Conforme informações deste Blog, do dia 15 de outubro, o prefeito eleito de Uruaçu, Lourencinho (PP), foi entrevistado pelo semanário Jornal Opção, periódico da capital Goiânia.
Leia abaixo a reportagem, aqui postada sem adaptações, nesta data (Da Redação - 19/10/08):
LOURENÇO PEREIRA FILHO
A renovação da política em Uruaçu
EULER DE FRANÇA BELÉM
A peemedebista Marisa dos Santos governa Uruaçu há quase oito anos. Trata-se de quase um reinado. Mulher de temperamento forte, administradora de alguns recursos, acreditou-se que, no tempo certo, forjaria um sucessor e o elegeria prefeito. No tempo que julgou apropriado, Marisa não chegou a forjar, o que pressupõe maturação, mas lançou a empresária Solange Bertulino. Em tese, Solange era o novo, mas o novo, em política, precisa de duas pilastras: o apoio de um líder - no caso, a prefeita -, bem avaliado pela população e a capacidade de aprender rápido as entranhas do eleitorado e as articulações. O segundo mandato de Marisa foi desmotivado e, portanto, desencantou a população. Ao mesmo tempo, Solange não conseguiu estruturar uma aliança política ampla e qualitativa. Aqui, depois da exposição de um lado da questão, entra a figura do ex-vereador Lourenço Pereira Filho, conhecido como Lourencinho.
Ligado ao PTB do deputado Jovair Arantes, Lourenço Filho recebeu o assédio do PP do governador Alcides Rodrigues e do ex-deputado Sérgio Caiado. Rompeu com o PTB e lançou-se candidato pelo PP. Mesmo antes da campanha, e de estabelecer a aliança política, despontou como favorito. Porque firmou-se como “o” adversário do PMDB. Aos 38 anos, não é um neófito em política, pois a Câmara de Vereadores, numa oposição cerrada ao governo de Marisa, ensinou-o que, sozinho, um político não vai longe. Articulou uma ampla frente política, que incluiu o PR, que indicou o vice, o médico Francisco Barroso, e mesmo o recalcitrante PSDB.
Lourenço Filho ganhou, e bem. Um dos motivos, expostos na campanha, é que a população entendeu seu discurso de que chegara o momento de ter no poder um gestor que fosse afinado com o governador do Estado. Lourenço Filho tem o apoio direto do governador Alcides e do presidente do PP, Sérgio Caiado, este fiador de sua entrada no partido.
O pepista assume em janeiro, mas já está preocupado com a transição e com seus projetos, que quer pôr em prática o mais rápido possível. Uma de suas maiores preocupações é o setor de saúde, que não funciona bem e obriga os moradores da cidade a buscar tratamento em outras cidades.
Em entrevista ao Jornal Opção, na terça-feira, 14, Lourenço Filho afirmou que vai corrigir algumas distorções. “Os cais devem funcionar 24 horas e terão remédios e médicos. Hoje, não têm nem medidor de pressão. Falta tudo. Não há médicos, dentistas, ambulâncias. Um dos problemas mais graves é a defasagem salarial. Um agente de saúde recebe 380 reais por mês, menos do que o salário mínimo. Alguns pagam para trabalhar.”
“Uruaçu”, afirma Lourenço Filho, “é a única cidade de porte médio que não tem hospital municipal. Nós vamos implantá-lo. Quero unir a população e a sociedade organizada, além de instituições como Judiciário, Ministério Público e Câmara de Vereadores com o objetivo de implantar um hospital que seja referência em termos de qualidade”.
Um dos principais projetos de Lourenço Filho, para o qual terá o apoio dos senadores Marconi Perillo, Demóstenes Torres e Lúcia Vânia e do governador Alcides, é a construção de mil casas. “A cidade precisa de no mínimo duas mil casas populares.” A senadora Lúcia Vânia, que Lourenço considera como grande parceira, vai colocar, no Orçamento da União, recursos para a construção do centro de convenções e cultura. Na área ambiental, Lourenço Filho pretende construir três parques, ou centros de convivência, no estilo do Parque Flamboyant, de Goiânia. No campo do turismo, a prioridade será a criação de infra-estrutura adequada para receber o turista que procura o lago de Serra da Mesa. “Nós vamos criar uma praia artificial.” O carnaval de 2009 será realizado na beira no lago (durante o dia) e na cidade (noite). “Vamos premiar os melhores blocos com 20 mil reais.”Para atender todos os setores da cidade, Lourenço Filho não vai ficar enclausurado no gabinete. Ele vai criar o governo itinerante. Na área esportiva, um de seus objetivos é incentivar o time profissional de Uruaçu. Um dos desafios de Lourenço é casar a expansão econômica de Uruaçu, que será acentuada com a chegada da Ferrovia Norte-Sul - 500 pessoas já foram contratadas -, com as estratégias políticas e administrativas.
domingo, 19 de outubro de 2008
Lourencinho é destacado no ‘Jornal Opção’
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário