quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Uruaçu – Morre, aos 82 anos, o ex-vereador Lourenço Pereira Pinto

Seu Lourenço: 82 anos e três dias de vida. Belo exemplo de uma das pessoas mais honradas de toda a história de Uruaçu – Márcia Cristina/Arquivo (02/01/07)

Em um dos últimos compromissos políticos públicos que participou, Seu Lourenço (esq.) integrou palanque, ouvindo o aliado Zé Antônio (PTB), hoje prefeito de Itumbiara. 24 de maio de 2016, fase da pré-campanha eleitoral – Márcia Cristina

Casal Dona Ivone/Seu Lourenço e o então prefeito Lourencinho, dia 23 de janeiro de 2012 – Arquivo/Jornal Cidade

Casal Dona Ivone/Seu Lourenço e o então prefeito Lourencinho, dia 4 de julho de 2010 – Arquivo/Jornal Cidade

Casal Dona Ivone/Seu Lourenço na data 28 de dezembro de 2008 – Arquivo/Jornal Cidade

Seu Lourenço, Dona Ivone e o filho Lourencinho, em 18 de agosto de 2008 – Márcia Cristina

Por volta das 13h30 deste 11 de janeiro de 2017, ligação telefônica do Hospital do Coração ao prefeito de Uruaçu na gestão 2009-2012, Lourenço Filho (Lourencinho), pedia que o mesmo se dirigisse até a sede, situada no setor Oeste, em Goiânia. Lá, a informação de que o pai Lourenço Pereira Pinto (Seu Lourenço) havia acabado de falecer.
Seu Lourenço enfrentava distintos problemas de saúde nos últimos anos e a situação se agravou no segundo semestre de 2016.
Falando ao Jornal Cidade, Lourenço Neto (Netinho) comentou que o corpo será velado de 23h50 (média) em diante, no salão da Pax (em frente ao cemitério Sant’Ana). O sepultamento ocorrerá às 18h de 12 de janeiro, no cemitério Jardim das Oliveiras. O pai dele, Lourencinho, está cuidando pessoalmente com procedimentos burocráticos, pois já se encontrava em Goiânia. Neto está em Uruaçu, onde veio cumprir compromissos profissionais no dia de hoje.


Político e empresário
Vereador por Uruaçu nas legislaturas 31/01/1973 a 31/01/1977 e 31/01/1977 a 02/02/1983, Seu Lourenço estava internado na UTI desde o Natal 25 de dezembro, após passar alguns dias em Uruaçu, para onde havia retornado da capital de Goiás, após passar outra etapa internado.
Nascido em 8 de janeiro de 1935, ou seja, fez aniversário no domingo 8, Seu Lourenço nasceu em Luziânia, Entorno de Brasília. Filho do casal Ana Francisca Mendonça/José Conrado Pereira Pinto, chegou com os pais em Uruaçu aos oito anos. Casado duas vezes, teve nove filhos: Arnildo, Valdivino, Izabel, Valdecir (Nêga), Maria Pereira e Bete Cleide (do primeiro). E, Lourencinho, Cláudio e Lourivânia (do segundo). Era viúvo de Ivone Cândida Pereira (Dona Ivone), falecida em fevereiro de 2012.
Trabalhador desde as fases infância/adolescência (começou com o pai), aos 18 já atuava como motorista, trilhando estradas para transportar secos e molhados, além de cereais. No ano de 1965, foi o início da vida empresarial (com o Bar e Restaurante São Lourenço), algo que se estendeu até a atualidade.
Chegava o ano 1980 e adveio a atuação nos segmentos de cereais, de transporte e de atacadista. Dois anos depois, abriu o Supermercado São Lourenço, com matriz e uma filial, ambas na avenida Tocantins.
Após atuar duas legislaturas na vereança, optou por se candidatar a um cargo político em 1990, para deputado estadual, fazendo dobradinha com Zé Gomes da Rocha. Se Seu Lourenço não foi eleito e o filho de Itumbiara (falecido em setembro último) foi, nascia ali uma grande amizade, envolvendo outros integrantes das duas famílias.
Em 1999, com as boas perspectivas do êxito turístico em Uruaçu e na região, com o lago Serra da Mesa, comprou propriedades rurais, com destaque para as áreas denominadas Córrego Dantas/Água Forra, município de Niquelândia, mas de identidade total com Uruaçu. Era o nascimento da empresa Grande Lago Empreendimentos Ltda, da mesma forma, do Condomínio Grande Lago (Clube do Grande Lago).
Outra empresa, a Lorestone, foi criada, comercializando produtos náuticos. Por anos foi exportador de caju para o grande mercado consumidor do Distrito Federal.
Versátil e com visão à frente do seu tempo, Seu Lourenço se tornou um dos maiores empreendedores do Norte goiano, proporcionando centenas de empregos de maneira contínua.
Torcendo, como poucos, por Uruaçu, gostava de comentar que o trabalho e a geração de empregos alavancam uma cidade, resultando em progresso.

Desportista
Lidando por muito tempo com o esporte, no futebol amador do então Norte goiano foi jogador e técnico. No truco, era um expert na região, formando dupla famosa, na última década, com Anicésio Moreira Braga (César do Foto Tocantins).
Dentro das possibilidades, sempre apoiou o setor esportivo, com uma ou outra ajuda.
Lourenço Pereira Pinto: 82 anos e três dias de vida. Raro e belo exemplo. Uma das pessoas mais honradas de toda a história do município de Uruaçu.

(Jota Marcelo)

Nenhum comentário: