segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Lourencinho – Aliado de Jovair Arantes, uruaçuense discorda da postura do deputado Rodrigo Maia

De Jovair Arantes (com banner dele e de Lourencinho ao fundo), sobre sua vontade de presidir a Câmara dos Deputados: “Candidatura é para valer” – Foto: Márcia Cristina/Jornal Cidade (31/07/16)
Assunto político que domina os corredores da política nacional, a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e da nova mesa diretora atrai atenção especial não apenas dos 513 ocupantes de suas cadeiras e está em uma polêmica grande.
A eleição de quem presidirá a Casa de Leis nos dois próximos anos está agendada para 2 de fevereiro e dos nomes que –  –, estão da disputa consta o de Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente do órgão, desde 14 de julho de 2016, quando foi eleito em mandato tampão, face a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
O artigo 57, parágrafo 4º da Constituição Federal (CF), veda a recondução, na eleição imediatamente subsequente (caso desta de 2017), para o cargo que Maia hoje ocupa. O próprio Regimento Interno da Câmara dos Deputados reproduz totalmente a regra constitucional. Diante de duas regras aparentemente expressas, dizem, o plano de Maia poderia seguir em frente? Sim. E aí está a polêmica, pois ele e aliados (tipo os petistas) querem peitar a CF e o Regimento, que proíbem a reeleição, permitida, de fato, somente se for nos dois últimos anos de uma legislatura e nos dois primeiros da legislatura seguinte, ou seja, havendo uma nova eleição (povo ir às urnas) entre os mandatos. Isso ocorreu, por exemplo, com o então deputado federal Michel Temer, presidente entre fevereiro de 1997 e fevereiro de 2001 (quatro anos seguidos). Porém, ele foi reeleito deputado nas eleições 1998, habilitando-se para concorrer ao cargo central da Câmara na disputa seguinte. Foi até além, ocupando a presidência também entre fevereiro de 2009 e dezembro de 2010.
                                                                                                   
Uruaçuense
Lourenço Pereira Filho (Lourencinho), prefeito de Uruaçu no mandato 2009-2012, critica a conduta de Rodrigo Maia querer se candidatar: “Ao ser eleito ano passado para mandato tampão, o Maia herdou o período restante do Eduardo Cunha, além de herdar tudo que determina o Regimento da Casa. E o que o Regimento estabelece, nesse caso? Limites, inclusive o que fala do impedimento para a reeleição”, contesta o nortense filiado ao PTB e aliado de anos de Jovair Arantes, candidato a presidência da Câmara que lançará oficialmente campanha nesta terça-feira, 10, às 16h.
“O Maia deve parar com isso e não tocar o projeto da reeleição, pois estaria rasgando a Constituição o Regimento”, comenta o uruaçuense.

17 votos por Goiás
Lourencinho chama atenção também para a contabilidade dos votos. “Não consigo acreditar que algum dos demais 16 deputados federais goianos votará contra o Jovair. Entre outras posições de destaque no cenário nacional, o Jovair Arantes é o coordenador da bancada parlamentar goiana no Congresso. Não é possível que nossos deputados deixarão passar a oportunidade de Goiás ter o presidente da Câmara Federal, de ter um nome que na linha sucessória seria o primeiro a ocupar a vaga do presidente da República, Michel Temer [PMDB], caso seja necessário, até 31 de dezembro de 2018”, comenta.
Na opinião do ex-prefeito, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF) devia retirar a candidatura dele e apoiar Jovair Arantes. “São amigos e o Jovair apresenta chance maior de se eleger presidente da Câmara”, diz, confiante, acrescendo: “Os votos de hoje do goiano o credenciam para disputar o segundo turno, chegando à presidência da casa”.

Jovair: ‘Não é bom para o País ter um presidente sob judice’
De Jovair Arantes, líder do PTB da Câmara e no alto de seu sexto mandato seguido de deputado federal, em 3 de janeiro: “Acho que ele [Maia] está rasgando a Constituição e o Regimento da Casa. Não é bom para o País ter um presidente sob judice e nós vamos judicializar esse processo”, em semana que a possibilidade de Maia concorrer já estava sendo contestada no Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo Rodrigo Maia, o veto não se aplica a presidentes de mandato-tampão, como ele. “A Casa está dividida sobre esse assunto, mas a Casa não concorda com casuísmo, e isso é um casuísmo aos moldes da velha ditadura brasileira”, assinalava na primeira semana de janeiro.
Pretendente desde meados de 2016, Jovair Arantes é veemente em dizer que sua “candidatura é para valer”, que não lançou o nome dele para “barganhar” cargo de ministro e que Temer não deve usar a reforma que visa realizar no Ministério para interferir na disputa. “É uma questão que diz respeito aos deputados, não diz respeito ao presidente Temer. O governo de Michel Temer e todos seus aliados têm que respeitar o resultado das urnas”, alerta.
Outro congressista que pretende concorrer à presidência da Câmara Federal é André Figueiredo (PDT-CE).
Esta reportagem também está postada no site do Jornal Cidade, link Agenda Política: http://www.jotacidade.com/colunas/index.php?noticia_link=6.

(Jota Marcelo. Com agências de notícias)

Nenhum comentário: