quinta-feira, 27 de outubro de 2016

‘Dia do Trânsito na Escola’ passa a ser celebrado em Goiás a partir de 2017


Manoel Xavier, presidente do Detran Goiás: “As crianças têm o poder de sensibilizar os pais e influenciar nas decisões da família” – Foto: Detran /Divulgação

A partir de 2017, o dia 22 de setembro será dedicado à reflexão de professores e alunos das unidades de ensino públicas de Goiás sobre a importância da educação para o trânsito. Instituída neste ano, a definição da data comemorativa integra uma série de iniciativas da Semana Nacional de Trânsito, que neste ano abordou o tema Eu sou + 1 por um trânsito + seguro.
Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), mais de 1,6 mil crianças perdem a vida em acidentes de trânsito no Brasil a cada ano. Eles são a principal causa de morte de pessoas de zero a 14 anos. Por isso, visando mudar essa realidade, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Estadual da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Detran Goiás, implantou a data comemorativa.

Balanço
Segundo balanço do Detran Goiás, já neste ano, as 1.132 unidades da rede pública de ensino dedicaram uma aula para discutir a temática trânsito. Mais de 25 mil professores conversaram sobre segurança viária e cidadania com 550 mil alunos. A partir do ano que vem, o Dia do Trânsito na Escola abordará extensa programação dedicada essencialmente à temático do trânsito.
Além de garantir a segurança das crianças, a expectativa do Detran Goiás com a implantação do Dia é preparar os estudantes para que se tornem cidadãos conscientes, seja como pedestres, ciclistas ou futuro condutores. O trabalho de educação visa ainda formar multiplicadores.
“As crianças têm o poder de sensibilizar os pais e influenciar nas decisões da família. À medida que conhecem as leis de trânsito, os riscos do excesso de velocidade, do desrespeito do semáforo e da faixa de pedestre, certamente, poderão multiplicar esse conhecimento”, ressalta o presidente do Detran, Manoel Xavier Ferreira Filho.

(Informações: Gabinete de Imprensa do Governo de Goiás)

Nenhum comentário: