quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Uruaçu: pesquisa aponta Lourencinho com ampla vantagem sobre Solange

Lourencinho (PP), Solange (PMDB) e doutora Iracy (PT):
pesquisa E. P. P./Jornal Cidade avaliou prefeitáveis


ESTIMULADA:






Pesquisa feita no final do primeiro mês da campanha eleitoral em Uruaçu, aponta o candidato a prefeito Lourencinho (PP) na liderança com 58,2 por cento, contra 16,9 por cento da peemedebista Solange. Doutora Iracy (PT) figura em terceiro, com 4,2.

Realizada nos dias 29 e 30 de julho, a pesquisa E.P.P. - Empresa de Pesquisa e Consultoria/Jornal Cidade coletou dados no Centro e em outros 16 bairros de Uruaçu. Com esses 58,2 por cento das intenções, Lourencinho está 41,3 pontos porcentuais à frente de Solange, que aparece com 16,9 por cento (veja os números nos quadros - acima e abaixo - ‘Intenções de voto para prefeito de URUAÇU, segundo E.P.P. - Empresa de Pesquisa e Consultoria’), e se elegeria se a disputa de 5 de outubro ocorresse na data desta postagem - 6 de agosto -, com ampla vantagem. Ainda mais atrás, a concorrente solo petista, doutora Iracy, está distante 54 pontos do primeiro colocado.

A margem de erro da pesquisa, que entrevistou 402 eleitores, é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos. Segundo os números, 2,7 por cento dos eleitores uruaçuenses não votariam em nenhum dos candidatos; e, 17,9 por cento responderam ainda não saber em quem votar - são os indecisos.


Regiões

Na divisão por regiões (e envolvendo os dois maiores bairros da cidade: Centro e bairro São Vicente), mostra o levantamento, Lourencinho também aparece mais bem posicionado: de 60 eleitores ouvidos no Centro, 36 (60 por cento) responderam que votam no pepista, enquanto dez eleitores entrevistados (16,7 por cento) disseram que votam em Solange. Doutora Iracy foi lembrada por três eleitores entrevistados (cinco por cento).

Já no bairro São Vicente, de 24 eleitores entrevistados, 13 (54,2 por cento) responderam que votam em Lourencinho, enquanto três eleitores entrevistados (12,5 por cento) disseram que votam na candidata do PT, doutora Iracy. Solange vem em terceiro, com dois votos (8,3 por cento).


Chapas

Lourencinho, líder na pesquisa, tem como candidato a vice-prefeito, Francisco Barroso (vulgo doutor Francisco, PR). Solange (PMDB) concorre em chapa pura, tendo como candidato a vice-prefeito, Pastor Vilson Guedes.

No embate, igualmente em chapa puro-sangue, doutora Iracy tem como candidato a vice-prefeito, Hamilton Damacena.


E.P.P. atua desde 1996

Conforme o JC noticiou na edição impressa 78 (16 a 31 de julho), a E.P.P. - Empresa de Pesquisa e Consultoria, nascida em 96, trabalha com pesquisas eleitorais quantitativas e qualitativas, administrativas e de mercado, em Goiás, na Bahia, no Tocantins, Minas Gerais e Mato Grosso.

Segundo Paulo Rodrigues da Silva, diretor da empresa goianiense, em época de eleição a demanda por levantamentos é maior, mas o mercado cresceu também em outros períodos.



Na espontânea, Lourencinho tem 46,5 por cento e, também apresenta o menor índice de rejeição

Líder na pesquisa estimulada E.P.P. - Empresa de Pesquisa e Consultoria/Jornal Cidade, que coletou dados no Município de Uruaçu dias 29 e 30 de julho, o pepista Lourencinho também está na frente na opção espontânea, em que o entrevistado se manifesta livremente, sem o estímulo de nomes dos concorrentes.

Lourencinho aparece com 46,5 por cento, contra 11,2 por cento da peemedebista Solange, novamente em segundo. Doutora Iracy (PT) contabiliza na espontânea 2,2 por cento (quadro abaixo).

O porcentual de eleitores uruaçuenses que afirmou que não votaria em nenhum dos prefeitáveis é de 0,2 (zero, vírgula dois) por cento. A porcentagem de indecisos na espontânea atingiu 39,8 por cento.


Rejeição

O índice de rejeição ao pepista é o menor entre os três disputantes, evidenciou a pesquisa. Lourencinho obteve 10,9 por cento de rejeição, diante de 13,9 por cento registrados por Solange. A campeã no quesito rejeição, doutoura Iracy, somou 22,4 por cento dos 402 eleitores ouvidos. Da mesma forma, aqui a margem de erro é de três por cento pontos porcentuais, para mais ou para menos (quadro abaixo).

Com fundamento no tópico rejeição e reunindo o trio de concorrentes, de acordo com o levantamento realizado no Centro de Uruaçu - maior região urbana da cidade -, respondendo ao questionamento ‘Desta relação em quem o sr.(a) NÃO votaria de jeito nenhum para prefeito de Uruaçu?’, o eleitorado constituiu o seguinte resultado, via 60 entrevistados: Solange e doutora Iracy foram rejeitadas, cada uma, por 12 entrevistados (empataram, com 20 por cento), sendo que Lourencinho foi rejeitado por nove votantes (15 por cento). Mais abaixo, está a metodologia da pesquisa.




ESPONTÂNEA:



REJEIÇÃO:



METODOLOGIA:

Universo: Uruaçu

Amostra: 402 eleitores

Coleta de dados: 29 e 30 de julho de 2008

Máxima margem de erro: três pontos porcentuais, para mais ou para menos

Bairros pesquisados de Uruaçu: Centro, Aeroporto, Jardim Campo Formoso, Jonas Veiga, Rosen Park, São Sebastião, São Vicente, Setor Sul, Vale do Sol, Bela Vista, Jardim Eldorado, Vila Primavera, Vila Dourada, Vila União, São Jorge, Vila Sant’Ana e Vila Xique-xique

Contratante: Cidade Editora Jornalística Ltda/Jornal Cidade

Responsabilidade técnica: E. P. P. - Empresa de Pesquisa e Consultoria

Registro: pesquisa registrada no Cartório da 50ª Zona Eleitoral de Uruaçu, sob o protocolo 308179/2008, em 1º/08/08

Nenhum comentário: