sexta-feira, 4 de novembro de 2016

RODADA DE ENTREVISTAS – Divino Negão, novo nome do cenário político de Uruaçu


Nota – Rodada de entrevistas com os vereadores que integrarão a Câmara Municipal de Uruaçu na legislatura 2017-2020: objetivamos entrevistar os 13 eleitos em nossa Redação. Valmir Pedro (PSDB), prefeito eleito de Uruaçu, foi entrevistado na Redação na tarde de 10 de outubro. Todos esses conteúdos ganham publicação no Blog do JORNAL CIDADE/Personalidades; no site do Jornal Cidade, link AGENDA POLÍTICA; e, em edições impressas do JC, quinzenas entre outubro e dezembro de 2016

RODADA DE ENTREVISTAS – Divino Negão, novo nome do cenário político de Uruaçu

Na Redação do Jornal Cidade, o vitorioso pelo PDT se fez acompanhado da família: esposa Marilza Maia e, as filhas Michele Maia (em pé) e Fernanda Maia Fotos: Márcia Cristina
Divino Negão: novo nome do cenário político de Uruaçu, durante entrevista na Redação do JC
Manhã do dia seguinte da vitória, na sede da Borracharia Bernardo Sayão, empreendimento dele: muitos incentivadores próximos, entre os quais o vereador reeleito Joeli do Salão (PMDB) (segundo agachado). São amigos faz anos – Mais fotos: abaixo
Na Redação, noite de 5 de outubro (para a entrevista), o vitorioso se fez acompanhado da família: esposa Marilza Maia e, as filhas Michele Maia e Fernanda Maia. Nascido em 23 de setembro de 1977 e morador da zona rural, Divino Ferreira Maia mudou para a cidade aos 17 anos. “Eu morava na fazenda do Vany Custódio [de Freitas; vereador local em duas legislaturas – anos 1980 e 1990 e, irmão de Wanildo Freitas {PSDB}, vereador reeleito em 2016]”.
Em seguida, foi trabalhar no Posto Marinheiro, às margens da BR-153, em Uruaçu, de garçom e balconista. “Seu Waldir e Dona Maria [então patrões] até hoje me cumprimentam, com alegria, e, até chamam: Meu filho!”.
O novo parlamentar, que atende pelo apelido de Divino Negão e, ainda por Divino Borracheiro e Divino da Borracharia, é filiado no PDT (presidido em Uruaçu por Professora Eunice Faria) e conquistou 312 votos (1,39%), via coligação Uruaçu tem jeito (PDT/PRTB/PPL).
Divino Negão (nome usado na urna) é proprietário e trabalha de sol a sol e de chuva a chuva na Borracharia Bernardo Sayão há quase 16 anos, igualmente às margens da BR-153 (sentido Goiânia), ao lado das antigas instalações do Posto Bernardo Sayão.
A sede do estabelecimento é pequena, igual ele mesmo [baixo na estatura], humilde, tipo o novato homem da lei, um dos nove novos vereadores que se sagraram vitoriosos nas eleições de outubro.
Visitando o empreendimento na manhã seguinte à vitória do pedetista, os editores Jota Marcelo e Márcia Cristina chegaram a pé, juntamente com o vizinho Joeli do Salão (PMDB), eleito vereador neste 2016 pela quarta vez seguida. Os dois são amigos de muitos anos. Leia a entrevista.



caiu a ficha, Divino Negão?
Não, ainda não! Tem hora que parece que estou dormindo e acordo! E pergunto a mim mesmo: O que está acontecendo? Que cansaço é esse?. Respondo: Era a política, já passou e acabei ganhando!. É muito difícil ser eleito vereador e, receber 312 votos é motivo de orgulho. É gente demais!

Quando foi que surgiu a ideia de se candidatar?
[Informando que nunca foi adepto da política] Eu não pensava nisso, não gostava de assistir comícios, não gosto de foguetório, nunca passou pela minha cabeça sair candidato, mas sempre eu quis o bem de Uruaçu e da sua população. O Celso [Cabral] [comerciante; os negócios deles têm sedes vizinhas] que me convidou, em outubro de 2015, para ser candidato a vereador, ligado a Eunice, que ia sair candidata a prefeita [Professora Eunice Faria, irmã de Celso, se tornou pré-candidata a prefeita, desde o primeiro semestre de 2015 e, no segundo trimestre de 2016 deixou de ser, passando a apoiar a frente política que lançou Machadinho {DEM} para prefeito, o qual ficou na segunda colocação]. Passados dois dias, ela e o Zezinho da Marisa [José Carlos Ribeiro da Silva, fisioterapeuta e militante político] chegaram lá no portão de casa, me chamando, com a ficha para filiar no PDT, passei meus documentos e outros dados e, eu filiei. Deu certo, foi muito bom isso, sou grato ao Celso e a Eunice e, claro, aos amigos e eleitores que me deram essa vitória, que vou honrar na Câmara! Com o passar do tempo, a Eunice coligou com o Machadinho, que vimos ser a melhor opção para prefeito de Uruaçu e trabalhamos juntos com ele, que é boa pessoa. O Celso era muito amigo do meu pai [Joviano Ferreira Maia]. O Celso, compreensivo demais, já ajudou muito a minha família, de pessoas pobres, tanto na fazenda, como na cidade. Ficamos devendo toda essa gratidão a ele, pois nos ajudou demais durante muitos anos. Meu pai faleceu, ficaram minha mãe [Isabel Pereira Salgado {Dona Bebe}] e nós irmãos, cada um morando em lugar diferente... Minha primeira casa, na Vila Lopes, fiquei devendo e foi o Celso quem pagou o restante dela, depois devolvi o dinheiro a ele. É mais que um amigo, é mais que um irmão, ele é bom mesmo. Conheci a Eunice através do Celso e me enturmei na política com eles, de família tradicional. Vieram de Minas Gerais e faz cerca de 30 anos que estão em Uruaçu.

Aos que perguntam de onde surgiram os seus votos, responda.
Tenho amizade grande. Dos amigos, de pessoas idosas conhecidas há muitos anos. Da minha família, que me ajudou bastante, influenciando nesse total de votos. Até de gente desconhecida recebi votos, através do apoio da minha irmã Hellem [Ferreira Maia], que foi meu braço direito, da minha esposa, das minhas filhas. Através da Eunice, do Celso, Zezinho, do João, filho do Seu Dito [Benedito Pereira]. Recebi votos da zona rural, tive muitos votos lá da região do Ranchinho [zona rural uruaçuense], para onde todo domingo eu vou. Tenho raiz por lá, com muitos conhecidos.

A campanha transcorreu como foi imaginado antes?
Foi bom demais e pensei que seria bem diferente. As pessoas estavam com muita motivação.

Na manhã de 3 de outubro, o Jornal Cidade testemunhou amigos seus, pessoas humildes, fazendo visitas ao seu estabelecimento, parabenizando. Motivo de satisfação (com o senhor ali dispensando atenção a todos e arrumando o pneu de um ônibus escolar e desempenhando outras atividades)?
Foi bom demais, com todos me abraçando, de mãos dadas, comentando sobre nossas trajetórias de vidas e acontecimentos durante a campanha. Acho que levei mais de 3 mil abraços. Fiquei sufocado de tantos abraços. Meus amigos estavam todos, saíam uns, chegavam outros. Na noite de 2 de outubro, fui dormir mais de 2h da madrugada, com gente lá no portão de casa, me saudando. Nossa... Foi uma força total!

Seu slogan na campanha foi É possível fazer mais! É possível fazer a diferença!. Quais são as principais causas que defenderá na Câmara?
Saúde do município, que está precária e, precisamos trazer médicos. O esporte, inclusive com mais áreas de lazer. Sou corintiano, gosto do futebol e temos que apoiar outras modalidades também, como o basquete, voleibol, handebol, futsal e o ciclismo. Tenho dois times. No Greminho eu só jogo e, no Ranchinho eu sou técnico, dono da bola. Preocupo também com a educação. Vermos sobre melhorias nas escolas, sobre a merenda escolar. A questão do transporte escolar precisa melhorar. Quanto à zona rural, devemos melhorar as estradas, pois não estão boas e pontes precisam ser consertadas. Com essas providências, a viagem se torna mais rápida e segura. A juventude precisa de apoio maior, as crianças principalmente. Precisam de uma força, de ajudas para não entrarem ou para saírem dos vícios das drogas. Num todo, quero trabalhar muito, ajudando Uruaçu de todas as formas.

A chamada região setor Oeste, onde estão sua casa e seu estabelecimento comercial, clama por melhorias. Lutará por isso na Câmara?
Muito! A região, com cerca de dez bairros, está esquecida, apesar de fazer parte de Uruaçu e, é a região que mais elege vereador. As ruas estão esburacadas e sem sinalização. A gente não sabe, às vezes, se está no direito ou não no trânsito. A iluminação é precária. Precisamos de mais Postos de Saúde, pois a maioria [dos usuários] se dirige para o PSF da Vila Primavera II. Quero defender muito melhorias para a saúde, envolvendo a cidade e a zona rural por inteiro e, quanto ao setor Oeste não será diferente. A BR-153 tem que ser duplicada logo, é preciso construir passarelas, mais um túnel, melhorar o existente, pois quando chove param carros, motos, bicicletas e não tem como passar. Também quero ajudar, com certeza, os três residenciais novos, lugar bonito, mas que carece de muita estrutura, como escola, Posto de Saúde, CMEIS [Centros Municipais de Educação Infantil], área de lazer e transporte escolar. Carece também de segurança. Quem sabe, unidos, podemos conseguir mais viaturas para o nosso 14º Batalhão [de Polícia Militar do Estado de Goiás {14º BPM-GO}], reforçando o serviço!
Nota da Redação: Residenciais Jorgina dos Santos Rodrigues; Dom José; e, Marisa dos Santos, inaugurados dia 1º de julho

Já parou para refletir sobre presidência, cargos na mesa diretora da Câmara?
Fui procurado, estou refletindo. Com calma, vamos tratar desse assunto. Está aberta toda a articulação e isso é normal.

O PDT uruaçuense sempre foi atuante, hoje é presidido pela Professora Eunice Faria e, fica a pergunta: Divino Negão chegou para ajudar a sigla crescer?
No que eu puder, quero ajudar fortalecer o partido. Com a força da Eunice e da deputada federal Flávia Morais nós podemos ir longe.
Nota da Redação: presidido nacionalmente por Carlos Lupi, o partido discutiu e discute internamente a situação dos deputados federais e senadores da sigla que votaram a favor do impeachment de Dilma Rousseff. O PDT, um dos aliados centrais do então governo Dilma, fechou questão em torno do voto contrário ao afastamento definitivo da petista. Mesmo assim, os três senadores do partido – Acir Gurgacz (RO), Lasier Martins (RS) e Telmário Mota (RR) –, votaram pelo impeachment, da mesma forma que seis deputados (de um total de 19, na época): Flávia Morais (GO), Hissa Abrahão (AM), Mário Heringer (MG), Sérgio Vidigal (ES) e Subtenente Gonzaga (MG), suspensos por 40 dias. E, Giovani Cherini (RS), expulso da legenda. Flávia e Vidigal também foram afastados do comando dos diretórios estaduais de Goiás e do Espírito Santo. George Moraes Ferreira (doutor George), esposo da congressista goiana, é o atual presidente no estado

Qual é a importância da honestidade no setor público?
É tudo e vale tudo.

Qual é a sua mensagem ao povo de Uruaçu?
Vou trabalhar muito, me esforçarei para ajudar Uruaçu. Só tenho o que agradecer. Pelos votos, carinho e pelas orações, inclusive do Padre Franciel [Lopes da Silva]. Uma vizinha minha chorou de alegria por eu ter sido eleito, mesmo não tendo votado em mim. Emocionada, ela contou que a santinha dela me ajudou. Isso é melhor que o voto. Somos católicos e respeitamos todas as religiões. As pessoas se dedicaram muito e tiveram muita consideração comigo, que em minha casa, no serviço, na rua, nos eventos, recebi, recebo, continuarei recebendo, inclusive na Câmara a partir de janeiro, e, tratando bem a todos.

E a sua mensagem ao prefeito eleito Valmir Pedro (PSDB)?
Que ele e o doutor Juarez [Lourindo {PSB}] façam uma boa gestão, pela cidadania, com amor, melhorando Uruaçu, que está bem defasada. Temos que trabalhar pelo povo e não visando o nosso lado pessoal. As pessoas é que nos deram os cargos temporariamente. Temos que ler e reler tudo na Câmara, quando formos decidir qualquer assunto envolvendo Uruaçu. Na Prefeitura, deve ser assim também.

Registre agradecimentos e suas considerações finais.
Agradeço sempre e digo que a família é tudo na vida de qualquer pessoa. Minha família sempre me ajudou e sou grato. A família é o início, a formação. Se você começar errado devido a sua família, vai até o final errado. Se acertar, por causa da sua família, vive de forma correta sempre. Obrigado Celso, Eunice, Zezinho, João do Dito, Zé Repolho [José Teodoro]! Obrigado Hellem, que andou demais divulgando o meu nome, indo até as pessoas, conseguindo votos de quem eu não conheço. Valeu minha mãe, de 70 anos, com espírito de 15 [da esposa do entrevistado: “Que não perdeu um comício. Mesmo nos dias em que não fomos, ela estava lá”]! Agradeço o Machadinho, a Márcia Pedrosa [esposa de Machadinho], que sempre me incentivaram. Obrigado aos colegas que concorreram a vereador em nossa coligação, além de outros. Às vezes, inclusive, eu chegava desanimado, mas o Elói [do Setor Sul], o Márcio Santana e o [Manoel] Alencar [foram candidatos, não se elegendo] me animavam, comentando que muita coisa poderia dar certo. Obrigado também ao Marcelo Nunes, da equipe de campanha.
 
Borracheiro, Divino Negão sempre teve vida simples e sabe das dificuldades que passam milhares de famílias uruaçuenses – Foto: Jota Marcelo
Santinho de Divino Negão, eleito com 312 votos (via coligação Uruaçu tem jeito), 13ª colocação entre a nova composição da Casa de Leis – Imagem: Divulgação/Reprodução  
(Jota Marcelo e Márcia Cristina – JC Online)
 

Nenhum comentário: