domingo, 26 de outubro de 2008

Hen­ri­que Mei­rel­les vai se fi­li­ar ao PP

Aos pou­cos, no es­ti­lo dis­cre­to, se­re­no e prag­má­ti­co do che­fe, ali­a­dos go­i­a­nos do pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral, Hen­ri­que Mei­rel­les, co­me­çam a se fi­li­ar ao PP do go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues e do se­cre­tá­rio de In­fra-Es­tru­tu­ra do Es­ta­do, Sér­gio Cai­a­do. Um dos fi­li­a­dos é pro­pri­e­tá­rio de jor­nal e da co­ta pes­so­al de ami­gos de Mei­rel­les. Ou­tros mei­rel­lis­tas co­me­çam a pro­cu­rar o PP pa­ra se fi­li­a­rem.
Não fos­se a cri­se fi­nan­cei­ra, que de­ge­ne­rou pa­ra uma cri­se eco­nô­mi­ca, Mei­rel­les te­ria se fi­li­a­do ao PP em ou­tu­bro. Há quem acre­di­te que o pre­si­den­te do BC vá se fi­li­ar em no­vem­bro des­te ano, por­que não quer dei­xar a fi­li­a­ção pa­ra a úl­ti­ma ho­ra. A fi­li­a­ção, se acon­te­cer mes­mo, se­rá fei­ta em Go­i­â­nia, no Di­re­tó­rio Re­gi­o­nal da Rua 26, no Se­tor Ma­ris­ta, mas Mei­rel­les che­ga­rá ao par­ti­do pe­los bra­ços do PP ana­po­li­no, de Ata­ir Pio, e com o apoio de um lí­der de ou­tro par­ti­do, o de­pu­ta­do fe­de­ral Ru­bens Oto­ni (PT). O de­pu­ta­do San­dro Ma­bel, do PR, tam­bém in­te­gra a ali­an­ça. De­ta­lhe: Mei­rel­les po­de se fi­li­ar ago­ra, pois não há ne­nhum em­pe­ci­lho le­gal.
A de­ci­são de se fi­li­ar ao PP, se não sig­ni­fi­ca que Mei­rel­les se­rá, ne­ces­sa­ria­men­te, can­di­da­to a go­ver­na­dor de Go­i­ás, su­ge­re que, sim, es­tá dis­pos­to a dis­pu­tar e es­tá pon­do no seu no­me à dis­po­si­ção do par­ti­do.
Em vá­ri­as con­ver­sas com ali­a­dos, o ex-de­pu­ta­do Sér­gio Cai­a­do afir­ma que Mei­rel­les se­rá o no­me do PP, por­que, além de mos­trar que o par­ti­do tem al­ter­na­ti­va po­lí­ti­ca, até por ser po­der, o pre­si­den­te do BC, em 2010, re­pre­sen­ta­rá o no­vo - en­quan­to Mar­co­ni po­de­rá ser co­lhi­do pe­lo dis­cur­so da “pa­ne­li­nha do tem­po no­vo”. O ex-de­pu­ta­do fe­de­ral Bar­bo­sa Ne­to (PSB) con­cor­da com Sér­gio Cai­a­do: “Mei­rel­les re­pre­sen­ta o no­vo e o con­sis­ten­te. Ao mes­mo tem­po, po­de­rá ca­pi­ta­ne­ar uma fren­te com par­ti­dos só­li­dos, co­mo PP, PR, DEM, PT, PC do B, PTN e PSB”.
Bar­bo­sa Ne­to diz que os apoi­a­do­res de Mei­rel­les re­tar­da­ram o de­ba­te por con­ta da cri­se fi­nan­cei­ra in­ter­na­ci­o­nal. “No mo­men­to, Mei­rel­les fa­la mais de eco­no­mia do que de po­lí­ti­ca, mas, no mo­men­to apro­pria­do, vai dis­cu­tir po­lí­ti­ca e su­ces­são.” O ex-de­pu­ta­do ava­lia que, sem Mei­rel­les, Iris vai cres­cer ain­da mais.
O Jor­nal Op­ção en­tre­vis­tou três pe­tis­tas do pri­mei­ro ti­me. To­dos dis­se­ram que Mei­rel­les é um no­me que, “além de for­te, po­de­rá ter o apoio do pre­si­den­te Lu­la”. “O PT de Ru­bens Oto­ni pre­fe­re fe­char com Mei­rel­les, já o de Neyde Apa­re­ci­da e Os­mar Ma­ga­lhã­es pre­fe­re fi­car com o pre­fei­to Iris Re­zen­de”, re­ve­la um pe­tis­ta que par­ti­ci­pou da Ar­ti­cu­la­ção.
Os pe­pis­tas di­zem que a “ra­cha­du­ra” na ba­se é mais for­te do que ima­gi­nam os tu­ca­nos. Um lí­der do PP per­gun­ta: “O que adi­an­ta jun­tar mas não unir? Ve­ja o exem­plo de Go­i­â­nia. Os tu­ca­nos não se em­pe­nha­ram na cam­pa­nha de San­des Jú­ni­or”.O Jor­nal Op­ção per­gun­tou a pe­pis­tas: “Há al­gu­ma pos­si­bi­li­da­de de apo­i­ar Mar­co­ni?” Eles he­si­ta­ram, mas res­pon­de­ram mais ou me­nos o se­guin­te: “Há, des­de que, do ou­tro la­do, o can­di­da­to se­ja o pre­fei­to Iris Re­zen­de”. Tra­ta-se de um apoio “por ex­clu­são” (Transcrito, em 26/10/08, sem adaptações, do Jornal Opção [Goiânia-GO], coluna Bastidores, editada por Euler Belém, de 26/10 a 1º/11/08).

Nenhum comentário: