terça-feira, 20 de setembro de 2016

Cristian Budu se apresenta com a Filarmônica de Goiás


Concertos para a Juventude: entrada gratuita para apreciar o talento de Cristian Budu, que se apresenta com a Filarmônica de Goiás – Imagem: Divulgação (Clique para ampliar)

 
Com entrada gratuita, no dia 25 de setembro, domingo, 11h, a Orquestra Filarmônica de Goiás realiza mais uma apresentação da série Concertos para a Juventude. A Filarmônica sobe ao palco do Centro Cultural do Oscar Niemeyer, em Goiânia, sob a regência do maestro Neil Thomson. O pianista brasileiro Cristian Budu é o grande convidado deste concerto. Ele executará o Concerto para Piano e Orquestra de Schuman.
Outro destaque do espetáculo é a primeira audição mundial da obra Frustum, do compositor Helder Alves, vencedor da primeira edição do Opus I, concurso para jovens compositores brasileiros. A obra Sinfonia n.3 Singulière, de Berwald também faz parte do programa.

O pianista
Cristian Budu é considerado um dos expoentes de sua geração. Em 2013, tornou-se o primeiro brasileiro a vencer o 25º Concours International de Piano Clara Haskil na Suíça, considerado um dos mais importantes da atualidade. Além do grande prêmio, Cristian também arrebatou o prêmio do público e o prêmio Children's Corner. No mesmo ano venceu também o concurso WIld Card Ensemble Honors Competition, do New England Consevatory em Boston.
Cristian desenvolve uma carreira intensa como solista e camerista, apresentando-se na América do Sul, Europa, nos Estados Unidos e em Israel, em salas como Jordan Hall em Boston, Ateneu de Bucareste, Teatro Municipal de São Paulo, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, Museu da Casa Brasileira, entre outras.
O pianista dedica-se também à música popular. Em 2009, participou como convidado especial de um espetáculo de Antônio Nóbrega no Auditório Ibirapuera, e em Boston é integrante de um quarteto especializado em choro.
Cristian é mestre em Performance Pianística pelo New England Conservatory (EUA), onde foi bolsista de 2010 a 2012, na classe de Wha Kyung Byun, com quem estuda até hoje. É bacharel em Música pela USP na classe de Eduardo Monteiro. Foi aluno do Instituo Brincante, onde teve aulas com Rosane Almeida e outros artistas populares.

O maestro
A regência do espetáculo é do diretor artístico da Filarmônica, Neil Thomson. Thomson é um dos maestros mais versáteis de sua geração. De 1992 até 2006, foi regente titular no Royal College of Music, o mais jovem maestro a ocupar o cargo.
Ele foi nomeado membro honorário do RCM em 1994, pelos serviços prestados à instituição. Suas habilidades como orador têm se aprimorado, fazendo crescer sua reputação como professor por toda a Europa.
Foi convidado duas vezes para o EU – Sponsored Master Classes em Vilnius, Lituânia, e foi professor convidado no Mozarteum em Salzburgo, na Academia de Música Kakow e no Conservatório Arrigo Boito, em Parma.

(Informações: Comunicação Setorial da Seduce)

Nenhum comentário: