quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Médicos goianos criam Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Doutor Oscar: “Goiás conta com os
melhores cirurgiões bariátricos do País”


Dia 12 de agosto em Goiânia, foi fundada a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - Capítulo Goiás (SBCBM-GO). Em Assembléia que contou com a presença dos principais cirurgiões da obesidade do Estado, foi aclamado como presidente o cirurgião Oscar Barrozo Marra (doutor Oscar).
Segundo a direção da SBCBM-GO, o propósito central da entidade é reunir médicos interessados em fomentar o desenvolvimento, aperfeiçoamento e a difusão da cirurgia bariátrica em Goiás, elevando os padrões profissionais dos especialistas, o que também propicia grande benefício para aqueles que necessitam dessa espécie de tratamento.
O JC entrevistou doutor Oscar, filho de Uruaçu que atua na capital Goiânia.

O que representa o surgimento da Sociedade dentro do Estado de Goiás?
Nacionalmente, a SBCBM é uma das sociedades científicas mais estruturadas no País. É hoje a segunda maior entidade do segmento no mundo e congrega, além de cirurgiões, nutricionistas, psicólogos, clínicos, endocrinologistas e enfermeiros. Possui grande número de associados e realiza eventos científicos de enorme procura internacional. O Estado de Goiás conta com os melhores cirurgiões bariátricos do País e, apesar disto, faltava a união em prol de maior representatividade da especialidade regionalmente, no sentido de elevar os padrões profissionais, defender a ética e divulgar os propósitos do tratamento cirúrgico da obesidade, para que os benefícios dos avanços da área possam ser sentidos pela nossa população. No final, se beneficia quem necessita deste tipo de tratamento.

Que ações a SBCBM nacional pode desenvolver de imediato, para ajudar a SBCBM - Capítulo Goiás?
Logo após a fundação do Capítulo goiano, nos deparamos com um grande problema. O Ipasgo [Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado de Goiás], que é o maior plano de saúde do Estado, decidiu suspender as autorizações para a cirurgia bariátrica, demonstrando completo desconhecimento de suas obrigações. A entidade nacional, com seu departamento cirúrgico, tem nos ajudado bastante nesta questão. Além disto, estamos preparando uma campanha de prevenção e conscientização da população sobre o aumento nos índices de obesidade. O Centro-Oeste é a região de maior proporção de obesos mórbidos no País.

Em que consiste a cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica é a área da medicina que estuda e desenvolve os métodos invasivos de tratamento da obesidade severa. É sinônimo de cirurgia da obesidade.

Como o senhor avalia a cirurgia da obesidade em Goiás?
O Estado de Goiás certamente é privilegiado no número e na expressividade dos profissionais nesta área. Contribuições importantes para a especialidade foram proporcionadas por estudos de cirurgiões goianos, por isso podemos dizer que os melhores especialistas do País estão aqui. O nosso Estado também ocupa outra posição de destaque nesta área, só que negativamente. Infelizmente é uma das regiões com o maior número de obesos mórbidos do País. Algo em torno de cinco por cento dos nossos possuem obesidade mórbida.

Filho de Uruaçu, com vasta atuação na capital Goiânia e, professor universitário, o senhor torce por futuro melhor, no que se refere à saúde pública e à saúde privada no seu Município de origem?
Uruaçu sempre foi um centro de referência na área de saúde e sempre contribuiu com excelentes profissionais, seja atuando na cidade ou em outras localidades. Nos últimos anos houve um processo de mediocrização na saúde devido uma política local totalmente equivocada. Tenho acompanhado o desenvolvimento da saúde em outras cidades, como Ceres [GO], e vejo o quanto houve retrocesso em Uruaçu nestes últimos anos. Hoje, grande parte das pessoas precisa sair da cidade para se tratar. Hospitais fechando, médicos indo embora, não era este cenário que havia há uns tempos atrás. Eu, sinceramente, desejo que venham melhores dias e que nossa cidade possa oferecer condições para que bons profissionais se instalem. Seria o ponto de partida para uma saúde de qualidade.

Nota da Redação: sobre a decisão do Ipasgo, comentada pelo médico, leia abaixo carta de doutor Oscar enviada e publicada pelo jornal O Popular (Goiânia), na edição de 9 de setembro. Na oportunidade, ele comentou o assunto, destacado pelo referido periódico dia 7 de setembro (Jota Marcelo - 15/10/08).

Obesos

É lamentável a ausência de uma política pública de prevenção dos distúrbios nutricionais. O governo federal insistiu em promover o Fome Zero, sendo que o número de obesos é três vezes maior que o de desnutridos. Os números sobre o crescimento da obesidade são assustadores e pesquisas indicam que em alguns anos quase toda a população norte-americana será obesa.
Nosso País segue o mesmo caminho. A obesidade é o principal problema de saúde pública da atualidade e gastam-se quantias astronômicas com o tratamento das suas complicações. Para aqueles que chegaram à obesidade extrema, resta-lhes o tratamento cirúrgico, mas também isto tem sido negado. Goiás é um dos poucos Estados que não possuem nenhum hospital credenciado junto ao Ministério da Saúde para fazer Cirurgia Bariátrica pelo SUS.
O Tocantins tem dois. Mesmo aqueles que resolveram não depender do sistema público de saúde também têm problemas. O Ipasgo, que é o maior plano da saúde do Estado, resolveu que havia muitos obesos sendo operados e simplesmente decidiu suspender as autorizações de cirurgias bariátricas, demonstrando completo desconhecimento das suas obrigações. Tem-se a nítida impressão de que ainda há muitas pessoas que não descobriram que a obesidade é uma doença e a encaram como uma falha de caráter que, por isso, não justifica o respeito aos direitos do cidadão.


OSCAR BARROZO MARRA

Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariática e Metabólica - Capítulo de Goiás

3 comentários:

Unknown disse...

É REALAMENTE TENHO Q TE PARABENIZAR POIS É UM EXELENTE MEDIDO E DEVOLVE A VIDA E A FELICIADE PARA SEUS PACIENTES DEUS ABENÇÕE SUAS MAOS
FICA COM DEUS
MARIA ALICE ARAÇATUBA

ESCREVENDO NO GELO disse...

DR: OSCAR O SENHOR E FILHO DO DR OSVALDO BARROSO, ELE FOI MEU MÉDICO EM URUAÇU DESDE CRIANÇA E DE TODA MINHA FAMILIA.SOU PRIMA DO PROFESSOR FRANCISCO VICE PREFEITO DA CIDADE, ESTOU PRECISANDO MUITO DE FAZER A BARIÁTRICA, MAS TENHO O PLANO IPASGO GOSTARIA DE SABER DO SENHOR QUAL O MÉDICO QUE FAZ ESTA CIRURGIA SEM EU TER QUE REPOR ALGUM VALOR EM DINHEIRO POIS NÃO TENHO CONDIÇÕES.

Jota Marcelo e Márcia Cristina disse...

O MÉDICO É FILHO DO MÉDICO FRANCISCO BARROZO NETO (DR. FRANCISCO), QUE ATUA EM URUAÇU (GO).