sexta-feira, 22 de julho de 2016

Uruaçu: Assembleia de Deus - Ministério de Madureira tem legião de evangélicos

Catedral da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Uruaçu - Ministério de Madureira: representação atua em Uruaçu desde 1965 e comprometida com a evangelização, via templo central e Congregações – Fotos: Márcia Cristina

Primeira sede da Assembleia de Deus de Madureira no município de Uruaçu: rua Humberto de Campos
Diretoria Administrativa e Comissão Fiscal da Igreja com atuação em 2016 (clique na imagem para ampliar) – Imagem: reprodução

 Nome maior em Goiás: Pastor Oídes do Carmo, com atuação na Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério de Madureira - Campo de Campinas (na capital Goiânia) – Foto: Divulgação/Igreja (Campo de Campinas)

Reunião de 30 de junho – Pastor presidente José Claudio Prates, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Uruaçu - Ministério de Madureira, usa a palavra

Presidente do PSC, doutor Francisco Barroso (que tem Pastor José Claudio Prates como vice) se manifesta na reunião do dia 30

 Na reunião, a presença de pastores e outras lideranças da Igreja, além de pré-candidatos a vereador, filiados, simpatizantes e populares – MAIS FOTOS, abaixo



Forte presença da religião evangélica na nortense Uruaçu coloca em evidência a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Uruaçu - Ministério de Madureira, implantada na cidade há 51 anos e, dirigida por José Claudio Prates (Pastor José Claudio) desde 1º de janeiro de 2000.




LEIA TAMBÉM:

-Congregações em todas as regiões de Uruaçu

-Número de evangélicos em Uruaçu é grande

-Evangélicos decidem uma eleição para prefeito de Uruaçu

-Comandado por doutor Francisco e Pastor José Claudio, PSC apoia Valmir Pedro



Em todo o mundo, é de conhecimento público a importância da representação religiosa para que haja perseverança na caminhada cristã. Igreja essa, que é relevante na vida das famílias fiéis.
Uma das maiores representações oficiais com atuação na cidade sede deste periódico é a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Uruaçu - Ministério de Madureira, estabelecida na avenida Santana, no setor Sul I, através da Catedral das Assembleias de Deus de Uruaçu, inaugurada em 15 julho de 2007. O templo em si, de mil metros quadrados, tem capacidade para abrigar 1,3 mil membros, congregados e visitantes sentados; em pé cabem mais cerca de 700. No início, eram 105 bancos, depois foram aumentados para 165 e posteriormente para 205, todos com almofada padronizada. Outros 40 bancos estão por ser providenciados.
Novíssimo salão social tem quatrocentas e sessenta e sete poltronas. O espaço, comumente chamado de auditório, ganhará aparelhagem de som qualificada/moderna e, também é alugado para terceiros, desde que seja para abrigar eventos legais e ordeiros. Espaço já existente de 110 metros quadrados abrigará um – de fato –, auditório com capacidade para 120/130 pessoas.
Na direção, desde 1º de janeiro de 2000, está o pastor presidente José Claudio Prates (Pastor José Claudio), que antes havia atuado nas paulistas Campinas (1984-1995) e Paulínia (1995-1999).
Desde 1965, quando num mesmo 15 julho, inaugurou sua sede pioneira – rua Humberto de Campos/Centro –, passando pela inauguração da segunda sede (1979), na avenida Santana/também no Centro, a Igreja tem prestado importantes serviços com a sua doutrina, especialmente através da prática da oração diária. Junto, vem o crescimento dela, justamente devido o seu ardor evangelístico, com a evangelização integrando a cultura assembleiana. Destacando a Igreja em geral, publicou, em 2011, a revista Ultimato, da Editora Ultimato, de Viçosa-MG, filiada da Associação Evangélica Brasileira (AEVB) e Associação de Editores Cristãos (AsEC): ‘Seus membros levam a sério o revestimento com o poder sobrenatural do Espírito para testemunhar e realizar o trabalho do Senhor, como Jesus mesmo ordenou [Lc 24, 49; At 1, 4-5]’. Também: ‘As Assembleias de Deus crescem por causa da importância dada à pessoa e à obra do Espírito Santo’.
No Estado de Goiás, onde a Igreja se divide em seis Regiões, existem 70 Cidades-campo regionais – Uruaçu é uma delas –, e, só na capital Goiânia são 13 estruturas desse porte. Campos regionais, como o de Uruaçu, têm seus presidentes coordenadores, colegas de ofício de Pastor José Claudio e, desde 2002 o nome maior é Oídes José do Carmo (Pastor doutor Oídes do Carmo), estabelecido na Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério de Madureira - Campo de Campinas (Goiânia) e, presidente da Convenção Estadual dos Ministros das Assembleias de Deus em Goiás (CONEMAD-GO). Ele sucedeu Albino Gonçalves Boaventura (Pastor Albino Boaventura), que pastoreou a Igreja durante 44 anos.
No país, que reúne cerca de 8 milhões de fiéis e mais de 25 mil templos nas 27 Unidades Federativas, o bispo doutor Manoel Ferreira é, há mais de três décadas, a liderança máxima (se tornou presidente vitalício), fundador da Igreja/presidente da Convenção Nacional dos Ministros das Assembleias de Deus no Brasil (CONAMAD). Ao lado dele, está o primeiro vice-presidente executivo nacional (e filho) Reverendo Pastor Samuel Ferreira, estabelecido na avenida Celso Garcia, no bairro paulistano do Brás.

Congregações
Se os evangélicos da Assembleia de Deus de Madureira no município de Uruaçu são liderados por Pastor José Claudio, ao mesmo tempo nutrem respeito grande ao pastor presidente, que comanda, além da Catedral, mais 16 Congregações, todas portadoras de um pastor e auxiliares colaboradores. Funcionando com características humildes, estão localizadas nas zonas urbana e rural (veja relação nesta reportagem). Ele comentou ao periódico que nas duas áreas da cidade existem assembleianos que desenvolvem trabalhos permanentes, mesmo não contando com espaços físicos (templos), com reuniões realizadas nas próprias residências. Ao mesmo tempo, eles coordenam visitas coletivas até a Catedral, onde os fiéis visitantes participam de cultos, eventos da Igreja e afins. Pontuando que toda segunda-feira à noite, 40 grupos (dez da Catedral e 30 das Congregações) realizam um trabalho que envolve, especialmente, orações, o pastor presidente comunica: o procedimento contabiliza, em média, quinhentas pessoas.
O pastor presidente também é o líder coordenador da denominada Região Norte de Goiás, agrupando também as Cidades-campo autônomas de Campinorte, Campos Verdes, Crixás, Formoso, Mara Rosa, Minaçu, Mutunópolis, Niquelândia, Novo Planalto, Porangatu, Santa Terezinha de Goiás, São Miguel do Araguaia e Uirapuru. As 15 localidades têm a elas abarcadas pequenos espaços rurais; Distritos; Povoados; e, outras cidades menores (exemplos: Santa Tereza de Goiás está subordinada a Mara Rosa. Bonópolis a Porangatu).

Equipes de trabalho na matriz
Fazendo parte da comunidade com atuação na Catedral, dezenas de obreiros (pastores, missionários, presbíteros, evangelistas, diáconos, auxiliares, membros comuns) praticam o amor, através de boas obras e ajudando em geral para com o bom funcionamento da estrutura, que oferece diversas atividades religiosas (principalmente em seu lado espiritual e, infinitas orientações); e, benefícios legais morais, socioculturais, sociopolíticos e assistenciais.
As mulheres da Assembleia de Deus de Madureira no município nortense têm se destacado pela Confederação das Irmãs Beneficentes Evangélicas de Uruaçu (CIBEU), desenvolvendo uma gama de atividades – Círculo de Oração (interceder pelas famílias), promovendo trabalhos beneficentes e assistencialistas, atuando nos eventos, além de outras iniciativas.
Na ala dos mais novos, a Igreja tem o grupo Saluz, com a união da juventude. “É a nossa juventude em si, atuando dentro da Igreja. É muita gente”, comenta o Pastor José Claudio, completando: “Cada Congregação tem suas equipes e nelas as atividades são praticadas”.
A Igreja em Uruaçu detém a Diretoria Administrativa e a Comissão Fiscal. Os integrantes 2016, que ajudam no cotidiano, em dados da ata da Assembleia Geral do dia 28 de dezembro de 2015, são:


Diretoria Administrativa e Comissão Fiscal da Igreja com atuação em 2016 (clique na imagem para ampliar) – Imagem: reprodução


Igreja de coração aberto 
“O grande objetivo primordial da Igreja é pregar o Evangelho, porque o mundo não pode ser mudado se não mudar o homem. A única coisa que pode mudar o homem e transformar seu coração é o Evangelho de Jesus Cristo. A Catedral está de portas abertas e eu estou de coração aberto, ao lado do meu povo, para atender a todos, qualquer irmão, qualquer amigo, qualquer pessoa das regiões do Brasil ou do exterior. A nossa comunidade evangélica é constituída de um povo bom, próximo da gente e humilde, como eu também sou. Não tenho problema de relacionamento com o povo evangélico de Uruaçu e nem com ninguém”, externou o pastor presidente em entrevista de 2007 ao Jornal Cidade.
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Uruaçu - Ministério de Madureira tornou-se autônoma em 19 de junho de 1967 (e é de utilidade pública municipal, conforme lei número 1.266/03, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Poder Executivo), sendo seu primeiro presidente o saudoso Pastor Alírio Fernandes de Oliveira, sucedido pelos seguintes líderes (ambos também falecidos): Pastor Benedito Fernandes (que foi dormir no Senhor em novembro último, aos 91 anos); Pastor Teodorico Pereira da Silva; Pastor Sebastião Primo; Pastor Antonio Patrício; e, Pastor Johatam Moreira Guimarães, que inaugurou em 1º de julho de 1979, o templo situado na  avenida Santana, no Centro. Templo esse que passou a ser sede do Campo.
Na sequência, atuaram: Pastor Juarez do Amaral (hoje trabalhando em Luís Eduardo Magalhães-BA); Pastor Willian da Silva (está em Jaraguá-GO); Pastor Euclides Garcia (outro de saudosa memória), que adquiriu os terrenos e em setembro de 1994 lançou a pedra fundamental da obra da Catedral; e, o Pastor João Adair Ferreira (atualmente em Brasília-DF), que iniciou a vistosa obra.
Nas submatérias, outras informações.



Congregações em todas as regiões de Uruaçu

Congregações, em pontos variados, ajudam difundir e expandir o trabalho da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Uruaçu - Ministério de Madureira, na cidade comandada pelo pastor presidente José Claudio Prates (Pastor José Claudio).

A reportagem apresenta suas denominações, quais são seus pastores líderes e as localidades sedes. Confira.

01-Betânia. Pr. João Rodrigues. Fazenda Barroso/rodovia GO-080
02-Ebenézer. Pr. Sinval Silvestre Lopes. Rua Havaí, 250/setor Aeroporto
03-Maranata. Pr. Cristiniano Dias de Souza. Rua 101, Qd. 11, Lt 5/vila Primavera I
04-Betel. Pr. Jeronimo Francisco Duarte Santos. Av. Santana, 65/Centro                 
05-Betesda. Pr. Luiz Itamar Silva. Av. Principal, snº/Povoado do Funil
06-Monte Hermom. Pr. Moacir Mariano da Silva. Rua Humberto Campos, snº/Centro
07-Getsemâni. Pr. Eduardo Pereira da Silva. Setor Vale do Sol
08-Monte Moriá. Pr. Sebastião Pereira Sol. Povoado Fazenda Nova (Município de Niquelândia)
09-Peniel. Pr. José Xavier de Barros. Av. Serra Dourada/Vila Vasconcelos
10-Boas Novas. Pr. José Monteiro. Povoado da Água Branca
11-Monte Sião. Pr. Antonio Ribeiro França. Povoado do Marinheiro
12-Águas Vivas. Pr. Joaquim Rosa dos Santos. Assentamento Rio dos Bois
13-Monte Horebe. Pr. Valdivino Pereira da Silva. Rua Rio Grande do Norte, snº/Recanto Serra
14-Monte Carmelo. Pr. Paulo Cândido Tenório. Rua W-26, snº/setor Oeste
15-Filadélfia. Pr. Hugo Xavier de Oliveira. Rua Brasília, snº/setor Casego
16-Maanaim. Pr. Osmar Alves dos Santos. Fazenda Ouro Fino (Município de Niquelândia)
17-Catedral. Pastor presidente José Claudio Prates. Av. Santana, snº/Setor Sul I

Como se vê, em todas as regiões existe uma unidade da Assembleia de Deus de Madureira no município de Uruaçu. Sobre as Congregações Monte Moriá e Maanaim, estão em terra do Município de Niquelândia, mas o cotidiano dos seus comandos e dos fiéis estão integrados com Uruaçu. Nunca é demais lembrar, tendo como base a rodovia GO-237: após o lago Serra da Mesa já é reduto niquelandense.
Mais informações: nas submatérias.


Número de evangélicos em Uruaçu é grande
Desde os primórdios uruaçuenses a religião se faz presente, penetrando nos lares da cidade fundada por Coronel Gaspar. Com o passar das décadas, vê-se um positivo fenômeno religioso na localidade que acaba de completar 85 anos de emancipação político-administrativa. Uruaçu é reduto de famílias cristãs, ou seja, elas seguem alguma religião e são raras as pessoas que não declaram o credo religioso ou afirmam múltiplo pertencimento.
Calcula-se, em dados da direção da mesma, que a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Uruaçu - Ministério de Madureira possui cerca de três mil membros, habitantes das áreas urbana e rural. Se somados os congregados que frequentam a Igreja e as suas realizações – geralmente um ou outro parente ou, pessoas próximas dos membros –, o número quase dobra.

IBGE
De acordo com a última aferição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2010, da população residente em Uruaçu, a religião evangélica somava 7 mil pessoas (somando diferentes denominações dentro da fé Cristã).
Outras informações nas submatérias.


Evangélicos decidem uma eleição para prefeito de Uruaçu
Em todo o mundo – e em Uruaçu não seria diferente –, a conquista de votos em massa de determinado segmento do eleitorado, pode decidir um pleito eleitoral. Qual é o peso do voto evangélico na eleição municipal uruaçuense? O peso é grande e os evangélicos decidem, com folga, uma eleição para prefeito da cidade nortense onde as campanhas 2004, 2008 e 2012 apresentaram respectivamente as seguintes diferenças de sufrágios entre os primeiros e segundos colocados: 2.146, 2.667 e 4.354 votos.
O (bom) fundamento para isso está na existência de cerca de três mil membros assembleianos apenas da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Uruaçu - Ministério de Madureira, dirigidos pelo pastor presidente José Claudio Prates (Pastor José Claudio). Somando outras Assembleias, o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou a existência de um total de 7 mil pessoas assembleianas.
Dentro da Assembleia de Deus de Madureira, algo válido para a representação de Uruaçu, existe uma ata determinando, deliberando que o pastor presidente não pode e não deve ser contrariado em suas orientações, englobando diferentes segmentos, inclusive o político eleitoral.
Leia mais na submatéria final.


Comandado por doutor Francisco e Pastor José Claudio, PSC apoia Valmir Pedro
O Partido Social Cristão (PSC) é presidido em Uruaçu por doutor Francisco Barroso, médico com atuação no Norte goiano há mais de 40 anos.
Convidado no início de 2008 pela então namorada (hoje esposa), Fabricia Dayane, para participar das atividades da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Uruaçu - Ministério de Madureira (cuja liderança está a cargo do Pastor José Claudio), o médico aceitou “com satisfação” e, atenciosa, discreta e respeitosamente caminha para quase uma década de atuação assembleiana pautada nos princípios da representação.
A Comissão Provisória da sigla tem também os seguintes membros: José Claudio Prates (Pastor José Claudio), vice-presidente; Mizael Montalvão Prateado, secretário; Claudio da Cunha Costa, tesoureiro; e, Glayson Antônio de Almeida, Sinval Silvestre Lopes (Pastor Sinval) e Alcimar Gomes Camargo (Sargento Alcimar) respectivamente primeiro, segundo e terceiro vogais.
Fundado em maio de 1985, o PSC, presidido nacionalmente hoje por Everaldo Dias Pereira (Pastor Everaldo [que se candidatou a presidente da República em 2014]), foi criado com objetivos distintos, entre os quais o de, ‘sustentado na Doutrina Social Cristã, inspirado nos valores e propósitos do Cristianismo, em busca de uma sociedade justa, solidária e fraterna. O Cristianismo, mais do que uma religião, representa para o PSC um estado de espírito que não segrega, não exclui nem discrimina. Aceita a todos, independentemente de credo, cor, raça, ideologia, sexo, condição social, política, econômica ou financeira’, conforme consta no histórico da agremiação, que também traz o ideal de ‘concretizar um projeto que determinasse os contornos dos processos de produção e distribuição da riqueza, tendo por base, como principal sustentação, o respeito à dignidade da pessoa humana’. E: ‘O PSC consolida-se como força política autêntica, participando das principais questões nacionais, levando a sua contribuição para o aprimoramento das instituições’.

Direção estadual do PSC liberou apoio
Durante recente reunião em Goiânia com o presidente do PSC goiano, deputado estadual Simeyzon Silveira, doutor Francisco Barroso e Pastor José Claudio informaram que o partido não lançaria candidato a prefeito nas eleições 2016. Eles receberam a orientação de que o PSC de Uruaçu teria liberdade total de apoiar para prefeito quem considerasse ser a alternativa mais viável para administrar a cidade.
Após isso, através de diálogos internos o comando decidiu e tornou público que o melhor nome é o de Valmir Pedro, pré-candidato pelo PSDB.
Simeyzon Silveira pretende visitar Uruaçu em breve, quando se reunirá com os filiados e, outras lideranças e membros partidários de organizações aliadas.

Reunião em Uruaçu
Dia 30 de junho, foi realizada reunião que contou com a participação da direção do PSC de Uruaçu (doutor Francisco Barroso, Pastor José Claudio, Glayson Antônio de Almeida e Sargento Alcimar). Da mesma forma, pastores, outras lideranças da Assembleia de Deus de Madureira no município de Uruaçu, pré-candidatos a vereador, militantes, simpatizantes e populares.
Na composição da mesa, o presidente e o vice-presidente do partido, ocasião em que doutor Francisco Barroso informou sobre a reunião da capital Goiânia, detalhando a pauta discutida nela, juntamente com Pastor José Claudio. Destacando a importância da Assembleia de Deus de Madureira no município de Uruaçu num todo, o presidente do PSC uruaçuense expôs dia 30 que a Igreja não deve ser usada por políticos que somente a visitam em época de campanha, mas sim deve participar, naturalmente, de decisões públicas coletivas, se importando legalmente com questões político-administrativas. “Praticamente todos os políticos lembram da Igreja, visitam a Igreja só agora”, comentou, com Pastor José Claudio também citando frase idêntica.
Doutor Francisco Barroso assinalou, na reunião promovida no auditório da Igreja: “Dos nomes aí postos para prefeito, o PSC, que eu conduzo, optou por Valmir Pedro. Devemos sentar com ele, diferentes vezes e com o máximo de pessoas da nossa parte, para fazermos reivindicações legais. Nada fora do normal”.
O líder político comunicou ter sido procurado por Valmir Pedro e um presidente de partido aliado do PSDB com o pedido de que ele permitisse ter o nome colocado entre os pretensos postulantes ao cargo de vice-prefeito, com o médico autorizando, porém explicando que não buscaria alcançar tal intento. Sem empolgar e sem pronunciar nada quanto à possibilidade, doutor Francisco Barroso tem ouvido e visto muitos pedidos para que se lance vice-prefeitável. Na Administração 2009-2012, o médico foi o vice-prefeito da localidade nortense.
Doutor Francisco Barroso manifestou ainda: o PSC lançará candidatos a vereador e a sigla tem potencial para eleger mais de um legislador, inclusive pretendentes assembleianos.
O presidente do PSC de Uruaçu tem alertado que “os pastores não sairão pedindo votos. Não vamos levar política para dentro da Igreja. Os integrantes, com as suas divisões e funções, de maneira separada, é que devem pedir votos. Tudo isso deve ser um trabalho amplo”, frisou na reunião.

Fala do Pastor José Claudio
O titular da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Uruaçu - Ministério de Madureira ressaltou na reunião de 30 de junho, que Valmir Pedro é honesto e pessoa de bem. E, que não morre de paixão por nenhum pré-candidato, mas que “não podemos ser omissos”. “Temos que ter cautela. Realmente Uruaçu está ‘deficiente’”, opinou.
Desmentindo afirmações de terceiros, Pastor José Claudio enfaticamente pronunciou que “os pastores de nenhuma das Congregações não fecham apoios, por si só, com ninguém. Nem para cargos do Poder Executivo e nem para o Poder Legislativo. Por força de ata, nenhum pastor pode falar e a decisão sai da sede.”
Sobre vereadoriáveis com atuação na Igreja, adiantou: “Não vou ficar ‘brigando’ [defendendo nomes]”. E, memorizou: em ocasião anterior foi feita uma prévia, porém o acordo foi quebrado e mais de um integrante se lançou ao cargo legislador.
Falando que o momento atual da cena política é degradante, Pastor José Claudio avaliou como ruim em geral, envolvendo toda a municipalidade do país.
Outras dez pessoas fizeram uso da palavra na reunião do dia 30, sempre relevando a grandeza da representação religiosa em Uruaçu. Entre os oradores, parte é pré-candidata a vereador.
Para o Pastor Hugo Xavier de Oliveira, todo assembleiano “deve ser fiel e obediente ao Ministério. Vivemos um momento difícil no Brasil. Os políticos estão sem credibilidade. Temos que ter uma visão nacional das pessoas, com o alto índice de desemprego”, completando que as urnas de Uruaçu poderão até mesmo registrar maior número de votos em branco e nulos do que válidos, resultado do desânimo do eleitorado.


Todos tiveram a oportunidade de pronunciar na reunião. Pastor Hugo Xavier de Oliveira (em pé): “Vivemos um momento difícil no Brasil”




Capelão Jean Carlos de Oliveira discursa na reunião

Doutor Francisco Barroso e Pastor José Claudio: presidente e vice-presidente do PSC de Uruaçu

 “Praticamente todos os políticos lembram da Igreja, visitam a Igreja só agora”, comentou doutor Francisco Barroso, com Pastor José Claudio também citando frase idêntica

Doutor Francisco Barroso, na reunião do auditório da Igreja: “Dos nomes aí postos para prefeito, o PSC, que eu conduzo, optou por Valmir Pedro”

(Jota Marcelo e Márcia Cristina)

Nenhum comentário: