terça-feira, 4 de julho de 2017

Museu Zoroastro Artiaga completa 71 anos de fundação

Museu Zoroastro Artiaga: média de oitocentas visitantes/mês, podendo chegar a duas mil visitantes em épocas de novas exposições – Foto: Leoiran/Seduce 


Museu funciona de terça a sexta (9h às 17h) e aos finais de semana e feriados (9h às 15h) – Fotos: Divulgação/Seduce

Um dos centros mais importantes da memória e da cultura de Goiás, o Museu Zoroastro Artiaga celebra o aniversário de 71 anos em 5 de julho. O centro de memória foi projetado pelo arquiteto polonês Kazimierz Bartoszewski e fundado em 6 de fevereiro de 1946. A inauguração se deu em 5 de julho do mesmo ano.
Para celebrar a data, a equipe de servidores do museu preparou uma programação com mediação das exposições, contação de história, sessão de cinema no auditório e distribuição de pipoca para o público.
O acervo do museu é formado por objetos da arte indígena; elementos da geologia, arqueologia, cultura popular, arte sacra e folclore, além de documentos históricos, entre outras peças.
A unidade pertencente à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) é dirigida pela professora Neusa Almeida, e recebe uma média de oitocentas visitantes por mês, podendo chegar a duas mil visitantes em épocas de novas exposições.
Ele faz parte do Circuito Cultural, ambicioso projeto do Governo de Goiás que visa revitalizar a Praça Cívica, na capital Goiânia e, valorizar a importância de todos os sete prédios do local que carregam a memória e a cultura de Goiás.

Fundador
O nome do museu homenageia uma figura marcante na história de Goiás. Zoroastro Artiaga foi jornalista, professor, escritor e diretor do Departamento Estadual de Cultura, que respondia pela gestão estadual das ações culturais em Goiás à época.  
Zoroastro foi o idealizador primeiro diretor do Museu Estadual, cargo que exerceu por seis anos. Ao assumir a direção do espaço em 1946, transferiu para a instituição todo o seu acervo particular, como documentos históricos, pedras, rochas, objetos de exposições, recursos naturais, peças do folclore goiano e tudo o que se refere à história de Goiás, à exemplo, da hélice do primeiro barco a vapor a navegar pelo rio Araguaia.
O Museu também tem vários objetos de Artiaga como painéis, quadros, fotos, documentos textuais, objetos pessoais, como caneta, chapéu, caneta, máquina de escrever.
Parte do conjunto Art Déco da Praça Cívica, o atrativo funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e, aos finais de semana e feriados das 9h às 15h.


(Informações: Comunicação Setorial da Seduce)

Nenhum comentário: