O presidente do PTN, Francisco Gedda, comemora o crescimento do partido em Goiás. “Nós fomos muito bem nas eleições. O PTN não pode ser chamado de partidinho - trata-se de um partido de fato. Elegeu 38 vereadores, três prefeitos e seis vice-prefeitos. Não tinha nenhum prefeito. Elegemos vereadores em cidades como Goiânia, Rio Verde, Aparecida de Goiânia e Caldas Novas.”
Gedda diz que seu projeto, a partir de agora, é instalar o PTN em pelo menos 220 municípios. “O partido vai marchar com o governador Alcides em todos os seus projetos para desenvolver Goiás.”
Os políticos podem ter uma surpresa em relação à prorrogação dos mandatos do presidente Lula e dos governadores. “Tenho informações de que eleições gerais vão ser realizadas em 2012. Sou contra a reeleição, pois sou favorável à alternância de pessoas no poder. Sei que alguns parlamentares pensam num mandato de seis anos, mas avalio que cinco anos são suficientes.”
Instado a avaliar o quadro de 2010 (ou 2012), Gedda diz que há poucos cenários. Iris Rezende pode disputar contra Marconi Perillo ou Henrique Meirelles pode disputar contra Marconi. “Não acredito na candidatura de Iris Rezende, pelo menos não a governador, e aposto que só haverá duas candidaturas, pois ninguém quer ficar no meio do fogo cruzado. O prestígio de Meirelles está em alta, pois tem competência reconhecida, sua credibilidade impressiona mais fora do que dentro de Goiás. Se vier, terá o apoio do PT, do PMDB, do PP, do PR e do PTN. Não podemos errar na escolha do Executivo. O País é emergente e tem tudo para se tornar uma grande potência, mas precisa de governantes ajuizados e competentes.”
Meirelles quer mesmo ser candidato a governador? “Meirelles quer ser governador do Estado em [que] nasceu.” Marconi ficará só com o apoio do PTB? “É cedo para dizer. Já Sandro Mabel, do PR, não apóia Marconi.”
Sobre o governo do Estado, que até agora não deslanchou, Gedda garante que “Alcides vai surpreender os goianos, principalmente os políticos. O governador enxugou a máquina, reduziu a estrutura do Estado, e já está fazendo obras. A malha rodoviária está sendo recuperada. O atendimento no setor de saúde está sendo descentralizado. Na educação, está sendo implantada a escola de tempo integral e as escolas estão sendo reformadas. A economia está crescendo com a instalação de novas indústrias. Só para Jataí foram quatro empresas do setor sucro-alcooleiro. O governo vai investir em segurança e em casas populares (Transcrito, em 26/10/08, sem adaptações, do Jornal Opção [Goiânia-GO], coluna Bastidores, editada por Euler Belém, de 26/10 a 1º/11/08).”
domingo, 26 de outubro de 2008
‘PTN deixou de ser um partidinho e se tornou partido’
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário