quarta-feira, 20 de setembro de 2017

FATO RELEVANTE (Atualização) – Uruaçu sedia ‘Curso de Produção de Cerveja Caseira’ / (Atualização. Postagem pioneira: 02/08/2017)

Curso de Produção de Cerveja Caseira: novidade em Uruaçu – Fotos: Márcia Cristina/Jornal Cidade. A reportagem traz 30 fotos do evento (confira mais abaixo).

Em iniciativa do visionário Antônio Eckert, diretor teatral do Grupo Teatral Limpando o Olho (GTLO), foi realizado em Uruaçu dias 8 e 9 de julho o Curso de Produção de Cerveja Caseira.
Experiente, o sommelier Daniel Lell Natal, proprietário da Bräuhaus Escola da Cerveja e Pub, sediada em Goiânia, ministrou os ensinamentos.
Nos instantes iniciais, aula teórica, englobando introdução à cultura do assunto em si, evidência de matérias-primas (características e, composição dos maltes, lúpulos, leveduras e água mineral), etapas centrais do processo de produção cervejeira e, explanações quanto aos equipamentos, utensílios necessários para a elaboração da diferenciada bebida.
Já a data seguinte apresentou como pauta ações práticas, como elaboração (moagem, mosturação [obtenção de rendimento otimizado de extração], filtração, fervura, whirlpool [remoção de partículas em suspensão para deixar a ceva mais cristalina], resfriamento), preparo do fermento, a inoculação e o rígido acompanhamento da fermentação. Na última fase do dia, o que se chama de priming e o engarrafamento dos litros da cerveja produzida. A produção foi envasada dia 16 de agosto, “pronta para o consumo”, antecipava Eckert à reportagem.
Segundo Eckert, o evento cervejeiro superou todas as expectativas, detalhando que para o período 16 a 20 de agosto, ele e os demais participantes idealizaram uma produção maior (três brasagens, que é uma das fases mais vitais do processo quente da produção da cerveja artesanal).
O Curso, que teve data inicial divulgada para se realizar no último final de semana de junho, havia sido adiado devido imprevisto, motivo de força maior.
“Outra novidade, é que fomos convidados a participar do ‘Festival de Cervejas Artesanais’, na cidade de Goiás, em 2, 3 e 4 de novembro. Queremos ter cerca de 50 estilos nas torneiras, ‘Cursos’, palestras e muita comida boa”, prevê e torce Eckert.
Gaúcho residente de Uruaçu há anos, o diretor teatral, que já trabalhou em fábrica de cerveja no Sul brasileiro, opina ser tendência mundial: com o passar dos anos, mais e mais pessoas consomem apenas cervejas caseiras, deixando de lado a opção convencional. “Depois do Curso, toda pessoa participante tem a oportunidade, tranquilamente, para fabricar a sua cerveja super especial em casa e, com qualidade”. Palavras dele, um apaixonado pela causa, antes do ocorrido.
O GTLO, que mantém o Ponto de Cultura – Projeto Circulando (local do Curso) na cidade do Norte goiano, geralmente idealiza e promove inovadoras atividades culturais, educacionais, ambientais, sociais, assistenciais, tradicionais e afins. Isso, sem perder o olhar para apresentações em outras cidades goianas, inclusive na capital Goiânia.
Contatos com Eckert: (62) 98414-7979, 99954-8449; 3357-4185; e, antonio.eckert@hotmail.com.

Bräuhaus
Em informações da Bräuhaus, que oferece outros Cursos cervejeiros, a empresa esclarece: ‘Buscando divulgar a cultura cervejeira nacional e internacional em Goiânia, a Bräuhaus Escola da Cerveja e Pub, fundada pelos amigos Daniel Lell e Daniel Scodro, promove a realização de vários Cursos relacionados a fabricação de cerveja artesanal com sala de aula climatizada, cozinha cervejeira, pub, loja de insumos e biergarten. Além disso, nosso pub possui os melhores rótulos de cervejas nacionais e internacionais, insumos para fabricação de cerveja caseira e vários souvenirs para os fãs de cervejas especiais. Venha conhecer as melhores cervejas do mundo, harmonizadas com nossas carnes, hambúrgueres e vários outros pratos feitos com produtos de alta qualidade e ótima procedência’.
Outras informações podem ser obtidas nas opções www.escolabrauhaus.com.brwww.facebook.com/escolabrauhausLeia mais na submatéria, abaixo (Jota Marcelo).


Atrativo diferenciado: Curso de Produção de Cerveja Caseira 

Curso foi ministrado pelo renomado sommelier Daniel Lell Natal 

Dividido em dupla etapa, o Curso tem aulas teórica e prática 


Curso se realizou na sede do Ponto de Cultura 







Iniciativa local ficou por conta de Antônio Eckert, diretor teatral do Grupo Teatral Limpando o Olho (GTLO), que mantém o Ponto de Cultura – Projeto Circulando 




   
Experiente, Daniel Lell Natal é proprietário da Bräuhaus Escola da Cerveja e Pub, com sede em Goiânia 






“Depois do Curso, toda pessoa participante tem a oportunidade, tranquilamente, para fabricar a sua cerveja super especial em casa e, com qualidade”, sublinha Antônio Eckert 


Antônio Eckert: “Outra novidade, é que fomos convidados a participar do ‘Festival de Cervejas Artesanais’, na cidade de Goiás, em 2, 3 e 4 de novembro” 




Daniel Lell Natal diz que cerveja artesanal “é um mercado que evolui muito”

Daniel Lell Natal (dir.), com Antônio Eckert durante Curso em Uruaçu: “A cerveja artesanal hoje no Brasil está crescendo bastante”

Do sommelier: “Temos em Goiânia, a Escola e diversos Cursos, pois não ensinamos só sobre a produção”


Proprietário da Bräuhaus Escola da Cerveja e Pub, estabelecida em Goiânia, Daniel Lell Natal possui certificado internacional de sommelier de cerveja, mostrando “o quanto ele é experiente no ofício”, já dizia Antônio Eckert, diretor teatral do Grupo Teatral Limpando o Olho (GTLO) e organizador do Curso, antes do acontecimento.
Falando ao Jornal Cidade, o visitante da capital comentou sempre ter a intenção de estar no interior ministrando Cursos, conhecendo mais pessoas que lidam ou pretendem lidar com a cerveja artesanal. Segundo o entrevistado, “a cerveja artesanal hoje no Brasil está crescendo bastante”.
Leia entrevista com Daniel Lell Natal, concedida após o encerramento do evento, na tarde de 9 de julho.

Como avalia poder levar conhecimentos cervejeiros ao interior?
Desde que eu abri a Escola aqui no Centro-Oeste tive a intenção de expandir, divulgar a cultura cervejeira, que no nosso Estado está nascendo agora. A intenção minha desde o início é ir para o interior, conhecendo novas pessoas adeptas, veteranas também no assunto, as cervejas artesanais, a fabricação de cerveja, que é muito simples fazer e que todo mundo pode fazer sua cerveja em casa.

Quantas vezes forem chamados, estarão nas regiões goianas?
Sempre. Constantemente pessoas me convidam e convidam a Escola. Para ministrarmos em Goiânia ou no interior, sempre estamos à disposição, bastando diálogo, agendamento e, vamos sim. Dentro de julho, antes, tínhamos um curso ministrado: em Rio Verde [cidade do Sudoeste goiano].

Em âmbito nacional, como está a questão da cerveja artesanal?
A cerveja artesanal hoje no Brasil está crescendo bastante. Só no ano passado, cresceu 12% no mercado. Isso, com a crise que estamos vivendo, mas a tendência é que aumente cada vez mais, pois o número de fábricas no Estado de Goiás que nós tínhamos eram apenas duas artesanais. Assim, terá um crescimento este ano e, em 2018 existirão novas opções. Já vemos abertura, vai aumentar cada vez mais e é um mercado que evolui muito, deixando claro: estamos nascendo agora no Centro-Oeste [do Brasil].

Fale sobre a Bräuhaus.
Temos em Goiânia, a Escola e diversos Cursos, pois não ensinamos só sobre a produção. Oferecemos também Cursos de Degustação de Rótulos, permitindo o conhecimento do ato de tomar a cerveja especial. Curso de Sommelier, que é para formação profissional, mesmo envolvendo pessoas que querem atuar na área e, que é um Curso mais profissionalizante ainda, durando 100 horas/aulas. Temos outros que trouxemos direto para a Bräuhaus, todos relacionados com cerveja.

Quais são as suas impressões sobre Uruaçu e os participantes?
É um prazer! Adorei conhecer Uruaçu. O máximo que tinha conhecido era Ceres [cidade do Vale do São Patrício goiano] e, chegar aqui, encontrar uma turma animada – para começar –, para nós é ótimo, pois são os primeiros daqui. Vão formar opiniões e cada vez mais divulgarão a cultura cervejeira para Uruaçu e a região. Isso é ótimo.

(Jota Marcelo)

Nenhum comentário: