quarta-feira, 26 de julho de 2017

Goiás completa 290 anos como exemplo de conservação do patrimônio

Antiga Vila Boa de Goiás: 290 anos, com participação da secretária Raquel Teixeira (dir.) nas comemorações, acompanhando o governador Marconi Perillo (dir.) – Fotos: Seduce/Divulgação







Na programação festiva do aniversário e transferência da capital, governador anunciou benefícios para a educação, quadras poliesportivas e consolidação da cultura e tradições.

A antiga Vila Boa de Goiás, primeira capital do Estado, completou 290 anos com uma extensa programação que começou na segunda-feira 24 e, foi encerrada no dia seguinte, com a transferência temporária da capital do Estado para a cidade de Goiás.
No primeiro dia, o Palácio Conde dos Arcos foi palco de cerimônias oficiais e atividades culturais, com a presença do governador Marconi Perillo (PSDB), da secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, prefeita de Goiás, Selma Bastos (PT) e diversas outras autoridades. Em um momento de muita emoção, a presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), Kátia Santos Bogéa, recebeu o Título de Cidadã Vilaboense. “Estou em casa, tenho aqui amigos queridos. Os vilaboenses são exemplo de comprometimento com a preservação do patrimônio!”, disse Kátia.
Em seguida, foi inaugurada na Galeria dos Governadores do Palácio a imagem de Francisco Mascarenhas e aberta e exposição de artes Pintando a Nossa História - 290 anos da cidade de Goiás. A noite foi encerrada com o lançamento do livro Professor Alcides Jubé - Um catedrático por excelência, escrito pelo neto de Alcides, Antônio Celso Ramos Jubé.

Transferência
Goiás foi declarada capital do Estado na manhã de 25 de julho, com a solenidade de transferência e instalação dos Três Poderes, no Largo do Mercado Municipal. Ao comemorar os quase 300 anos do histórico lugar, o governador disse que a população de Goiás soube manter viva a cultura, as tradições, o casario e, por isso, merece a nossa gratidão.
Para a secretária Raquel Teixeira, a transferência foi muito importante por ser a última de Marconi Perillo como governador. Um dos marcos de seus governos foi a criação e consolidação do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) que, em sua edição 2017, gerou um retorno de aproximadamente R$2 milhões para a cidade de Goiás e teve cerca de 6 mil expectadores em todas as sessões de cinema, um público recorde.
Seguindo a programação comemorativa do aniversário, o governador, a secretária Raquel Teixeira, prefeita Selma Bastos e as autoridades federais, estaduais e municipais estiveram na escola municipal Os Pequeninos para a inauguração de obras, assinatura de atos e entrega de benefícios.
Com o programa Goiás na Frente, o governador anunciou que a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) oferecerão 1,4 mil vagas para cursos de profissionalização e qualificação profissional via Pronatec.
Em seguida, as autoridades participaram da missa de graças pelos 290 anos da cidade na Igreja Matriz de Sant’Ana. A programação foi encerrada com a exibição do documentário Prefeitura e Governo de Goiás: Juntos pelo povo e a partilha do bolo de aniversário na Praça do Coreto.

(Informações: Comunicação Setorial da Seduce)

Nenhum comentário: