terça-feira, 28 de outubro de 2008

DA REDAÇÃO/POR Jota Marcelo - 28/10/08

Lourencinho, o ‘Lula’ de Uruaçu

Ainda é fresca a lembrança do medo que o então candidato a presidente da República, Lula, metia em uma montanha de pessoas e segmentos nacionais e internacionais. Hoje presidente no segundo mandato e com popularidade nas alturas, só não será eleito pela terceira vez (2010), devido a Lei Eleitoral brasileira permitir apenas uma reeleição.
Em Uruaçu o político Lourenço Filho (Lourencinho, PP) quase sempre foi (e é) visto com certo ar de desconfiança. Quase sempre Lourencinho foi massacrado por pessoas e segmentos da Terra do Caju. Foi vítima de comentários indiretos/diretos de todas as proporções, desferidos por muitos, inclusive por jornalistas (entre eles Carzem, que nutre paixão excessiva pela principal ala adversária do prefeito eleito. E, Lázaro Gomes, que até momentos antes da campanha metia o porrete maldosa e desonestamente no lombo de Lourencinho). Confundindo em parte, propósitos do movimento que prega bom aproveitamento do voto, uma ala da Igreja Católica local desenvolveu vulgos atos de terrorismo político, com interesse de que votos não fossem destinados para Lourencinho (discordem, mas a Editoria-chefe do JC vivenciou casos; é preciso citar o conteúdo pífio da desastrosa participação do bom padre Clécio Nogueira no pleito - foi o que de pior aconteceu na campanha, na ótica deste periódico), colocando-o [Lourencinho] na sarjeta. Foi visto ainda: certos patrões pressionando funcionários para não votarem em Lourencinho. Mais: sob liderança da prefeita Marisa dos Santos e do secretário Municipal de Saúde (Ademir Sandoval), ambos do PMDB, foram vistas atitudes erradas, envolvendo servidores/terceiros, com propósitos de impedir a vitória do PP.
Poderiam ser inseridos mais casos, porém esses bastam, para que a pauta deste Editorial tenha guinada total, pois o trabalho do novo prefeito tem tudo para calar bocas porcas e, conforme o título, eis a possibilidade: Lourencinho, o ‘Lula’ de Uruaçu.
Tenha certeza, leitor, Lourencinho não vai perseguir ninguém e nada. A gestão 2009-2012 de Lourencinho pode ser um insucesso, mas ele tem tudo para se tornar o melhor prefeito da história de Uruaçu. Vejamos um exemplo, a idealização central para a área habitacional: o gestor tornou pública meta de construir/entregar mil casas para famílias carentes, em quatro anos. Contagiante, na campanha viu os senadores goianos estenderem as mãos e oferecerem oitocentas, via emendas (Lúcia Vânia [PSDB], duzentas. Demóstenes Torres [DEM], duzentas. Marconi Perillo [PSDB], quatrocentas).Aliado dos governos estadual e federal; conhecido e entrosado junto à maioria dos deputados federais goianos; prestigiador das ações da Associação dos Municípios do Norte (Amunorte); determinado em dialogar com os segmentos (inclusive a Igreja Católica, onde já foi otimamente bem recebido pelo bispo d. Messias, titular da Diocese de Uruaçu); descentralizador; desembaraçado; ágil; dentre outras qualidades, Lourencinho assumirá a Prefeitura dia 1º de janeiro. Os que apostarem numa má gestão dele, têm tudo pra errarem. Igual erraram nas urnas.

Nenhum comentário: