quarta-feira, 29 de março de 2017

Jovair: bancada do PTB na Câmara vai votar contra lista fechada na reforma política

Jovair Arantes: “O Brasil tem a tradição de votar na pessoa, e nós, do PTB, entendemos que essa decisão em um momento de crise como o que atravessamos não soa bem” – Foto: Jotaric/PTB na Câmara

A bancada do PTB na Câmara dos Deputados vai votar contra a lista fechada, caso ela seja inserida na proposta de reforma política em análise na Casa. A informação foi dada pelo líder do partido, deputado Jovair Arantes (GO), ao destacar que a posição é unânime entre os parlamentares.
O sistema fechado substituiria o atual, que é baseado em lista aberta de candidatos a deputados federais e estaduais e vereadores.
No modelo fechado, os eleitores votam no partido em vez de escolherem candidatos avulsos, e os votos são depois distribuídos de acordo com uma ordem de candidatos previamente definida pela legenda.
“O Brasil tem a tradição de votar na pessoa, e nós, do PTB, entendemos que essa decisão em um momento de crise como o que atravessamos não soa bem, não aparece como sendo uma proposta verdadeiramente democrática tirada das discussões que o Brasil tem que ter”, declarou Jovair Arantes.
O líder destacou que a lista fechada esconde os deputados, o que não convém a partido.
 “Os candidatos do PTB, todos eles, têm um serviço prestado à comunidade, e esse respeito que as pessoas têm com os nossos deputados deve continuar com a cara limpa e não escondido em uma lista fechada”, avaliou.
Não opinião do parlamentar, o ideal é que, na reforma política, seja aprovada uma regra de transição para que as mudanças passem a valer, por exemplo, a partir de 2022.

Eleições simultâneas
O parlamentar também defendeu a instituição de eleições municipais, distritais, estaduais e federais simultâneas. Hoje, as eleições são alternadas: as federais, estaduais e distritais em um ano e as municipais dois anos depois.
“Existe um anseio muito grande de toda a sociedade brasileira com relação a questão do voto coincidente. Ou seja, acabar com esse negócio de eleição de dois em dois anos. Eleição geral no Brasil tem que ser em um dia só em um determinado período”, disse.

(Informações: Assessoria de Imprensa - Renata Tôrres - Liderança do PTB)

Nenhum comentário: