sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

‘EDITORIAL’ - Edição 250 (1º a 15/01/2017) – ‘Parceria SINDIURUAÇU, funcionalismo e Executivo’

Nova realidade: expansão da atuação do Sindicato (presidido por Marinho) (esq.), que recebeu sinal verde do prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro (dir.), para constituição de parcerias

Decreto lei de 1939 do governo federal brasileiro pregava (e permanece): ‘Funcionário público é a pessoa legalmente investida em cargo público’; ‘Cargos públicos, para os efeitos deste Estatuto, são os criados por lei, em número certo, com denominação própria e pagos pelos cofres da União’; ‘O vencimento dos cargos públicos obedecerá a padrões previamente fixados em lei’; ‘Os cargos são de carreira ou isolados’. No Brasil, onde o servidor público virou, para um grupo de analistas, sinônimo de vagabundo, de cada 100 trabalhadores, doze são funcionários públicos. É a média dos países da América Latina.
É 2017, a situação política econômica é ruim – uns concordam com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição... PEC do Teto dos Gastos Públicos... PEC 241 (Câmara)... PEC 55 (Senado), outros não –, o colapso financeiro está aí, pode piorar, claro, incluindo os estados, tanto que em setembro último, 20 deles assinaram carta com pedido de ajuda financeira à União. Estados em crise, surgem as mudanças, com cortes, tentativas de economizar, inclusive envolvendo o funcionalismo público do Brasil, nas esferas federal, estaduais e municipais.
Verdade seja dita, é o funcionalismo público que faz todo o conglomerado público funcionar. Claro, não deviam existir: marajás; duplos percebimentos fraudulentos; quem recebe sem trabalhar (fantasmas); salários fora da lógica; rachids (devolução de parte do salário); peculato; prevaricação; maquiagem nos/dos cargos; nepotismo (nem mesmo o nepotismo cruzado e o nem nepotismo imoral); aposentadorias fraudulentas; compensações/doações disfarçadas; e, outras benesses. Verdade seja dita, a parte boa do funcionalismo público carece ser valorizada sempre.
Durante a campanha eleitoral 2016, o Jornal Cidade publicou Prefeitáveis, dialogar com o SINDIURUAÇU é primordial, Editorial externando que na cidade sede deste periódico seria prudente os candidatos a prefeito ouvirem o que tinha para expressar o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uruaçu (que representa e atua para o funcionalismo público municipal). Dos quatro pretendentes, Netinho (PTB), Machadinho (DEM) e Valmir Pedro (PSDB) se reuniram com a entidade presidida por Mário Ribeiro Filho (Marinho).
O periódico teve acesso a um comunicado público da representação, destinado aos políticos que visavam arrebatar a Prefeitura e as 13 vagas do Poder Legislativo: ‘A presidência, os diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uruaçu (SINDIURUAÇU) e o funcionalismo público uruaçuense solicitam encarecidamente aos senhores concorrentes ao cargo de prefeito, vice-prefeito e vereador que em seus planos de governo e nos seus projetos legislativos constem o compromisso total e contínuo de APOIAR TODA A CATEGORIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE URUAÇU (GOIÁS). Que suas atividades EM FAVOR DA CATEGORIA ganhem praticidade já na condição de eleitos, antes mesmo da posse de 1º de janeiro de 2017. CONTAMOS COM A COMPREENSÃO E O PRECIOSO APOIO DA CHAPA VITORIOSA E DOS 13 VEREADORES.’.
Na época Marinho disse, em reportagem feita pelo JC: “Não é intuito nosso constranger ninguém, apenas ouvir os compromissos de cada um deles” e, “principalmente, queremos ouvi-los em relação às políticas públicas, o que têm a dizer sobre e para os mais de 1,2 mil servidores públicos do município, além dos aposentados. E, claro, sobre o que eles planejam sobre o Fundo de Previdência [do Município de Uruaçu {Uruaçu Prev}]”.
Reportagem da edição 250 (1º a 15/01/2017) mostra a expansão da atuação do Sindicato, que recebeu sinal verde do novo prefeito uruaçuense, Valmir Pedro, para constituição de parcerias.

Nenhum comentário: