domingo, 15 de janeiro de 2017

Rotary Taguatinga Ave Branca doa fraldas geriátricas em Uruaçu

Entrega das fraldas em Uruaçu aconteceu dia 23 de dezembro – Fotos: Márcia Cristina/Jornal Cidade

Abrigo: rotariano Juarez Malta e a coordenadora Helen Cristina
Voluntária Denia Notto (ladeada por idosa do Abrigo) participou da ação social na condição de voluntária
 
Abrigo contava na data com 43 idosos 

Juarez Malta, presidente da Comissão de Projetos Humanitários (do Rotary Club Taguatinga Ave Branca): ligação afetiva com Uruaçu e atuação social 

Alacir Freitas (Sil), Padre Crésio Rodrigues e Juarez Malta 

Representações religiosas também foram contempladas para que as fraldas fossem distribuídas em suas atividades assistenciais. Voluntariado também (além dos já listados nas legendas e no texto da reportagem) de Josimar Nogueira (Subsecretaria) (2º - esq.) e do casal (dir.) Marizete Carvalho (assistente social/Subsecretaria)/Chiquinho

O Rotary Club Taguatinga Ave Branca, sediado na conhecida cidade satélite do Distrito Federal, desenvolveu uma ação social em Uruaçu dia 23 de dezembro último, beneficiando idosos do Abrigo Filantrópico Flor de Acácia e famílias de baixo poder aquisitivo assistidas pelas Paróquias São Sebastião e São José Operário.
Trata-se de pacotes de fraldas descartáveis geriátricas, de grande utilidade e uso frequente por muitas pessoas.
A iniciativa partiu de Juarez de Almeida Malta, que preside a Comissão de Projetos Humanitários, uma das atuais Comissões de Trabalho do Rotary Taguatinga Ave Branca, tem também Maria Dagmar dos Santos de Lima como membro.
O rotariano Juarez Malta fez a doação de 30 pacotes em duas etapas – na sede do Abrigo e, no auditório da Subsecretaria Regional de Educação de Uruaçu (SRE). O Abrigo, com 43 idosos na data e representado pela coordenadora Helen Cristina, ficou com 15 unidades. E, as Paróquias, representadas por Padre Crésio Rodrigues (desde 1º de janeiro, secretário municipal da Promoção Social uruaçuense), com outros 15 pacotes.
Juarez Malta, morador de Uruaçu por décadas e com familiares residindo na localidade do Norte goiano, é grato aos que ajudaram direta e indiretamente para com a realização do ato social, entre os quais Alacir Freitas Carvalho, que há quase duas décadas presta relevantes serviços na Paróquia São Sebastião. Popularmente chamado de Sil, ele é vereador-presidente da Câmara Municipal de Uruaçu; Francisco Carlos (Chiquinho), superintendente municipal de Assuntos Institucionais da Prefeitura; a direção do Jornal Cidade; e, as pessoas já mencionadas.
Narrando que milhares de pessoas carecem de apoios dos mais variados nas zonas urbana e rural, Sil solicitou que novas etapas da doação possam sem praticadas em Uruaçu, além da destinação de outros benefícios para os que realmente necessitam. Inclusive, espontaneamente Sil se prontificou em se tornar voluntário do Rotary, sem envolvimento político algum quando do exercício de tais funções, algo que o mesmo já faz muito bem em relação aos trabalhos dentro da Igreja Católica.
Em estada com Sil, Chiquinho e os editores do JC, Juarez Malta salientou que o Rotary tem interesse de abrir um Distrito em Uruaçu, algo que ocorreria após bem organizadas etapas de atividades de implantação, a primeira sendo uma visita oficial in loco da direção, com posterior ida de uma comitiva até Taguatinga. Todas as partes uruaçuenses se colocaram à disposição para colaborar.

Projeto Fraldas Geriátricas
Em 2011, o Rotary Club Taguatinga Ave Branca, fundado em 2 de abril de 1992, pertencente ao denominado Distrito 4530 e hoje presidido por Francisco Hernando da Palma Beserra (2016-17), concluiu a construção e a instalação de uma fábrica de fraldas geriátricas. Desde então foram fabricadas e distribuídas cerca de 100 mil unidades.
Para a fabricação de fraldas há a participação de todos os membros da entidade e também da comunidade, gerando grande união. Também são feitas parcerias com outros Clubes da região, com os mesmos utilizando a fábrica, integrando companheiros de várias sedes.

Alfabetização
Além do Projeto Fraldas Geriátricas, Juarez Malta comentou, entre outros, o Projeto Alfabetização Cidadã, que, em informações da entidade, é uma iniciativa social de alfabetização de jovens e adultos, em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), ‘que concede benefícios de superação do analfabetismo, desenvolvendo potencialidades e capacidades relacionadas à leitura, a escrita, às tecnologia de linguagem, dentro de um quadro amplo de educação para a cidadania, destinados a todos que não têm a oportunidade de serem beneficiados, principalmente os que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social’. E: ‘Durante um ano inteiro, alunos têm aulas que ensinam a ler e escrever e também prepara esse adultos para diversos desafios que poderão enfrentar na vida, como o preenchimento de uma ficha de emprego ou crediário’.

112 anos
Informações transcritas, sob adaptações, da representação: o Rotary International (RI), que no mundo conta com o apoio de voluntários, integrantes do clube de serviço e da sociedade, completará dia 23 de fevereiro, 112 anos de existência, presente em 218 países. O objetivo da organização mundial é reunir pessoas com habilidades profissionais distintas em benefício da humanidade através de programas estruturados pela própria organização ou através da Fundação Rotária. “Os rotarianos espalhados em todo o mundo reúnem as lideranças da comunidade para analisarem os problemas da sociedade e apontarem soluções, através dos programas rotários”, comentou cerca de um ano atrás o diretor do Rotary International, o empresário José Ubiracy Silva, associado do Rotary Club do Recife, no Distrito 4500 do Rotary International. “A data não pode e não deve passar despercebida, afinal, não é qualquer organização que passa dos 100 anos de atividades diretas em favor de uma humanidade melhor”, ressaltou.
Prosseguindo, com as informações da entidade, frisa-se que, no Brasil através, de lei federal número 6.843, de 3 de novembro de 1980, foi instituído o Dia Nacional do Rotary, comemorado sempre no dia 23 de fevereiro, data da fundação da organização mundial em 1905, pelo advogado Paul Harris, em Chicago, Estados Unidos. A proposta aprovada pela Câmara dos Deputados foi do Governador do Distrito 4510 do Rotary International, Gestão 1985-86, o médico Antônio Zacharias, associado do Rotary Club de Presidente Prudente, na região Oeste do interior do estado de São Paulo, quando teve a oportunidade de estar como deputado federal.
Atualmente no território nacional existem quase 2,5 mil clubes rotários, distribuídos em quase 50 Distritos do RI, com mais de 56 mil rotarianos associados a um Rotary Club. No Mundo, são mais de 36 mil clubes rotários, distribuídos em [dados do início de 2016] 218 países, com 1,230 milhão rotarianos associados a um Rotary Club em 550 (em média) Distritos Rotários.

Fundador
Paul Perci Harris, advogado, foi o fundador do Rotary, a primeira e mais internacional organização de clubes de prestação de serviços humanitários. Dia 23 de fevereiro de 1905, ele estabeleceu a primeira Associação juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, um comerciante de carvão; Gustavo Loehr, um engenheiro de minas e Hiram Shorey, um alfaiate.
Associação a quem denominou o clube recebeu o nome Rotary, pois os associados se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho. Algumas das datas importantes na história como: 1905 a fundação do Rotary Club de Chicago (EUA); 1911, a internacionalidade do Rotary; 1917, a criação da Fundação Rotary; 1923, a fundação do primeiro Clube Rotário no Brasil, no Rio de Janeiro-RJ; e, em 2005 o ano do centenário da organização.
Paul faleceu em Comely Bank (Edimburgo, capital da Escócia, Reino Unido) dia 27 de janeiro de 1947, com 79 anos e, foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island (cidade do estado de Illinois [Estados unidos]), perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em Meu Caminho para Rotary, Paul Perci Harris atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary: “O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades ‘Características’ de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros ‘Seres’ humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.

(Jota Marcelo e Márcia Cristina. Com informações do Rotary)

Nenhum comentário: