sexta-feira, 4 de novembro de 2016

RODADA DE ENTREVISTAS – Zé Henrique: ‘Estou numa gana doida para trabalhar por Uruaçu’


Nota – Rodada de entrevistas com os vereadores que integrarão a Câmara Municipal de Uruaçu na legislatura 2017-2020: objetivamos entrevistar os 13 eleitos em nossa Redação. Valmir Pedro (PSDB), prefeito eleito de Uruaçu, foi entrevistado na Redação na tarde de 10 de outubro. Todos esses conteúdos ganham publicação no Blog do JORNAL CIDADE/Personalidades; no site do Jornal Cidade, link AGENDA POLÍTICA; e, em edições impressas do JC, quinzenas entre outubro e dezembro de 2016

RODADA DE ENTREVISTAS – Zé Henrique: ‘Estou numa gana doida para trabalhar por Uruaçu’

Zé Henrique, vereador eleito através da coligação Amor por Uruaçu, entrevistado na Redação do Jornal Cidade, acompanhado da esposa Naíza Izabella – Fotos: Márcia Cristina

Zé Henrique: "Estou numa gana doida para trabalhar por Uruaçu"
Discursando em comício: Zé Henrique é um visionário – Foto: Campanha/Divulgação. Mais fotos: abaixo
Se candidatando pela terceira vez, e em 2016 vitorioso nas urnas, José Henrique Fernandes de Carvalho (Zé Henrique [PPS]) teve no pleito eleitoral o slogan É tempo e hora de renovar!. O ditado Gente nova na Câmara Municipal também ficou registrado na campanha dele, coroada com 525 votos. Em 2008, havia recebido 369, enquanto no ano 2012 arrebatou 467. Nascido em Goiânia (só nasceu) dia 15 de abril de 1972, faz parte de família tradicional de Uruaçu. Expondo estar “numa gana doida para trabalhar por Uruaçu”, salienta que “o futuro vai falar para nós se valeu ou não a pena ser vereador. Eu tenho certeza que valerá”. Ao comentar diferentes segmentos que pretende defender no Poder Legislativo, informa que um deles será o do funcionalismo público (bacharel em Ciências Contábeis, ele é fiscal de tributos municipais da Prefeitura local) – “Estou com os servidores para duas coisas: o que der e vier. Podem contar comigo”, antecipa, chamando atenção para outras áreas, como a educação, o esporte e a geração de empregos. Leia a entrevista.

Zé Henrique tentou, tentou e em 2016 e vitória veio. Relembre as tentativas anteriores.
Valeu a pena. Eu sempre busquei a vereança. A primeira vez que tentei fui bem votado, a segunda fui o oitavo mais votado e não consegui vencer a eleição, devido coeficiente eleitoral. Tentei o último tiro que tinha nas mangas: buscar essa eleição e realmente ela veio. O futuro vai falar para nós se valeu ou não a pena ser vereador. Eu tenho certeza que valerá. Estou numa gana doida para trabalhar para Uruaçu.

É de conhecimento público sua preocupação para com a qualidade do serviço público. Não falta melhor fiscalização, em todo o Brasil?
Sem dúvida. A má gestão dos serviços públicos tem que ser combatida, o vereador é quem faz essa fiscalização diária, junto com os Tribunais de Contas, cobrando dos secretários e dos técnicos e garantindo que os serviços públicos sejam prestados com qualidade.

Além dessa dedicação, fale sobre outras bandeiras legislativas.
São várias, como a saúde e educação, mas vou lutar por ambas, pois o setor público é muito deficitário e, aí, a fiscalização ajuda corrigir...

...Não passa da hora de a saúde pública ser levada mais a sério em Uruaçu?
Com certeza! Para mim, a educação vem em primeiro lugar, mas hoje em Uruaçu temos que pular a educação e ir direto para a saúde, que está muito deficitária. Temos que buscar melhorias para nossa saúde, ver onde estão as falhas. Essa é a verdade. Porém, é fiscalizando... Onde está sendo investido o recurso da saúde. O vereador tem que saber onde o dinheiro está aplicado e porque não está resolvendo para a população. Buscar e trabalhar para resolver esses erros urgentemente. Vejo que o Valmir [Pedro, prefeito eleito pelo PSDB] tem que dar um choque de gestão na saúde pública.

Na área educacional, o que poderia citar?
Eu quero defender muito a educação, que é a base de tudo, em todos os níveis. É através da educação que transformamos a realidade do município, conseguimos tirar as pessoas da pobreza e miséria.

Desportista que é, como pretende defender o segmento?
Tem que ter política pública, compromisso da Prefeitura para com essa área também. Hoje os jovens de Uruaçu entram muito cedo para o lado errado, através do álcool, das drogas e, nessa política da juventude um projeto que tenho é a realização da Semana Municipal Contra as Drogas, onde vamos buscar conhecimentos, o que está dando certo em alguma cidade e trazer para a nossa. Acho que através do esporte e levando o mesmo para os bairros, podemos mudar a realidade dos nossos jovens, incentivando sempre a prática esportiva. Com certeza, temos que ocupar a juventude. Na Câmara, defenderei sempre o esporte, não só o futebol – gosto de futebol, sou flamenguista –, mas outras opções também, como o jiu-jitsu, que é um esporte que amo. Quero conversar com o Valmir para que o ciclismo cresça bastante em Uruaçu, é uma bandeira que defendo também e, outros: mountain bike, jogos de quadras, esportes náuticos e outros. Tem tanto talento em Uruaçu que pode ser descoberto nessas práticas esportivas e, temos que nos atentar para com isso também.

O senhor é um dos cinco vereadores vitoriosos que ocupam cargos públicos concursados na municipalidade uruaçuense. O funcionalismo carece de atenção maior. Comente, ainda mais por ter preocupação com diversas questões. Vai lutar diariamente pela categoria?
Quero defender os servidores públicos e certamente entrarei com garra para defendê-los. Eu quero deixar aqui um recado para eles: estou com os servidores para duas coisas: o que der e vier. Podem contar comigo. Sou servidor público há 20 anos. Com certeza, o funcionalismo será uma das principais bandeiras que vou defender. Sou fiscal de tributos, isso já me dá uma bagagem muito grande para ter o conhecimento de uma fiscalização, saber cobrar, sem dúvidas. Tenho certeza que ajudarei bem os meus colegas. Posso ser voto vencido, mas vou estar em cima, buscarei orientação jurídica. E quero estar junto com o Sindicato [Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uruaçu {SINDIURUAÇU}], fortalecendo e apoiando o nosso Sindicato, sendo parceiro do Marinho [Mário Ribeiro Filho, presidente da entidade] na luta dos direitos dos funcionários.

Como vê a questão do Fundo de Previdência do Município de Uruaçu (Uruaçu Prev)?
Isso vai do administrador. Eu sou defensor do Regime Próprio de Previdência Social [RPPS]. Se Valmir Pedro quiser resolver a situação, o problema lá é a falta de repasse, mas se o prefeito vincular o FPM [Fundo de Participação dos Municípios] ao repasse, acabou o problema. Outro problema é onde aplicar o dinheiro. Onde foi aplicado parte do dinheiro que está aí? Teve problema e qual é a solução? O correto seria aplicar só em Fundos de Investimentos geridos pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, mesmo que a rentabilidade seja menor. Não perde muito e é totalmente seguro.
Nota da Redação: foram feitas aplicações em Fundos privados. A Polícia Federal deflagrou dia 19 de setembro de 2013, a Operação Miquéias, desarticulando duas organizações criminosas com atuações distintas – uma de lavagem de dinheiro e outra de má gestão de recursos de entidades previdenciárias públicas. Foi a primeira Operação da história da PF no combate a essa espécie de crime e escutas telefônicas revelaram envolvimento do Fundo de Previdência uruaçuense (na época sob outra gestão) e da Prefeitura. Recursos continuam aplicados em diferentes Fundos privados, só podendo ser resgatados em longos prazos. Em dados da PF, no curso da investigação, observou-se que os líderes das iniciativas também desenvolviam outra atividade ilícita: o aliciamento de prefeitos e gestores de Regimes Próprios de Previdência Social a fim de que eles aplicassem recursos das respectivas entidades previdenciárias em Fundos de Investimentos com papeis pouco atrativos, geridos pela própria quadrilha e com alta probabilidade de insucesso. O governo Solange Bertulino (PMDB) e a gestão da época do Fundo de Previdência negam que cometeram irregularidades

A renovação na Câmara foi grande. Isso aumenta ainda mais a responsabilidade dos eleitos?
A responsabilidade será maior, a população mostrou que quer renovação e a bandeira da minha campanha era: Vamos renovar a Câmara. E com a renovação, são novas ideias e novos políticos. Temos tudo para fazermos uma grande Câmara Municipal, sermos diferentes, com trabalho sério, honesto ao máximo, digno. A Câmara de Uruaçu tem que ser uma Casa de Leis independente. A qualidade do serviço, tenham convicção, deve ser uma realidade na Câmara também e, não apenas na Prefeitura. Não tenho dúvida: estaremos junto com os companheiros – os 13 vereadores –, conversando entre nós para fazermos uma Câmara diferente, do lado do povo, realizando visitas nos bairros e na zona rural, escutando o povo e suas necessidades, sugestões. Chegando os projetos do Poder Executivo, não termos aquele radicalismo de oposição, mas sim se abrindo mais ao diálogo, só que de forma correta. O vereador que fica dentro do gabinete sentado esperando a população está fadado ao fracasso.

Sobre a campanha, faltou pouco para Machadinho (DEM), seu aliado, ser eleito prefeito...
...Detalhes, política! Eu acreditei muito na política do Machadinho. Quero aqui externar minha alegria de disputar uma eleição ao lado do Machadinho e do Reuder Só Colchões [candidatos a prefeito e a vice, respectivamente pelo DEM e PRTB] e todos os companheiros que estavam na campanha. Tenho certeza que nós saímos maiores do que entramos, somos todos vencedores. E, nesse processo político todos vimos algumas exaltações de um lado e de outro, é da política mesmo. Só que agora passou, ninguém tem partido, é buscarmos união em prol de Uruaçu, ajudar o Valmir Pedro ter um mandato excelente. Devemos tentar fazer o nosso deputado estadual, através de aliança, conversando com um e com outro. Se sair um candidato só por Uruaçu, com certeza a cidade vai começar a melhorar no cenário municipal, estadual. Temos que buscar essa união.

Seu pai ajudou, e muito, Uruaçu. Sua família tem importância grande na cidade. Seu pai faleceu no exercício do mandato de vereador. Isso sempre está na sua memória. Comente.
Meu pai, muitos sabem, foi vereador, passou mal ao se levantar durante uma sessão no plenário da Câmara Municipal, infartou e faleceu com 45 anos de idade. O destino me reservou ter hoje a mesma idade de meu pai, 45 anos, para assumir uma cadeira na Câmara e terminar o seu mandato. O povo de Uruaçu me deu essa honrar. Tenho orgulho imenso de ser filho de Zé Neto, a população pode esperar do vereador Zé Henrique grande empenho, dedicação e, nunca ouvirá nada de prática de corrupção da minha parte no Poder Legislativo e na vida pública em geral. Vou é combater isso. Dessa forma, homenagearei meu pai com muito trabalho e honestidade.
Nota da Redação: nascido em 31 de março de 1941, José Fernandes Neto faleceu dia 4 de março de 1986, aos 45 anos

O que fazer para Uruaçu gerar mais empregos?
Na campanha e após a minha vitória, o principal pedido que ouço é o de emprego. O desemprego assola a nossa cidade em geral!... – Me arruma um emprego!. Uruaçu não tem emprego suficiente e, precisamos buscar indústrias para nosso município que abram vagas de trabalho. Como o Valmir pregou, o Hospital Regional [do Norte] sendo concluído em dez meses, certamente vai gerar muitos empregos em todos os níveis. É importante começar fazer uma política de divulgação do nosso potencial. É interessante o Valmir Pedro fazer investimento na divulgação do nosso potencial, por exemplo: Ferrovia Norte-Sul [FNS], cruzamento da Ferrovia Leste Oeste [FLO]... Tem que divulgar para os empresários de fora a pretensão de obtermos investimentos, atraindo investidores, para instalarem suas empresas em Uruaçu, cidade que melhor precisa ser vista por empreendedores de outros centros. Precisamos ter indústrias, essa parte é muito mais do Poder Executivo, mas o que o vereador aqui pode fazer é estar do lado do prefeito nessa busca. Para investimentos como esse, a Câmara analisará os projetos e aprovará, dentro da legalidade. O que tiver dessa área, indústria, para trazer emprego, o vereador tem que melhorar [projetos apresentados ao Poder Legislativo] e buscar, ao lado do prefeito.

Qual é a importância da honestidade na seara pública-administrativa?
Com certeza é tudo, teremos mais credibilidade, presença e responsabilidade perante a população uruaçuense.

Nas suas andanças na campanha viu um excesso de necessidades?
Verdade. Ficamos preocupados com o nosso cotidiano, dia a dia e, acontece que muitas vezes esquecemos do próximo. É difícil, é cada situação terrível, onde o poder público não chega. Falta de assistencialismo. Você vê outras situações onde o poder público chega para pessoas que não têm aquela necessidade e, temos que combater isso. Temos que ver porque não chega. Certa vez, visitei uma casa de um cômodo, com seis pessoas. Por que o poder público não chega ali, a política pública não chega para essas pessoas?

De onde vieram seus votos?
Da minha família Fernandes de Carvalho, a qual agradeço demais. A família da Dona Nadir [Nadir Arantes de Carvalho, presidente do PPS uruaçuense] foi fundamental na minha campanha. Vieram também dos meus amigos que acreditaram em mim – que lutaram –, e, são muitos amigos. Vieram também das pessoas que acreditaram em um político sério, honesto, que viram em mim uma alternativa que poderia fazer um diferencial na Câmara. Eu vou fazer!

Deixe uma mensagem para o prefeito eleito.
Acho que um vereador não pode ser 100% contra ou 100% a favor. Acredito que nós vereadores poderemos trabalhar em conjunto com o Valmir Pedro. Quando todos querem o bem da cidade não tem porque ficar barrando as ideias e os projetos. O que for bom para Uruaçu, o Valmir Pedro terá o meu apoio. Quero acompanhar de perto todos os projetos, as obras e as licitações. Essa é a minha linha. Eu acredito que o Valmir Pedro não vai ter essa visão de deixar o vereador isolado. Um prefeito inteligente não vai dificultar os pedidos dos vereadores. Ele vai unir as bases, unir o pessoal. Acredito que o próximo governo será um governo sadio.

Mais alguma ótica? Faça seus agradecimentos e deixe sua mensagem para a população.
Agradecer a Deus por esta oportunidade e também a minha família, esposa Naíza Izabella Sousa Menezes Fernandes, meus filhos Izabella Fernandes Menezes e José Henrique Fernandes de Carvalho Filho, minha mãe Madalena Fernandes de Carvalho. Sou grato a todos que estiveram comigo durante essa campanha, que é o fruto do esforço de todos que acreditaram, abraçaram. Quero agradecer uma pessoa muito especial que é a Dona Nadir. Ser eleito vereador me traz uma responsabilidade ainda maior e uma vontade imensa de fazer o melhor por nossa Uruaçu. Podem ter certeza que vou trabalhar muito e honrar cada voto recebido e a confiança depositada. Agradeço ao Jornal Cidade pela oportunidade. Agradecer também ao povo de Uruaçu e dizer: ESSA VITORIA É NOSSA E AGORA MAIS DO QUE NUNCA, VAMOS JUNTOS [ele pediu que esta parte fosse publicada em fonte maiúscula]! #Avante [Avante com hashtag]!

Santinho de Zé Henrique, eleito somando 525 votos, terceiro lugar entre os treze. Com ele, a esposa Naíza e, os filhos Izabella e José Henrique Filho – Imagem: Divulgação/Reprodução
Santinho de pleito eleitoral de década distante, quando em Uruaçu o então candidato a vereador José Fernandes Neto (Zé Neto) galgava cadeira na Câmara Municipal. A relíquia, mostrada em 2012 por Zé Henrique (PPS) na Redação do JC foi publicada na época. O prédio do Poder Legislativo uruaçuense leva o nome do pai de Zé Henrique: Edifício Vereador José Fernandes Neto – Foto: Jornal Cidade/Arquivo
(Jota Marcelo e Márcia Cristina – JC Online)

Um comentário:

marcio grilli disse...

Boa sorte Zé Henrique.