que se tiver mais de um candidato a deputado estadual na cidade, eles vão votar em candidatos de fora. Nós, que somos legisladores e estamos ouvindo, devemos pensar em juntar um só grupo. Que seja o grupo da Solange, do Valmir Pedro (PSDB), do Lourencinho. Juntar e focar apenas um nome e colocar para apreciação dos partidos, para vermos qual nome será escolhido para ser o representante. E, eu tenho certeza que isso vai ser bom para a sociedade de Uruaçu, para nós políticos da cidade de Uruaçu. Eleger um deputado estadual, coisa que deveria ter acontecido nas campanhas passadas. Na última, 2010, por exemplo, devíamos ter unido as turmas do Lourenço com a do Valmir Pedro, elegesse um deputado estadual. Tudo seria mais fácil para a nossa cidade, com um deputado daqui.

A presidência da Câmara já meio que rondou sua pessoa, que esteve perto de chegar lá. Essa sua hora vai chegar?
Nós tivemos um compromisso na legislatura que está findando: que eu seria o presidente da Câmara no terceiro mandato [2011]. Acordo feito na Câmara - não acordo financeiramente -, mas sim conjecturas políticas: no primeiro ano, Francisco Carlos [Chiquinho, do PDT]; segundo ano, doutor Albert [PSD]; terceiro ano, a minha pessoa; e, no quarto ano seria Rones Maia [PR]. Só que no terceiro e quarto anos acabou sendo o Rones Maia. Eu achei por bem me afastar um pouco e deixar que o vereador Rones Maia cumprisse seu mandato em 2011, quando fez um excelente trabalho. Quanto ao quarto ano, me desliguei praticamente do assunto presidência, deixando que os colegas de Câmara reelegessem Rones Maia. De fato, os três fizeram ótimos trabalhos. O meu sonho um dia é ser presidente da Câmara, que seja no primeiro, segundo, terceiro, quarto ano... Não sei, mas todos têm o princípio, todos têm vontade de ser presidente da Câmara e todos têm um jeito de trabalhar. Antes não foi possível, acredito que poderá ser nesta nova legislatura, mas não sei se serei, e, se não der certo sairei de cabeça erguida. Estamos há dias em um trabalho, agora, final de ano, para que possamos eleger o presidente da Câmara do nosso grupo - PP, PR, PSDB, PSD [trata-se de siglas que apoiaram outros candidatos a prefeito]. Que nós possamos eleger o presidente da Câmara. Mas, vamos trabalhar juntamente com o Poder Executivo em prol da cidade de Uruaçu.

Turmas boas, a que sai e a que entra, vereador?!?
Considero esse período também como o de conquistas de grandes amigos. Aprendi muito nesses quatro anos de vereança. Ensinei também. Aprendi, recebi muitos conselhos, aconselhei. Também nos enfrentamos muito nas Comissões, na tribuna, principalmente com o vereador Francisco Carlos, que é um vereador que se destacou na Casa de Leis e, graças a Deus temos uma convivência boa com os oito vereadores. Não tenho ali inimigo algum, muito pelo contrário: saio dessa legislatura com grandes amigos, considero irmãos. Sobre os que estão chegando, conheço a maioria, tenho intimidades, conversar com todos e tenho certeza que serão onze novos grandes amigos, juntamente com o vereador reeleito Joeli do Salão, para a próxima legislatura. Logicamente que durante esses quatro anos próximos nós não vamos agradar a todos, podem ter discussões, algumas intrigas, mas que tudo isso fique dentro do plenário. Não adianta chegar um vereador e querer mudar a minha opinião junto a qualquer projeto que vá para aquela Casa de Leis.

É de conhecimento público sua pretensão de administrar Uruaçu. Continua se preparando para uma futura candidatura a prefeito, com trabalho e calma?
Todo cidadão que entra na esfera política tem que entrar de uma maneira tranquila que vá desenvolvendo trabalho junto à sociedade e, que a sociedade possa ir vendo seus valores morais, sua maneira de administrar. Penso sim em chegar ao Executivo e, podem ter certeza: se um dia eu chegar ao Poder Executivo, que seja em 2016, 2020, 2024, 2028, seja qual for o ano, vocês vão ter uma pessoa que vai respeitar o bem público, o dinheiro do povo de Uruaçu. Um alguém que vai continuar sendo essa pessoa que sempre foi até a sociedade uruaçuense, pois não vou deixar as minhas raízes da vila Xique-Xique, não vou deixar de continuar fazendo o que eu sempre fiz, que é ajudar as pessoas, no social; na prática do esporte, que eu falo que é uma das grandes importâncias para as crianças saírem das drogas, que ensina as crianças cada vez mais valorizarem sua vida e, têm vários princípios que não podemos deixar de valorizar, também como prefeito: a saúde pública, educação, moradia digna cada cidadão, a defesa do meio ambiente, enxergar os valores culturais. Não podemos deixar de lado a segurança púbica e, o esporte, com as suas muitas modalidades, algo primordial em Uruaçu. Tenho esse sonho e que esse sonho seja realizado como Deus quiser. Tenho certeza que estou fazendo bem os meus trabalhos, já estou em conversação com a sociedade de Uruaçu e com as famílias. Que esse sonho seja o mais rápido possível para que eu possa colocar as minhas ideias ao povo de Uruaçu. E, podem ter certeza que se um dia esse nobre vereador chegar a ser prefeito de Uruaçu vai administrar para o povo, a coletividade e, não para a individualidade, um grupo apenas. Tenho um modo de trabalhar diferenciado e na época cada secretário municipal nosso teria que trabalhar em prol da sociedade e não com a individualidade. Com o passar do tempo, nós vamos aprendendo e obtendo experiência maior na política.

Considerações finais e agradecimentos.
Quero pedir a Deus que nessa legislatura não só eu, mas os 13 vereadores, a Administração de nossa prefeita Solange, juntamente com vice Francisco, sejam voltadas ao povo e repito: para a saúde, educação, moradia, a segurança e o esporte, além de outras áreas. Que possamos trabalhar juntos para o bem público sem picuinhas, sem perseguições políticas, sem oposição para o bem público de Uruaçu. Que todos os vereadores sejam dignos da função de legislar e fiscalizar e que também nossa prefeita seja boa administradora. Torço muito por ela! Se eu torcer contra ela, vou estar contra Uruaçu. Tenho certeza: os projetos que irão para a Câmara serão um bem muito comum para Uruaçu, para a sociedade, o funcionalismo público e, eu estarei votando a favor. Se eu ver que o projeto realmente vai atrapalhar e beneficiar apenas grupos eu votarei contra. Eu quero agradecer a Deus, em primeiro lugar, por ter me dado forças para que eu pudesse vencer mais essa batalha na política e, foi uma batalha que realmente considero muito mais difícil do que a primeira, porque colocamos nosso nome para apreciação e muitos, não poucos, criticaram o modo de como fazer a política, mas conseguimos vencer. Agradecer a minha avó por me dá forças nessa política e sempre pedindo seu voto de maneira especial. Agradecer minha família, que reside em Uruaçu e, os outros que residem em outras cidades, mas que torceram muito por mim. Agradecer a Carla Cintia, minha namorada que sempre esteve comigo, junto, defendendo de todas as formas, inclusive nas redes sociais, sempre dando apoio moral na minha campanha. Agradecer os 432 votos de confiança, as crianças, os adolescentes, os jovens, a terceira idade, que tiveram trabalhos fundamentais para essa minha reeleição. Agradecer a todos que mais uma vez confiaram, ajudando na minha reeleição. Agradecer ao Jornal Cidade, por esse importante trabalho, entrevistando todos os vereadores e a nossa prefeita. E, desejar a todos um Feliz Natal e um próspero ano-novo com muita saúde, alegria. Vamos estar aí trabalhando.

Robson Pimentel (em santinho): Através das críticas, vamos aprendendo cada vez mais como a gente tem que superar e temos que corrigir essa situação no meio da nossa sociedade

Uruaçu 30/12/12 (com ajustes técnicos) - (Jota Marcelo e Márcia Cristina - Jornal Cidade [postagem original]). Nota: esta entrevista está postada no site do Jornal Cidade - www.jotacidade.com/Regionais -, e no Blog do JORNAL CIDADE/Personalidades - http://blogdojornalcidade.blogspot.com.br/. Outras informações: coluna Agenda Política, do referido site. Postagem: Marcello Dantas

Nenhum comentário: