quinta-feira, 21 de abril de 2016

Balanço geral 2010 de Lourencinho é aprovado por seis votos

Durante longa, cansativa e tensa sessão da noite de 20 de abril, chegando ao início da madrugada do feriado 21, os vereadores Robson Pimentel (PTB), Maria das Neves (PSB), Luciano Araújo (PMDB), Paulinho da Ambulância (PTB), Wanildo Freitas (PP) e Zorão (PT) votaram a favor da aprovação (em minoria simples) do balanço geral do exercício 2010 de Lourencinho (PTB), prefeito de Uruaçu na Administração 2009-2012. Veja fotos, mais abaixo.
Contra o ato de aprovar votaram Reginaldo da Saúde (PSD), Idelmar Pedreiro (PSDB), Tavares Amigo10 (PSD), Jairo Balbino (PT), Francisco do Ônibus (PMDB), Joeli do Salão (PMDB) e Taroba (PROS).
O balanço geral havia sido aprovado por unanimidade pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com ressalvas, motivo pelo qual entrou na pauta da Casa de Leis (presidida por Zorão), desde o ano passado, com desfecho final por agora.
O ex-prefeito petebista havia confirmado presença no plenário da Câmara Municipal, assim fez, acompanhou toda a sessão ladeado pela esposa Monalisa Ferreira, pelo filho Netinho (presidente local do PTB) e o pai Lourenço Pereira Pinto (Senhor Lourenço) e, mesmo podendo usar a tribuna por 30 minutos falou cerca de apenas cinco, pontuando que a matéria havia sido debatida fartamente ao longo de meses e que em momento algum desenfreou pressão sobre a Câmara, vereadores e servidores visando tramitação em caráter de urgência.
Logo que chegou ao plenário, Lourencinho disse ao JORNAL CIDADE em entrevista que se mostrava tranquilo e confiante na vitória, reforçando que o TCM não reprovou as contas 2010. Satisfeito com a grande quantidade de presentes, ele registrou agradecimentos, salientando que as pessoas atenderam o chamamento dele.
Em entrevista coletiva após a sessão, narrou estar grato pela votação suprapartidária recebida, destacando novamente estar ciente de outras adversidades e, que a sua pré-candidatura a prefeito de Uruaçu permanece firme, com um problema a menos.
Lourencinho é determinado em informar: caso restrição (ões) eleitoral (is) inviabilize (m) a candidatura dele (que seria registrada em agosto), Netinho será o candidato a prefeito da frente partidária que aglutina, além do PTB, as siglas PEN, PMN, PP, PSDC, PTdoB e Rede.

Muito tempo e angústia
Contando com a extensa leitura dos pareceres do TCM e, de documentos da Câmara (principalmente os pareceres da Comissão de Finanças e Orçamento; e, da Comissão de Constituição e Justiça e de Redação), a sessão apresentou ainda, fora a tramitação convencional – tratou-se da quarta do mês –, debates entre quase todos os edis favoráveis e opositores ao que pregava a documentação conjunta. A assessoria jurídica da Câmara também foi convidada para explanar e orientar diferentes vezes.
A plateia foi ficando irritada com a demora, alguns cochilavam, outros poucos foram embora, mas, ao mesmo tempo mais pessoas não paravam de chegar, com o espaço apresentando lotação mais que máxima na maior parte do tempo, incluindo o final.

Previsão certeira
Conforme veiculação feita na coluna Agenda Política, do site do JC, e, em rede social, por volta das 18h, duas horas antes do início da sessão, apuração feita pelo periódico concluiu que seis vereadores tendiam votar pró-Lourencinho. Uma previsão que se tornou certeira.
Após a acontecimento, Lourencinho foi saudado efusivamente por muitos dentro e fora do prédio do Poder Legislativo. Foi promovida uma comemoração no Bar do Raulzinho, ponto comercial gastronômico localizado no entorno da praça Roberto Izidoro de Almeida, no Centro.
Outras informações serão abordadas em reportagem a ser postada neste site e em outros espaços do JC
Confira fotos.


Plenário da Câmara na noite de 20 de abril, início da madrugada de 21 – Fotos: Márcia Cristina e Jota Marcelo


 Expectativa, suspense e atenção de forma coletiva
 

Lourencinho, antes da sessão, falando ao JC


Casal Monalisa Ferreira/Lourencinho (dir.), Netinho e Senhor Lourenço

Vereador Zorão (2º - esq.), presidente da Casa, conduzindo os trabalhos

13 edis presentes – Taroba, (esq.), Zorão, Joeli do Salão, Francisco do Ônibus e Jairo Balbino

13 edis compareceram – Reginaldo da Saúde (esq.), Maria das Neves, Idelmar Pedreiro e Robson Pimentel

13 edis na sessão – Wanildo Freitas (esq.), Paulinho da Ambulância, Luciano Araújo e Tavares Amigo10

Senhor Lourenço, Netinho e Monalisa Ferreira/Lourencinho. União e confiança

Lourencinho faz defesa na tribuna da Câmara

A votação foi verbal. Visão e audição total

Votação durou quatro minutos e 28 segundos

 Lourencinho, com Marinho (maior frequentador das sessões da Câmara/presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uruaçu [SINDIURUAÇU]) e Helcy Braga (SINDIURUAÇU e Fundo de Previdência do Município de Uruaçu [Uruaçu-Prev]); e, com Raimunda Lima (colaboradora da família do ex-prefeito)

Lourencinho saudado por populares dentro do plenário...

...E na parte externa da Câmara

O ex-prefeito ouviu e agradeceu todas as saudações

 Lourencinho, durante entrevista coletiva, após sessão
(Jota Marcelo e Márcia Cristina)

Nenhum comentário: