A exposição da professora-secretária Raquel Teixeira foi centrada na interpretação de texto e na importância da linguagem para o desenvolvimento da humanidade – Fotos: Divulgação/Seduce
Raquel Teixeira destacou o comprometimento dos docentes para com a educação no Estado de Goiás. “Eu deixo aqui o meu respeito, admiração, carinho e o meu compromisso para eles”
“O ser humano nasce programado para falar e aprender a se expressar, e há várias formas de se expressar”, salienta a professora Raquel Teixeira
“Nós vivemos em um mundo muito complexo e nós temos que aprender a interpretar tudo o que está à nossa volta”, disse aos alunos
“Eu penso que o papel do professor é criar situações de estímulo e inspiração para o aluno ir atrás do aprendizado. Ninguém aprende por ninguém”, especifica Raquel
Aula e momentos especiais no Colégio Estadual Francisco Maria
Dantas, situado no setor Mansões Paraíso, região Noroeste de Goiânia
Para celebrar o Dia das
Crianças e o Dia dos Professores, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, professora Raquel Teixeira,
ministrou uma aula de português para os alunos do 5º Ano do ensino fundamental
do Colégio Estadual Francisco Maria Dantas, no setor Mansões Paraíso, na região
Noroeste de Goiânia. A exposição da secretária foi centrada na interpretação de
texto e na importância da linguagem para o desenvolvimento da humanidade.
A turma, formada por 42 alunos, recebeu a professora Raquel
Teixeira com calorosa saudação de “boa tarde!”. Ela iniciou a aula contando a
história de Sherazade, do livro As Mil e
Uma Noites, em que a personagem utiliza a contação de histórias para
induzir o sultão da Pérsia – atual Irã –, a interromper uma sequência de
casamentos, seguidos de mortes das noivas.
A narrativa do livro foi o exemplo utilizado pela auxiliar do
governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), para demonstrar como a linguagem é
uma ferramenta de transformação da realidade. Durante a aula, ela lembrou que a
linguagem é o grande diferencial da espécie humana para as demais. “O ser
humano nasce programado para falar e aprender a se expressar, e há várias formas
de se expressar”, pontuou.
Em seguida os alunos, qualificados como “lindos, participativos e
inteligentes”, pela professora, foram convidados a fazer um exercício de
interpretação de texto baseado em uma tirinha de quadrinhos. As várias formas
de expressão não verbais fazem parte da programação de conteúdos do quarto
bimestre da disciplina de português da turma. Enquanto os alunos respondiam ao
exercício de interpretação de texto, muitos deles tiveram dúvidas que foram
sanadas pela professora Raquel ao passar de carteira em carteira conforme os
dedinhos eram erguidos pedindo sua presença.
Após o exercício, a secretária conduziu uma discussão sobre o
exercício que estimulava os meninos e meninas a interpretarem a história
contada nos quadrinhos. Além de suscitar a percepção de tópicos como expressão
facial, desenhos, charges e outros, a professora assinalou aspectos
socioemocionais implícitos na história como persistência, capacidade de
análise, disciplina e foco.
“Eu queria que eles entendessem a importância da linguagem bem
estruturada, bem compreendida, com pontos de suspense, ironia e interpretação,
o que eles teriam de aprender aqui hoje, com a interpretação de texto e
quadrinhos. Eu acredito que eles gostaram da história de Sherazade”, afirmou
Raquel Teixeira.
A professora ainda fez questão de destacar que, embora a
interpretação de texto seja algo pessoal, caracterizado pelas experiências de
cada um, a mensagem é a mesma. “Nós vivemos em um mundo muito complexo e nós
temos que aprender a interpretar tudo o que está à nossa volta”, disse aos
alunos.
Para finalizar a aula, ela ainda compartilhou experiências
pessoais como uma viagem que fez ao deserto do Atacama, no Chile. A história
foi utilizada para demonstrar a conexão entre um dos quadrinhos, que mostrava
uma bela flor em um ambiente inóspito, e as flores que resistem à aridez do
local visitado pela professora. Os meninos e meninas também posaram para várias
selfies ao lado da secretária, entre beijos e abraços.
Papel do professor
Raquel Teixeira, que é doutora em linguística, iniciou a carreira
na educação como professora. Na vivência desta quarta-feira 11 de outubro, ela
reforçou que a atividade fora de sua rotina tradicional tem um simbolismo
enorme, de reforçar o quanto o professor é importante para o processo de
ensino-aprendizagem.
“Eu penso que o papel do professor é criar situações de estímulo e
inspiração para o aluno ir atrás do aprendizado. Ninguém aprende por ninguém.
Por mais que uma mãe queira, ela não aprende análise sintática pelo filho. Por
mais que o professor queira, ele não aprende pelo aluno. O papel do professor
hoje é um pouco isso, e é o que eu tentei fazer: criar situações de estímulo”,
resumiu.
Vídeo da aula
No domingo 15, o site da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e as
redes sociais da Secretaria exibirão um vídeo gravado pela secretária Raquel
Teixeira em homenagem aos professores. Em um dos trechos, ela destacou o
comprometimento dos docentes para com o setor educacional no Estado de Goiás.
“Eu deixo aqui o meu respeito, admiração, carinho e o meu compromisso para
eles”, reconheceu.
Esse momento da professora com os alunos no Colégio Estadual
Francisco Maria Dantas foi organizado pelos professores Marcelo Oliveira,
coordenador regional de Goiânia, Luciana Gonçalves de Carvalho, diretora da
unidade, Cleudes Custódio Ludoíno, coordenadora pedagógica, Rosimara da Silva
Bento, professora da turma e, João Luís Correa Batista, assessor da Seduce.
(Informações: Comunicação Setorial da Seduce)
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