quarta-feira, 22 de março de 2017

‘Expopec 2017’ inicia nesta quinta 23, em Porangatu

Exposição segue até domingo 26. Abertura será realizada pelo presidente da Faeg, José Mário Schreiner – Imagem: Divulgação [Para ampliar, clique na imagem

Inicia nesta quinta-feira 23 e, vai até o dia 26 de março, a segunda edição da Exposição de novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária (Expopec). O evento que ocorrerá em Porangatu, cidade do Norte goiano, tem como objetivo divulgar as tecnologias voltadas ao aprimoramento da produção de carne bovina, ovina e suína no Centro-Oeste, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. A abertura marcada para às 10h, contará com a palestra do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, com o tema Organização política e desenvolvimento: valorização da mão de obra como agente de produtividade.
Durante a programação, a Exposição contará com palestras, demonstrações e oficinas, feiras de touros, espaço para negócios, exposição de animais, shopping de cavalos, visitas técnicas, vitrine da carne, leilão, festival gastronômico e outras atividades. Àqueles que comparecerem à Expopec poderão participar de discussões e sugestões de políticas públicas para a cadeia produtiva da carne – mercados bovinos, suínos e ovinos/carneiros –, palestras com renomados especialistas, pesquisadores, técnicos e consultores do mercado, além de lançamento e demonstração de novos produtos, equipamentos e serviços. A realização é da Faeg, do Sindicato Rural (SR) de Porangatu e do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).

Importância do setor
A cidade de Porangatu, conhecida como a capital goiana do bezerro de qualidade, tem acesso privilegiado pelo encontro de dois importantes eixos rodoviários: o eixo de integração nacional Norte-Sul (BR-153) e a rodovia Leste-Oeste (GO-244) entre o Vale do Araguaia e o extremo Leste do estado, região de Campos Belos de Goiás.
Já a macrorregião central (Goiás e Tocantins) concentra um significativo rebanho de bovinos, suínos e ovinos. Os membros destas cadeias produtivas da carne demandam novos conhecimentos, atualizações tecnológicas e profissionais para atender suas necessidades. Os estados de Goiás e do Tocantins possuem juntos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, quase 30 milhões de cabeças de gado. Goiás ocupa hoje a terceira posição no ranking de maior rebanho bovino do Brasil com mais de 21,5 milhões de cabeças de gado. Já o Tocantins conta com quase 8,5 milhões de cabeças de gado, ocupando a décima posição. Juntos, Goiás e Tocantins são responsáveis por 14% do rebanho nacional.
Com relação ao rebanho suíno, Goiás é o quinto maior produtor com um plantel de aproximadamente 2,3 milhões de animais. Conta ainda com um rebanho aproximado de 156 mil ovinos, em dados do IBGE.

Palestrantes
Drauzio Varella – A carne vermelha e seus benefícios-sem ideologia
André Bartocci – Manejo: a fórmula para ganhar produtividade sem gastar dinheiro
Antônio Chaker – A verdadeira gestão: conta sofisticada ou ‘arroz com feijão?’
Francisco Vila – Mulher, inevitavelmente herdeira, desejavelmente sucessora
Flávio Dutra – Ganho do rendimento ou rendimento do ganho? O que devemos saber sobre isso
Kellen Severo – Macro desafios, micro soluções
André Rocha – Ovinocultura: ovinos X bovinos ou ovinos + bovinos?
Nilo Chaves de Sá – Suinocultura: de volta aos negócios e à mesa
Fernando Sampaio – Pecuária moderna
Luiz Antônio Josahkian – Seleção genética como fator de produtividade e lucro
Teka Vendramini – A minha, a sua, a nossa história de superação permanente
Marcelo Penha – Não é opção, é obrigado. A pecuária lucrativa em ação!
Marcelo Bolinha e Elisabeth Schreiner – Vitrine da Carne
Alcides Torres – Mediador dos painéis
Paulo Leonel – Lançamento da parceria Adir, Fazenda Conforto e Você!
Rowena Petroll – Casos de experiências femininas com gestão no agronegócio
Fabio Dias – Pecuária de Corte: em busca da eficiência
Adriane Zart – Manejo Bovino sem Stress: Nada nas mãos

O Parque de Exposições Agropecuárias Hilton Monteiro da Rocha se localiza na avenida Brasília, Vila Rosa. Mais informações: www.expopec.com.br.

(Informações: Comunicação Faeg)

Nenhum comentário: